março 2025
Leitura: 11 min.
O umbigo sangrando é uma condição bastante incomum, mas que pode estar associada a causas diversas, desde as mais simples até as mais complexas.
O fato é que se você estiver com um sangramento da região do umbigo é fundamental buscar por um atendimento médico profissional para passar por uma avaliação.
Para que você conheça as principais causas do umbigo sangrando, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
É normal ter o umbigo sangrando?
O umbigo sangrando é uma condição não muito comum e que se caracteriza pela perda de sangue na região umbilical.
Esse tipo de sangramento pode ser devido a uma lesão na pele localizada no orifício do umbigo, mas também pode ocorrer devido a uma lesão interna.
Portanto, dificilmente o sangramento no umbigo deverá ser tratado como algo normal. Dito isso é muito importante que você perceba os sintomas que possam vir acompanhados do sangramento no umbigo.
Esses sintomas podem incluir dores abdominais, febre, náuseas entre outras condições que contribuem para analisar a gravidade do seu quadro.
Independentemente disso, é importante consultar um médico e passar por uma avaliação completa ao perceber umbigo sangrando.
O que pode ser umbigo sangrando?
Como já comentado anteriormente, o umbigo sangrando pode ter origem desde causas mais simples, como lesões de pele, a casos mais complexos como infecções.
Saiba que a maioria das causas é tratável, e para que você possa conhecer melhor sobre cada uma delas preparamos uma lista:
Infecções
A nossa pele possui um próprio microbiana que ajuda no sistema imune protegendo nosso organismo contra o ataque de patógenos.
Entretanto, mudanças podem ocorrer em nosso organismo e facilitar a entrada de patógenos promovendo o crescimento de fungos e até mesmo bactérias.
Em especial, as bactérias dos gêneros staphylococcus e streptococcus, pois elas podem causar uma infecção chamada de celulite.
Já os fungos do gênero candida, são responsáveis por causar infecções como a candidíase que podem contaminar a boca, garganta, órgãos genitais e até mesmo a pele.
Os sintomas para essas infecções podem variar dependendo do organismo que causou a infecção, mas normalmente é possível que você note vermelhidão na pele ao redor do umbigo.
Além disso, a coceira também pode se fazer presente na região afetada. E em casos mais graves você poderá ser acometido por febre e vômito.
O tratamento geralmente consiste na limpeza da área contaminada e também na aplicação de medicamentos, podendo ser antibióticos ou antifúngicos dependendo do agente causador.
Cistos
Os cistos são bolsas de tecido cheias de fluidos que podem se desenvolver em qualquer região do nosso corpo inclusive no umbigo.
Os cistos epidermóides ocorrem quando um folículo capilar acaba ficando obstruído por conta do óleo ou sujeira.
Esses cistos também podem se desenvolver em decorrência de infecções e traumas causados na pele.
Cistos úracos, são menos comuns, entretanto podem causar umbigo sangrando, o úraco é uma estrutura que conecta o cordão umbilical à bexiga.
Geralmente ele desaparece após o nascimento, entretanto pode permanecer em algumas pessoas.
Os sintomas são diversos, mas pode ocorrer de você notar a presença de uma massa debaixo da pele e dor após urinar.
Os tratamentos variam dependendo do tamanho e da gravidade do cisto. Cistos pequenos tendem a desaparecer sem qualquer intervenção médica.
No entanto, um cisto infectado pode exigir tratamento com antibióticos, assim um médico pode precisar drenar ou remover cirurgicamente cistos grandes.
Endometriose umbilical primária
A endometriose ocorre principalmente quando o tecido que reveste o útero se espalha para partes fora do útero.
Quando atinge o umbigo, a endometriose pode causar umbigo sangrando de secreção escura num tom marrom-avermelhado.
Outros sintomas de endometriose podem incluir a presença de nódulos sob a pele, cólicas menstruais dolorosas, dor nas costas e na região pélvica, entre outros.
Embora não exista cura para endometriose, é possível controlar os sintomas com anticoncepcionais hormonais, analgésicos e até mesmo utilizando suplementos alimentares.
Onfalite
Logo após o nascimento do bebê o médico cortará o cordão umbilical, entretanto sabe-se que fica uma parte presa no umbigo, o que é chamado de coto umbilical.
Esse coto, normalmente seca e cai em até 15 dias, a ferida fica seca e fecha formando um umbigo.
Apesar de ser normal notar o umbigo sangrando no bebê durante o processo de cicatrização, sabe-se que a Onfalite, infecção no umbigo também pode ocorrer.
Os sintomas dessa infecção são sangramento no coto do cordão umbilical, letargia, má alimentação e febre.
O tratamento pode envolver o uso de antibióticos,além disso os pais deverão lavar e higienizar as a região mantendo-a limpa e seca.
Gravidez
O crescimento da região abdominal durante a gravidez para acomodar o feto pode fazer a pele próximo ao umbigo rasgar.
Pode ocorrer sangramento no umbigo voltado para fora se alguém o coçar acidentalmente. Além disso, usar roupas que friccionam o umbigo pode irritar a pele, o que pode causar vermelhidão, sensibilidade e sangramento.
Para evitar umbigo sangrando, é importante que as gestantes retirem piercings, mantenham a região limpa e seca e consultem um médico caso sintam náuseas, dores intensas e febre.
Piercing inflamado
Se você colocou um piercing recentemente, saiba que é comum que a jóia sangre um pouco principalmente durante os primeiros dias.
Além disso, o piercing no umbigo, leva cerca de 6 meses para cicatrizar completamente, e caso haja alguma intercorrência como uma batida ou engancha em algum local, você pode reabrir a ferida em processo de cicatrização.
Por isso, é importante ter cuidado até que ele cicatrize completamente, e caso reabra, é importante mandar mensagem para quem colocou o piercing e consultar com um dermatologista para evitar inflamações mais sérias.
Quando buscar um atendimento de urgência para umbigo sangrando?
Se você está com o umbigo sangrando e não sabe o motivo, saiba que é importante buscar o atendimento médico para uma avaliação, especialmente se o sangramento vier acompanhado de sintomas como:
- Febre
- Dor
- Ardência
- Inchaço
- Vermelhidão na região
- Pus
- Mau cheiro
- Entre outros…
O clínico geral, pode ser o profissional adequado para investigar a causa do umbigo sangrando em um primeiro momento, entretanto você poderá ser encaminhado para um especialista posteriormente.
Agora você já sabe o que pode ser umbigo sangrando
Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais causas do umbigo sangrando para que você saiba quando deve procurar um médico.
Lembre-se que é fundamental fazer exames de rotina para evitar surpresas como o umbigo sangrando.
Continue lendo mais
Massagem modeladora: Para que serve e quais os benefícios?
15 alimentos ricos em lipídios
Autoperdão: O que é e como buscá-lo?
Vinagre de maçã: Benefícios e 9 formas de usar
Treino para perder barriga: 12 opções para você
Manchas de leucemia: 7 causas principais