novembro 2023
Leitura: 16 min.
O câncer de próstata é um tipo de câncer que afeta homens, sendo o segundo tipo de câncer mais comum para esse gênero.
Ele é considerado um câncer da terceira idade, uma vez que a maioria dos casos ocorrem a partir dos 65 anos de idade.
Embora, muitos homens ainda tenham o receio de realizar o exame de próstata, ele é fundamental para o diagnóstico e posterior tratamento.
E, para que você possa conhecer mais detalhes sobre o câncer de próstata e eliminar todas as suas dúvidas, preparamos um conteúdo completo.
Sumário
O que é câncer de próstata?
Antes de entender o que é o câncer de próstata é preciso compreender o que é a próstata e onde ela se localiza.
A próstata é uma glândula presente apenas no gênero masculino, que fica localizada em frente ao reto e abaixo da bexiga.
A sua principal função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, esse líquido funciona como um protetor e também como um nutriente para os espermatozóides.
Em homens jovens a próstata possui um tamanho menor, mas com o avançar da idade ela aumenta.
O câncer de próstata, por sua vez, ocorre quando as células da próstata se multiplicam de maneira anormal e formam um tumor, esse tumor faz a próstata aumentar de tamanho,
Embora na maioria dos casos, a condição se desenvolva de maneira que não chega a interferir na vida e nem a ameaçar a saúde do homem, há casos em que, o tumor, pode se crescer rapidamente e se espalhar para os outros órgãos ocasionando a morte.
Quais são os fatores de risco câncer de próstata?
Existem fatores de risco que podem elevar as chances de desenvolvimento do câncer de próstata, principalmente para você que deseja entender o que causa câncer de próstata.
Conheça alguns dos principais fatores de risco:
- Idade: Um dos principais fatores de risco é o avançar da idade, pois as possibilidades de desenvolver tumor aumenta a partir dos 55 anos.
- Fatores genéticos: Homens que tiveram um parente próximo, como irmão, pai, avô ou tio, com câncer de próstata antes dos 60 anos têm maior risco de desenvolver.
- Sobrepeso e obesidade: Homens acima do peso possuem mais chances de desenvolver tumores.
- Fumantes: Não só aumenta o risco de tumor, como também eleva o risco de morte associado a condição.
- Exposição a químicos: Homens que trabalham na indústria química, no agronegócio, ou que são expostos diariamente a químicos possuem mais chances de desenvolver câncer de próstata, como outros tipos de câncer.
- Etnia: Homens com descendência africana são mais propensos a desenvolver esse tipo de câncer.
Embora, eles não sejam a causa efetiva do tumor, pois mesmo estando fora do grupo de risco ainda sim é possível desenvolver câncer de próstata, controlar aqueles fatores que são passíveis de controle pode reduzir as chances.
Quais são os sintomas de câncer de próstata?
O câncer de próstata em sua fase inicial, possui uma evolução do tipo silênciosa, raramente irá apresentar sintomas nessa fase.
Desse modo, é muito importante obter diagnóstico precoce uma vez que quanto mais cedo diagnosticado, maiores são as chances de cura.
De uma maneira geral, o câncer de próstata pode apresentar como sintomas:
- Dificuldade de urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Esses sintomas são bastante similares a doenças benignas da próstata, como a hiperplasia benigna da próstata (que é o aumento natural da próstata com o avanço da idade) ou a prostatite que é uma inflamação causada por bactérias.
Por outro lado, os sintomas de câncer de próstata avançado se caracterizam por:
- Dor óssea;
- Sintomas urinários;
- Infecção generalizada;
- Insuficiência renal;
Caso esteja sentindo algum desses sintomas, ou esteja desconfiado de um possível tumor procure um médico proctologista ou urologista.
Qual o tamanho da próstata em risco de câncer?
Pode ser uma curiosidade interessante para você que deseja conhecer mais sobre o câncer de próstata.
A próstata é uma glândula que naturalmente possui cerca de 15 a 20 centímetros cúbicos, por volta dos 20 anos.
Essa glândula permanece em crescimento contínuo mesmo após a idade adulta, portanto após os 20 anos, é natural que ela esteja em um tamanho maior.
As dimensões normais da próstata podem variar, pois envolvem características étnicas
De acordo com estudos médicos, a partir de um amplo espectro que envolve características étnicas e raciais, as dimensões normais da próstata vão variar:
- Homens na faixa dos 40 anos: 25 – 30 gramas;
- Homens na faixa dos 50 anos: 30 – 40 gramas;
- Homens na faixa dos 60 anos: 35 – 45 gramas.
Alterações acima desses valores poderão necessitar de uma avaliação médica e da realização de exames.
Como é o diagnóstico do câncer de próstata?
O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode ser realizado precocemente, desde que você consulte regularmente com o seu médico urologista.
É indicado, que homens tenham consultas regulares com esse profissional de saúde a partir dos 50 anos de idade.
Já aqueles que possuem histórico da doença na família devem iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.
Os principais sintomas que permitem o diagnóstico do câncer de próstata são:
- Exame de toque retal: É um exame rápido e indolor, onde o médico busca avaliar a textura e o formato da próstata. É um exame muito importante para detectar anormalidades.
- Exame PSA: Exame de sangue que mede a quantidade do antígeno prostático específico, uma substância produzida pela próstata. Em níveis elevados pode indicar alterações benignas ou malignas na próstata.
- Biópsia: É coletado uma amostra da próstata, que será analisada em laboratório. Esse exame é solicitado quando há suspeitas de tumor.
Além desses exames, o médico poderá solicitar exames complementares a fim de obter maiores informações sobre o seu histórico de saúde. São eles:
- Tomografia;
- Ressonância magnética;
- Eco-doppler colorido;
- PET-CT;
- Cintilografia óssea;
Câncer de próstata tem cura?
Assim como outros tipos de câncer, o que vai determinar a chance de cura é o estágio em que ela foi diagnosticada e a resposta do organismo ao tratamento.
Mas sim, principalmente quando detectado nas fases iniciais as chances de cura são maiores.
De uma maneira geral, o câncer de próstata pode ser dividido em diferentes estágios que variam de 1 a 4.
O estágio 4 é o estágio em que a doença está mais disseminada e consequentemente pode ter se espalhado para os outros órgãos.
É difícil determinar câncer de próstata estágio 4 quanto tempo de vida, pois depende de diferentes fatores, e é um fator individual.
Tratamentos para câncer de próstata
Ao descobrir o câncer de próstata inicia-se também uma corrida contra o tempo, pois o tempo de evolução do câncer de próstata pode variar de pessoa para pessoa, e nesse sentido é importante evitar que ele alcance outros graus e se espalhe pelo corpo.
Existem diversos tipos de tratamentos possíveis para o câncer de próstata e os protocolos devem ser seguidos baseando-se no estágio, idade e saúde geral do paciente, se ele deseja ter filhos ou não, estágio do tumor, tamanho da próstata, entre outros.
De uma maneira geral é possível tratar o câncer de próstata da seguinte maneira:
- Cirurgia: É a opção de tratamento indicada para tumores localizados apenas na próstata, que oferece grandes chances de cura.
- Quimioterapia: Indicado para tratar câncer de próstata metastático ou que não responderam a outros tratamentos.
- Radioterapia: É um tratamento que envolve a exposição à radiação, utilizando-se energia para combater células cancerígenas.
- Terapia hormonal – é aplicada com o objetivo de controlar o nível dos hormônios masculinos (testosterona) que estimulam o desenvolvimento do câncer.
A escolha do melhor tratamento deverá ser realizada pelo profissional de saúde, e de maneira individualizada para atender as diferentes necessidades dos pacientes e a fim de identificar as diferentes condições clínicas.
O tratamento para o câncer de próstata, bem como, o diagnóstico são oferecidos de forma integral e gratuita por meio do sistema único de saúde (SUS).
Ainda é possível fazer um acompanhamento rigoroso do avanço do câncer, por meio de consultas regulares ao médico, que iniciará o tratamento apenas quando a doença se tornar mais agressiva.
Quem tem câncer de próstata pode ter relação?
Uma dúvida muito comum de quem possui câncer de próstata é se é possível manter relações sexuais durante essa fase, e posteriormente ao tratamento.
O tratamento de câncer é um período que ocorrem muitas mudanças, e por isso é natural que a autoestima seja afetada.
Nesses casos, é preciso conversar com o seu médico e também com o seu parceiro, ou parceira, entender sobre as mudanças no corpo, uma vez que pode haver perda do desejo sexual durante o tratamento.
Após o tratamento do tumor a taxa dos pacientes que recuperam plenamente a ereção é de 60-80%.
Entretanto, a recuperação, em casos de cirurgia, pode ser longa, e levar cerca de 2 anos.
Como prevenir?
A prevenção ao câncer de próstata consiste na adoção de hábitos de vida saudáveis, desse modo podemos incluir uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e baseada em menos gordura.
Além disso, é importante adicionar a sua rotina exercícios físicos, para manter o peso adequado, evitar o consumo de álcool e também o tabagismo.
Utilizar preservativos a cada relação sexual, para evitar o contágio de infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia ou clamídia que podem aumentar o risco de tumor.
O que é Novembro azul?
Novembro é o mês escolhido para conscientizar a população masculina a respeito dos perigos e da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O diagnóstico precoce envolve o exame de toque, esse exame ainda sofre muito preconceito, pois existe um mito de que o exame de toque afeta a masculinidade.
É importante superar esse preconceito, pois ele pode custar a sua saúde, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
Agora você já sabe tudo sobre esta condição
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas informações relevantes sobre o câncer de próstata para que você possa tirar as suas principais dúvidas.
Lembre-se de consultar regularmente com um urologista ou proctologista para obter o diagnóstico precoce e cuidar da sua saúde evitando outros tipos de doença.
O conteúdo apresentado neste artigo é apenas informativo e não deve ser utilizado para fins de autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Shampoo para cabelo seco: Como escolher?
Chá Caseiro para Sinusite: 6 Opções para Aliviar os Sintomas
Infecção intestinal: Sintomas, causas e tratamento
Terapia online grátis: 9 opções gratuitas ou de baixo custo
Laqueadura: O que é e como é feita?
Diazepam: o que é e para que serve?