janeiro 2024
Leitura: 16 min.
A testosterona é um importante hormônio sexual masculino que desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde e do bem-estar dos homens.
Esse hormônio participa de diversas funções, e por isso é fundamental mantê-lo nos níveis ideais mesmo que alguns fatores possam causar uma queda nesses valores.
Nesses casos, é preciso iniciar um acompanhamento com profissional de saúde para entender o motivo da queda e iniciar a suplementação desse hormônio.
E, para que você possa conhecer mais sobre as diversas funções desse hormônio e sua importância, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
O que é testosterona?
A testosterona é conhecida como o principal hormônio sexual masculino e está ligada principalmente ao desenvolvimento das características sexuais masculinas.
Ela desempenha um papel fundamental em uma série de funções que são essenciais para o desenvolvimento humano.
Nos homens, os níveis de testosterona passam a aumentar com a puberdade e com o avanço da idade, podendo ser ter uma redução em até 50%.
Essa queda é natural, mas outros fatores também podem desencadear alterações nos níveis desse hormônio.
Onde é produzida a testosterona?
A testosterona é um hormônio que é produzido no nas células de Leydig, essas células localiza-se no interior dos testículos.
Uma pequena quantidade desse hormônio também é produzida pelas glândulas suprarrenais que ficam localizadas acima dos rins, conforme o nome indica.
Ao nascer os níveis de testosterona são baixos, na puberdade ao adquirir maturidade sexual é quando a produção desse hormônio se intensifica.
O hipotálamo, localizado no cérebro, promoverá a liberação do fator liberador da gonadotropina, um outro tipo de hormônios que é responsável por estimular a produção do hormônio luteinizante, que, por sua vez, estimulará as células de Leydig a produzirem testosterona.
Nessa etapa, a produção de testosterona fará com que as características sexuais secundárias se desenvolvam.
Após a idade adulta, e próximo aos 50 anos de idade, a produção desse hormônio entra em declínio e desencadeia mudanças comportamentais, iniciando-se um processo conhecido pelo nome de andropausa.
Para que serve testosterona?
Como já mencionado anteriormente, a testosterona desempenha diversas funções no organismo, conheça as principais:
- Desenvolvimento sexual: É responsável pela maturação dos órgãos sexuais masculinos durante a puberdade.
- Desenvolvimento de características masculinas: Mudança na voz, aparecimento de pelos corporais, mudanças no formato do corpo;
- Manutenção da massa muscular e óssea: Também é um hormônio que promove o crescimento e a manutenção da massa muscular magra e da densidade óssea.
- Estimula a produção de espermatozóides: Contribui com a maturação dos órgãos sexuais masculinos.
- Estimula a produção de glóbulos vermelhos: São produzidos na medula óssea e importantes para a oxigenação dos tecidos;
- Regulação do metabolismo: Afetando o armazenamento de gordura e a regulação do açúcar no sangue, promove o controle da atividade celular e do gasto de energia;
- Regulação do humor: pode influenciar o humor, a motivação, energia e também a fadiga.
- Regulação da libido: ela está ligada à libido e ao desejo sexual tanto, portanto níveis equilibrados são importantes para a função sexual;
Mulher tem testosterona?
Até agora, vimos que a testosterona é muito importante para o desenvolvimento dos homens, pois é o seu principal hormônio sexual.
Mas e as mulheres? Mulher tem testosterona? A resposta para essa pergunta é sim, a testosterona também é produzida no organismo feminino.
Ao contrário dos homens, que possuem níveis de testosterona maiores, as mulheres possuem uma quantidade menor desse hormônio, aproximadamente 15 a 20 vezes menos que os homens.
A maior parte da testosterona feminina é produzida nos ovários e também nas glândulas adrenais.
Nas mulheres, os níveis de testosterona podem variar dependendo da fase do ciclo menstrual, e se mantêm mais elevados na fase de pré-ovulação.
Nas mulheres, a testosterona é importante para a libido, a saúde dos ossos, a manutenção da massa muscular e a regulação do humor.
Quais são os níveis normais de testosterona?
Como já comentado anteriormente, é importante manter a testosterona nos seus níveis normais para que o organismo possa desempenhar suas funções adequadamente.
Confira abaixo a tabela de testosterona por idade:
Sexo | Idade (anos) | Níveis normais de testosterona total (ng/dL) |
Masculino | 13 a 18 | 65 a 778 |
Masculino | 18 a 20 | 188 a 882 |
Masculino | 20 a 50 | 249 a 836 |
Masculino | superior a 50 | 193 a 740 |
Feminino | 16 a 21 | 17,55 a 50,41 |
Feminino | a partir dos 21 anos | 12,09 a 59,46 |
Feminino | após a menopausa | até 48,93 |
Como saber se a testosterona está baixa ou alta?
Agora que você já sabe quais são os níveis normais de testosterona, saiba que para poder quantificar a seus níveis hormonais é preciso fazer um exame médico.
O exame que mede os níveis hormonais é a dosagem de testosterona total e testosterona livre, que normalmente é pedido pelo endocrinologista, urologista ou ginecologista, em caso de suspeita de alterações nos níveis deste hormônio.
Entretanto, você pode ficar atento aos sintomas que o excesso ou a falta de testosterona no organismo podem desencadear.
Alguns dos sintomas principais de testosterona alta são:
- Crescimento excessivo de pelos;
- Surgimento de acne;
- Infertilidade;
- Aumento de libido;
- Aumento da pressão arterial;
- Maior ganho de massa muscular;
- Agressividade.
- Aumento de tamanho dos órgãos genitais (em crianças);
Por outro lado os sintomas de testosterona baixa podem incluir:
- Diminuição da libido;
- Perda de pelos no corpo;
- Alterações do humor;
- Queda da concentração;
- Redução da massa muscular e desempenho físico.
Na fase da puberdade, meninos que tiverem níveis baixos desse hormônio podem não desenvolver as características masculinas completamente.
Portanto, se você desconfia de que está com os níveis desse hormônio em desequilíbrio marque uma consulta com o profissional de saúde.
Como equilibrar os níveis normais?
Caso verifique-se uma alteração nos níveis hormonais, o médico poderá solicitar uma série de novos exames para verificar as causas da alteração.
Por isso, é importante dizer que muito provavelmente o tratamento será individualizado e de acordo com seu diagnóstico.
Como reduzir?
A testosterona em níveis maiores do que os indicados pode ser desencadeada por diversos fatores.
Em homens, por exemplo, é mais comum quando há a presença de doenças hormonais ou quando fazem uso de algum esteroide anabolizante.
Já nas mulheres ela pode ser causada tanto por conta da menopausa quanto por alguns problemas de saúde, como:
- Síndrome dos ovários policísticos;
- Hiperplasia adrenal congênita;
- Hirsutismo;
- Câncer de ovário.
Nesses casos é possível utilizar medicamentos específicos tanto para tratar as condições quanto para reduzir esse hormônio.
Como aumentar a testosterona?
O cenário mais comum observado nos consultórios médicos é de valores de testosterona abaixo dos níveis normais.
Para aumentar esse hormônio é preciso entender quais são os fatores que estão influenciando uma queda na produção desse hormônio.
Desse modo, o tratamento para equilibrar os níveis hormonais pode ser individual de acordo com o histórico do paciente.
Não é incomum que pessoas com obesidade grau 3 apresentem uma redução nos níveis de testosterona, por tanto recomenda-se dar início ao tratamento para essa condição.
Investir na alimentação saudável é um remédio caseiro para aumentar a testosterona, pois o consumo excessivo de ultraprocessados pode ter influência sobre a produção dos níveis de testosterona.
Portanto, é importante incluir no seu cardápio alimentos que sejam fonte de zinco (como amêndoas e ostras), ácido fólico (quiabo cozido, espinafre e beterraba), vitamina E (espinafre, brócolis e kiwi), além de salmão, atum e sementes de chia, fontes de ômega 3.
Esse fator aliado a uma prática de atividade física regular, bem como uma boa noite de sono e controle de estresse e ansiedade são fundamentais para quem deseja aumentar os níveis desse hormônio.
Ainda existe a alternativa de realizar a reposição hormonal caso seja necessário existem atualmente soluções injetáveis como o cipionato de testosterona, ou também a aplicação transdérmica, ou seja testosterona gel ou creme.
Pode tomar testosterona para malhar e ganhar massa muscular?
Como já comentado, a testosterona possui uma influência positiva para aquelas pessoas que desejam adquirir mais massa muscular.
Por isso a reposição hormonal também é procurada principalmente por atletas e por pessoas que praticam fisiculturismo.
Entretanto, o Conselho Federal de Medicina proíbe a prescrição de medicamentos de reposição hormonal e anabolizantes para fins estéticos.
Pois, os estudos clínicos não são suficientes para medir os riscos que resultam do uso desses medicamentos tanto em homens quanto mulheres.
Desse modo, recomenda-se o uso do medicamento apenas para tratar condições de saúde devidamente diagnosticadas e seguindo os parâmetros recomendados.
Efeitos colaterais da testosterona e do uso não indicado em homens são:
- Infarto cardíaco e acidente vascular cerebral;
- Infertilidade e disfunção erétil;
- Aumento das mamas e diminuição dos testículos.
Os efeitos colaterais da testosterona no corpo feminino são:
- Irregularidade menstrual
- Aumento do clitóris
- Infertilidade
- Malformação fetal
- Mudanças irreversíveis no timbre de voz
- Queda de cabelo
- Hepatopatias e lesões cardiológicas
- Acne
- Atrofia das mamas
- Irritabilidade e agressividade
Quem deseja aumentar o ganho de massa muscular, pode encontrar outras alternativas como o uso de suplementos específicos para esses fins.
É um exemplo de suplemento o Testodrol GH Booster que busca aumentar os níveis de testosterona de maneira natural por conta de sua composição de ingredientes que agem diretamente no metabolismo energético, síntese proteica e hormonal.
Antes de realizar qualquer tratamento, procure um médico de sua confiança para o diagnóstico e tratamento corretos.
Agora você já sabe o que é esse hormônio e qual é a sua importância
Através desse conteúdo buscamos apresentar o que é a testosterona e porque esse hormônio é tão importante para homens.
Portanto, procure auxílio médico profissional para que você possa avaliar os seus níveis hormonais e caso necessário regularizá-lo seguindo a orientação médica e profissional.
Continue lendo mais
Diverticulite: O que é? Sintomas & tratamentos
Alimentos remosos: Quais devemos evitar?
Caroço no peito: 8 possíveis causas
Exercício para ombro: 15 opções para malhar
Descubra qual é a temperatura normal do corpo
Laqueadura: O que é e como é feita?