outubro 2022
Leitura: 16 min.
A afta na língua pode ser caracterizada como uma pequena lesão de formato arredondado, e que pode surgir isoladamente ou acompanhada de mais lesões.
Essas lesões costumam ser dolorosas podendo incomodar bastante durante os primeiros dias de inflamação, causando dificuldade na fala e também na ingestão de alimentos.
Embora, na grande maioria dos casos, essas lesões não representem nenhum risco à saúde, ainda existe a possibilidade de que elas estejam relacionadas com alguma doença.
Dessa forma, é importante conhecer quais são as principais causas do aparecimento de afta na língua, de que maneira podem ser tratadas, e como diminuir o desconforto causado por elas.
Sumário
Quais são os sintomas de afta na língua?
Não é difícil notar o surgimento de uma afta na ponta da língua, ou afta na lateral da língua, que são as regiões mais aparentes.
Entretanto, elas podem estar localizadas mais atrás, próximas a garganta, e até mesmo surgir em outras regiões como os lábios, bochechas, garganta e também o céu da boca.
Essas lesões podem acometer indivíduos de todas as idades, e em todas as faixas etárias os sintomas são semelhantes.
Normalmente, a afta na língua, ou a estomatite aftosa, é uma pequena lesão, com cerca de 1 cm de diâmetro, que surge isoladamente ou acompanhada de outras lesões.
Essa lesão tem como principais características o formato arredondado, com um centro esbranquiçado enquanto as bordas são avermelhadas.
Outro sintoma bastante comum é a dor intensa na língua, que pode causar dificuldade de falar e ingerir líquidos ou alimentos.
Sintomas como febre, sensação de mal estar e a presença de ínguas na região do pescoço não são tão comuns, mas podem estar presentes dependendo do caso.
Por que dá afta na língua?
Entenda quais são as principais causas de afta na língua para buscar um diagnóstico adequado, e caso necessário um tratamento com um profissional de saúde especializado.
Mordida na língua
Uma simples mordida errada durante a ingestão de um alimento pode resultar no surgimento de uma afta na língua.
Isso acontece, pois a lesão ao tecido inicia um processo inflamatório onde as células de defesa do organismo tentam regenerar o tecido.
Entretanto a presença de bactérias da microbiota natural da boca e saliva podem agravar os sintomas.
Tratamento: Nesse caso não é preciso se desesperar ou procurar ajuda médica a não ser que a dor perdure mais de 3 dias, a afta costumam desaparecer espontaneamente em no máximo 10 dias.
Alimentação
Nossa alimentação também é capaz de influenciar o aparecimento de afta na garganta e na língua, pois alguns alimentos podem afetar as mucosas ou deixá-las mais sensíveis.
Por isso, evite a ingestão de alimentos pimenta, frutas cítricas, e bebidas industrializadas caso tenha notado o aparecimento de uma afta.
Além disso, a deficiência de nutrientes como a vitamina B, ácido fólico e de ferro também podem estar relacionadas com o aparecimento de aftas.
Tratamento: Evite a ingestão de alimentos porque possam provocar o surgimento de afta e mantenha uma dieta balanceada rica em nutrientes.
Os sintomas tendem a melhorar sozinhos, mas é possível tratar utilizando anestésicos e corticoides.
Alteração de pH da saliva
Ainda não se sabe ao certo a relação entre a alteração de pH da cavidade oral e o surgimento de afta, apenas sabe-se que um pH mais ácido pode criar um ambiente propício para que elas apareçam.
A mudança de pH da saliva costuma estar associada com a ingestão de alimentos ácidos e também com problemas gastrointestinais.
Tratamento: Se você notar o aparecimento de afta na língua tente lembrar quais foram os alimentos que ingeriu e verificar a possibilidade deles alterarem o pH, suspenda a ingestão desses alimentos.
Caso você tenha outros sintomas relacionados à saúde do seu estômago é necessário consultar um gastroenterologista para o diagnóstico.
Uso de aparelho ortodôntico
Pacientes que colocaram aparelho ortodôntico recentemente podem sofrer com a presença de afta na língua.
Embora possam ser imperceptíveis, o aparelho pode causar pequenas lesões nos tecidos devido ao atrito entre o aparelho e a mucosa.
Tratamento: Embora não represente perigo é fundamental manter a higiene bucal e a escovação dentária. Também é possível fazer o uso de pomadas para melhorar os sintomas.
Estresse
Fatores psicológicos e emocionais podem levar ao surgimento de períodos de estomatite aftosa, surgimento de aftas em geral e sem causa específica.
Algumas pessoas podem apresentar maior disposição genética para o desenvolvimento de aftas, e esse é um problema mais recorrente em mulheres.
Períodos de estresse, ansiedade, grandes emoções e até mesmo alterações hormonais decorrentes da própria menstruação podem desencadear o aparecimento de afta na língua, garganta e em outros locais.
Tratamento: Os sintomas desaparecem com o tempo e há uma melhora do quadro geral em até 3 semanas, entretanto é possível consultar um clínico geral caso o desconforto seja muito grande.
Infecções virais
As aftas podem ser causadas até mesmo por um desequilíbrio na microbiota da boca quando você está com a imunidade comprometida ou mais baixa em decorrência de alguma infecção.
A infecção por HIV(vírus da imunodeficiência) tende a causar aftas também, que por sua vez são maiores, e mais dolorosas principalmente quando o paciente não está em tratamento.
Especificamente no caso de desconfiança de HIV ou outras doenças que possam afetar a sua imunidade é importante buscar atendimento de um clínico geral ou infectologista.
Tratamento: Dependendo do diagnóstico o especialista receitará medicamentos que tratem ou minimizem os efeitos da doença, podendo até recomendar medicamentos que fortaleçam o seu sistema imunológico.
Câncer oral
A afta na garganta pode ser câncer, pois ela é um sintoma característico de câncer oral.
Geralmente elas são maiores e mais difíceis de cicatrizar do que as aftas causadas por estomatite aftosa, e dependendo da extensão do tumor, outros sintomas também podem estar presentes.
Esses sintomas podem incluir dor ao engolir, rouquidão, perda de peso e a presença de ínguas no pescoço.
Tratamento: Em caso de suspeita de câncer é importante consultar um médico como o clínico geral para avaliar o quadro, que pode pedir um exame de biópsia. Entre os principais tratamentos podemos citar a cirurgia para remoção do tumor, radioterapia e quimioterapia.
O que é bom para afta na língua?
Os principais tratamentos para a afta na língua consistem em minimizar o desconforto e a dor causada pela presença dessa lesão.
Existem alguns medicamentos que podem ser adquiridos na farmácia e algumas soluções caseiras que podem aliviar o surgimento da dor.
Uso de fármacos
O melhor remédio para afta na língua deve ser a escolha pessoal de cada pessoa, entretanto existe uma lista de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos que podem ser utilizados.
A mais utilizada é a pomada Omcilon Orabase, e também o anti-inflamatório Amlexanox, ambos são aplicados diretamente sobre a afta.
O uso de outros remédios, como o Paracetamol e o Ibuprofeno, pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto.
Antibióticos também podem ser prescritos pelo profissional de saúde caso seja necessário.
Soluções caseiras
Uma das maneiras de aliviar a dor causada por uma afta na língua é aplicar gelo sobre a região afetada para diminuir a dor.
Essa é uma maneira eficiente de aliviar os sintomas antes da ingestão de alimentos, por exemplo.
Você também pode fazer uma salmoura com gargarejos, basta adicionar 1 colher de sopa de sal em 1 copo de água morna.
A salmoura ajuda a combater o processo inflamatório causando alívio na sensação de dor e desconforto.
Manutenção da higiene bucal
Cuidar da higiene bucal é fundamental para promover o desaparecimento de aftas, portanto, por mais desconfortável que seja, não deixe de escovar bem os dentes.
Além disso, você também pode utilizar enxaguante bucal sem álcool para garantir uma higiene completa.
O processo de escovação dentária deve ser realizado, pelo menos, 3 vezes ao dia para evitar que haja proliferação de bactérias e evitar que a área afetada se torne ainda mais prejudicada.
Afta na língua de bebê e crianças como tratar?
Bebês costumam ser bastante sensíveis e tendem a ficar irritados por conta do desconforto causado pelas aftas.
Em bebês e crianças os sintomas mais comuns são a presença de mau hálito, dificuldade de adormecer e a presença de ínguas no pescoço.
É importante levar a criança ou bebê para uma consulta com o pediatra principalmente se a afta na língua surgiu sem nenhum motivo aparente.
A troca de dentição ou o nascimento de dentes pode lesionar a mucosa e consequentemente promover o aparecimento de aftas.
No tratamento, é provável que o pediatra indique o uso de analgésicos, como o Paracetamol e o Ibuprofeno para aliviar a dor e o desconforto.
Além do uso de pomadas como Gingilone ou a Omcilon-a Orabase, também pode ser uma para ajudar a cicatrização.
Algumas práticas podem ajudar, como optar por oferecer alimentos líquidos à criança ao invés de sólidos para facilitar a ingestão.
Quanto tempo dura uma afta na língua?
A duração do processo inflamatório vai depender da causa da afta, em média as aftas desaparecem entre o 7º e o 10º dia.
Enquanto a estimativa para o alívio da dor é após o 3° dia do início do processo inflamatório.
É preciso considerar que aftas maiores tendem a demorar mais tempo para cicatrizar, e elas podem indicar problemas mais sérios.
Por isso, no caso do aparecimento de afta esteja atento ao tamanho, a duração e a frequência com que as aftas aparecem.
Ainda há alguns sintomas que podem indicar que você precisa buscar ajuda de um profissional de saúde:
- Aftas muito volumosas;
- Crises de aftas frequentes(mais de 6 vezes ao ano);
- Difícil deglutição de comidas ou líquidos;
- Sentir dor que não passa com analgésicos comuns;
- Se as lesões durarem mais de três semanas;
- Formação de lesões nos lábios.
- Febre e sensação de mal estar
Portanto, não deixe de procurar um profissional de saúde caso elas estejam acompanhadas de outros sintomas e levantem a suspeita da presença de outros problemas de saúde.
Já sabe qual é a causa da sua afta na língua?
Neste artigo buscamos apresentar as principais causas de afta na língua e também os melhores tratamentos.
Não se esqueça que nenhuma das dicas nesse artigo substitui a orientação médica, e apenas um profissional de saúde pode oferecer o tratamento adequado com base no seu diagnóstico.
Portanto, invista no seu bem estar e na sua saúde para ter mais qualidade de vida procurando um profissional de saúde.
Continue lendo mais
Faringite: O que é e quais são as causas?
Congelamento funcional: O que é e como tratar?
Dependência química: O que é e como tratar?
Acordar com a boca seca: 10 possíveis causas
Maquiagem orgânica: Benefícios e 7 marcas para conhecer
Depurador de Ar: Os 6 melhores