fevereiro 2025
Leitura: 11 min.
A pomada ginecológica é um medicamento aplicado na região íntima para tratar algumas condições de saúde, geralmente infecções.
Existem diversas opções de pomadas ginecológicas presentes no mercado e cada uma delas vai tratar um tipo de doença específica.
Só é possível adquirir essas pomadas mediante a apresentação de receituário médico, por isso é importante consultar um profissional de saúde antes de realizar a compra.
Se você deseja entender mais sobre o uso da pomada ginecológica, saiba que elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
Para que serve uma pomada ginecológica?
As pomadas ginecológicas são medicamentos que atuam principalmente para tratar alguns tipos de infecções.
Dentre as infecções mais comuns das quais são possíveis tratar com esse tipo de medicamento, podemos citar: a candidíase, tricomoníase e vaginose bacteriana, por exemplo.
Muitas vezes essas infecções são transmitidas pelo sexo, mas no caso da candidíase pode ser causada por uma baixa na imunidade, ou até por condições que propciem a reprodução do fungo.
Essas pomadas também possuem indicação de aplicação após procedimentos médicos, como cirurgias vaginais ou cauterização do colo do útero.
Elas ajudam a evitar infecções após esse procedimento, portanto o uso da pomada ginecológica deve ser feita com indicação do ginecologista, pois apenas esse profissional poderá indicar a melhor opção para tratar a condição.

Qual a importância de utilizar uma pomada ginecológica corretamente?
Para que você possa se livrar da infecção a qual foi acometido, é importante que você siga as orientações médicas.
Isso quer dizer que a frequência de uso, não deve ser alterada por conta própria mesmo que os sintomas tenham melhorado.
Caso você interrompa o tratamento antes desse prazo, é bem provável que tenha que reiniciar o tratamento, pois esses microrganismos voltam a se reproduzir caso não sejam eliminados completamente.
Fungos e bactérias podem ser transmitidos através do contato sexual com seu parceiro, e por isso em alguns casos, mesmo que o parceiro não apresente sintomas da infecção é recomendável que ele também faça o tratamento.
Além disso, evitar ter relações durante o tratamento, é imprescindível para evitar a transmissão da doença.
Principais pomadas ginecológicas
Separamos algumas das principais pomadas ginecológicas que podem auxiliar no tratamento dessas infecções.
Clotrimazol
Clotrimazol é uma pomada ginecológica para candidíase feminina e masculina com ação antifúngica que inibe a proliferação da Candida albicans.
Ao utilizar a pomada é possível ter alívio dos sintomas como coceira, vermelhidão e corrimento na região genital.
A embalagem dessa pomada para candidíase com aplicador contém de 3 a 6 aplicadores vaginais para uso em mulheres.
A aplicação deverá seguir a orientação do profissional de saúde e durante o período indicado.
Nistatina
A pomada de Nistatina é um medicamento que impede o crescimento da levedura e alivia os sintomas de candidíase.
Ela age ligando se na membrana da célula fúngica, alterando a permeabilidade e extravasando o conteúdo da célula, destruindo o fungo.
Ela é uma pomada para candidíase masculina e feminina, contendo de 10 a 14 aplicadores vaginais.
É possível encontrar essa pomada com o nome comercial de Micostatin, ou genérico Nistatina.
Miconazol
Miconazol é uma pomada para candidíase que ajuda a aliviar os sintomas tanto em homens quanto em mulheres.
Sua ação é alterar a composição da membrana celular do fungo, causando sua morte e reduzindo a população de Candida albicans.
É possível encontrar essa pomada em farmácias e drogarias, a embalagem vem com um aplicador. Além disso, também é possível encontrá-la como um comprimido de dose única.
O uso dessa pomada deve seguir a orientação médica e também a bula do medicamento.
Tioconazol + tinidazol
Tioconazol e tinidazol é uma pomada ginecológica para candidíase e outras vaginais, como tricomoníase ou gardnerella.
É possível encontrar essa pomada contendo 7 aplicadores vaginais, e o seu uso deve seguir as orientações do profissional de saúde.
Nitrato de fenticonazol
É uma pomada ginecológica que é um antifúngico indicado para tratar micoses, como candidíases, dermatomicoses e Pitiríase versicolor, além de outros tipos de micoses.
Ela age eliminando o fungo e também aliviando os sintomas de coceira e de irritação na região íntima.
É possível encontrar essa pomada para candidíase com os nomes comerciais de Ginna, Fentizol ou Vagicand, contendo 7 aplicadores vaginais.
Desse modo, a aplicação deverá seguir a orientação de um profissional de saúde ou a bula do medicamento.
Cloridrato de Terbinafina
É uma pomada ginecológica que é também um tratamento para alguns tipos de infecções fúngicas de pele, como as causadas por fungos Trichophyton, Microsporum canis e Epidermophyton floccosum.
Também é indica-se seu uso para o tratamento de uma condição chamada pitiríase (tinea) versicolor causada por Pityrosporum orbiculare (pé-de-atleta,coceira na virilha, micoses do corpo).
O cloridrato de terbinafina creme também pode contribuir para o tratamento de infecções de pele fúngicas por leveduras do gênero Candida.
Metronizadol + Nistatina
Metronidazol + Nistatina é um creme vaginal anti-infeccioso com ação antiparasitária e antimicrobiana indicado para tratar vaginites provocadas por Trichomonas vaginalis, Candida albicans ou pela associação de ambos.
Portanto a pomada metronidazol serve para candidíase desde que esteja associada a Nistatina que é um antifúngico indicado para o tratamento de candidíase.
Promestrieno
A pomada ginecológica de promestrieno tem efeito estrogênico local que ajuda a restaurar a mucosa vaginal.
Indica-se seu uso quando há a presença de atrofia vulvovaginal causada pela deficiência de estrogênio, principalmente na menopausa.
Além disso, ele também ajuda na cicatrização após cirurgias ginecológicas, pós-parto normal, ou após terapias locais com agentes físicos.
Encontra-se comercialmente com o nome “promestrieno” 10 mg/g contendo 20 aplicadores vaginais.
Tive relação usando pomada ginecológica o que fazer?
Se você está utilizando uma pomada ginecológica e teve relação sexual saiba que o ideal é indicar o seu parceiro para procurar um médico, para verificar uma possível contaminação.
A maioria dos médicos não recomendam ter relações durante o uso da pomada ginecológica, para segurança das pessoas envolvidas.
E, não se esqueça de sempre se informar com o seu ginecologista sobre essas situações que podem ocorrer.
Agora você já conhece algumas opções de pomada ginecológica
Através desse conteúdo, foi possível apresentar algumas opções de pomadas ginecológicas para quem precisa realizar um tratamento médico.
Portanto, Lembre-se que se você estiver sentindo ardência, coceira, vermelhidão ou mau cheiro consulte com um profissional de saúde para receber o diagnóstico.
Continue lendo mais
Caroço no olho: 9 possíveis causas
Nebulizador portátil: 8 Melhores para comprar
Treino para glúteos: 10 melhores exercícios
Formigamento nas mãos, o que pode ser?
Calculadora de calorias: quantas consumir por dia?
Alergia a ácaros: O que fazer?