julho 2025
Leitura: 16 min.
Descobrir quais são os principais sintomas de problemas no fígado é muito importante, pois esse órgão é vital para o funcionamento do nosso organismo.
Quando o fígado está adoecido, é provável que você enfrente uma série de regulações metabólicas que podem inclusive afetar outros órgãos do nosso corpo.
Por isso, quanto antes identificados os sinais de problemas no fígado, maiores são as chances de tratamento, e posteriormente a cura da condição.
Foi pensando nisso que escrevemos um conteúdo completo sobre esse assunto para que você possa conhecer os principais sintomas de problemas no fígado.
Sumário
O que é o fígado?
Antes de conhecer os sintomas de problemas no fígado é importante que você entenda o que é o fígado e qual a importância desse órgão para o nosso corpo.
O fígado é um órgão localizado logo abaixo da caixa torácica, no lado direito do abdômen, esse órgão pode pesar até 1,8 kg.
Ele é um órgão vital e muito importante para o funcionamento do nosso organismo, pois ele participa de mais de 200 funções, além de ser responsável por manter o corpo livre de toxinas.
Por desempenhar um papel tão importante, ele acaba sendo um dos órgãos que mais é prejudicado quando não se leva um estilo de vida saudável..
Como consequência, é um dos órgãos que mais sofrem com um estilo de vida não saudável, o que pode levá-lo a desenvolver uma série de doenças.
Qual a função do fígado?
Listamos algumas das principais funções do fígado para auxiliar você a compreender qual é a importância desse órgão e porque devemos cuidar para que ele não adoeça.
Uma das principais funções do fígado é atuar com um filtro que contribuí para eliminar as toxinas do nosso organismo, impedindo que elas alcancem a corrente sanguínea.
Além disso, o fígado também desempenha as seguintes funções:
- Metabolismo: Atua no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios. Responsável por armazenar e liberar glicose, transformar amônia em ureia, sintetizar proteínas e etc..
- Metabolismo do álcool: o fígado é o principal órgão responsável por metabolizar o álcool no corpo humano, quebrando o álcool e eliminando as moléculas do organismo.
- Produção de Bile: o fígado é o responsável por produzir a bile, que auxilia na digestão de gorduras no intestino.
- Armazenamento: O fígado também armazena glicose na forma de glicogênio, além de vitaminas (A, D, E, K e B12) e minerais (ferro e cobre).
- E, mais..
Apenas com essas funções já deu pra perceber qual é a importância desse órgão para a sua saúde, por isso é tão importante conhecer quais são os sintomas de problemas no fígado.
Quais são os sintomas de problemas no fígado?
As doenças hepáticas podem ser transmitidas de família para família, sendo chamada de hereditária.
Ou então, adquiridas por meio de infecções virais, consumo indevido de álcool Qualquer coisa que danifique o fígado também pode causar problemas hepáticos, incluindo vírus, consumo de álcool e obesidade.
De uma maneira geral, a maioria dos problemas no fígado apresentam sintomas similares, já que, mesmo que tenham origens distintas, essas doenças comprometem as mesmas funções do órgão.
Por isso, esteja atento ao aparecimento dos seguintes sintomas:
Icterícia
A icterícia é um sintoma clássico de problemas no fígado, ela se caracteriza pelo amarelamento da pele, mucosas, ou então dos olhos.
Ela ocorre principalmente devido ao excesso de bilirrubina no sangue, a bilirrubina é um pigmento amarelo produzido durante a quebra normal das células vermelhas do sangue e, em níveis elevados, pode causar a coloração amarelada.
Desencadeada por uma infecção no fígado, podendo ser resultado de doenças como a hepatite A, hepatite B ou hepatite C.
Ascite
É um dos sintomas de problemas no fígado, pois se caracteriza pelo acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal, conhecido popularmente como barriga d’água.
Geralmente ela é causada pela alta pressão no fígado, que faz com que o abdômen acumule líquidos e aumente de tamanho.
Além disso, a ascite pode dificultar a respiração, e pode ser desconfortável consumir alimentos, uma vez que você vai se sentir cheio.
É importante estar atento, pois o líquido ascítico pode infeccionar, o que é muito grave. Se você tem ascite e apresenta sintomas de dor de estômago repentina e febre, precisa d
Varizes
Ou o sangramento causado pelo rompimento dessas varizes ocorre no esôfago, que é um tubo de alimentação.
O acúmulo de pressão no fígado faz com que os vasos sanguíneos se incham e podem se romper, causando quadros de vômito com sangue, fezes pretas e pegajosas.
É importante consultar um médico para fazer uma avaliação, e identificar os principais problemas de saúde.
Encefalopatia
A encefalopatia é um dos sintomas de problemas no fígado que resulta do acúmulo de toxinas no cérebro.
Ela ocorre, pois o fígado não consegue filtrar as toxinas da maneira correta, desse modo, elas permanecem circulando na corrente sanguínea e são transportadas até o cérebro.
A encefalopatia é causada pelo acúmulo de toxinas no cérebro. Quando o fígado não consegue filtrar as toxinas, elas permanecem no sangue e são transportadas para o cérebro.
Os sintomas da encefalopatia em estágio inicial são alterações de humor, concentração, memória e padrões de sono, além de bater as mãos. Você também pode ter problemas com a caligrafia, com cálculos e irritabilidade.
Já os sintomas da encefalopatia em estágio avançado são confusão, comportamento anormal e sonolência excessiva sem motivo. Se for grave, pode causar inconsciência profunda.
Ginecomastia
A ginecomastia é o desenvolvimento de mamas nos homens, e pode ser um entre os sintomas de problemas no fígado, como a cirrose.
Ela ocorre principalmente porque o fígado adoecido pode desencadear alterações no metabolismo hormonal causando o crescimento das mamas.
Por isso, caso tenha notado o desenvolvimento das mamas e outros sintomas, desconfie de problemas no fígado.
Dor ou inchaço
A dor e o inchaço também podem ser os sintomas de problemas no fígado por várias condições hepáticas.
Principalmente quando esse inchaço acomete a parte superior direita do abdômen, abaixo das costelas.
É importante procurar orientação médica para identificar a causa e receber o tratamento adequado.
Quais são os principais problemas no fígado?
Agora que você já conhece os principais sintomas de problemas no fígado, conheça algumas das condições que podem originar esses sintomas.
- Fígado gordo: Ou esteatose hepática, é causado pelo acúmulo de gordura no fígado, que geralmente ocorre devido a má alimentação, ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ou por doenças como obesidade, diabetes ou colesterol alto.
- Hepatite: A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por uma infecção pelos vírus da hepatite A, B, C, D ou E. Também é comum em pessoas que fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas, medicamentos ou drogas de abuso.
- Cirrose: A cirrose ocorre devido a destruição permanente das células hepáticas, fazendo com estas células sejam substituídas por tecido fibroso, como se fosse uma cicatriz, dificultando o trabalho do fígado.
- Insuficiência hepática: A insuficiência hepática é a doença mais grave do fígado, pois ele deixa de realizar suas funções podendo levar a uma série de complicações como problemas de coagulação, edema cerebral, infecção pulmonar ou insuficiência renal.
- Câncer de fígado: O câncer de fígado é um tipo de tumor maligno que em fase inicial pode não apresentar sintomas, mas à medida que a doença avança, podem surgir uma série de sintomas. Este tipo de câncer pode ser causado por história familiar de câncer de fígado, alcoolismo, cirrose, hepatite ou produtos químicos como cloreto de vinila ou arsênico.
Por isso, esteja atento aos principais sintomas de problemas no fígado, e consulte com um hepatologista em caso de dúvida.
Como confirmar o diagnóstico?
Como já comentamos inicialmente, os sintomas de problemas no fígado tendem a ser similares em todas as condições, por isso é difícil realizar um diagnóstico com base nos sintomas.
Para isso, o hepatologista poderá solicitar uma série de exames que visam avaliar o funcionamento do fígado, que recebe o nome de hepatograma.
Dentre os exames incluídos estão a dosagem de bilirrubina total, direta e indireta, albumina, lactato desidrogenase (LDH), gama glutamil transferase (GGT), TGO/ ALT, TGP/ AST e tempo de protrombina, além de ultrassonografia e tomografia.
Qual é o tratamento para sintomas de problemas no fígado?
Os tratamentos para as condições são individuais e únicos, por isso é preciso obter o diagnóstico antes de qualquer coisa.
Em casos mais leves eles podem envolver desde mudanças na alimentação, como também fazer uso de remédios que ajudem a diminuir a inflamação, colesterol e a glicemia, que são fatores que podem trazer ainda mais complicações para o fígado.
Além disso, deve-se conversar com o médico e saber se pode complementar o tratamento com remédios caseiros, como os feitos com boldo, alface ou alfazema.
Mudança de hábitos também podem contribuir para melhor qualidade de vida, portanto foque em:
- Praticar exercícios físicos: A atividade física regular ajuda a manter o peso sob controle e a melhorar a saúde geral do organismo, incluindo o fígado.
- Realize exames de rotina: Exames como TGO, TGP e Gama GT podem ajudar a identificar problemas no fígado precocemente.
- Vacine-se contra hepatites: As vacinas contra as hepatites A e B são importantes para prevenir essas doenças que podem causar danos ao fígado.
- Evite o contato com sangue e fluidos corporais: Medidas de higiene e segurança são importantes para prevenir a transmissão de hepatite C.
- Gerencie o estresse: O estresse pode afetar a saúde do fígado, portanto, procure formas saudáveis de lidar com ele, como a prática de atividades físicas e meditação.
Quer melhorar a sua saúde de uma maneira geral? Não de conhecer o Fignar gotas, um suplemento alimentar que pode trazer benefícios para a sua saúde.

Agora você já sabe quais são os sintomas de problemas no fígado
Através desse conteúdo buscamos apresentar os principais sintomas de problema no fígado para que você possa saber quando procurar um médico.
Lembre-se que é muito importante cuidar da sua saúde, por isso realize exames regularmente.
Continue lendo mais
16 opções de remédio caseiro para baixar a glicose
Quando a dor na lombar é preocupante?
Dor no umbigo: 12 principais causas
Micose de pele: 7 possíveis causas
O que é laringite, quais os sintomas e tratamento?
Colonoscopia: o que é e como se preparar?