abril 2024
Leitura: 10 min.
A Sola do pé descascando pode ser desconfortável e preocupante, principalmente quando não sabemos a causa. Essa condição não afeta somente a estética, como também a saúde dos pés, interferindo nas nossas tarefas diárias.
Por isso, através desse conteúdo vamos te mostrar as possíveis causas por trás do descascamento, desde condições dermatológicas até mesmo fatores ambientais e de estilo de vida.
Sumário
O que pode deixar a sola do pé descascando?
Sobretudo, há diversas causas que podem levar ao descascamento na sola dos pés, veja algumas:
1. Pele Ressecada
Primeiramente, a falta de hidratação contribui diretamente para a sola do pé descascando, principalmente se a pele estiver ressecada e com rachaduras. A desidratação leva à perda de elasticidade da pele, tornando-a mais suscetível a fissuras, calos e até mesmo infecções. Esses problemas trazem desconforto ao caminhar e ficar de pé, além do descascamento.
O que fazer em caso de falta de hidratação?
Beba água suficiente ao longo do dia para manter o seu corpo hidratado, ela vai ajudar a manter a pele saudável e elástica. Tente aplicar regularmente um creme hidratante com ureia na sola do pé, principalmente em dias frios, para prevenir o ressecamento e manter a pele macia e flexível. Além disso, use pedra pomes ou algum esfoliante suave para remover a pele morta e áspera da sola do pé, principalmente em áreas que tendem a formar calos.
2. Fricção Excessiva
A fricção em excesso contribui para o descascamento da sola do pé. Quando usamos calçados inadequados, realizamos atividades físicas intensas ou passamos longos períodos em pé, eles são submetidos ao atrito constante, tendo como resultado a irritação na pele e ao descascamento.
O que fazer?
Use sapatos que se ajustem corretamente aos seus pés e proporcionem apoio adequado. Se necessário, considere usar palmilhas ou almofadas para os pés para ajudar a redistribuir a pressão e reduzir a fricção durante a caminhada. Além disso, aplique regularmente um creme hidratante específico para a área dos pés, ele ajudará a reduzir o risco de descamação.
3. Infecções Fúngicas
Infecções fúngicas como o pé de atleta, podem deixar a sola do pé descascando. Essas infecções causadas por fungos se proliferam em ambientes úmidos, como chuveiros públicos, vestiários e piscinas. Os sintomas de pé de atleta incluem coceira intensa, vermelhidão e descamação da pele, bolhas ou fissuras e odor desagradável.
Como tratar infecções fúngicas nos pés?
Use cremes, pomadas ou sprays antifúngicos específicos para o pé de atleta. Lave os pés regularmente com água morna e sabão neutro e certifique-se de secar completamente os pés, principalmente entre os dedos. Além disso, opte por calçados que permitam a circulação de ar e evite andar descalço em locais públicos.
4. Dermatite deixa a sola do pé descascando?
A dermatite é uma condição inflamatória da pele que pode resultar de diferentes causas, incluindo irritações, reações alérgicas, exposição a substâncias irritantes, condições genéticas ou fatores ambientais. Além disso, a dermatite pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo a sola dos pés.
O que fazer em caso de dermatite?
Antes de tudo, tente identificar e evitar a substância ou o material que possam estar desencadeando a dermatite. Isso pode incluir tipos de calçados, produtos químicos ou materiais com os quais seus pés entram em contato regularmente. Mantenha a sola do pé bem hidratada com o uso regular de um creme ou loção hidratante para os pés. Se os sintomas da dermatite persistirem ou piorarem, consulte um médico dermatologista. Eles podem recomentar um plano de tratamento adequado, que poderá incluir medicamentos orais, tratamentos tópicos ou outras intervenções.
5. Hiperqueratose
A hiperqueratose é uma condição que tem como característica o espessamento excessivo da camada externa da pele, chamada queratina, na região plantar (sola) dos pés. Isso geralmente acontece como resultado de pressão ou atrito repetido sobre a pele, como usar sapatos apertados, calosidades ou caminhar descalço.
Como tratar a hiperqueratose?
Para tratar a hiperqueratose, use cremes ou loções específicas para amolecer a pele e facilitar a remoção das áreas de hiperqueratose. Esses produtos na maioria das vezes contém ureia, ácido salicílico ou ácido láctico na sua composição, que ajudam a suavizar a pele e reduzir o espessamento. Use uma pedra pomes ou uma lixa para suavizar as áreas espessas da pele após o banho, quando ela estiver mais macia.
6. Psoríase
A psoríase nos pés é uma condição crônica da pele que tem como característica a inflamação, descamação e vermelhidão. Ela pode afetar a sola do pé, os dedos e outras áreas ao redor.
Como tratar a psoríase?
Tratar a psoríase envolve uma abordagem multifacetada para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Portanto, mantenha a pele dos pés limpa e hidratada, use sabonetes suaves e sem fragrância durante o banho. O uso de cremes ou pomadas contendo corticosteroides tópicos pode ajudar a reduzir a inflamação e a irritação na pele afetada pela psoríase. Já em casos mais graves de psoríase, o médico poderá prescrever medicamentos sistêmicos, como retinoides, metotrexato, ciclosporina ou agentes biológicos para ajudar a controlar os sintomas.
7. Eczema
O eczema nos pés, também conhecido como eczema pediátrico ou eczema atópico, é uma condição inflamatória crônica da pele que pode afetar a sola, os lados e os dedos dos pés. Ele tem como característica a vermelhidão, coceira, descamação, fissuras e, em casos mais graves, formação de bolhas.
Como tratar a eczema?
O tratamento visa aliviar os sintomas e controlar a inflamação. Mantenha os pés limpos e secos, usando sabonetes suaves e sem fragrância durante o banho e seque cuidadosamente os pés, principalmente entre os dedos. O uso de cremes ou pomadas com corticosteroides poderá ajudar a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da eczema. Evite fatores que possam piorar os sintomas, como estresse, exposição excessiva ao sol, calor, suor e mudanças bruscas de temperatura. Além disso, se você tem eczema nos pés, é essencial consultar um dermatologista para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.
Agora que você já sabe o que deixa a sola do pé descascando
Por fim, esperamos que o nosso conteúdo tenha te ajudado a entender as possíveis causas que podem deixar a sola do pé descascando.
No entanto, lembre-se que se a descamação persistir ou piorar, é essencial procurar um médico ou profissional de saúde para identificar a condição e oferecer o tratamento adequado.
Continue lendo mais
Tremor muscular involuntário: O que pode ser?
Roda de exercício: como utilizar nos treinos
Dexametasona para que serve? Conheça agora!
Sintomas de infarto: Os 13 principais
Síndrome do ovário policístico: O que é e como tratar?
Frases de bem estar: 100 opções para a leitura