julho 2024
Leitura: 26 min.
Os sintomas de gravidez são diferentes em cada mulher, pois cada organismo pode reagir de uma maneira diferente.
Enquanto algumas mulheres podem sentir sintomas mais comuns como enjoos, sono excessivo, outras podem começar sentindo dores nas costas ou dores nas mamas, por exemplo, que podem ser confundidos com o as dores sentidas no período menstrual.
Ou seja, é importante conhecer quais são os primeiros sintomas, para saber identificar uma possível gravidez e então passar para as próximas etapas, que é realizar o teste de farmácia e marcar uma consulta com seu ginecologista.
Por isso, preparamos um conteúdo completo para que você possa reconhecer todos os sintomas de gravidez em cada estágio.
Sumário
Com quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez?
Para cada mulher os sintomas de gravidez podem ser percebidos em períodos diferentes, pois eles podem se manifestar em diferentes intensidades.
Diferentemente do que muitas pessoas possam acreditar, não há como detectar sintomas de gravidez nos primeiros dias de fecundação, e sim apenas após a implantação do embrião no útero.
Isso significa que aproximadamente duas semanas após a relação sexual ter ocorrido, e até a 13ª semana de gestão é quando o organismo passa a se preparar para os próximos estágios, e sofrer mudanças hormonais.
É nesse período que começam surgir os primeiros sintomas de gravidez, ou seja, a partir da 2ª semana após a relação sexual.
Ainda podemos traçar um panorama de que:
- Na 3ª semana após a fecundação cerca de 50% das gestantes já terão notado algum sinal ou sintoma de gravidez.
- Na 4ª semana após a fecundação , cerca de 70% das gestantes já terão notado algum sinal ou sintoma de gravidez.
- Na 6ª semana após a fecundação, cerca de 90% das gestantes já terão notado algum sinal ou sintoma de gravidez.
Independente dos sintomas de gravidez, os testes costumam ser bastantes precisos para detectar a gravidez principalmente após o atraso menstrual, existem muitas marcas no mercado.
Primeiros sintomas de gravidez
Se você está curioso para saber quais os sintomas de gravidez, iremos apresentar nesse conteúdo os sintomas mais comuns no início da gravidez de semana a semana.
Sangramento vaginal – 3ª a 4 semana de gravidez
Embora muitas pessoas acham que o primeiro sintoma de gravidez seja o atraso menstrual, o sangramento vaginal pode ocorrer em alguns casos e inclusive ele pode ser confundido com uma menstruação curta.
Apesar de que algumas mulheres não apresentam esse sintoma, ou não o reconhecem como sintoma de gravidez, ele acontece durante a implantação do óvulo no útero.
Ou seja, entre a segunda semana após a relação sexual, esse processo se chama nidação, e pode causar um sangramento uterino.
Apesar de semelhante a menstruação, pois ele pode vir acompanhado de cólica abdominal, e ocorrer próximo a época de menstruação ele costuma ser mais fraco, e apresentando uma cor desde um vermelho-escuro até um corrimento levemente rosado e pouco espesso.
Portanto é importante ficar de olho nesse tipo de sangramento, principalmente se você estiver tentando engravidar, pois ele pode ser um dos sintomas de gravidez.
- Frequência: Comum, mas pode passar despercebido por se assemelhar a menstruação.
- Quando surge: Entre a 3ª e a 4ª semana de gestação.
- Duração: 2 a 3 dias.
Atraso menstrual – 4ª semana de gravidez
Esse é um dos sintomas de gravidez mais comuns e perceptíveis. Se você estiver grávida você vai passar por esse sintoma, pois toda grávida passa por atraso menstrual.
Por isso, se você está pensando “não tenho sintomas de gravidez mas a menstruação está atrasada” desconfie, pois esse é um dos principais sintomas de gravidez.
Entretanto, é preciso compreender que nem todo atraso menstrual pode ser um indício de gravidez, pois ele pode decorrer de estresse, ansiedade e até mesmo doenças uterinas.
Portanto, antes de comemorar a gravidez, é indicado que você faça um teste, como o teste Clear Blue, pois eles são capazes de detectar uma gravidez a partir do primeiro dia de atraso da menstruação.
É importante notar também que fora o processo de nidação, sangramentos durante a gravidez não podem ser considerados comuns, e por isso não devem ser tratados com descaso, uma vez que podem representar risco de aborto.
- Frequência: 100% dos casos.
- Quando surge: A partir da 4ª semana de gravidez.
- Duração: Ao longo da gravidez.
Cólicas abdominais – 4ª e 5ª semana de gravidez
As cólicas abdominais são sintomas de gravidez comuns, e causam algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais, ou até mesmo uma sensação de peso e desconforto.
Por isso, assim como o sangramento vaginal elas podem ser confundidas com o início do período menstrual, principalmente quando ambos ocorrem concomitantemente.
Desse modo, pode-se dizer que é normal ter cólicas na gravidez principalmente no primeiro trimestre, pois elas acompanham o início das alterações hormonais e também o crescimento do útero após a implantação do óvulo.
E não estranhe caso esse sintoma surja nos segundo ou terceiro trimestre de gestação, pois ele é decorrente das mudanças que estão acontecendo no seu corpo.
- Frequência: Comum.
- Quando surge: A partir da 4ª semana de gravidez.
- Duração: Pode ocorrer no 1°, 2° ou 3° trimestre de gestação.
Dor nas mamas – 5ª semana
Um dos sintomas de gravidez que costuma confundir as mulheres durante o período gestacional é a dor nas mamas, pois elas também ocorrem durante o período menstrual.
Apesar disso, com o avanço da gravidez é possível que você note cada vez mais sintomas atípicos de menstruação.
A dor nas mamas é bem semelhante à dor que precede a menstruação podendo gerar desconforto ao mínimo ato de tocar nos seios ou vestir um sutiã pode ser bastante incômodo.
Esse pode ser também um dos primeiros sintomas de gravidez a ser notado caso ainda não tenha ocorrido o atraso menstrual, ou em mulheres que tenham períodos menstruais irregulares.
- Frequência: Comum.
- Quando surge: A partir da 5ª semana de gravidez.
- Duração: Mais comum no 1° trimestre, mas pode durar até o final da gestação.
Dores nas costas – 5ª semana de gestação
Embora seja mais comum ao final da gestação, algumas mulheres podem desenvolver este tipo de dor logo desde o início da gravidez, estando relacionada com as alterações que acontecem no corpo da mulher para receber o bebê.
A dor nas costas gestacional pode ser confundida com uma cólica abdominal, e por isso pode ser confundida com o período que antecede a menstruação.
Entretanto, com o atraso menstrual é possível relacionar os sintomas e saber que se trata de uma gravidez.
- Frequência: Comum.
- Quando surge: A partir da 5ª semana de gravidez.
- Duração: Até o final da gestação.
Aumento do tamanho das mamas – 5ª semana
A sensação de inchaço nas mamas também é um sintoma comum na gravidez, que é decorrente das alterações hormonais e o desenvolvimento das glândulas mamárias para a amamentação.
As mamas também podem mudar de aparência durante esse período, onde pode haver escurecimento dos mamilos, aparecimento de veias ao redor dos seios, e até mesmo surgimento de pequenos nódulos nas auréolas.
É comum que o crescimento apareça logo depois da sensibilidade nas mamas, e essas alterações costumam perdurar até o fim da amamentação.
Entretanto, caso você note alterações como crescimento unilateral(de apenas uma mama), aparecimento de secreções, é preciso consultar com um mastologista, pois esses podem ser sinais do câncer de mama.
- Frequência: Comum.
- Quando surge: A partir da 5ª semana de gravidez.
- Duração: Até o final da amamentação.
Náusea e vômitos – 5ª a 6ª semana de gravidez
As náuseas e vômitos são os sintomas de gravidez mais comuns, cerca de 70% das gestantes são acometidas por enjoos no primeiro trimestre de gestação.
São mais comuns a partir da 6ª semana de gestação, entretanto podem surgir antes, e costumam variar bastante em intensidade.
Alguns enjoos podem ser leves, enquanto outros podem ser tão intensos onde a grávida não conseguirá fazer a ingestão de alimento, nesses casos é preciso acompanhamento com profissional de saúde.
Os enjoos costumam ter fim no primeiro trimestre de gravidez, mas também podem prolongar-se para o período inicial do segundo trimestre.
- Frequência: Comum.
- Quando surge: A partir do 1º trimestre de gravidez.
- Duração: Até o 2° trimestre de gestão.
Salivação excessiva (sialorreia) – 5ª a 6ª semana de gravidez
Embora seja um dos sintomas de gravidez comum, ele não é tão perceptível a não ser que a grávida perceba junto com o aparecimento das náuseas e enjoo.
O aumento da produção de saliva se dá por influência hormonal ou por diminuição da deglutição da saliva devido aos enjoos.
É comum que esse sintoma desapareça logo após o primeiro trimestre de gravidez, entretanto, não é incomum que ele perdure até o final da gestão.
- Frequência: Comum
- Quando surge: Entre a 5ª a 6ª semana.
- Duração: Até o fim do 1º trimestre ou final da gestação.
Constipação intestinal – 5ª a 6ª semana de gravidez
A constipação intestinal pode estar associada a diversos fatores, desde a alimentação até o aparecimento de doenças.
Entretanto, ela é um dos principais sintomas de gravidez, pois o intestino pode sofrer redução da capacidade de contrair, uma vez que a progesterona, um dos principais hormônios da gravidez faz com que os órgãos ou tecidos dos corpo fiquem mais frouxos.
Desse modo, a grávida pode ter dificuldade em manter o trânsito intestinal normal e com isso enfrentar a prisão de ventre.
- Frequência: comum.
- Quando surge: geralmente na 5ª a 6ª semana.
- Duração: Mais comum durar até o primeiro trimestre, entretanto pode perdurar.
Barriga inchada – 5ª e 6ª semana
O inchaço abdominal, é um dos sintomas de gravidez que também pode ser facilmente confundido com os sintomas pré-menstruais.
Ele ocorre geralmente por conta da preparação do corpo e mudanças hormonais para expandir o útero.
Portanto, é comum observar uma leve saliência abdominal durante as primeiras semanas de gravidez.
- Frequência: comum.
- Quando surge: por volta da 5ª a 6ª semana.
- Duração: Ao longo da gravidez.
Cansaço e sono excessivo – 5ª a 6ª semana
O sono excessivo acompanhado de um cansaço fora do comum são sintomas de gravidez, por isso é preciso estar atento se você estiver se sentindo cansada com uma maior frequência.
O cansaço está relacionado principalmente com as alterações hormonais que surgem durante a gravidez, principalmente da progesterona que age no sistema nervoso central, respiratório e cardiovascular.
O cansaço é um sintoma comum de início da gravidez, e que costuma desaparecer com a aproximação do segundo trimestre de gestação, entretanto ele retorna ao final da gravidez, quando o bebê já está grande e pesado.
- Frequência: comum.
- Quando surge: por volta da 5ª a 6ª semana.
- Duração: 1º trimestre e final da gestação.
Micção frequente – 5ª ou 6ª semana
A micção mais frequente na gravidez ocorre por conta do relaxamento provocado pelo aumento da progesterona.
Ele é um sintoma que ocorre precocemente na maioria da grávidas, e acompanha até o final da gravidez, pois o tamanho do feto também pode comprimir a bexiga e reduzir a capacidade de armazenamento.
Durante o período gestacional, é importante estar atento e evitar o aparecimento de infecções urinárias, que se caracterizam por uma vontade constante de urinar, entretanto com muita ardência.
Nesses casos, é fundamental procurar o auxílio de um ginecologista para controlar a infecção urinária.
- Frequência: comum.
- Quando surge: por volta da 5ª a 6ª semana.
- Duração: Ao longo da gestação.
Desejos alimentares – 6ª semana de gestação
O desequilíbrio hormonal e as alterações emocionais podem gerar desejos alimentares atípicos em mulheres grávidas.
O desejo de ingerir comidas estranhas pode estar associado à falta de nutrientes como , como ferro, zinco ou selênio, durante a gestação, e por isso é importante se manter em dia com a nutricionista.
- Frequência: comum.
- Quando surge: por volta da 6ª semana.
- Duração: Mais comum no primeiro trimestre da gestação.
Alterações do paladar e do olfato – 6ª semana de gestação
Mudanças de paladar também são sintomas de gravidez característicos, portanto é comum que doces se tornem mais fortes, e o café possa ter um sabor ou cheiro esquisito.
As mudanças no paladar não são tão frequentes, mas elas podem ocorrer por conta da gestação.
- Frequência: comum.
- Quando surge: por volta da 6ª semana.
- Duração: Mais comum no primeiro trimestre da gestação.
Aversão a odores fortes – 6ª semana de gestação
A hipersensibilidade olfativa também é um dos sintomas mais característico de gravidez, e está associada às mudanças hormonais.
Principalmente aromas que costumavam ser agradáveis, comidas, perfumes ou cheiros muito fortes podem ser o suficiente para fazer com que você se sinta enjoada.
Odores que antes passavam despercebidos agora podem se tornar um incômodo para as gestantes.
- Frequência: comum.
- Quando surge: por volta da 6ª semana.
- Duração: Mais comum no primeiro trimestre da gestação.
Eliminação frequente de gases – 6ª semana de gestação
Associado principalmente à distensão abdominal, é possível que grávidas sintam a necessidade de eliminar gases com maior frequência.
Habitualmente a mulher pode sentir gases com mais frequência e também cólicas abdominais por conta dos gases.
- Frequência: comum.
- Quando surge: por volta da 6ª semana.
- Duração: Mais comum no primeiro trimestre da gestação.
Tontura – 6ª semana de gestação
Assim como os enjoos, as tonturas são sintomas gravidez clássicos onde a principal causa é a queda de pressão arterial.
A diminuição dos níveis de açúcar no sangue, quadros de anemia e também um maior esforço do organismo para se adaptar a gravidez podem propiciar eventos mais frequentes de tontura.
- Frequência: comum.
- Quando surge: a partir da 6ª semana.
- Duração: Pode acompanhar a mulher ao longo da gravidez.
Variações do humor – 6ª semana de gestação
As alterações de humor são sintomas de gravidez bastante comuns por conta das alterações hormonais.
Ou seja, pequenas coisas podem ganhar relevância desproporcional ainda que variações súbitas de humor sejam bastante comuns, principalmente com pessoas próximas.
- Frequência: comum.
- Quando surge: ao redor da 6ª semana.
- Duração: Pode acompanhar a mulher ao longo da gravidez.
Dor de cabeça – 7ª semana
Um dos sintomas de gravidez que também pode ser frequente é a dor de cabeça que surge por conta das alterações hormonais.
O estresse e o cansaço também são sintomas comuns da gestação que podem aumentar o risco do desenvolvimento de dores de cabeça.
- Frequência: pouco comum.
- Quando surge: ao redor da 8ª semana.
- Duração: Ao final da gestação.
Corrimento vaginal – 8ª Semana de gestação
O corrimento vaginal ou intensificação do corrimento habitual é um sintoma comum de gravidez.
O corrimento é estimulado pelo estrogênio podendo se apresentar como um corrimento de aspecto espesso, leitoso ou transparente e sem odor.
Habitualmente ele surge a partir do segundo trimestre, entretanto pode aparecer desde o começo da gravidez.
- Frequência: comum.
- Quando surge: por volta da 8ª semana.
Acne – 10ª semana de gravidez
Acne também é um dos sintomas de gravidez bastante frequentes e comuns, inclusive em pessoas que já tem propensão a desenvolver acne podem apresentar agravamento da acne que já possuíam antes.
A Acne é uma consequência bastante comum e é possível utilizar produtos cosméticos, desde que indicados pelo dermatologista.
- Frequência: comum.
- Quando surge: por volta da 10ª semana.
- Duração: Até o segundo semestre de gestação.
É possível sentir sintomas de gravidez antes do atraso menstrual?
Como vimos, um dos sintomas mais comuns antes mesmo do atraso menstrual é o sangramento vaginal, e a alta frequência urinária e cansaço também são comuns e podem indicar uma gravidez.
Entretanto, o atraso menstrual é mais comum em cerca de 30% das mulheres, ele fica logo atrás dos enjoos, como primeiro sintoma de gravidez em cerca de 25% das gestantes.
Em 17% são as alterações nas mamas, em 8% é o cansaço e o excesso de sono, e em cerca de 3% é o sangramento de implantação, que é um pequeno sangramento vaginal que ocorre quando o embrião se implanta no útero.
Depende de cada organismo, mas saiba que mesmo antes de qualquer atraso na menstruação você pode realizar o teste Clearblue 6 dias antes.
Um teste pensado para quem quer confirmar a gravidez em até 6 dias antes do atraso menstrual.
Agora você já conhece os principais sintomas de gravidez
Depois de conhecer os principais sintomas de gravidez não esqueça de fazer um teste de farmácia para confirmar e posteriormente marcar uma consulta com a sua ginecologista.
A sua ginecologista poderá requisitar um exame de sangue chamado de hCG que quantifica um importante hormônio da gravidez.
A partir do resultado desse exame é possível obter uma confirmação da gravidez e iniciar o pré-natal.
Continue lendo mais
Pontada na parte íntima: O que pode ser?
Como fechar os poros do rosto: 11 Dicas incríveis
Manchas de leucemia: 7 causas principais
Dor nas costas: conheça as causas
10 alimentos probióticos para melhorar a sua saúde
Alimentos ricos em carboidratos: 24 opções