julho 2023
Leitura: 15 min.
Encontrar um remédio para dor nas pernas vai ajudar a aliviar o desconforto que pode estar sendo causado por alguma condição de saúde.
Embora uma das causas mais comuns para a dor nas pernas seja o cansaço muscular, ou lesões nas articulações, ela pode ser sintoma de diversas condições.
Por isso, mesmo que você seja apresentado medicamentos para minimizar ou eliminar a dor, é importante consultar com um especialista.
Desse modo, preparamos um conteúdo completo para que você conheça quais são as principais soluções para aliviar esses sintomas.
Sumário
Quando tomar remédio para dor nas pernas?
Saber quando tomar um remédio para dor nas pernas pode ser uma tarefa difícil, uma vez que a dor pode ter diversas origens.
Dentre origens mais comuns podemos citar:
- Má circulação ou trombose: caracterizada pela sensação de formigamento, ocorre principalmente quando o sangue tem dificuldade em passar pelas veias e as artérias.
- Neuropatia: situação que afeta os nervos periféricos, os responsáveis por encaminhar informações da medula espinhal e do cérebro para o resto do organismo. Os incômodos costumam afetar principalmente as pernas e as mãos.
- Hérnia de disco: É um problema na coluna, mas no qual a dor pode irradiar para a perna, uma vez que ela causa compressão do nervo, podendo desse modo causar dormência e até mesmo formigamento.
- Cansaço ou lesão muscular: Está associada ao uso excessivo da musculatura durante atividades físicas, pois as fibras musculares se rompem, também pode ser resultado de lesão no tendão.
- Fibromialgia: É uma doença reumatológica que afeta a musculatura do corpo podendo causar dor.
Existem ainda outras condições que podemos associar a dores nas pernas como doença psicossomática e inflamação, lúpus, excesso de peso e outras.
A dor na perna pode afetar toda a perna ou apenas uma área específica, como a canela ou o joelho, e se caracteriza como uma sensação de pontada, aguda, maçante, latejante ou formigamento.
Por isso, é importante que você consulte um time de saúde, principalmente se a dor for recorrente e aguda.
Apenas o médico será capaz de diagnosticar e oferecer o melhor tratamento, com base no histórico de saúde e sintomas relacionados a dores nas pernas.
De uma maneira geral, o remédio para dor nas pernas é indicado quando há presença de dor constante, ou que piora ao longo do tempo e vem acompanhada de outros sintomas como inchaço, vermelhidão, formigamento, cãibras.
Quais são as opções de remédio caseiro para dor nas pernas?
Além do tratamento indicado pelo profissional de saúde, também existem algumas medidas caseiras que podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto.
É importante notar que essas medidas não substituem o tratamento médico ou o remédio para dor nas pernas indicado pelo especialista.
Elas são apenas medidas complementares que auxiliam no alívio da dor e do desconforto.
Compressas quentes
Compressas mornas ou a aplicação de bolsa de água quente é um tratamento bastante eficaz, pois ajuda a reduzir a dor e o desconforto.
Principalmente quando a dor nas pernas é de origem muscular, pois o calor ajuda a relaxar os músculos doloridos.
Além disso, um banho morno também pode ajudar os músculos das pernas e proporcionar alívio da dor.
Massagem nas pernas
Massagens nas pernas também são um remédio para dor nas pernas, pois promovem o relaxamento da musculatura principalmente para dores causadas pelo esforço excessivo.
A massagem pode ser realizada mediante a aplicação de um creme hidratante, ou próprio para massagem ou também óleos essenciais calmantes, como lavanda e eucalipto.
Usar meias compressivas
O uso de meias compressivas deve ter orientação de um profissional de saúde, uma vez que elas melhoram a circulação sanguínea e linfática.
Ou seja, são indicadas apenas para o tratamento de problemas circulatórios, além disso é importante evitar ficar muito tempo sentado ou de pé.
Chá com ação anti-inflamatória
Alguns chás possuem propriedades anti-inflamatórias, e podem ser vistos como opções de remédio para dor nas pernas naturais.
Destacam-se dentre as opções de chás com propriedades anti-inflamatórias, o chá de gengibre ou o chá de curcuma, esses chás podem ajudar a diminuir as dores nas articulações.
Fisioterapia
É possível realizar alongamentos em casa, desde que você tenha a orientação de um fisioterapeuta.
Eles ajudam a aliviar dores resultantes da inflamação do nervo ciático, pois fortalecem os músculos, melhoram a mobilidade e também a flexibilidade.
Algumas técnicas de fisioterapia também ajudam na reeducação postural que pode aliviar a dor resultante de problemas como hérnia de disco.
Compressas frias
Ao contrário das compressas quentes, as frias são um remédio para dor nas pernas natural para reduzir a inflamação, inchaço e aumento da temperatura local.
Ou seja, são ótimas para lesões na região da perna, reduzindo o incômodo e limitando a extensão da lesão.
Uma vez que o frio reduz a circulação sanguínea na área afetada evitando o inchaço e a inflamação.
Pernas para o alto
Para aquelas pessoas que sofrem de problemas de circulação nas pernas, que resulta em inchaço e vermelhidão nos pés, um remédio caseiro para circulação e dor nas pernas é mantê-las no alto.
Basta utilizar um apoio que permita que os pés fiquem inclinados em uma altura maior do que as pernas.
Esse método ajuda o sangue a circular melhor na região minimizando a dor e o inchaço nas pernas.
Remédios para dor nas pernas de farmácia
Agora que você já conhece as principais opções de tratamentos para aliviar a dor nas pernas em casa, saiba quais são as opções de remédio para dor nas pernas que o seu médico pode indicar.
Anti-inflamatórios
Essa classe de remédio bom para dor nas pernas é responsável por reduzir a inflamação, que pode ser oriunda de condições diversas.
Sua ação reduz a produção de substâncias inflamatórias, minimizando a dor e o desconforto nas pernas.
Desse modo, podem auxiliar no tratamento de dores com origem em lesões, entrose, dores na coluna, artrites e pós-cirúrgicas.
Existem diversas opções de anti-inflamatórios disponíveis e o médico deverá avaliar o melhor remédio para dor nas pernas de acordo com a sua condição.
Os principais anti-inflamatórios para reduzir a dor nas pernas são:
- Naproxeno
- Diclofenaco
- Ibuprofeno
- Nimesulida
- Cetoprofeno
Analgésicos
Essa classe de remédio para dor nas pernas promove alívio temporário da dor, seu uso é benéfico para tratar casos de dor nas pernas leves a moderadas.
Apesar de não necessitarem de receita médica para serem adquiridos, é importante consultar um médico antes de utilizar esse medicamento.
Os principais analgésicos para reduzir a dor nas pernas são:
- Paracetamol
- Ibuprofeno
- Naproxeno
Relaxantes musculares
Essa classe de remédio para dor aliviar dor nas pernas, pois ajudam a relaxar a musculatura, facilitando os movimentos e reduzindo a dor aguda nas pernas.
Sua ação se dá diretamente no bloqueio dos impulsos nervosos responsáveis por enviar sensações de dor ao cérebro e contrações musculares, promovendo também uma melhora circulação sanguínea.
São indicados principalmente para tratar condições como contraturas, entorses ou distensões musculares, fibromialgia, dor na coluna lombar que irradia para as pernas, dor pós cirúrgica ou crises agudas de artrite reumatoide.
Dentre as opções de remédio para dor nas pernas relaxantes musculares mais comuns estão:
- Carisoprodol
- Ciclobenzaprina
- Orfenadrina
Vasodilatadores
Essa classe de remédio para dor nas pernas má circulação, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e aliviar a dor.
Eles são compostos que relaxam os músculos internos dos vasos sanguíneos, fazendo com que os vasos se alarguem.
E, desse modo ajudam a melhorar o fluxo de sangue, assim facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos.
Algum dos principais vasodilatadores são:
- Nitroprussiato de sódio
- Nitroglicerina
- cilostazol
Protetores vasculares
São substâncias com ação anti-inflamatória, e protetora vascular, atuam principalmente sobre as veias do sistema circulatório.
Essa classe de remédio para dor nas pernas é indicada para aliviar a dor causada por varizes, veias varicosas que podem ser as principais responsáveis pelo inchaço e sensação de peso nas pernas.
Os principais medicamentos protetores vasculares são:
- Diosmina
- Hesperidina
Medicamentos antidepressivos
Além de todos esses grupos de medicamentos, também é possível incluir na lista os medicamentos antidepressivos.
Eles podem ser indicados como remédio para dor nas pernas, pois possuem propriedades analgésicas.
Costumam ser prescritos para tratar a dor crônica nas pernas, especialmente quando há envolvimento de nervos.
Alguns desses medicamentos são:
- Amitriptilina (Elavil)
- Duloxetina (Cymbalta)
Analgésicos opióides
Casos mais graves de dores nas pernas, podem requerer remédio para dor nas pernas mais potentes, como os analgésicos opióides.
O uso desses medicamentos é bastante restrito, pois eles provocam uma sensação exagerada de bem-estar e, se usados em exagero, podem levar à dependência e ao vício.
Ou seja, devem ser utilizados apenas sob a orientação médica, devido aos ricos associados ao uso desses medicamentos.
Alguns dos medicamentos pertencente às classes dos opióides são:
- Codeína
- Oxicodona
- Tramadol
Agora você já conhece remédio para dor nas pernas
A partir desse conteúdo buscamos apresentar qual remédio é bom para dor nas pernas para que você saiba quais são os tratamentos possíveis.
Ressaltamos a importância de consultar um médico especializado, como o ortopedista, para que ele possa avaliar o seu estado de saúde, e desse modo indicar o melhor tratamento para reduzir as suas dores nas pernas.
Continue lendo mais
Febre: 38ºC? 39ºC? Quantos graus é febre?
Hérnia umbilical: Sintomas e tratamentos
Para que serve cerumin no ouvido?
Remédio caseiro para dor de dente: 11 melhores soluções
Curso de limpeza de pele: 11 melhores opções
Pontada na barriga: O que pode ser?