Pomada para coceira: Quando usar?

março 2025

Leitura: 10 min.

A pomada para coceira vai te ajudar a proporcionar alívio a esse sintoma que é muito comum em casos de alergias ou dermatites.

A coceira na pele pode ser causada por diversas doenças e fatores, que vão desde os mais simples, até casos mais complexos que podem requerer o auxílio de um profissional.

Por isso, apesar de existirem diversas possibilidades de pomadas para coceira, é importante consultar um dermatologista para obter um diagnóstico e então iniciar o tratamento mais adequado.

Por isso, para te ajudar a entender quais são as possíveis causas e quais são os tipos de pomadas existentes no mercado, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.

Quando usar uma pomada para coceira? 

A pomada para coceira na pele é uma pomada que pode ser composta de uma série de substâncias que vão desde  calamina, a até pomada que possuem fármacos específicos para minimizar a coceira.

O uso da pomada vai depender muito da causa da coceira que geralmente se origina em fatores como alergias, pele muito seca, picadas de inseto, queimaduras solares, dermatite, psoríase, catapora ou micoses, por exemplo.

Portanto é importante que você procure um médico para entender o que está causando a sua coceira e o qual a é a melhor forma de tratá-la.

O especialista mais indicado para fazer o diagnóstico e receitar a pomada para coceira é o dermatologista. 

Além do exame físico, ele poderá recomendar uma série de exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e posteriormente recomendar o tratamento com pomada para coceira.

Conheça os tipos de pomada para coceira

Preparamos uma lista com as principais pomadas para coceira para que você possa entender como elas funcionam e quando elas devem ser utilizadas. 

Pomada para coceira alérgica

A pomada para coceira alérgica é  formulada a partir de substâncias que agem para aliviar as reações alérgicas na pele.

Geralmente são pomadas anti-histamínicas, uma vez que a histamina é a substância liberada pelo corpo durante as reações.

Pomadas antialérgicas ajudam a aliviar reações, como dermatite atópica, urticária, picadas de insetos e outras condições que causam coceira, inchaço ou vermelhidão

Dentre as principais opções de pomadas antialérgicas podemos citar Profergan ou Fenergan, Polaramine e a loratadina em creme. 

São indicados para tratar dermatite atópica, urticária, picadas de insetos e irritações alérgicas leves.

Essas pomadas não devem ser usadas em crianças menores de 2 anos sem orientação médica.

Corticoides

Os corticóides  para uso como pomada em coceira no qual é possível aplicar em casos graves de inflamação e coceira intensa. 

Eles atuam reduzindo a inflamação, inchaço e coceira intensa ao inibir a resposta imunológica exagerada da pele.

Recomenda-se o seu uso nas seguintes condições: dermatites, psoríase, eczemas, inflamações severas, alergias de contato e picadas de insetos com inchaço intenso.

Entretanto, seu uso deve ter recomendação médica pelo médico. Exemplos de pomadas para coceira com corticoides são:

  • Berlison e Hidrocorte (hidrocortisona – corticoide leve);
  • Cortidex (dexametasona – corticoide moderado);
  • Esperson (desoximetasona – corticoide potente);

O uso prolongado de corticoides pode afinar a pele e outros efeitos colaterais. Sempre utilize conforme a recomendação médica.

Pomadas Antifúngicas

Se você procura uma pomada para coceira nas partes íntimas ou na pele saiba que você pode estar com candidíase ou alguma outra micose.

Existem coceiras causadas por infecções fúngicas, como frieiras, candidíase cutânea e micose de pele ou unhas.

Essas pomadas agem eliminando fungos e aliviam a coceira associada às infecções. Os exemplos de pomadas antifúngicas são:

  • Cetoconazol Creme (tratamento de micoses e candidíase)
  • Candicort (combina antifúngico com corticoide para alívio rápido)
  • Clotrimazol Creme (eficaz contra diversos tipos de micoses)

Pomadas com calamina

A calamina é um produto formado por óxido de zinco e óxido de ferro, possui ação suavizante e protetora da pele.

Quando aplicada, proporciona alívio imediato da coceira, além de ter efeito secativo e refrescante, reduzindo irritações e inflamações cutâneas.

É possível utilizar essas pomadas como um complemento ao tratamento ou isoladamente em diversas situações como picadas de insetos, queimaduras, e catapora. 

  • Caladryl®: Loção clássica com calamina, amplamente utilizada para aliviar coceiras, irritações leves e queimaduras solares.
  •  Loção de Calamina Genérica: Disponível em farmácias, indicada para alergias, picadas de insetos e brotoejas.
  • Pomadas de manipulação com calamina: Poderão ter prescrição por dermatologistas para casos específicos de dermatite ou irritação severa.

Pomadas Hidratantes e Calmantes

A coceira também pode resultar do ressecamento extremo da pele, dermatite atópica ou irritação por produtos químicos. Nesses casos, pomadas e cremes hidratantes são fundamentais para restaurar a barreira protetora da pele.

Elas funcionam hidratando a pele, reduzem a irritação e acalmam a coceira causada por ressecamento, e portanto, é possível utilizá-las em casos de dermatite atópica, pele ressecada, irritação pós-depilação, queimaduras leves e coceira por ressecamento.

Algumas das pomadas hidratantes são:

  • Xeracalm Bálsamo Relipidizante (Avène)
  • Fisiogel AI (Stiefel)
  • Lipikar Baume AP+ (La Roche-Posay)
  • Hidraloe Gel (Sesderma) – contém babosa, com ação calmante

O que fazer para parar de coçar o corpo?

Para parar de coçar o corpo, algumas ações ajudam imediatamente:

  • tomar banho com água fria;
  • aplicar compressa de gelo;
  • passar hidratante corporal;
  • lavar a pele com chá;

Essas são atitudes que, assim que tomadas, já apresentam melhora nos sintomas. Porém não se esqueça de investigar a causa da coceira no corpo em vez de apenas cuidar do sintoma quando ele aparece.

Agora você já sabe qual pomada para coceira no corpo 

Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas das principais opções de pomada para coceira no corpo ou em outras regiões do corpo.

Lembre-se que para um tratamento eficaz é importante consultar um dermatologista para que ele possa diagnosticar a origem da coceira e fornecer o melhor tratamento disponível com base no diagnóstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link