dezembro 2023
Leitura: 11 min.
A massagem modeladora ganhou destaque nos últimos anos pelos seus benefícios terapêuticos e estéticos. Além disso, na busca por um corpo mais saudável e e esteticamente mais agradável, ela é uma alternativa para quem deseja melhorar o físico sem se submeter a procedimentos invasivos.
Por isso, através deste conteúdo vamos te mostrar o que é, para que serve e quais os benefícios da massagem modeladora:
Sumário
O que é massagem modeladora?
A massagem modeladora é uma técnica que consiste em remodelar o corpo, reorganizando as camadas de gordura, tendo como resultado um contorno corporal mais harmônico.
Diferente das massagens convencionais, a modeladora é uma técnica que utiliza movimentos mais intensos e rápidos, com pressão, focando em atingir as camadas mais profundas da pele e de gordura.
Seu principal objetivo é estimular a circulação sanguínea, diminuir o acumulo de gordura localizada e modelar o corpo. Para isso, diversas técnicas são realizadas, como deslizamento, amassamento, pinça e percussão, com o objetivo de quebrar os depósitos de gordura, tonificar os músculos e melhorar a elasticidade da pele.
Para realizar a massagem modeladora, terapeutas utilizam produtos específicos, como óleos ou cremes com propriedade que auxiliam na redução de medidas e na melhora da textura da pele. Além disso, é importante dizer que embora seja muito popular, ela não substitui práticas saudáveis como uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos regulares.
Benefícios da massagem modeladora:
Sobretudo, os principais benefícios da massagem modeladora são:
- Remodela o corpo: Primeiramente, a técnica da massagem modeladora tem o foco em quebrar as células de gordura, promovendo a redução de medidas e na modelagem do corpo.
- Estimula a circulação sanguínea: Os movimentos intensos e rápidos da massagem modeladora estimulam o fluxo sanguíneo, contribuindo para a oxigenação dos tecidos e a eliminação de resíduos metabólicos.
- Ativa o sistema linfático: Além disso, a massagem modeladora facilita a drenagem linfática, ajudando na eliminação de toxinas e reduzindo a retenção de líquidos.
- Melhora a textura da pele: O estimulo dos tecidos promove a produção de colágeno e elastina, contribuindo para uma pele mais firme e tonificada.
- Alivia a tensão dos músculos: Os movimentos da massagem ajudam a relaxar os músculos, reduzindo a sensação de tensão e desconforto.
- Auxilia no processo de emagrecimento: Se usada em conjunto com uma boa alimentação e rotina de exercícios regulares, a massagem potencializa os resultados do emagrecimento.
- Reduz as celulites: A técnica é eficaz na redução da celulite, por atuar na quebra de depósitos de gordura e estimular a circulação na região afetada.
- Proporciona mais energia: Além disso, algumas pessoas relatam sentir um aumento na energia e vitalidade após sessões de massagem modeladora, devido à melhoria na circulação sanguínea e ao relaxamento muscular.
Quanto tempo dura os resultados?
Sobretudo, a duração dos efeitos da massagem modeladora podem variar de pessoa para pessoa, dependendo de vários fatores, incluindo o estilo de vida, genética, alimentação, atividade física e a quantidade de sessões que você vai realizar.
Para a eficácia, você deve potencializá-la em conjunto de uma alimentação equilibrada e atividade física regular. Além disso, para obter resultados mais duradouros, são necessárias várias sessões, realizadas de forma consistente. Algumas pessoas realizam sessões semanais ou quinzenais.
Após atingir os resultados desejados, você pode optar por sessões de manutenção para prolongar os efeitos, que devem ser combinadas com o seu profissional.
Como fazer a massagem modeladora?
A massagem modeladora é uma técnica que, para obter melhores resultados, ela deve ser feita por profissionais. No entanto, caso esteja interessado em realizar a massagem em casa ou deseja aprender um pouco mais sobre a técnica, confira algumas dicas abaixo. Lembre-se que a prática com um profissional serão sempre recomendadas.
- Preparação da pele:
Primeiramente, comece esfoliando toda a região que você vai realizar a massagem. Em seguida, retire o esfoliante com uma toalha úmida.
Utilize um creme ou óleo específico para massagem para facilitar os movimentos - Movimentos:
Utilize as mãos, os dedos ou os nós dos dedos para realizar movimentos de amassamento nas áreas desejadas.
Faça movimentos circulares e ascendentes, aplicando uma pressão firme. - Finalização:
Termine a sessão com movimentos suaves e relaxantes para acalmar a pele.
Beba água para ajudar a eliminar as toxinas.
A massagem modeladora emagrece?
Primeiramente, a massagem por si só não emagrece no sentido de perder peso. Em vez disso, ela é voltada para remodelar o corpo, melhorando a textura da pele e reduzindo temporariamente as medidas.
No entanto, a massagem modeladora pode ser uma grande aliada em programas de emagrecimento. Ela pode ser combinada com práticas saudáveis para potencializar os resultados estéticos, promovendo uma aparência mais tonificada e reduzindo a celulite.
Drenagem linfática e massagem modeladora são a mesma coisa?
Sobretudo, a drenagem linfática e a massagem modeladora são duas técnicas diferentes, com objetivos e abordagens distintas.
A modeladora foca em remodelar o corpo, trabalhando na redução de medidas, melhora da textura da pele e tonifica os tecidos. Ela quebra a gordura localizada, estimula a circulação sanguínea e linfática, e melhora da elasticidade da pele. A massagem é indicada caso você procure melhorias estéticas, reduzir as medidas, combater a celulite e tonificar os músculos.
Já a drenagem linfática foca em estimular o sistema linfático para eliminar os excessos de líquidos e toxinas do corpo. Ela foca na redução de edemas, inchaços e na melhora da circulação linfática. Além disso, ela é indicada para reduzir inchaços, tratamento pós-operatório, alívio de problemas circulatórios e como uma técnica de relaxamento.
A massagem modeladora é segura para todos?
Embora a massagem modeladora seja geralmente segura para a maioria das pessoas, há algumas situações e condições de saúde que essa técnica pode não ser recomendada. Confira alguns casos em que a massagem modeladora não é recomendada:
- Varizes;
- Problemas renais graves;
- Gestantes;
- Problemas cardíacos;
- Pacientes com febre;
- Problemas dermatológicos, como feridas abertas, queimaduras, ou condições graves.
- Pressão alta.
Por isso, sempre comunique o seu terapeuta sobre qualquer condição de saúde existente, histórico médico e qualquer preocupação que você tenha antes da sessão.
Agora que você já conhece a massagem modeladora
Sobretudo, esperamos que este conteúdo tenha te mostrado o que é a massagem modeladora, os benefícios e para que ela serve.
Além disso, é importante lembrar que os resultados podem variar de pessoa para pessoa, e a massagem funciona melhor quando age em conjunto com um estilo de vida saudável. Por isso, é aconselhável procurar um profissional de saúde ou estética para avaliar as suas necessidades individuais.
Continue lendo mais
Faringite: O que é e quais são as causas?
Terapia Online: Onde encontrar e como fazer?
Dipirona injetável: O que é e quando usar?
Antibiótico para sinusite: Quando tomar?
Minoxidil: Para que serve e quando fazer seu uso?
Remédio caseiro para cortar diarreia: 12 alternativas