fevereiro 2024
Leitura: 19 min.
Conhecer os tipos de picada de insetos e suas características é uma das formas de reconhecer qual inseto te picou e se é necessário o atendimento médico.
A picada de insetos geralmente causa apenas desconforto e um mínimo inchaço local, entretanto, em alguns casos, através delas é possível que certas espécies de insetos liberem toxinas que são perigosas para a saúde.
Além disso, existem alguns insetos que são capazes de transmitir doenças durante a picada, pois são vetores de doenças causadas por vírus e parasitas.
Por isso, caso não seja possível prevenir a picada, pois ela já aconteceu, ao menos é importante saber como identificá-la.
Sumário
Por que é importante conhecer os tipos de picada de insetos?
Os tipos de picada de insetos podem variar dependendo do organismo causador, não é atoa, pois existem mais de 900 mil espécies descritas e classificadas cientificamente.
Embora não seja fácil reconhecer um inseto pela sua picada, pois algumas se assemelham, é importante ter uma ideia aproximada de quem a causou e assim tentar entender quais são os riscos para a sua saúde.
Apesar de, em sua maioria, causarem reações leves como inchaço local, desconforto, dor e coceira, elas podem causar reações diversas e inclusive reações alérgicas que podem colocar a vida em risco.
Há ainda alguns insetos que são vetores doenças graves e são capazes de transmiti-las através de suas picadas, como mosquitos que transmitem malária, dengue ou zika vírus.
Portanto, acima de tudo é importante prevenir a picada e se proteger utilizando roupas adequadas e repelentes, principalmente se você for realizar atividade ao ar livre.
Mas caso não seja possível, identificar a fonte da picada pode ajudar a avaliar o risco de doenças associadas e buscar cuidados médicos, se necessário.
Como identificar os tipos de picadas de insetos?
Para identificar os tipos de picadas de inseto é importante que você esteja atento aos principais sintomas. Dentre as características podemos citar:
- Forma e aparência da picada: Alguns tipos de picada podem apresentar variações nos seus formatos, tamanho e coloração.
- Padrão de agrupamento: Alguns insetos podem causar mais de uma picada, por isso você poderá ver manchas em grupos, ou apenas uma marca isolada.
- Localização: A localização das picadas também pode fornecer pistas sobre o tipo de inseto. Por exemplo, picadas ao redor dos tornozelos ou pernas podem ser causadas por pulgas, enquanto picadas na área exposta do corpo são mais prováveis de serem de mosquitos ou abelhas.
- Reação alérgica: Alguns insetos liberam toxinas durante a picada e essas toxinas podem causar reações alérgicas.
- Ambiente: O ambiente em que ocorreu a picada também pode ajudar na identificação, pois alguns tipos de insetos só vemos ao ar livre, enquanto outros podem estar no ambiente.
Todas essas características são importantes para quem deseja identificar os tipos de picada de insetos.
Quais são os principais tipos de picada de insetos?
Preparamos uma lista com alguns dos principais tipos de picada de inseto para que você possa tentar identificá-la.
Picadas de mosquito
As picadas de mosquitos são provavelmente o tipo de picada de insetos mais comum, pois eles estão frequentemente no ambiente em que vivemos.
Os mosquitos, ao contrário de outros tipos de insetos, se alimentam de sangue e por isso eles são tão frequentes em casa.
Alguns mosquitos são vetores de doenças, como o Aedes aegypti, que é capaz de transmitir doenças como dengue, zika vírus e febre amarela.
Por isso, se você apresentar sintomas gripais, como febre, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e dor, após a picada procure um atendimento médico.
As picadas de mosquito geralmente são pequenas de formato arredondado podendo ser mais claras do que a cor natural da pele ou avermelhadas.
Elas podem ocorrer em diferentes partes do corpo, como tornozelos, braços, pernas, costas e pescoço.
Geralmente ocorrem de maneira isolada, mas você pode ser picado por mais de um mosquito durante a noite.
Normalmente elas não causam dor, mas podem causar bastante coceira e desconforto, não requerem cuidados especiais, mas existem pomadas que ajudam a aliviar o desconforto.
Percevejo de cama
Os percevejos de cama são conhecidos são da espécie Cimex lectularius, são pequenos insetos de cor marrom-avermelhada e sem asas.
Eles se alimentam do sangue das pessoas e também dos animais, geralmente ficam escondidos nas dobras do colchão ou nas cabeceiras.
A picada do cervejo dificilmente causa qualquer tipo de reação e normalmente são confundidas com picadas de mosquito que são pequenas, vermelhas e bolhosas.
Apesar de não serem dolorosas elas podem causar coceira e inchaço, dificilmente causam reações alérgicas maiores desaparecendo de 1 a 2 semanas.
Picada de aranhas
Existem diversas espécies de aranha, mas ao contrário do senso comum, a maioria delas são completamente inofensivas.
Entretanto é preciso estar atento para as espécies de aranha como a viúva negra e a aranha armadeira, pois essas são perigosas e letais.
Uma outra espécie de aranha que é muito comum em território brasileiro é a aranha marrom, ela é mais comum em regiões arborizadas e em casas de madeira, pois se esconde nas frestas.
A picada da aranha marrom causa necrose dos tecidos e é muito perigosa, por isso é importante estar atento à evolução de qualquer picada.
Geralmente elas se caracterizam pela vermelhidão e o inchaço no local da picada, com dor e coceira.
Caso você venha a sentir tremores e náuseas é importante procurar por atendimento médico.
Ferroada de abelha
As abelhas geralmente são insetos pacíficos e que não possuem tendência a atacar a não ser que se sintam ameaçadas.
Entretanto, ele também é um dos tipos de picada de insetos mais comuns de se observar, pois as abelhas africanas tendem a ser mais agressivas.
O fato é que a ferroada de abelha pode machucar muito, isso porque ela deixa o ferrão preso no local que libera o veneno até que o ferrão seja removido.
Algumas pessoas podem ser alérgicas à toxina liberada e isso pode desencadear uma reação alérgica.
A ferroada de abelha pode variar de pessoa para pessoa, pois algumas tendem a exibir apenas um pequeno ponto claro, enquanto outras apresentam uma região vermelha e inchada.
A dor da ferroada da abelha é moderada e geralmente some em 24 a 48 horas, mas isso pode variar de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.
Picada de formigas
A picada de formigas é um dos tipos de picada de insetos mais comuns, entretanto dificilmente você vai notar que foi picado por uma.
A formiga vermelha, por outro lado, é uma formiga que acaba injetando veneno causando a aparência de bolha a picada.
A aparência da picada de formigas é vermelha e pode causar uma pequena inflamação e inchaço.
Picadas de escorpião
As picadas de escorpião são menos comuns, porém podem ser letais. Recomenda-se cuidado na hora de remover o ferrão, pois você pode espremer o depósito do veneno que está nele e acabar liberando dentro do seu corpo.
É importante lavar a área ao redor da mordida e aplicar gelo para acalmar a pele. A picada do escorpião tende a causar dor intensa, sem tanto inchaço e mudança de coloração que pode escurecer com o tempo.
Sintomas graves como dor intensa, náusea, vômito e aumento da taxa cardíaca indicam a necessidade de procurar um médico.
Picada de carrapato
A picada de carrapato é facilmente identificável, pois geralmente o carrapato permanece no local da mordida.
A orientação é extrair o inseto por meio de pinças com o auxílio de óleo ou fonte de calor, é preciso extrair com calma, principalmente se for uma espécie de carrapato conhecida como carrapato-estrela.
O carrapato-estrela transmite febre maculosa que é uma doença causada por uma bactéria, essa doença é perigosa e mortal.
Como comentamos anteriormente, o carrapato pode permanecer de três a seis dias no seu corpo enquanto se alimenta do seu sangue.
A picada deixa a região avermelhada, do tamanho de uma moeda, mas não é todos que possuem essa aparência.
Geralmente as mordidas não apresentam dor, e coçam um pouco num primeiro momento, por isso é importante ficar alerta caso outros sintomas possam aparecer com o passar dos dias.
Picada de mutucas
As picadas de mutuca são um dos tipos de picada de insetos que causa dor, inchaço e coceira no local.
Pouco tempo depois da picada é comum que apareça uma mancha vermelha que pode levar algum tempo para sair.
As mutucas se assemelham a moscas e pousam diretamente na pele em busca do sangue pois são hematófagos e “parentes” de borrachudos e pernilongos.
Picada de vespas
Se assemelham bastante a picada de abelha, entretanto o seu veneno é mais intenso e ele acaba gerando uma picada muito mais dolorida.
Em aspectos se assemelham bastante com inchaço, vermelhidão local, coceira e ardor, a principal diferença é que as vespas não deixam o ferrão no local.
Pulgas
As pulgas são os grandes vilões de quem tem animais de estimação, isso porque elas podem se espalhar pela casa e consequentemente picar seres humanos.
Geralmente a picada de pulgas causa uma coceira muito intensa, e nesses casos é importante evitar de coçar imediatamente, pois podemos infectar a picada.
É indicado lavar a região com sabão neutro ou então solicitar uma pomada para um especialista.
Quando procurar um médico por conta dos tipos de picada de inseto?
Como ressaltamos, existem muitos tipos de picadas e cada uma delas pode causar reações características.
Muitas pessoas nem mesmo sentem a picada ou percebem apenas quando elas causam sintomas específicos que pode incluir:
- Coceira
- Vermelhidão
- Inchaço
Entretanto, é preciso ficar alerta principalmente se você não sabe qual foi o inseto que te picou, pois ele pode transmitir alguma doença ou então você pode enfrentar complicações da evolução da picada.
Caso passe a sentir algum desses sintomas, procure por um atendimento de emergência:
- Febre
- Dificuldade ao respirar
- Náusea ou vômito
- Espasmos musculares
- Frequência cardíaca rápida
- Inchaço dos lábios e garganta
- Confusão
- Perda de consciência
- Mudança de coloração na região da picada
- Dor que não diminui
- Inchaço que aumenta
Sintomas gripais após picadas de insetos também são um sinal de alerta, por isso é importante fazer os testes para as principais doenças transmitidas pelos insetos na região onde você mora.
Como evitar os tipos de picada de insetos?
Existem algumas medidas que você pode adotar que irão contribuir para que você evite os tipos de picadas de inseto. Confira:
Adote o uso do repelente
Repelentes de insetos são desenvolvidos para evitar que os insetos se aproximem, pois contém compostos químicos específicos.
Ele é uma ótima alternativa para quem deseja realizar atividades ao ar livre e também sair para regiões onde o aparecimento de insetos é mais propenso.
Existem diversas opções de repelentes disponíveis no mercado e elas são efetivas contra uma boa diversidade de insetos.
Cuidado ao explorar
Ambientes naturais são mais propensos a proliferação de insetos, por isso é importante estar atento e dar sempre preferência por utilizar roupas longas e que protejam mais o seu corpo.
Calçados fechados também devem ser preferencialmente utilizados, principalmente por crianças, pois insetos como abelhas e formigas estão em todos os lugares.
Cuide da sua casa
Mantenha o ambiente residencial limpo e livre de possíveis criadouros de insetos, por exemplo, os mosquitos costumam se proliferar em água parada.
Escorpiões utilizam restos de madeiras e entulhos para se acobertar, fazer dedetização regularmente e manter o ambiente livre de vetores de doenças.
Esteja atento as notícias
No Brasil é comum termos surtos de algumas doenças, como os surtos de dengue, por isso redobre os cuidados nesses períodos para evitar ser contaminado.
Além disso, evite viajar para lugares onde os riscos de picadas de insetos são maiores, por exemplo, o carrapato-estrela é bastante comum em regiões onde há a presença de animais silvestres.
Agora você já sabe tudo sobre os diferentes tipos de picadas de insetos
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas informações sobre os diferentes tipos de picadas de insetos.
Embora sejam similares em sua maioria, é importante saber os diferentes tipos de insetos que podem picar e quais são as possíveis reações.
Em caso de picada com reações intensas ou choque anafilático, não deixe de buscar o atendimento de emergência para evitar complicações.
Continue lendo mais
Como relaxar para dormir? Confira 6 dicas
Probióticos naturais: 13 opções de alimentos
Dieta coreana: Descubra o segredo dos idols de Kpop
Vitamina para fraqueza no corpo
Retinol: Para que serve e como usar?
Remédio para dor no joelho: 11 opções para aliviar a dor