outubro 2024
Leitura: 10 min.
É preciso entender quando a dor na lombar é preocupante, principalmente se você estiver passando por crises frequentes ou se ela vier acompanhada de outros sintomas.
Embora a lombalgia seja uma queixa bastante comum e de causas variadas, quando a dor na coluna se manifesta sem movimentação, esforço ou quando você permanece deitado pode acender um sinal de alerta.
E para que você possa compreender quando a dor na lombar deixa de representar um problema comum e passa a ser mais grave, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
A dor na Lombar é sempre preocupante?
Para entender quando a dor na lombar é preocupante, é preciso entender também que ela é uma consequência que pode ocorrer por conta das mais variáveis causas.
Na grande maioria das vezes, a dor na lombar não é considerada uma emergência médica, entretanto, algumas situações podem causar intensa e persistente, da qual é necessária passar por uma avaliação médica.
Por isso, é importante estar atento aos sinais de que a sua dor na lombar pode estar apresentando piora, ou então de que algo não vai bem.
Diversos problemas de saúde podem causar dor na lombar, por isso é importante ficar atento aos sintomas que podem surgir em conjunto com a piora.
Além disso, caso você suspeite de algum problema de saúde não deve hesitar em buscar orientação médica e profissional.
Quando a dor na lombar é preocupante?
Você provavelmente já ficou sentado em alguma posição por muito tempo, e passou a sentir um desconforto na região da lombar.
Essa dor provavelmente não significa um problema de saúde grave e tende a melhorar assim que você mudar de posição, repousar ou até mesmo aplicar uma bolsa térmica.
Isso acontece principalmente por uma causa natural, pois o envelhecimento causa desgaste das estruturas da coluna.
Entretanto, quando essa dor persiste, ou passa se tornar mais intensa com o passar do tempo é quando a dor na lombar é preocupante, podendo se tratar de um problema de saúde sério.
Geralmente a dor na lombar é preocupante quando surge acompanhada dos seguintes sintomas:
- Dor nas costas persistente e que impede o sono;
- Dor que se manifesta mesmo em repouso;
- Perda involuntária de peso;
- Dor muito intensa na coluna;
- Febre junto com a dor.
- Fraqueza e formigamento nas pernas;
- Perda de controle intestinal;
De uma maneira geral, esses sintomas são indicativos de que você deve procurar ajuda médica para investigar as possíveis causas da dor lombar e tratamentos com remédios e outras técnicas.
Dependendo da gravidade do problema, o médico pode solicitar exames, como ressonância magnética, raio X, tomografia computadorizada e eletroneuromiografia.
O que pode causar a dor na lombar preocupante?
Agora que você já sabe identificar quando a dor na lombar é preocupante vamos abordar os principais problemas de saúde relacionados ao agravamento da dor lombar.
Algumas dessas condições são:
Aneurisma da aorta abdominal
O aneurisma da aorta abdominal é uma condição que não está relacionada a um problema de coluna, entretanto pode causar dor na lombar preocupante.
Ela é uma condição onde ocorre um alargamento da aorta, um vaso sanguíneo que fornece sangue ao corpo no nível do abdômen.
Em caso de rompimento, esse aneurisma pode ser fatal, e o que dificulta a sua identificação é que ele passa a crescer lentamente, sem a manifestação de qualquer sintomas.
Entretanto, algumas pessoas podem notar uma sensação pulsante próximo ao umbigo, ou uma dor que irradia para a região lombar.
Síndrome da cauda equina
A dor na lombar é preocupante principalmente quando você já sofreu algum trauma na região da lombar, pois isso pode causar a síndrome da cauda equina.
Ela é considerada um problema grave, e é consequência de lesões prévias na lombar que podem causar complicações.
Ela ocorre quando as raízes nervosas na extremidade caudal da medula são comprimidas ou danificadas, interrompendo as vias motoras e sensoriais dos membros inferiores e da bexiga.
Assim, a síndrome da cauda também pode se manifestar por meio de sintomas, como:
- Incontinência urinária e fecal – ou retenção de urina;
- Fraqueza nas pernas;
- Disfunção sexual nos homens;
- Dor ciática;
Hérnia de disco
A hérnia de disco é um problema que surge em decorrência do desgaste dos discos intervertebrais, por conta do tempo e do uso repetitivo.
A dor na lombar preocupante ocorre devido a compressão das raízes nervosas formadas na coluna.
Geralmente a formação de hérnias é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
Quando não tratada corretamente, costuma desencadear a síndrome da cauda equina, que ocorre quando as vértebras da coluna lombar comprimem ou danificam os nervos lombares, provocando a perda de controle intestinal e da bexiga, dor intensa e danos neurológicos.
Tumor na coluna
O tumor na coluna é uma das causas de quando a dor na lombar é preocupante, pois quando há sinais de malignidade ele pode se espalhar pelo corpo e causar problemas em outras estruturas.
Apesar da possibilidade de ser benigno e não representar riscos à saúde, ele pode também causar sintomas desconfortantes por conta da compressão dos nervos na região.
Além da dor na lombar, também pode se manifestar por meio de sintomas como:
- Febre;
- Dor que não melhora com medicamentos;
- Suor e dor noturna;
- Perda de peso sem explicação;
- Fraqueza nas pernas.
Infecção na coluna
As infecções na coluna, embora seja incomum, podem causar lombalgia, principalmente quando atacam as vértebras ou os discos invertebrais.
Elas podem ser causadas por infecções de vírus, bactérias e até mesmo fungos que acometem outras regiões do corpo.
Esse tipo de infecção também pode ser mais frequente em pacientes com HIV, diabetes ou em tratamento para o câncer.
- febre;
- inchaço local;
- calor e vermelhidão;
- perda de peso sem motivo aparente;
- dormência e fraqueza nas pernas.
Agora você já sabe quando dor na lombar é preocupante
Através desse conteúdo buscamos apresentar quando a dor na lombar é preocupante, ou seja, quando você deve buscar atendimento médico para tratá-la.
Existem diversas condições que podem causar a dor na região lombar, e uma consulta com o traumatologista pode ser necessária para o diagnóstico.
Caso esteja sentindo dor na coluna com frequente, ou alguns dos sintomas citados nesse artigo, não hesite em buscar o atendimento de saúde qualificado, pois pode ser sinal de uma doença grave como um tumor.
Continue lendo mais
Exercício para lombar: 12 opções para fazer
Antibiótico para sinusite: Quando tomar?
Clareador Nutralfit: O que é e para que serve?
Barriga tremendo: Conheça 10 principais causas
Suplemento para engordar: Conheça os 5 melhores
Saiba o que pode ser o tremor no olho esquerdo (ou direito)