novembro 2022
Leitura: 27 min.
Uma mancha vermelha na pele podem surgir em decorrência dos mais variados fatores, na maioria das vezes são decorrentes de alergias comuns, não representam um perigo real.
Entretanto, nem sempre o diagnóstico é simples e pode ser um indício de doenças mais graves.
Por isso, é muito importante que o paciente consiga identificar quais sintomas estão acompanhados dessas manchas.
Pois eles podem ajudar o profissional de saúde a diagnosticar a patologia e encontrar o melhor tratamento.
Se você está com mancha vermelha na pele e não sabe a causa, não se desespere, pois preparamos um conteúdo justamente para que você saiba identificá-las.
Sumário
Por que surge mancha vermelha na pele?
A mancha vermelha na pele é um sintoma que surge por conta da dilatação dos vasos sanguíneos ou do extravasamento do sangue.
As alergias, a má circulação e também as batidas são os principais fatores que desencadeiam o aparecimento dessas manchas.
Entretanto, elas também podem estar associadas a problemas e doenças mais graves como infecções, psoríase, lúpus, catapora e até mesmo os diferentes tipos de câncer de pele.
Existem diferentes tipos de manchas na pele que podem ter seu aspecto bastante variável, desde lisas, ásperas, pequenas, grandes, vesiculares, rugosas, grandes, purulentas ou não.
Também se apresentam como manchas vermelhas na pele que coçam ou manchas vermelhas na pele que não coçam.
De uma maneira geral, o aspecto pode sim contribuir para que o médico encontre a causa e indique um tratamento adequado.
O que pode ser manchas vermelhas na pele?
Com coceira, ou sem coceira é bem provável que você se sinta incomodado com a presença de mancha vermelha na pele, e por isso deseja procurar um diagnóstico.
Embora as causas possam ser variadas, dois aspectos podem contribuir para identificar a causa de manchas vermelhas na pele:
- Aspecto da mancha
- Outros sintomas acompanhados ao aparecimento de manchas
Sabendo disso, apresentaremos 21 possíveis causas de mancha vermelha na pele.
Alergia
As alergias costumam ser a causa mais comum de mancha vermelha na pele, e geralmente elas são manchas vermelhas na pele que coçam.
Qualquer indivíduo pode ser acometido por alergias, portanto, também podem ser encontradas manchas vermelhas na pele do bebê, adultos e idosos.
Resultam da resposta imune exagerada do organismo ao entrar em contato com uma substância.
Os principais agentes causadores da alergia são pelos de animais ou ingestão de remédios, ou alimentos.
Informações importantes:
- Outros sintomas de alergia: Coceira, ardor, vermelhidão, pele sensível e ressecamento.
- Tipos de manchas: De tamanho médio, podendo ter coloração branca ou avermelhadas com ou sem a presença de líquido.
- Como tratar: Consultar um dermatologista ou um alergologista para iniciar o tratamento que deve ser realizado com antialérgicos como a Loratadina, corticosteróides, como a Prednisona. Podem ser diagnosticado por meio de teste de alergia.
Micose
Os fungos também podem ser responsáveis pelo aparecimento de mancha vermelha na pele que coçam, principalmente porque podem ultrapassar a camada da pele e causar uma infecção local que pode se espalhar para tecidos.
As micoses podem ser as mais variadas possíveis dependendo do seu agente causador.
Informações importantes:
- Outros sintomas de micose: Vermelhidão, coceira, pele sensível, ressecamento, descamação, formação de bolhas.
- Tipos de manchas: Presentes em qualquer parte do corpo, diferentes tamanhos de acordo com o tipo de doença, são encontradas em uma região delimitada e definida. Geralmente estão presentes em locais úmidos do corpo como virilhas, axilas, bolsa escrotal e entre os dedos dos pés.
- Como tratar: Antifúngicos geralmente em pomada, cremes ou géis, e até mesmo antibiótico.
Acne
A acne pode ser a causa de mancha vermelha na pele que não coçam na fase inflamatória, e deixam a pele com um aspecto áspero e pouco saudável.
Pois, elas ativam a produção de melanina e o resultado do processo inflamatório é a pigmentação avermelhada na pele.
Informações importantes:
- Outros sintomas de acne: Nódulos sobre a pele, vesículas com pus, dor em alguns casos.
- Tipos de manchas: Concentram-se no rosto, pois é a região mais oleosa do corpo, mas também podem aparecer nas costas, com espinhas tendo um aspecto mais rugoso, ou cicatrizes.
- Como tratar mancha vermelha na pele: Cremes e produtos de limpeza de pele são eficazes, mas o dermatologista também pode indicar antibióticos dependendo do caso.
Zika vírus
É uma arbovirose cuja transmissão se dá pelo mosquito Aedes Aegypti e o principal sintoma é o aparecimento de mancha vermelha na pele que coçam.
Informações importantes:
- Outros sintomas do Zika vírus: Coceiras pelo corpo, dores musculares e articulares, febre, fadiga, dor de cabeça e mal-estar em geral.
- Tipos de manchas: Pequenas pintas avermelhadas que geram coceira e aparecem primeiramente no rosto se espalhando pelo resto do corpo em horas ou dias.
- Como tratar mancha vermelha na pele: Para tratar o clínico geral ou infectologista pode indicar o uso de anti-histamínicos e remédios para dor local, repouso, dipirona ou paracetamol.
Rubéola
Se você avistou manchas vermelhas na pele do bebê ou das crianças, saiba que a rubéola é uma das infecções virais mais comuns na infância.
Ela é uma infecção com transmissão de uma pessoa a outra, geralmente pela emissão de gotículas das secreções respiratórias dos doentes.
Informações importantes:
- Outros sintomas da rubéola: Febre baixa, coriza e mal-estar
- Tipos de manchas: São pequenas, planas, podendo ser agrupadas e formar uma mancha maior, aparecimento ocorre primeiro no rosto começando atrás das orelhas e se espalhando pelo restante do corpo, duram cerca de 3 dias.
- Como tratar mancha vermelha na pele: Minimiza-se os sintomas através de medicamentos como paracetamol para a febre, antialérgicos e talco.
Catapora
Assim como a rubéola, também é uma infecção viral comum na criança e por isso pode ser o motivo de manchas vermelhas na pele do bebê.
A transmissão da catapora se dá pelo vírus da varicela-zóster, e o se dá pelo contato direto entre com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus.
Informações importantes:
- Outros sintomas da catapora: Fadiga, mal-estar, coceira, febre e perda de apetite
- Tipos de manchas: As características das manchas mudam de acordo com a fase. Na inicial são pequenas bolhas que coçam bastante e estão espalhadas por todo o corpo. Posteriormente, podem ser notadas como bolhas cheias de líquidos e estouram formando crostas.
- Como tratar mancha vermelha na pele: Repouso, paracetamol e iodopovidona, pois a doença tende a desaparecer em alguns dias.
Sarna
A sarna, ou a escabiose, é uma doença contagiosa causada por um ácaro que tem como principal sintoma a presença de manchas na pele que coçam muito e apresentam vermelhidão.
A transmissão ocorre por meio de objetos contaminados, como roupas, toalhas, lençóis e pelo contato direto com quem tem a doença.
Geralmente acomete regiões como as axilas, genitais, dedos da mão e punho.
Informações importantes:
- Outros sintomas de sarna: Úlceras e erupções cutâneas
- Tipos de manchas: Avermelhadas surgem principalmente nos dedos das mãos e dos pés, também podem aparecer nas axilas, e coçam muito à noite.
- Como tratar mancha vermelha na pele: Cremes e pomadas podem ser indicadas assim como o uso de remédio para verme como ivermectina.
Rosácea
A rosácea é uma condição dermatológica caracterizada por mancha vermelhas na pele do rosto causadas por uma inflamação crônica.
Essa condição é mais comum em pessoas de pele clara, e afeta milhares de pessoas ao redor do mundo.
As manchas podem permanecer de semanas a meses e desaparecer após um tempo.
Informações importantes:
- Outros sintomas de Rosácea: pele seca e sensível
- Tipos de manchas: manchas vermelhas que podem surgir nas bochechas, testa e nariz.
- Como tratar manchas vermelhas pelo corpo: Sabonetes e hidratantes auxiliam na diminuição dos sintomas.
Brotoeja
Brotoeja é uma dermatite inflamatória aguda causada pela obstrução dos ductos excretores das glândulas sudoríparas, o que impede a eliminação do suor.
As causas mais comuns são queimadura de sol, em um dia quente e úmido, com febre, ou como resultado de calor excessivo proveniente do excesso de roupas ou de um ambiente superaquecido.
Informações importantes:
- Outros sintomas de Brotoeja: Coceira, queimação, bolha e erupção cutânea.
- Tipos de manchas: Manchas pequenas vermelhas na pele, arredondadas, que causam ardor e coceira e que aparecem principalmente na região peitoral, coxas, rosto, pescoço e costas.
- Como tratar manchas vermelhas pelo corpo: Não existe tratamento específico, o ideal é manter a pele livre e fazer compressas frias.
Psoríase
A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, que se caracteriza pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, muitas vezes recobertas por escamas esbranquiçadas.
A causa dessa doença é desconhecida, mas ela pode estar relacionada com o histórico familiar.
Informações importantes:
- Outros sintomas de Psoríase: dores locais, dores nas articulações e rigidez, descamamento da pele
- Tipos de manchas: Vermelhas com o centro branco, secas, descascam e causam coceira, podendo vir a sangrar. São mais comuns em regiões como os cotovelos, joelhos, nádegas, couro cabeludo.
- Como tratar manchas vermelhas pelo corpo: Não tem cura, mas pode ser controlada com a ajuda de cremes hidratantes com vitamina D e retinol, e evitar a exposição solar.
Câncer de pele
É uma doença caracterizada pelo desenvolvimento anormal das células da pele. Dessa forma, ela pode apresentar manchas avermelhadas na pele.
Informações importantes:
- Outros sintomas de Câncer de pele: coceira, queimação, bolha e erupção cutânea.
- Tipos de manchas: as manchas são variáveis e dependem do tipo de câncer de pele que a pessoa possui. Geralmente são pequenas, apresentam formato irregular e podem aumentar ao longo do tempo, podendo sangrar também, em alguns casos.
- Como tratar manchas vermelhas pelo corpo: cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.
Dermatite atópica
É uma doença crônica e com influência genética que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de mancha vermelha na pele que coça.
Geralmente acomete crianças, mas também não é incomum em adultos.
Informações importantes:
- Outros sintomas de dermatite atópica: erupções, descamamento, secura de pele
- Tipos de manchas: Avermelhadas e que podem coçar bastante a noite e na presença de suor, podendo conter líquido e posteriormente uma crosta.
- Como tratar manchas vermelhas na pele: aplicação local de cremes e corticoides.
Má circulação
A má circulação sanguínea é caracterizada pela dificuldade do sangue passar pelas artérias, que podem ocasionar diversos sintomas, entre eles as manchas vermelhas na pele.
A má circulação pode ser um sintoma de sérios problemas de saúde como condições de saúde como veias varicosas, insuficiência venosa ou trombose venosa profunda.
Informações importantes:
- Outros sintomas de má circulação: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas, varizes, inchaços, rachaduras, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada.
- Tipos de manchas: avermelhadas ou amareladas
- Como tratar manchas vermelhas pelo corpo: deve ter avaliação médica de um angiologista que pode recomendar pomadas para aplicar no local da inflamação ou antibióticos orais. Nesse caso é importante evitar ficar muito tempo em pé ou sentado.
Sarampo
Também é uma infecção viral cuja transmissão se dá através do ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar.
Os primeiros sintomas aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição e infecção viral, sendo um deles a presença de mancha vermelha na pele.
Informações importantes:
- Outros sintomas de sarampo: Tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta e febre.
- Tipos de manchas: Pequenas avermelhadas, com uma leve elevação, não apresenta coceira e nem se espalha pelo corpo todo com rapidez. Surgem primeiro no rosto, posteriormente no tronco e braços.
- Como tratar manchas vermelhas pelo corpo: repouso, hidratação e uso de Paracetamol de acordo com recomendação do médico.
Erisipela
Infecção causada por Streptococcus pyogenes, uma bactéria que acomete a circulação linfática das pernas, penetrando na pele através de ferimentos, rachaduras ou lesões fúngicas comuns entre os dedos dos pés.
Essas bactérias acabam formando feridas na pele, e sua resistência a medicamentos pode ser um fator de risco.
Informações importantes:
- Outros sintomas de Erisipela: Febre alta, tremores, mal-estar; náuseas; vômitos.
- Tipos de manchas vermelhas com bordas elevadas e irregulares, que apresentam escurecimento da região afetada, com outros sintomas presentes 48 horas antes do aparecimento das manchas
- Como tratar mancha vermelha na pele: Baseia-se no uso de antibióticos, e até mesmo internação do paciente.
Líquen plano
O líquen plano é inflamação na pele que causa mancha vermelha na pele que coçam, cujas causas não são totalmente conhecidas.
Entretanto, sabe-se que fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como hepatite C, estresse ou uso de remédios antimaláricos, anti-inflamatórios não esteroides ou diuréticos tiazídicos.
Informações importantes:
- Outros sintomas de Líquen plano: dor, coloração vermelha ou roxa, manchas brancas, ardência e coceira intensa.
- Tipos de manchas pequenas placas vermelhas ou arroxeadas na pele, de superfície brilhante coberta por listras brancas finas, sendo mais comum de surgir no pulso, tornozelo ou na região lombar nas costas e que coçam.
- Como tratar manchas vermelhas pelo corpo: pode-se utilizar antialérgicos e corticóides na forma de pomada ou comprimido, conforme receitado pelo dermatologista.
Esclerodermia cutânea
A esclerodermia é uma doença autoimune crônica em que há produção excessiva de colágeno, levando ao surgimento dos sintomas na pele.
Ela também pode afetar alguns órgãos internos, como pulmões e coração, ou as articulações, músculos e vasos sanguíneos.
Informações importantes:
- Outros sintomas de esclerodermia cutânea: enrijecimento da pele, dor nas articulações, reação exagerada ao frio (doença de Raynaud) e azia.
- Tipos de manchas uma ou mais manchas vermelhas, que podem se tornar endurecidas e brancas no centro, com as bordas avermelhadas. Com o tempo, as manchas podem se tornar mais escurecidas.
- Como tratar manchas vermelhas pelo corpo: corticoides na forma de pomada ou comprimidos, receitados pelo dermatologista.
Picadas de insetos
A picada de insetos pode causar erupções cutâneas, pois após a picada o indivíduo está sujeito a sofrer uma reação alérgica.
As picadas mais comuns de causar manchas vermelhas na pele são de mosquitos, aranhas, formigas, pulgas, moscas e vespas.
Informações importantes:
- Outros sintomas de picadas de insetos: podem variar e incluir coceira, febre, náuseas e sensação de mal-estar.
- Tipos de manchas: manchas pequenas e protuberantes, avermelhadas.
- Como tratar manchas vermelhas na pele: Na maioria dos casos, desaparecem por conta própria, no entanto no caso de reações alérgicas intensas é indicado procurar um especialista.
Lúpus
É uma doença autoimune, ou seja, onde o próprio organismo ataca as células, que se caracteriza pela presença de manchas vermelhas na pele e nos órgãos.
Informações importantes:
- Outros sintomas de Lúpus: Fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre.
- Tipos de manchas: As manchas são avermelhadas, planas ou elevadas, podem estar espalhadas por qualquer parte do corpo, e são mais frequentes nas regiões expostas a luz solar como rosto, braços, orelhas e colo.
- Como tratar manchas vermelhas pelo corpo: Corticoides e imunossupressores orientados pelo médico.
Leucemia
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida.
Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.
E portanto, a coagulação do sangue faz com que surja mancha vermelha na pele.
Informações importantes:
- Outros sintomas de picadas de leucemia: Febre inexplicável, sensação de fraqueza, perda de apetite, perda de peso inexplicável, sangramentos e hematomas que aparecem com facilidade e sangramentos nasais e dificuldade para respirar.
- Tipos de manchas: São pequenas manchas avermelhadas semelhantes a hematomas e indolores.
- Como tratar manchas vermelhas pelo corpo: Quimioterapia, transplante de medula
Hematomas
Geralmente ocorrem depois de uma batida ou impacto, no início podem aparecer manchas avermelhadas, e posteriormente roxas e amarelas por conta da coagulação sanguínea.
Informações importantes:
- Outros sintomas de picadas de hematomas: Dor ao bater ou ao encostar na mancha.
- Tipos de manchas: Podem variar de tamanho dependendo do local atingindo, primeiramente são avermelhadas e posteriormente podem modificar a coloração
- Como tratar manchas vermelhas pelo corpo: Elas desaparecem sozinhas se não estiverem associadas com nenhuma doença.
Já sabe o motivo da sua mancha vermelha na pele?
Nesse artigo, apresentamos as principais causas de mancha vermelha na pele para que você possa identificar as potenciais causas das manchas observadas no seu corpo.
Não esqueça que é muito importante consultar um médico para confirmar o diagnóstico e por fim procurar o tratamento correto.
Continue lendo mais
Como usar fio dental corretamente? Siga o passo a passo
Suco detox: 10 melhores receitas para secar a barriga
150 nomes femininos 2023 para usar atualmente
Profenid: O que é e para que serve?
Remédio para dor no joelho: 11 opções para aliviar a dor
Chá de tília: Descubra para que serve e como fazer