Nome de remédio de pressão: 12 opções de medicamento

janeiro 2025

Leitura: 13 min.

Saber qual é o remédio de pressão nome pode ajudar você a entender o funcionamento do medicamento e como age no controle e regulação da pressão.

A pressão alta é uma condição silenciosa e que pode colocar a saúde em risco a longo prazo, embora existam algumas medidas e hábitos que possamos modificar para reduzir a pressão, 

o uso de medicamentos ainda é uma das maneiras mais eficazes de mantê-la sob controle.

Portanto, se você deseja saber mais sobre anti-hipertensivos, e como se chamam, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.

Como funciona o remédio de pressão?

Antes de citarmos alguns remédios de pressão nomes, é importante entender que esses medicamentos também são conhecidos pelo nome de anti-hipertensivo.

Esses medicamentos atuam na redução e também no controle da pressão, pois a pressão alta é uma condição que pode causar complicações e colocar a saúde em risco.

Dentre as principais complicações, estão o infarto, a insuficiência cardíaca, angina, problemas renais ou derrame cerebral e outros.

Por isso, manter a pressão arterial sob controle é fundamental, e apesar de que a mudança em alguns hábitos como fazer atividade física e reduzir o consumo de sal podem ajudar no controle, os medicamentos são as medidas mais eficazes.

Para controlar a pressão existe  uma grande variedade de medicamentos que podem ser usados para  controlar a pressão alta, como diuréticos, bloqueadores adrenérgicos ou vasodilatadores, por exemplo.

Independentemente de qual você utilizar, é fundamental que eles sejam indicados pelo profissional de saúde, o cardiologista,

Isso porque apenas ele terá condições de realizar uma avaliação completa do seu histórico médico e de saúde para indicar os nomes de remédio para pressão alta, ou anti-hipertensivos para o seu tratamento.

Ainda, em alguns casos, esses remédios podem ser utilizados em combinação para aumentar a sua eficácia.

remédio de pressão

Classes de remédio para pressão

Conheça alguns nomes de remédio para pressão, e suas classes para conhecer como eles atuam no organismo. Confira abaixo algumas das principais classes:

  • Bloqueadores adrenérgicos: São medicamentos responsáveis por bloquear os efeitos da rede simpática, é essa porção do sistema nervoso autônomo que pode responder rapidamente ao esforço através do aumento da pressão arterial.
  • Inibidores da enzima de conversão da angiotensina: Os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) reduzem a pressão arterial em parte através da dilatação das arteríolas. 
  •  Bloqueadores dos receptores da angiotensina II (BRAs): são responsáveis por reduzirem a pressão arterial, funcionam através de um mecanismo similar ao utilizado por inibidores da enzima conversora da angiotensina.
  • Bloqueadores dos canais de cálcio: Atuam na promoção da da dilatação dar artérias podendo ter ação curta ou prolongada. 
  • Alfa-agonistas de ação central: Atuam reduzindo a tensão através de um mecanismo similar a dos bloqueadores adrenérgicos. 
  • Vasodilatadores diretos: É um tipo de medicamento que deve ser utilizado em conjunto com outro medicamento, pois sozinho não contribui para reduzir a pressão.
  • Diuréticos: Diuréticos podem fazer com que os vasos sanguíneos se alarguem (dilatem). Os diuréticos também ajudam os rins a eliminar sódio e água, diminuindo o volume de líquido pelo corpo e reduzindo, assim, a pressão arterial.

Todas essas classes podem compor o seu tratamento para reduzir a pressão arterial, por isso, ressaltamos a importância de consultar com um profissional de saúde para uma avaliação.

Conheça os nomes de remédio de pressão 

Agora que você já conhece o nome das classes de remédio de pressão, separamos os nomes dos medicamentos mais utilizados:

Furosemida

É o nome de remédio para pressão alta que é um diurético de alça, indicado para o tratamento da pressão alta leve a moderada ou crises hipertensivas.

Ele atua aumentando a eliminação de sódio, água e cloro pelos rins, além de causar dilatação de vasos sanguíneos, o que ajuda a baixar a pressão alta.

Hidroclorotiazida

Esse é um nome de remédio para pressão, o anti-hipertensivo, que também possui ação diurética.

Pois é um medicamento que atua proporcionando a eliminação de sal pela urina,  e diminuindo a quantidade de líquido nas veias e artérias.

Pertence à classe dos diuréticos tiazídicos,  e pode ser encontrado através do nome comercial de Clorana, Clorus ou Diurix. 

Benazepril

Benazepril é um remédio indicado para o tratamento da pressão alta ou da insuficiência renal crônica, pois age inibindo a produção de angiotensina.

Esse hormônio que causa estreitamento dos vasos sanguíneos e aumenta a pressão sanguínea, e desta forma normaliza a pressão arterial

É um medicamento que pode ser encontrado pelos nomes de remédio para pressão Lotensin.

Espironolactona

A espironolactona é um diurético poupador de potássio que aumenta a eliminação de sódio e água pelos rins, porém evitam que o potássio seja eliminado.

Isso pode ser importante para pessoas que têm um risco aumentado de ter baixo potássio no sangue.

A espironolactona pode ser encontrada em farmácias ou drogarias com os nomes Aldactone ou Diacqua.

Diltiazem

É o nome de remédio de pressão que pertence ao grupo das benzodiazepinas, um tipo de bloqueadores dos canais de cálcio. 

Sua ação dá-se ao nível dos canais lentos de cálcio das membranas celulares miocárdicas e da musculatura lisa dos vasos.

Clonidina

Esse é um medicamento alfa-agonista cuja ação se dá diretamente no cérebro nas áreas que controlam a pressão arterial.

Desse modo, ele pode promover o relaxamento dos vasos sanguíneos permitindo com que o sangue circule com mais facilidade, o que reduz a pressão alta. 

Idoso tomando remédio

Propranolol

O propranolol  é o nome de um remédio para pressão que é um beta-bloqueador adrenérgico, geralmente para pessoas jovens ou que tiveram ataque cardíaco, pois ajudam o coração a bater mais devagar e com menos força, o que diminui a pressão arterial. 

Além disso, esse remédio também ajuda a abrir as veias e artérias para melhorar o fluxo sanguíneo.

 Doxazosina

A doxazosina é um hipertensivo que é um alfa-bloqueador, assim como a Prazosina e Terazosina, que contribui para reduzir a pressão arterial.

Ou seja, impede que o hormônio norepinefrina aperte os músculos das paredes das artérias e veias, provocando o relaxamento dos vasos sanguíneos.

A doxazosina pode ser encontrada como remédio pressão alta nomes de Doxuran, Duomo ou Doxaprost, por exemplo.

Hidralazina

A hidralazina, é o nome de remédio para pressão assim como o minoxidil, esse medicamento possui ação vasodilatadora que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, evitando que se contraia.

O que faz com que o sangue circule de forma mais fácil pelos vasos e o coração não precise fazer muita força para bombear o sangue para o corpo, e por isso, ajudam a diminuir a pressão arterial. 

Anlodipino 

O anlodipino é um dos nomes de remédio para pressão que também é um bloqueador dos canais de cálcio que reduz a pressão arterial.

Desse modo, ele age impedindo que o cálcio entre nas células do coração e das artérias, além de permitir que os vasos sanguíneos relaxem e se abram. 

Enalapril

O enalapril é o nome de um remédio para pressão que atua como inibidor da enzima conversora da angiotensina (IECA) que impede que seja produzida angiotensina.

Desse modo, sua ação contribui para relaxar as veias e artérias e reduzir a pressão arterial, porém tem o efeito colateral de causar tosse seca.

Losartana

A losartana é o nome de um remédio para pressão que é um antagonista do receptor da angiotensina que reduz a pressão arterial.

Desse modo, ele é capaz de impedir os efeitos do hormônio angiotensina, porém sem causar tosse seca.

Agora você já conhece os nomes de remédio para pressão alta

Através desse conteúdo buscamos apresentar o nome de remédio para pressão também conhecidos como anti-hipertensivos para que você possa entender como eles agem no organismo.

Lembre-se que a pressão alta costuma ser uma doença silenciosa e apesar de não ter cura é possível realizar o controle com ajuda dos medicamentos.

Por isso é recomendável que você consiga manter os seus exames em dia para ter não ser surpresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap