janeiro 2023
Leitura: 18 min.
A menstruação atrasada com certeza é um sintoma que gera muita ansiedade na maioria das mulheres, pois ela costuma ser um dos primeiros sintomas que indicam a possibilidade de uma gravidez.
Entretanto, nem sempre ela está relacionada com a gestação, ela pode ser um sintoma decorrente de outras alterações no organismo feminino, como os distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional e até mesmo estresse.
O que dificulta muito compreender as causas da menstruação atrasada é que muitas mulheres não sabem identificar os outros fatores que podem estar relacionados a ela.
Por isso, elaboramos esse conteúdo para que você possa entender mais sobre a sua menstruação atrasada e o seu ciclo.
Sumário
Como calcular menstruação atrasada?
Antes de apresentar o que pode ser menstruação atrasada e quais são as suas causas, é importante que você entenda como funciona um ciclo menstrual e como é realizado o cálculo de menstruação atrasada.
Primeiramente, saiba que nem todas as mulheres apresentam um padrão no ciclo menstrual, e isso pode ser uma dificuldade na hora de identificar se a menstruação está atrasada ou não, portanto, é importante observar o funcionamento do seu ciclo.
Em média, um ciclo menstrual normal tem duração de 28 dias, o ciclo inicia no primeiro dia da sua menstruação e termina no início da próxima menstruação.
Esse período, entre uma menstruação e outra, é a duração do seu ciclo menstrual, e existem pessoas que podem ter ciclos com duração de 21 a 35 dias.
Essa variação é perfeitamente normal, depende de organismo para organismo, ainda é importante prever que dentro de um ciclo a antecipação da menstruação e ou menstruação atrasada 3 dias são considerados normais.
Para períodos que excedem 3 dias, é preciso estar atento e observar se os atrasos apresentam um padrão de regular.
Portanto, mantenha visitas regulares ao seu ginecologista para acompanhar o seu ciclo e entender a causa da menstruação atrasada.
O que pode ser menstruação atrasada?
Embora, em um primeiro momento, o atraso da menstruação possa ser associado com gravidez, existem outros fatores que podem influenciar a menstruação atrasada.
Saiba identificar o que atrasa a menstruação:
Gravidez
Para as mulheres que apresentam vida sexual ativa, a menstruação atrasada pode sim ser sinônimo de gravidez, independente do uso de métodos contraceptivos ou não.
Pois, sabe-se que apesar de serem seguros, nenhum método possui confiabilidade e segurança em 100%, nem mesmo a camisinha ou a pílula.
Portanto, se você está com menstruação atrasada 5 dias é preciso estar atenta a outros sintomas além da menstruação atrasada e observar as possíveis mudanças no seu corpo.
Em grávidas é comum a menstruação atrasar alguns dias e logo depois, aparecer um sangramento vaginal diferente do que o de costume, que pode corresponder à fixação do óvulo na parede uterina, esse processo é chamado de nidação.
Enjoos, desejos alimentares e seios inchados são sintomas que só começam a surgir após a 4ª ou 5º semana de gravidez.
Para quem quer eliminar as dúvidas, existem testes gravidez que são capazes de detectar gravidez com apenas um dia de atraso menstrual.
Porém esses são exames mais confiáveis para quem está com menstruação atrasada 7 dias ou mais, o exame vendido em farmácias de dosagem BhCG é o mais confiável.
Períodos de estresse
O estresse, a ansiedade e a depressão também são causas muito comuns e frequentes de menstruação atrasada.
O excesso de trabalho, altas exigências e cobranças podem acabar sobrecarregando a mulher que ocupa múltiplas funções na sociedade, e consequentemente comprometer o seu bem-estar psicológico e alterar a produção hormonal.
Mulheres com desequilíbrio hormonal por conta do estresse podem ficar até 2 meses sem menstruar ou mais embora, na maioria das vezes, após o período de estresse o quadro seja revertido e a menstruação volte.
Portanto, se você está passando por períodos de estresse e sobrecarga é possível que a sua menstruação atrasada seja decorrente da alteração hormonal sofrida nesse período.
Mulheres com dificuldade para engravidar, e que esperam ansiosamente para que isso aconteça também podem apresentar menstruação atrasada por conta da ansiedade.
Doenças ou infecções
Menstruação atrasada também pode ser sinônimo de doenças, desde casos mais simples, como cistites e gripes a até casos mais graves como tuberculose ou hepatite.
Além disso, existem também os próprios quadros clínicos que estão relacionados com o aparelho reprodutor feminino.
Desses quadros podemos citar os principais como a endometriose, a síndrome dos ovários policísticos e miomas no útero.
Todos eles podem levar a oscilações hormonais e consequentemente a atrasos na menstruação.
Portanto se você está com menstruação atrasada e dor do lado esquerdo da barriga, ou então com e corrimento marrom, consulte com o seu ginecologista para poder ter uma avaliação completa.
Alterações hormonais
Como você já deve ter percebido, a alteração hormonal influencia muito na menstruação atrasada.
A menstruação atrasada é consequência principalmente de alterações nos hormônios sexuais que tendem a levar oscilações no ciclo.
Na adolescência, as alterações hormonais são bastante comuns, pois o sistema endócrino ainda está se desenvolvendo e o corpo não está totalmente adaptado para receber as variações hormonais.
Além disso, doenças como a deficiência na tireoide, que pode levar ao hipotireoidismo ou ao hipertireoidismo, podem impactar o ciclo menstrual por conta da alteração na produção dos hormônios T4 e T3.
Geralmente, os sintomas relacionados com a alteração na tireóide são difíceis de perceber e a menstruação atrasada pode ser um indicativo, portanto não deixe de consultar um endocrinologista em caso de suspeita.
Uso de medicamentos
Se você está passando por tratamento para algum quadro clínico específico saiba que o uso de alguns medicamentos podem influenciar e levar a alterações no ciclo hormonal e consequente menstruação.
Entre os mais comuns podemos citar:
- Antipsicóticos.
- Corticoides.
- Antidepressivos.
- Quimioterapia.
- Imunossupressores.
- Anti-hipertensivos
Portanto, se você faz uso desses medicamentos no seu dia a dia é possível que eles sejam a causa da sua menstruação atrasada.
Anticoncepcionais
O uso ou interrupção no uso de anticoncepcionais pode ser a consequência da sua menstruação atrasada.
Por exemplo, anticoncepcionais de uso contínuo são responsáveis por fornecer hormônios para o seu organismo diariamente, e impedem que a menstruação ocorra.
Nesse caso, se você faz uso desses medicamentos é natural que você passe pela ausência de menstruação, ou observe pequenos sangramentos ocasionalmente.
Por outro lado, mulheres que deixam de utilizar anticoncepcional, provavelmente enfrentarão alguns ciclos menstruais alterados, e entre eles pode ocorrer atraso na menstruação.
Com o tempo, entre 3 e 5 meses é bem provável que a menstruação já tenha se regularizado, caso isso não aconteça é fundamental procurar um ginecologista.
Pré-menopausa e menopausa
Se você já pensou “tenho 48 anos e minha menstruação está atrasada, pode ser menopausa?” Saiba que a resposta para essa pergunta é sim.
A menopausa chega mais comumente no intervalo entre 45 a 55 anos, tendo como média a idade de 50 anos para a maior parte da população.
Após os 40 anos, a mulher começa a enfrentar mudanças hormonais que caracterizam o final da sua vida fértil ( período também chamado de climatério).
Mas é na perimenopausa que algumas podem enfrentar irregularidades e atrasos menstruais.
Quando a mulher sofre de insuficiência ovariana prematura, ou seja, ela passa pela menopausa antes de chegar aos 40 anos, ela pode observar que sua menstruação atrasa com certa frequência.
E, nesses casos, é fundamental procurar o ginecologista para avaliar o seu quadro clínico e para que você possa se sentir mais segura.
Mudanças de peso
Distúrbios alimentares, também podem conduzir a um atraso na menstruação, isso porque, tanto a compulsão alimentar quanto quadros como anorexia e bulimia causam alterações no peso.
As células de gordura possuem impacto na regulação hormonal, uma vez que elas contribuem para a produção de um importante hormônio sexual, o estrogênio, que é responsável pela maturação dos óvulos.
Ou seja, essa alteração hormonal pode conduzir a uma menstruação atrasada ou em ciclos irregulares.
Por isso, é importante também cuidar da sua alimentação e evitar dietas muito restritivas, como a dieta low carb feita de maneira errada.
Dê preferência por comer alimentos ricos em vitaminas C, D e nutrientes e mantenha um peso saudável e equilibrado para evitar menstruação atrasada.
E se você quiser perder peso de uma maneira saudável fazendo a dieta low carb corretamente, conheça o treinamento Desafio 19 dias.
Excesso de atividade físicas
Para atletas de alto desempenho, ou pessoas que estão se preparando para alguma prova ou competição esportiva podem enfrentar menstruação atrasadas
Apesar dessa situação ser mais comum em atletas profissionais, também pode ocorrer em pessoas que praticam atividade física em excesso.
A desregulação hormonal pode ser decorrente de estresse dos treinos intensos e também a baixa gordura corporal que podem influenciar e afetar o ciclo menstrual.
Amamentação
Mulheres que estejam passando pelo período de amamentação, podem enfrentar amenorréia transitória, pois a prolactina regula a produção de leite e na regulação dos hormônios da menstruação.
Ou seja, os hormônios responsáveis pela produção de leite inibem o retorno da ovulação, após esse período é normal que a menstruação volte.
Mesmo que não haja ovulação durante esse período, nas relações sexuais é fundamental utilizar os métodos contraceptivos para evitar uma nova gravidez.
Erros de cálculo
Não existe uma regra de quantos dias a menstruação pode atrasar, o atraso pode ser variável dependente do motivo podendo ser de 5 dias a até 1 ou 2 meses.
Mesmo mulheres com ciclo menstrual regular, podem ter alterações de 2 ou 3 dias ou mudanças no ciclo, é perfeitamente normal.
Entretanto, se o atraso menstrual for de mais de 3 meses pode indicar amenorreia, que é ausência de menstruação e nesse caso é importante buscar a avaliação de um especialista.
Como fazer a menstruação atrasada descer?
Se você está com a menstruação atrasada e quer saber o que fazer para ela descer ou o que tomar, saiba que o primeiro passo é identificar a causa do atraso e por isso é fundamental consultar com o seu médico.
Além disso adotar uma rotina saudável seguindo algumas práticas como:
- Reduzir a intensidade do exercício físico;
- Reduzir o estresse;
- Manter uma alimentação equilibrada, evitando dietas muito restritivas;
- Manter o peso ideal;
- Tomar a pílula anticoncepcional, se recomendado pelo ginecologista, para regular o ciclo menstrual
Na internet tornou-se popular a ingestão de chás, como o chá de canela, para fazer a menstruação descer ou regulá-la.
Apesar da possibilidade desses chás ajudarem nos sintomas da TPM, não existem comprovações científicas que indiquem que eles realmente contribuam para a regulação da menstruação.
Identificou a causa da sua menstruação atrasada?
Agora que você já sabe quais são os principais motivos da menstruação atrasada pode resolvê-la sem dificuldade.
Lembre-se que nenhum autodiagnostico substitui a avaliação médica, e mesmo em ocasiões onde a causa da menstruação é estresse, ou um simples erro de cálculo, é fundamental conversar com o seu ginecologista.
Provavelmente, ele irá pedir exames para que você possa ficar mais tranquila a respeito da sua saúde e esclarecer as suas principais dúvidas.
Cuide da sua saúde! Até logo.
Continue lendo mais
Suplemento para emagrecer: Os 5 melhores
Exercício para panturrilha: 12 maneiras de treinar
Transtorno bipolar: O que é e quais são os sintomas?
Creme aloe vera: 16 opções para você usar
Cloridrato de metformina: para que serve?
O que é a massagem facial e como fazer em casa?