julho 2025
Leitura: 12 min.
Encontrar um remédio para gengiva inflamada e inchaço é fundamental para quem deseja se livrar do desconforto causado por esse sintoma.
Embora existam algumas soluções caseiras e que você pode fazer em casa, saiba que nenhuma delas substitui o atendimento médico.
Pois o inchaço na gengiva e a inflamação precisam de diagnóstico, portanto mesmo que você siga algumas das nossas dicas, lembre-se de que é fundamental visitar o dentista.
De qualquer modo, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto para que você possa conhecer as melhores opções de remédio para gengiva inflamada e inchaço.
Sumário
O que pode causar gengiva inflamada e inchaço?
A gengiva inflamada e o inchaço podem ser um sintoma que é comum entre diversas condições que prejudicam a saúde bucal.
De uma maneira geral, esse sintoma é bastante comum quando se origina a partir da gengivite, uma condição causada pelo desenvolvimento de placa bacteriana, onde as bactérias liberam toxinas que são prejudiciais para a saúde bucal.
Como consequência da liberação dessas toxinas, causa irritação na gengiva que pode resultar em gengiva inflamada e inchaço.
Quando não tratada, a condição pode se agravar, causando bolsas que podem reter a placa bacteriana de baixo da gengiva, irritando ainda mais o tecido, e podendo causar destruição do osso.
A placa bacteriana pode ser causada principalmente pela má higienização bucal, entretanto, outros fatores podem contribuir para a sua formação, como:
- Estresse;
- Má nutrição;
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Bruxismo;
- Sistema imunológico enfraquecido;
Por isso, a melhor maneira de evitar a gengiva inflamada e inchaço é investir em boas práticas de higiene oral além do seu bem-estar em geral.
Remédio para gengiva inflamada e inchaço
Se você está em busca de uma solução caseira saiba que nenhuma opção descrita nesse conteúdo deve substituir o atendimento médico.
Elas podem servir como opções complementares ao tratamento, entretanto, não devemos utilizá-las no tratamento definitivo.
Essas soluções irão agir aliviando o desconforto e o incômodo sentidos na gengiva, podendo ser utilizadas até você consultar com o dentista, por exemplo.
Para além do tratamento realizado no laboratório, os dentistas também podem indicar o uso de produtos específicos, como o PerioGard.
PerioGard um enxaguante bucal que conta com tecnologia especializada contra a placa bacteriana, inchaços, sangramento e a gengivite.

Água morna com sal
Popularmente conhecida como salmoura, a água morna com sal, é uma opção de remédio para gengiva inflamada e inchaço, pois atua acalmando, promovendo a cicatrização e aliviando a dor da inflamação.
Para preparar basta usar meia colher de sal para cada copo de água morna e misturar a solução. Depois disso, basta bochechar como um enxaguante bucal.
Chá de sálvia
O chá de sálvia é um remédio para gengiva inflamada e inchaço, pois a sálvia contém cânfora e cineol.
Elas possuem ação anti-inflamatória e antibacteriana, o que pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar o incômodo.
Para utilizar o chá de sálvia, adicione duas colheres de sopa de sálvia fresca em uma 1 xícara de água fervente.
Antes de bochechar deixe a sálvia em infusão na água fervente entre 5 e 10 minutos, por fim espere esfriar para coar.
E bocheche entre 20 e 30 segundos, podendo ser repetido de 2 a 3 vezes por dia.
Chá de alcaçuz
O chá de alcaçuz é outra opção de remédio para gengiva inflamada e inchaço, pois possui licoricidina e licorisoflavana em sua composição.
Essas substâncias, são substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias, que agem inibindo o crescimento de bactérias que causam a gengivite e reduzem a inflamação das gengivas.
Além disso, este chá ajuda a controlar o mau hálito, um sintoma comum na gengivite, mas esteja atento, pois este chá deve ser usado para fazer bochecho, com enxaguante bucal, e não deve ser ingerido.
Para preparar o chá basta, adicionar o alcaçuz na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos.
Por fim, você deve coar e utilizar o chá como enxaguante bucal, fazendo bochechos, até 2 vezes ao dia.
O chá de alcaçuz não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos.
Chá de potentilla
O chá de potentilla é uma opção de remédio para gengiva inflamada e inchaço, possui taninos, catequinas e proantocianidinas na sua composição com propriedades antissépticas, anti-inflamatória e antibacteriana.
Esses componentes ajudam a eliminar as bactérias que causam a gengivite e a aliviar a dor e a inflamação, além disso, o chá de potentilla também ajuda a prevenir cáries.
Para preparar, adicione duas colheres de raiz de potentilla, coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 a 10 minutos. Tampe, deixe repousar até amornar e coar a seguir.
Chá de mirtilo
O chá de mirtilo é uma opção de remédio para gengiva inflamada e inchaço, pois ele possui ação tônica e anti-inflamatória ajudando a combater a inflamação, o inchaço e o sangramento da gengiva, sendo uma boa opção de remédio caseiro para gengivite.
Além disso, o chá de mirtilo ajuda a prevenir a formação de placa bacteriana que pode causar gengivite.
O chá de mirtilo pode ser feito utilizando 3 colheres de mirtilos secos, fervidos em 1 litro de água, e posteriormente coados. Para usar este chá recomenda-se enxaguar a boca por 30 segundos, 2 vezes ao dia.
Chá de cravo da índia
O chá de cravo da índia é um remédio para gengiva inflamada, pois ajuda a diminuir a inflamação e, consequentemente, a dor.
Ele possui, eugenol, que é analgésico e anti-inflamatório, para preparar, adicione 10 cravos da índia para cada xícara de água, ferva, por fim, coe e espere esfriar para fazer o bocejo.
Óleo de coco
Segundo o estudo de Woolley J, Gibbons T, Patel K, Sacco R., o óleo de coco demonstrou propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, podendo auxiliar na redução da gengivite quando utilizado como parte de uma rotina de higiene bucal complementar.
Para usar o óleo de coco, basta colocar uma colher de sopa de óleo de coco virgem orgânico na boca, bochecha por 5 a 10 minutos e depois cuspir o óleo.
Recomenda-se, enxaguar a boca com água morna, escovar os dentes como de costume.
Óleo essencial de hortelã-pimenta
A pasta de cúrcuma é um bom remédio caseiro para gengiva inflamada e inchaço, pois a cúrcuma é rica em curcumina, uma substância com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antissépticas, que ajudam a combater a gengivite e reduzir a formação de placa bacteriana.
Além disso, essa pasta natural pode aliviar o inchaço, a dor local e promover a cicatrização das gengivas.
Para utilizar, misture 1 colher de chá de cúrcuma em pó com ½ colher de chá de sal e ½ colher de chá de óleo de mostarda ou azeite.
Aplique a pasta na gengiva com algodão, massageie suavemente por 20 a 30 segundos e enxágue em seguida.
Quando a gengiva inflamada e inchaço é perigosa?
Lembre-se de que é fundamental buscar atendimento odontológico assim que você notar a gengiva inflamada e inchaço, mas busque a emergência, principalmente se:
- A inflamação for persistente, mais de uma semana;
- Pode indicar gengivite, periodontite;
- Se houver pus, dor intensa ou mau hálito constante;
- Quando afeta a mastigação, fala ou causa febre;
- Se a pessoa tem doenças crônicas (como diabetes ou doenças cardíacas);
- Gengiva inchada em várias partes da boca ou associada a sangramentos espontâneo;
- Gengivas que sangram com frequência e sem motivo aparente;
- Dores que irradiam para o ouvido ou pescoço;
- Presença de pus ou mobilidade nos dentes;
Qualquer uma dessas condições faz-se necessária a avaliação de um profissional de saúde, não espere a sua condição melhorar.
Agora você já sabe qual é o remédio para gengiva inflamada e inchaço
Através desse conteúdo buscamos apresentar opções de remédio para gengiva inflamada e inchaço.
Lembre-se de fazer visitas periódicas ao dentista, pois algumas das principais condições orais podem ser evitadas.
Continue lendo mais
Cana do brejo: O que é e quais são os benefícios?
Metrorragia: O que é e quais são as causas?
Colonoscopia: o que é e como se preparar?
Calculadora de calorias: quantas consumir por dia?
Como alongar a lombar: 14 maneiras para aliviar a dor
Chá para gripe: As 12 melhores opções