novembro 2023
Leitura: 15 min.
Você sabia que pode perceber sintomas de gravidez antes do atraso menstrual?
Embora eles sejam mais sutis nessa fase da gravidez, e na maioria das vezes confundidos com a TPM, já é possível perceber algumas mudanças no seu corpo.
Portanto, mesmo que você não apresente todos os sinais, caso tenha notado apenas alguns deles, é importante ficar mais atenta, pois os demais sintomas podem se manifestar em breve.
E, para que você possa conhecer quais são os sinais mais comuns de gravidez antes da menstruação atrasada, preparamos um conteúdo completo sobre esse tema.
Sumário
Quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez antes do atraso menstrual?
Perceber os sintomas de gravidez antes do atraso é uma tarefa bastante difícil uma vez que eles nem sempre são perceptíveis.
Geralmente, é possível percebê-los após a implantação do óvulo fertilizado implantado no revestimento do útero.
Isso ocorre geralmente uns 7 ou nove dias após 9 a sua última relação sexual dentro do período fértil.
Isso quer dizer que é bem provável que os sintomas de gravidez antes do atraso sejam sentidos cerca de três semanas após a ovulação.
É possível confundir os sintomas de gravidez antes do atraso com TPM?
Sim! Como mencionamos anteriormente, alguns sintomas de gravidez antes do atraso podem ser muito próximos dos sintomas de TPM.
Desse modo, é muito difícil distinguí-los, principalmente na correria do dia a dia, por isso é comum que apenas aquelas mulheres que estejam mais atentas ao seu corpo notem a diferença.
Como a Progesterona, um importante hormônio que atua tanto na TPM quanto na gestação permanece em alta em ambos os períodos.
Portanto, os mesmos sintomas de uma TPM comum podem se manifestar nas fases iniciais da gravidez.
Entretanto, se você estiver atenta, poderá notar, se estiver grávida, que a intensidade dos sintomas será maior. Para confirmar a gravidez, você pode fazer um teste de gravidez de farmácia.
O ClearBlue 6 dias antes, por exemplo, é um teste de gravidez indicado para quem deseja saber se está grávida até 6 dias antes do atraso menstrual.
Ele é um teste muito sensível, e quanto mais perto da menstruação maior a precisão do teste para saber se você está realmente grávida.
Após o período menstrual é possível realizar um exame laboratorial, o teste beta-hcg, que vai confirmar, de fato, se você está grávida.
Primeiros sintomas de gravidez antes do atraso
Agora que você já está mais por dentro do assunto iremos apresentar quais os sintomas de gravidez antes do atraso você deve estar atenta. Confira:
Sangramento leve
O sangramento leve é um dos sintomas de gravidez antes do atraso que é muito confundido com a antecipação da menstruação.
Entretanto, ele costuma ser muito mais curto e se apresentar na forma de um corrimento rosado, marrom ou até mesmo de cor clara.
Ele é consequência da implantação do embrião na parede do útero, um processo conhecido como nidação.
Esse corrimento pode durar por volta de dois ou três dias, ou até mais, por isso é frequentemente confundido com a menstruação.
O que diferencia mesmo é a quantidade e também a coloração que tende a ser menos avermelhada do que na menstruação.
Cólicas
Lembra que falamos que os sintomas de gravidez antes do atraso podem ser muito similares aos de uma TPM?
As cólicas também podem estar presentes no início da gravidez, isso ocorre, pois o útero entra em processo de expansão, e com isso seus ligamentos e músculos do abdômen tendem a se alargar.
Com isso você pode sentir alguma espécie de contração abdominal e também uterina que pode ser confundida com uma cólica do período menstrual.
Aumento da necessidade de urinar
Um dos possíveis sintomas de gravidez antes do atraso é o aumento na necessidade urinar, uma vez que o sistema urinário também é afetado durante a gestação.
Algumas semanas após a concepção, o fluxo sanguíneo para os rins aumenta e isso gera uma maior produção de urina.
Um outro fator que contribui para o aumento das suas idas ao banheiro nesse período é que os órgãos da região pélvica passam por alterações e começam a abrir espaço para que o bebê cresça, assim ocorre redução na capacidade da bexiga.
Mudanças nos seios
Assim como no período menstrual, um dos primeiros sintomas de gravidez antes do atraso pode se manifestar nas mamas.
Os seios podem inchar e aumentar de tamanho, pois iniciam a preparação para a produção de leite, fazendo com que os tecidos mamários fiquem mais espessos e os canais se alarguem.
Também não é incomum, durante esse período, o aparecimento de veias, e também de auréolas escurecidas.
Isso também é resultado da maior quantidade de progesterona no organismo, e por isso é bastante comum que os mamilos e aréolas fiquem sensíveis ao toque.
Os seios crescem antes mesmo do abdome começar a mostrar algum sinal de gravidez, por isso esteja atenta caso observe mudanças nas mamas.
Cansaço excessivo
Se você está se sentindo cansada e sonolenta, com vontade de se encostar em qualquer lugar e tirar um cochilo, saiba que esse é um dos sintomas de gravidez antes do atraso.
Ele ocorre principalmente, pois o corpo está passando por diversas alterações e por isso o sistema circulatório começa a trabalhar em dobro para permitir que o sangue chegue adequadamente ao bebê.
Por isso, é bastante comum sentir um cansaço acima do comum, uma vez que o seu organismo passa a demandar muito mais.
Entretanto, o cansaço pode indicar uma deficiência de ferro no organismo, que é muito comum em mulheres grávidas por causa da alta demanda.
Tonturas
Da mesma forma que você tende a se sentir mais cansada e indisposta nessa fase inicial, também é uma fase onde você pode sentir muitas tonturas.
A baixa pressão nos vasos sanguíneos, por conta das alterações hormonais, é um dos principais motivos de tontura, bem como uma possível anemia.
Enjoo matinal
O enjoo matinal é um dos sintomas de gravidez antes do atraso mais clássicos, e que ocorre principalmente a partir da terceira semana de gestação.
O enjoo não tem suas causas explicadas pela ciência, entretanto algumas hipóteses defendem que ele está relacionado ao estímulo do hCG em uma área específica do cérebro.
Normalmente, ele tende a desaparecer na 16ª semana em diante, e por isso é importante nesse período cuidar da alimentação e pratos que não sejam muito agradáveis para o seu organismo.
Os enjoos podem se manifestar de maneira leve, mas também podem ser fortes ocasionando vômitos.
Variações de humor
Um dos sintomas de gravidez antes do atraso que também pode ser confundido com TPM são as variações de humor muito frequentes.
Elas decorrem por conta das alterações hormonais, durante a fase inicial da gravidez, entretanto, a gestação já é um período muito delicado para a mulher por conta das grandes mudanças.
Desse modo, é muito importante cuidar da saúde emocional, mesmo após a descoberta da gravidez, pois esse período pode ser uma fase de ansiedades e medos.
Além disso, no pós-parto também é fortemente indicado que mulheres tenham acompanhamento psicológico, pois algumas podem ter episódios de depressão pós-parto.
Sensibilidade a cheiros
Um outro sintoma muito comum é a sua percepção diferenciada de cheiros, seu olfato provavelmente ficará mais aguçado, por conta do aumento de progesterona e estrogênio.
Desse modo, é natural que você perceba aromas que antes eram imperceptíveis, e que se sinta enjoada ao entrar em contato com cheiros fortes como café, comidas e até mesmo álcool.
Sensibilidade a alimentos
Seu paladar também pode sofrer alterações nas primeiras semanas de gravidez, é comum que você deixe de gostar de alguns alimentos que antes eram seus preferidos.
E, em contrapartida, você poderá sentir uma vontade incrível de comer algo que jamais provou antes.
Além disso, devido a queda da quantidade de glucose no sangue é comum que você sinta a necessidade de comer alimentos doces;
Portanto, é importante nesse período equilibrar a sua alimentação para que você possa atender as necessidades nutricionais do seu organismo.
Prisão de ventre
Está com problemas para ir ao banheiro? A constipação, ou a prisão de ventre também é um dos sintomas de gravidez antes do atraso que é bastante frequente.
A alteração hormonal, pode causar constipação ou gases presos e por isso você pode sentir um agravamento das cólicas.
Inchaço
Semelhante ao que ocorre durante o período menstrual não é incomum que você observe inchaço nas pernas, pés e até mesmo nas mãos.
O inchaço é característico das alterações hormonais e também de uma maior retenção de líquidos durante esse período.
Quantos dias de atraso menstrual é considerado normal?
Em média, um ciclo menstrual normal tem duração de 28 dias, o ciclo inicia no primeiro dia da sua menstruação e termina no início da próxima menstruação.
Esse período, entre uma menstruação e outra, é a duração do seu ciclo menstrual, e existem pessoas que podem ter ciclos com duração de 21 a 35 dias.
A variação entre um ciclo e outro é perfeitamente normal, depende de organismo para organismo.
Dentro de um ciclo, a antecipação da menstruação e ou menstruação atrasada 3 dias são considerados normais.
Para períodos que excedem 3 dias, é preciso estar atento e observar se os atrasos apresentam um padrão de regular.
Agora você já conhece os principais sintomas de gravidez antes do atraso
Depois de conhecer os principais sintomas de gravidez não esqueça de fazer um teste de farmácia para confirmar.
Posteriormente marcar uma consulta com a sua ginecologista para realizar o exame de sangue chamado de hCG, que quantifica um importante hormônio da gravidez.
A partir do resultado desse exame é possível obter uma confirmação da gravidez e iniciar o pré-natal.
Continue lendo mais
Espinha interna virou um caroço duro: O que fazer?
Curso de automaquiagem: 11 melhores opções
Benefícios do gengibre: Conheça os 20 principais
Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo: Qual é o seu biotipo?
Manchas de leucemia: 7 causas principais
Lash lifting: O que é e quanto custa?