novembro 2023
Leitura: 15 min.
As vacinas para viagem internacional são fundamentais para quem deseja fazer uma boa viagem e evitar problemas de saúde.
Apesar da vacinação ser obrigatória em diversos países, existe uma grande quantidade de vírus e bactérias circulando no mundo inteiro.
E apenas a vacinação obrigatória pode não ser o suficiente para garantir uma boa proteção em casos de viagens.
Uma vez que ela está adaptada para a necessidade de cada país, e muitas vezes não levam em consideração o aparecimento de doenças emergentes.
Portanto, é fundamental que quem pretende viajar para outro país e, ás vezes, até mesmo outro estado atento as recomendações de vacinas para viagem internacional do país de destino.
Para que você possa eliminar todas as suas dúvidas sobre esse assunto e conhecer quais são as vacinas recomendadas para quem vai fazer uma viagem internacional elaboramos esse conteúdo.
Sumário
Qual é a importância de tomar vacinas para viagem internacional?
A proteção a partir de vacinas para viagem internacional é fundamental para que você possa aproveitar a sua viagem, tanto em termos de proteção individual como coletiva.
Ao se vacinar você estará contribuindo para prevenir a a disseminação de infecções de nível global, além de proteger seus familiares e a sua própria saúde.
É bem provável que no seu país de origem você já tenha se vacinado ou participado de uma campanha de vacinação.
Embora essas vacinas também sejam importantes para a saúde do viajante, é preciso considerar que existem doenças que são chamadas de endemicas, ou seja ocorrem apenas em áreas específicas.
E, realizar uma viajem para essas “zonas de riscos” pode colocar a sua saúde e em risco e transportar esses patógenos para outras zonas.
Portanto, é fundamental que você esteja com o seu calendário vacinal atualizado de acordo com o seu país de destino.
Isso ajuda a reduzir a propagação de epidemias sem comprometer a sua viagem ou colocar a vida de outras pessoas em risco.
Vacinas para viagem internacional indispensáveis
Preparamos uma breve lista para que você possa conhecer quais vacinas tomar para viagem internacional, confira abaixo:
Febre amarela
Essa vacina obrigatória fornece proteção contra a febre amarela, que é uma doença infecciosa, causada por vírus no qual transmite-se através da picada de vários tipos de mosquito, presentes na américa do sul e em outros continentes.
Pode-se considerar a febre amarela é uma doença grave, que se caracteriza através dos seguintes sintomas:
- Febre repentina
- Calafrios
- Dor de cabeça
- Náuseas
- Hemorragias
A febre amarela pode causar a morte, e portanto a vacina é indispensável para quem pretende visitar áreas tropicais, como:
- Alguns estados do Brasil
- África
- América central
- América do sul
Caso esteja planejando uma viagem para esses lugares, ou outros pontos tropicais informe-se ele compreende á área de risco de febre amarela.
Recomenda-se que os viajantes realizem a vacinação com 10 dias de antecedência da data da viagem.
Vacina dupla viral
A vacina dupla viral, é uma vacina que fornece proteção contra duas condições causadas por vírus, o sarampo e a rubéola. Confira a seguir:
- Sarampo: Doença muito contagiosa cujo causador é um vírus, seus principais sintomas são a febre alta, tosse, manchas avermelhadas pelo corpo. Transmite-se de pessoa para pessoa pelas gotículas liberadas no ar através da tosse, espirro e fala.
- Rubéola: É uma doença muito contagiosa, provocada por um vírus que causa febre, manchas vermelhas na pele, começando pelo rosto, couro cabeludo, e pescoço. Transmite-se pelo contato direto com pessoas contaminadas.
Existem muitos países que são endêmicos para o sarampo e a rubéola, por isso essa é uma vacina para viagem internacional altamente recomendada pelo menos 15 dias antes da data da viagem.
Difteria e tétano
Essa é uma vacina que está incluída no calendário vacinal obrigatório, ela fornece proteção dupla que protege contra a difteria e o tétano. Confira as características de cada infecção abaixo:
- Difteria: é uma infecção causada por bactéria que produz uma toxina capaz de afetar as amídalas, a faringe, o nariz e a pele. Provoca placas branco-acinzentadas e é transmite-se por meio de tosse ou espirro.
- Tétano: Causa principalmente por uma bactéria que produz uma toxina capaz de causar contrações, espasmos e rigidez no pescoço. A transmissão se dá por meio de cortes, e lesões na pele por onde a bactéria pode entrar no corpo.
Surtos de difteria e tétano são comuns em diferentes regiões do mundo, no Brasil, a vacina contra a difteria e o tétano faz parte do calendário vacinal e deve ser aplicada a partir dos 7 anos de idade.
Entretanto, um reforço deve ser aplicado a cada 10 anos, para assegurar a imunidade contra essas infecções, desse modo, é altamente recomendável atualizar a situação vacinal antes da viagem.
Vacinas para viagem internacional complementares
Além das vacinas para viagem internacional indispensáveis, existem também as vacinas para viagem internacional complementares que podem obrigatórias no seu país de destino.
Poliomielite
A vacina da poliomielite é uma vacina que já faz parte do calendário vacinal obrigatório Brasileiro, e mesmo que a doença já tenha sido totalmente erradicada no Brasil, alguns países ainda enfrentam surto de poliomielite.
Portanto, se você pretende viajar para regiões do Afeganistão, Nigéria e do Paquistão, a vacinação é altamente recomendável.
O ideal é que essa vacina seja aplicada com pelo menos 4 semanas de antecedência da data da viagem.
Desse modo, é recomendável que você verifique o seu calendário vacinal para saber se você cumpriu todo o esquema vacinal e está imune.
A vacina da poliomielite é uma vacina dividida em 3 doses, e mais 2 doses de reforço.
Raiva
De acordo com relatórios da OMS, o vírus da raiva está presente em todos os continentes e afeta mais de 150 países.
A raiva é uma doença de difícil tratamento e que muitas vezes acarreta em óbito, embora a vacinação seja mais específica para casos onde você entrará em contato com animais silvestres, é importante verificar os dados do seu pais de destino para esse vírus.
A vacinação contra a raiva pode ser administrada como medida de profilaxia, para aqueles que irão se expor a zonas de risco.
A, Índia, por exemplo, é um país em que uma das vacinas internacionais obrigatórias para entrada é a vacina da raiva.
Febre tifóide
A febre tifóide é uma doença bacteriana aguda, que é causada principalmente por uma bactéria denominada de Salmonella enterica.
A vacinação contra a febre tifóide não é obrigatória, porém recomenda-se para quem pretende viajar para as áreas de risco, como:
- Ásia
- África
- América do Sul
- Central com risco superior no Sul da Ásia.
O sul da Ásia, principalmente, é uma região onde há uma maior taxa de contaminação por febre tifóide, a contaminação ocorre principalmente, através da ingestão de água e alimentos contaminados com a bactéria.
Portanto, essa é uma das vacinas para viagem internacional recomendadas para áreas de alto risco, ou estadias longas.
Hepatite A e B
Tanto a Hepatite A quanto a Hepatite B são doenças cujo causador são vírus, e que podem ser prevenidas a partir da vacinação.
Portanto, apesar de não de se incluírem como vacinas para viagem internacional obrigatórias, é importante considerá-las.
Principalmente para aquelas pessoas que pretendem viajar para países da Ásia, África, da américa do sul e ao norte da Europa, ou até mesmo a países como Espanha e Itália.
Para adquirir imunidade contra essas infecções é preciso tomar duas doses dessas vacinas com o intervalo de 6 meses entre as doses.
Cólera
A vacina contra a cólera fornece imunidade contra infecções causadas pelo Vibrio cholerae e pela Escherichia coli, responsáveis, respectivamente, pela cólera e pela causa mais frequente de diarreia dos viajantes.
Apesar de não ser uma vacina obrigatória, ela ajuda a reduzir o risco de infecções frequentes durante uma viagem, uma vez que o principal sintoma dessas infecções é a presença de vômito e diarreia grave.
Desse modo, ela pode ser indicada para aquelas pessoas que pretendem viajar para áreas de risco de contaminação dessas doenças.
Recomenda-se que a vacinação siga com duas doses com intervalo mínimo de 1 semana e máximo de 6 semanas entre as doses.
Caso o período entre doses ultrapasse 6 semanas, o esquema deve ser recomeçado.
Gripe
A vacinação contra a gripe não é obrigatória, mas é muito importante durante as viagens internacionais.
Principalmente, porque os vírus da gripe sofrem mutações muito rapidamente, e anualmente, as vacinas da gripe são atualizadas para que se tenha uma melhor cobertura de imunização.
Portanto, se você pretende fazer uma viagem, e está inserido dentro do grupo de risco (idosos, grávidas, pessoas imunodeficientes, etc), é importante realizar a atualização da sua carteira de vacinação contra a gripe.
Covid-19
Embora a maioria dos países não estejam exigindo como uma das vacinas para viagem internacional a vacina da COVID-19, é importante se proteger.
O vírus ainda está circulando pelo mundo inteiro, e de tempos em tempos é possível perceber um aumento no número de casos de COVID.
Portanto, se você não deseja ser pego de surpresa, atualize a sua carteira de vacinação com as doses que ainda estão faltando para minimizar os riscos de passar por sintomas fortes.
Pronto para atualizar as vacinas para viagem internacional?
Através desse conteúdo, buscamos apresentar qual é a importância das vacinas para viagem internacional, quais são as vacinas recomendadas e possivelmente obrigatórias.
Se você quer aproveitar as férias, não deixe de se vacinar de acordo com os requisitos do seu país de destino, para evitar imprevistos.
Esse conteúdo é apenas informativo e não recomenda-se utilizá-lo para fins de autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Melhor creme para pés ressecados e rachados
Acordar com os olhos grudados de remela: 12 possíveis causas
Afta na língua: sintomas, causas e tratamento
Corretor postural: 10 opções masculinos e femininos
Conheça 40 alimentos ricos em vitamina A
Xarope para a tosse seca: 15 opções para você!