outubro 2022
Leitura: 22 min.
Existem diversas opções de remédio para verme, e para escolher aquela que oferece um tratamento eficaz é preciso saber qual é o parasita responsável pela infecção.
Felizmente, alguns medicamentos são de amplo espectro e contribuem para facilitar a tomada decisão do médico e também do paciente.
Pois eles possuem substâncias e compostos químicos eficazes para o combate de mais de uma espécie de parasita.
Ou seja, eles podem combater mais de uma parasitose, desde que você siga as orientações médicas respeitando a dosagem e também a duração correta para o tratamento.
Se você ainda não conhece as principais opções de remédio para verme e quais parasitas eles ajudam a combater, nesse artigo fizemos uma lista com as principais.
Sumário
Qual melhor remédio para verme?
Se você está suspeitando de uma infecção parasitária por vermes intestinais e quer saber qual o melhor remédio para verme para iniciar seu tratamento, saiba que uma boa parte dos medicamentos oferece ação de amplo espectro.
Isso quer dizer que elas são capazes de eliminar mais de uma espécie, ou tipo, de agente causador das principais doenças parasitárias.
Ou seja, você pode ter mais de uma opção de remédio para verme para iniciar o seu tratamento, e a melhor opção é uma escolha bastante pessoal.
Como saber se estou com verme e preciso de remédio?
Para confirmar o seu diagnóstico de parasitose é preciso consultar um médico clínico geral ou um gastroenterologista, no caso de crianças e bebês a consulta deve ser feita com o pediatra.
O diagnóstico de parasitoses é feito avaliando os principais sintomas do paciente e também através de exame de fezes.
Através de uma amostra desse material é possível detectar se há a presença de um parasita e também fazer sua identificação.
Assim o médico pode definir qual melhor remédio para verme em cada caso clínico.
14 opções de remédio para verme humano
Conheça quais são as opções de remédio para verme infantil e adulto, quais são as suas indicações e como é feito o tratamento.
Albendazol
Remédio para verme humano que é um anti-helmíntico que pertence à classe dos benzimidazólicos.
Bastante conhecido e utilizado, pois é um medicamento de amplo espectro, portanto irá tratar várias espécies de vermes.
Sua ação consiste em degenerar as estruturas das células e tecidos dos vermes e protozoários, causando a morte destes parasitas.
Nomes comuns: Zentel, Zolben, Parasin, Albel, Mebenix e Albentel.
Para que serve albendazol: É um medicamento utilizado principalmente para combater as principais parasitoses intestinais, como Ascaridíase, Tricocefalíase, Enterobíase (oxiuríase), Ancilostomíase, Estrongiloidíase, Teníase e Giardíase.
Como tomar: Geralmente é indicado o uso de albendazol 400 mg, para o tratamento de albendazol dose única, para tratar Ascaris lumbricoides.
Para o tratamento de Estrongiloidíase e Teníase, pode ser necessário o uso por 3 dias, e para Giardíase 5 dias.
Efeitos colaterais: dor abdominal, dor de cabeça, vertigem, enjôo, vômito, diarréia, urticária e elevações dos níveis de algumas enzimas do fígado.
Secnidazol
Remédio para verme que tem ação direta no DNA de protozoários, levando-os à morte. Este remédio deve ser ingerido com um pouco de líquido, de preferência após o jantar.
Nomes comuns: Deprozol (Aché); Secnaxidol (EMS); Secni-Plus (FMQ); Secnizol (UCI-Farma)
Para que serve Secnidazol: É muito utilizado para o tratamento de Amebíase e Giardíase.
Como tomar: Geralmente a dose recomendada é de 30 mg por kg de peso, em dose única, com dose máxima de 2 g, para o tratamento da amebíase intestinal ou giardíase.
Para a amebíase hepática, o tratamento pode variar de 5 a 7 dias, conforme orientação médica.
Efeitos colaterais: enjoo, dor no estômago, alteração do paladar, inflamação da língua e da mucosa da boca, diminuição do número de glóbulos brancos do sangue e tontura.
Mebendazol
É um remédio para verme anti-helmíntico que pertence à classe dos benzimidazólicos, e é um medicamento de amplo espectro.
Ou seja, remédio para todo tipo de verme, pois destrói as funções das células responsáveis pela energia dos parasitas.
Nomes comuns: Pantelmin, Licor de Cacau Xavier, Necamin e Multielmin.
Para que serve Mebendazol: Eliminar os principais parasitas como Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Ancylostoma caninum, Ancylostoma brasiliense,Trichuris trichiura, Toxocara canis, Giardia lamblia, Taenia spp. e Echinococcus granulosus.
Como tomar: a dose recomendada, conforme a bula, é de 100 mg, 2 vezes ao dia, por 3 dias, ou conforme orientação do médico, para adultos e crianças acima de 2 anos.
Efeitos colaterais: dor de cabeça, tontura, queda de cabelo, desconforto abdominal, diarréia, febre, vermelhidão na pele, alterações nas células sanguíneas.
Levamisol
O levamisol é um anti-helmíntico com ação rápida e que paralisa a musculatura do verme dentro de segundos de contato ao agir diretamente nos gânglios nervosos do nematoide.
Nomes comuns: Ascaridil
Para que serve levamisol: Utilizado para eliminar o parasita Ascaris lumbricoides.
Como tomar: É um remédio para verme dose única e a dose indicada é a ingestão de 1 comprimido de 150 mg para adultos e crianças acima de 7 anos.
Efeitos colaterais: náuseas, vômitos, diarreia e cólicas abdominais.
Ivermectina
É um remédio para verme anti-helmíntico semissintético, agindo também contra parasitas não intestinais, como piolho e sarna.
Nomes comuns: Ivermec, Iverneo, Leverctin, Revectina, Plurimec e Vermectil.
Para que serve Ivermectina: Possui ação eficaz contra Strongyloides stercoralis, Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Trichuris trichiura, Onchocerca volvulus, Pediculus humanus capitis (piolho), Sarcoptes scabiei (sarna) e Wuchereria bancrofti.
Como tomar: a dose recomendada é de 200 mcg por kg de peso, em dose única, ou conforme indicação médica, para adultos e crianças com mais de 15 kg de peso.
Efeitos colaterais: diarreia, enjoo, vômito, fraqueza, dor abdominal, falta de apetite, prisão de ventre, tontura, sono excessivo, tremor, urticária.
Nitazoxanida
Remédio para verme de amplo espectro, com ação muito eficaz para diferentes tipos de vermes e protozoários.
Pois atua inibindo ação enzimática nas células que são indispensáveis à vida dos parasitas,
Nomes comuns: Annita, remédio de verme Annita
Para que serve Nitazoxanida: ação contra os parasitas como Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercolaris, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Trichuris trichiura, Taenia sp, Hymenolepis nana; Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Cryptosporidium parvum, Blastocistis hominis, Balantidium coli e Isospora belli.
Como tomar: Tomar a dose de 500mg, de 12 em 12 horas, por 3 dias, conforme a bula ou orientação médica.
Em crianças acima de 1 ano é de 0,375 mL (7,5 mg) da solução oral por kg de peso, de 12 em 12 horas, por 3 dias, conforme orientação do pediatra.
Efeitos colaterais: urina de cor esverdeada, cólicas, dor abdominal, diarreia, enjoo, vômito, dor de cabeça,.
Piperazina
É um remédio para verme anti-helmíntico que bloqueia a resposta muscular do parasita, paralisando-o e facilitando sua eliminação ainda vivo através das fezes.
Nomes comuns: Não informado.
Para que serve Piperazina: Combate de parasita da Ascaridíase, causada por Ascaris lumbricoides, e Enterobíase (oxiuríase), causada por Enterobius vermicularis.
Como tomar: Para o tratamento da Enterobíase é indicada a dosagem de 65 mg por kg de peso, por dia, durante 7 dias, para adultos e crianças.
No caso da Ascaridíase, a dose é de 3,5 g, por 2 dias, para adultos e 75 mg por kg de peso, por 2 dias, para crianças.
Efeitos colaterais: Enjoo, vômitos, diarreia, dor abdominal, vermelhidão, urticária e tontura.
Pirantel
É remédio para verme anti-helmíntico que age paralisando os vermes, facilitando para que eles sejam expelidos vivos pelos movimentos intestinais,
Nomes comuns: Combantrin e Ascarical
Para que serve Pirantel:Útil para o combate de parasitas como Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Ancylostoma duodenale e Necator americanus.
Como tomar: De acordo com a bula é de 10 a 11 mg por kg de peso, com dose máxima de 1 g, em dose única, para adultos e crianças.
Para garantir a eficácia do tratamento contra a Enterobíase, pode-se repetir a dose após 2 semanas.
Efeitos colaterais: falta de apetite, cólicas e dor abdominal, náuseas, vômitos, tonturas, sonolência e dor de cabeça.
Tiabendazol
Remédio para verme com ação semelhante ao albendazol e do mebendazol, é um anti-helmíntico que atua na eliminação de larvas.
Nomes comuns: Thiaben, Tiadol, Micosbel,Tiaplex,Dazotil e Foldan
Para que serve Tiabendazol: Eliminar parásitas como Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Strongyloides stercoralis, Trichuris trichiura, Ancylostoma duodenale, Ancylostoma brasiliense, Toxocara canis e Echinococcus granulosus.
Como tomar: Ingerir a dose de 50 mg para cada kg de peso (máximo de 3 g), dividida em duas doses, para adultos e crianças, podendo ser necessários vários dias de tratamento para eliminar a Larva migrans visceral.
Efeitos colaterais: enjoo, vômitos, secura na boca, diarreia, perda de peso, fraqueza, dor no estômago, dor abdominal, cansaço e tontura.
Metronidazol
É um antibiótico utilizado no tratamento contra diversas doenças bacterianas, e que possui uma ótima ação contra protozoários.
Pois, agem diretamente no DNA desses agentes causando a sua morte.
Nomes comuns: Flagyl, Helmizol, Neo Metrodazol, Terconazol, Rozex.
Para que serve Metronidazol: Tratamento contra Giardia lamblia, Entamoeba histolytica, Gardnerella vaginalis e Trichomonas vaginalis.
Como tomar: Para tratar a Giardíase tomar 250 mg, 3 vezes ao dia, por 5 dias.
Enquanto que, para tratar a Amebíase, é recomendado tomar 500 mg, 4 vezes ao dia, por 5 dias a 10 dias, o que deve ser orientado pelo médico.
Efeitos colaterais: dor abdominal, enjoo, vômito, diarreia, mucosite oral, alterações no paladar como gosto metálico, tontura, dor de cabeça e urticária.
Praziquantel
É um remédio para verme antiparasitário que atua causando paralisia do verme, que é morto em seguida pela resposta imune do organismo.
Nomes comuns: Cisticid e Cestox.
Para que serve Praziquantel: Atua na eliminação de parasitas como Taenia saginata, Taenia solium, Schistosoma mansoni e Hymenolepis nana.
Como tomar: Para o tratamento da Esquistossomose de adultos e crianças acima de 4 anos, são orientadas 2 a 3 doses de 20 mg por kg de peso, num único dia.
Para tratar a Teníase, recomenda-se 5 a 10 mg por kg de peso, em dose única e para a Cisticercose, 50 mg/kg ao dia, dividido em 3 doses diárias, durante 14 dias.
Efeitos colaterais: dor abdominal, enjoo, vômitos, dor de cabeça, tontura, sonolência, fraqueza e urticária.
Cambendazol
Possui um menor espectro de ação em comparação a outros medicamentos.
Nomes comuns: Cambem, enquanto a associação de cambendazol com mebendazol é encontrada com o nome de Exelmin.
Para que serve Cambendazol: Este fármaco é eficaz no combate contra Ancylostoma brasiliense, Ancylostoma caninum, Toxocara canis e Strongyloides stercoralis.
Como tomar: adultos e crianças acima de 12 anos devem ingerir 360 mg em uma única dose, e adultos devem repetir o tratamento após 10 dias.
Enquanto crianças 2 a 6 anos devem tomar 60 mg em dose única, e crianças de 7 a 12 anos devem tomar 120 mg em única tomada.
Efeitos Colaterais: dor abdominal, náuseas, diarreia, vômitos, flatulência, anorexia, tontura, sonolência e dor de cabeça.
Niclosamida
A niclosamida é um remédio para verme anti-helmíntico com espectro reduzido, porém eficaz contra determinados tipos de parasitas, como as solitárias.
Nomes comuns: Atenase.
Para que serve Niclosamida: Tratamento contra a Taenia solium, Taenia saginata e Hymenolepis nana.
Como tomar: Para o tratamento da teníase adultos e crianças com mais de 8 anos deve ingerir 4 comprimidos em dose única
Crianças entre 2 e 8 anos devem ingerir 2 comprimidos em dose única enquanto crianças menores de 2 anos devem ingerir apenas 1 comprimido
Para o tratamento da Himenopeliase adultos e crianças com mais de 8 anos deve ingerir 1 comprimido por dia por 6 dias.
Crianças entre 2 e 8 anos devem ingerir 1 comprimido por 6 dias e o tratamento não é indicado para crianças menores de 2 anos.
Efeitos colaterais mais comuns são: náuseas, vômito, dor abdominal, diarreia, dor de cabeça e sabor amargo na boca.
Oxamniquina
O oxamniquina é um anti-helmíntico indicado especificamente para o tratamento da Esquistossomose
Nomes comuns:Mansil.
Para que serve Oxamniquina: Eliminar o helminto Schistosoma mansoni.
Como tomar: Ingerir 15 mg por kg de peso corporal, em dose única. 20 mg por kg de peso corporal, divididos em 2 doses tomadas no mesmo dia, com intervalo de 3 a 8 horas entre elas.
Efeitos colaterais: náuseas, vômito, dor abdominal e diarreia.
Qual melhor horário para tomar remédio para verme?
A maioria dos medicamentos não exigem alguma regra ou receita especial para a ingestão do medicamento.
Muitos indicam realizar o tratamento após o jantar ou então antes de dormir para minimizar os sintomas.
Por isso, converse com o seu médico e pergunte se é preciso fazer o uso do medicamento em um horário específico.
Para aqueles tratamentos cujo remédio para verme não são doses únicas, deve-se respeitar o intervalo entre as doses.
Cuidados e contraindicações no uso de remédio para verme
Esteja atento ao administrar remédio para verme em crianças, pois elas costumam ser mais sensíveis a esse tipo de tratamento.
E apesar de termos apresentado algumas opções de remédio para verme infantil, crianças menores de 2 anos não devem utilizá-los sem acompanhamento médico.
É fundamental consultar um pediatra antes de medicar qualquer criança para evitar os perigos da automedicação.
Gestantes e mulheres em período de amamentação também devem ser medicadas apenas sob orientação médica, pois alguns medicamentos podem ser perigosos.
Evite também fazer o uso de remédio para verme caseiros, pois não há comprovação científica de que eles realmente funcionam.
É recomendado que toda a família realize o tratamento com antiparasitários indicado pelo médico, mesmo que não existam sinais e sintomas aparentes, pois assim é possível prevenir o contágio.
Agora você já pode iniciar o seu tratamento com remédio para verme
Trouxemos uma lista com 14 opções de remédio para verme para você conhecer e utilizar no seu tratamento.
Lembre-se que nenhum autodiagnóstico deve substituir a consulta com um especialista e que mesmo os medicamentos de amplo espectro devem seguir a orientação médica.
Por isso, não deixe de consultar com um especialista para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.
Continue lendo mais
Saxenda: O que é e para que serve?
Alergia a ácaros: O que fazer?
Lipoma: O que é e como tratar?
Dislexia sintomas: Conheça os principais
6 Receitas de Chá Caseiro para Infecção Urinária
Candidíase: Sintomas e tratamento