agosto 2025
Leitura: 18 min.
Utilizar um medicamento para lombalgia é a melhor forma de aliviar rapidamente a dor e o desconforto causados por essa condição.
A lombalgia, ou também conhecida como dor lombar, é uma condição relativamente séria, dependendo do nível e do tipo de atividade profissional que você desempenha, pois ela pode reduzir significativamente a sua qualidade de vida.
Não apenas no ambiente de trabalho, mas também pode ter um impacto negativo em atividades comuns do dia a dia, como sentar, trabalhar e em alguns casos até andar.
Nesses casos, é importante utilizar os medicamentos corretos e identificar se a dor lombar é a dor crônica ou aguda.
Além disso, também existem algumas medidas caseiras que podem ajudar a aliviar os sintomas de lombalgia.
E para que você possa saber como aliviar a dor, elaboramos um conteúdo completo com as melhores opções de medicamentos para aliviar a lombalgia.
Sumário
O que é lombalgia?
Sentir dor nas costas é um problema muito comum e recorrente que atinge milhares de pessoas.
A lombar é uma região das costas que fica localizada na parte inferior da coluna vertebral e fica compreendida logo abaixo das costelas e acima da linha dos glúteos.
Desse modo, a presença de dor nessa região pode ser classificada como lombalgia, ou a dor na lombar.
Essa é uma condição cuja principal causa é de origem muscular, podendo estar associada a má postura, esforços repetitivos, sobrecarga de peso e até mesmo o sobrepeso.
A dor na lombar pode ser classificada de duas maneiras distintas:
- Lombalgia aguda: dor aguda e intensa, súbita que no geral aparece depois de um esforço físico e some em seguida, com duração de 4 a 6 semanas;
- Lombalgia crônica: dor menos intensa, porém que pode durar por mais de três meses ou a vida toda. Mais comum em pessoas acima dos 50 anos, pode ser indício de um problema mais grave na coluna.
Em ambos os casos, o de medicamento para lombalgia, pode auxiliar a minimizar os sintomas, promovendo alívio da dor e do desconforto.
Para que isso seja possível, é necessário contar com uma série de medicamentos de diferentes classes que devem ser indicados pelo médico de acordo com a sintomatologia apresentada.
Ou seja, ainda que seja possível tomar alguns desses remédios é importante buscar o atendimento de um traumatologista para que ele receite medicamentos para lombalgia e até mesmo exercícios para alongar a lombar.
Quais são os sintomas de lombalgia?
Antes de apresentar os medicamentos para lombalgia, é importante entender que os sintomas nem sempre estão associados a apenas a dor local.
A dor pode variar de intensidade, se caracterizar desconforto leve até uma dor aguda e debilitante.
Além disso, em alguns casos, a dor pode irradiar para as nádegas, coxas e pernas. Outros sinais para manter-se em alerta são a rigidez muscular, dificuldade em se movimentar ou ficar em pé por longos períodos, formigamento ou dormência nos membros inferiores e fraqueza muscular.
Por isso, esteja atento aos sintomas de lombalgia e procure um atendimento médico para receber diagnóstico e tratamentos adequados.
Como aliviar a lombalgia em casa?
Além da consulta médica, também é possível seguir algumas orientações para quem deseja reduzir e minimizar a dor na região lombar em casa.
Uma maneira de aliviar a dor na lombar que costuma ser recomendada por fisioterapeutas é fazer uma compressa de água quente na região.
O calor da compressa é capaz de fazer a musculatura relaxar e também ativar a circulação sanguínea que ajuda a reduzir a dor.

Os chás também são aliados no tratamento caseiro para reduzir a dor na coluna lombar, em especial o chá de gengibre.
Ele é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que ajudam a reduzir a dor
Outras opções de chás que podem ser considerados remédios caseiros para dor lombar são camomila, folha de louro, sálvia e carqueja.
Além disso, o repouso na posição deitada de barriga para cima com as pernas esticadas, levemente inclinadas, sem travesseiro na cabeça e com os braços estendidos ao longo do corpo ajudam a minimizar o desconforto.
Aproveite para tomar um bom banho de água quente, deixando a água cair no local ou investir em uma massagem relaxante.
Medicamento para lombalgia
Ao buscar o atendimento com um profissional de saúde, ele poderá indicar uma série de medicamentos combinados, ou não, de acordo com o seu diagnóstico e intensidade da dor.
Esses medicamentos, podem incluir analgésico, anti-inflamatórios e até mesmo pomadas e géis de uso tópico.
Conheça algumas das principais classes de medicamentos para lombalgia
Analgésicos
O grupo dos medicamentos analgésicos costumam ser indicados para o tratamento de dor lombar leve a moderada.
A ação desses remédios para dor na lombar se dá por meio da inibição de substâncias responsáveis pela dor.
Seu uso também pode ser recomendado como tratamento para dor lombar intensa, e nesse caso, poderá ser associado a outros medicamentos como relaxantes musculares ou opióides.
O uso indevido de medicamentos analgésicos podem causar sérios problemas no fígado e na mucosa do estômago, por isso é importante seguir as orientações médicas.
É possível encontrar esse grupo de medicamentos em farmácias ou drogarias e não é necessário apresentar receita médica para compra.
Os principais analgésicos para dor na lombar são:
- Paracetamol;
- Dipirona;
- Metamizol;
Anti-inflamatórios não esteroides
A indicação de uso de anti-inflamatórios como medicamento para lombalgia é para dores mais agudas.
É comum que esses anti-inflamatórios sejam a primeira escolha no tratamento para aliviar a dor lombar, pois eles agem diretamente na inibição da produção de substâncias associadas à dor.
Portanto, eles são capazes de proporcionar um alívio rápido do desconforto da lombar, entretanto existem algumas contraindicações, ao uso desses medicamentos.
E, o uso indevido pode gerar alguns problemas de saúde como inflamação e úlcera no estômago, insuficiência renal e alergias.
Alguns dos anti-inflamatórios mais comuns são:
- Naproxeno (Flanax);
- Ibuprofeno (Alivium, Advil);
- Diclofenaco (Cataflam, Voltaren).
Relaxantes musculares
A classe dos medicamentos conhecidos como relaxantes musculares podem fazer parte do tratamento como remédio para dor lombar.
A ação desse grupo de medicamentos se dá através do bloqueio dos impulsos nervosos ou as sensações de dor que são enviadas ao cérebro que causam contrações, espasmos ou dor muscular.
Desse modo, são capazes de promover o relaxamento muscular e o alívio da dor lombar aguda.
Eles ainda podem ser utilizados em associação com outros medicamentos como analgésicos, que potencializam a ação do medicamento.
Os relaxantes musculares devem ser usados somente por adultos, por um período máximo de 10 dias a 3 semanas de tratamento, conforme orientação médica.
O uso prolongado de relaxantes musculares pode ser prejudicial para a saúde do sistema nervoso central.
Exemplos de relaxantes musculares:
- Tiocolchicosídeo (Coltrax);
- Cloridrato de ciclobenzapina (Miosan, Mirtax ou Musculare);
- Carisoprodol (Torsilax).
Benzodiazepínicos
Apesar de não serem a primeira opção de medicamento para lombalgia, os benzodiazepínicos podem ajudar no tratamento.
Eles são medicamentos com propriedades hipnóticas e ansiolíticas que ajudam a reduzir espasmos e contrações musculares.
Desse modo, contribui para aliviar a dor lombar causada por lesões musculares nas costas, por exemplo.
Eles são comercializados apenas com receita médica, pois devem ser utilizados por curtos períodos, uma vez que estão associados a casos de dependência.
Seu uso deverá seguir as orientações médicas, pois a interrupção do tratamento pode incluir sintomas de abstinência, incluindo ansiedade, insônia, dores musculares e agitação.
Alguns dos benzodiazepínicos comuns são:
- Lorazepam (Lorax)
- Clonazepam (Rivotril)
- Alprazolam (Frontal, Apraz)
- Diazepam (Valium)
Opióides
Esse é um grupo de medicamentos para lombalgia que são potentes e, por isso, a indicação de uso é para o tratamento de dores intensas que não apresentam melhora com outros tratamentos.
Ou seja, não são indicados para tratar dores crônicas, mas para casos de dores isoladas e intensas.
Eles são medicamentos que podem oferecer diversos riscos se não forem administrados da maneira correta.
Portanto, é fundamental não tomá-los por mais tempo além do prescrito pelo profissional de saúde.
Ainda é possível que o médico prescreve associações de opioides com paracetamol, que também podem ser usados.
Ou seja, algumas opções de opióides mais conhecidas são:
- Morfina (Dimorf)
- Codeína/acetaminofeno (Paco/Tylex)
- Buprenorfina (Restiva)
- Metadona (Mytedom)
- Tramadol (Tramal, Ultracet)
Antidepressivos
Os antidepressivos são opções de medicamento para lombalgia que são prescritos por conta da sua ação que regulam os sinais de dor no cérebro.
Esses medicamentos costumam ser receitados para o tratamento de dores crônicas na coluna.
Entretanto, eles não possuem ação instantânea ou imediata, leva alguns dias até que você possa sentir o alívio da dor.
Na maioria das vezes, o médico inicia o tratamento com antidepressivos em baixas doses, pois eles só devem ser utilizados em último caso.
Portanto, alguns dos antidepressivo utilizados no tratamento da dor crônica lombar são:
- Amitriptilina
- Nortriptilina
Pomadas e Emplastros
Essas são opções de remédio para dor na lombar que proporcionam alívio imediato, pois são de aplicação tópica diretamente na pele.
Apesar de sua ação analgésica e anti-inflamatória que atua na redução da dor, eles não são tão eficientes quanto os medicamentos.
Portanto, eles podem ter uma ação complementar a outros tratamentos indicados pelo profissional de saúde.
Assim, algumas das opções mais comuns são:
- Salonpas
- Voltaren gel
- Cataflam emulgel
- Calminex
Injeções
A indicação das injeções são para casos onde a dor na lombar é muito intensa, e outros tratamentos não foram capazes de reduzi-la.
Elas agem combatendo a inflamação e aliviando os sintomas de maneira rápida, proporcionando praticamente uma resposta imediata.
Portanto, as injeções mais comuns para dor na lombar são:
- Dipropionato de betametasona
- Fosfato dissódico de betametasona (Diprospan)
- Outras formas de reduzir a dor na lombar
Você também pode tentar métodos alternativos, que podem se associar aos tratamentos caseiros e farmacológicos.
Algumas maneiras de tratar e reduzir crises de dor na lombar incluem:
- Fisioterapia: O fisioterapeuta irá fazer uma avaliação detalhada dos seus exames e sugerir a melhor forma de tratar a lombalgia através dos exercícios físicos.
- Pilates: É um método com exercícios que fortalecem a musculatura e ajudam a corrigir a postura, desse modo, proporcionam alívio e podem ajudar a prevenir crises.
- Alongamentos da coluna: Quando associado a outros tratamentos podem ser benéficos para aliviar a dor e aumentar a amplitude dos movimentos.
Portanto, caso queira investir nessas opções de remédio para dor lombar, não esqueça de procurar um profissional capacitado, de preferência um fisioterapeuta ou um profissional de Educação física.
Agora você já conhece as opções de medicamento para lombalgia
Através desse conteúdo apresentamos algumas das principais opções de medicamento para lombalgia para que você possa encontrar alívio dos sintomas.
Não esqueça que é fundamental procurar um traumatologista para avaliar a origem e também as condições da sua coluna, pois a negligência pode gerar problemas no futuro.
Ou seja, evite os perigos da automedicação e siga as orientações do seu médico ao utilizar os medicamentos indicados.
Continue lendo mais
Jejum intermitente: benefícios e como fazer
Café descafeinado: Saiba o que é e mais
Doença do carrapato: o que é? Dá em humanos?
Remédio sublingual pode ser engolido?
Alergia a água: Existe mesmo? O que é?
IMC: O que é e como calcular?