abril 2024
Leitura: 11 min.
Conhecer quais são as formas de autocuidados para furúnculo é uma maneira de aliviar o desconforto causado por essa condição.
O furúnculo é uma espécie de nódulo que surge em decorrência de uma infecção de pele, e pode causar dor e inchaço.
Além dos autocuidados contribuírem para que o furúnculo melhore mais rapidamente, eles também são uma ótima forma de evitar novas infecções.
Pensando nisso, preparamos uma lista para que você possa saber quais são as melhores dicas e autocuidados para furúnculo.
Sumário
Autocuidados para furúnculo não substituem o atendimento médico
Antes de apresentar nossa lista de autocuidados para furúnculo é preciso saber que eles não irão substituir o atendimento médico.
Por isso, se você está pensando em tratar o seu furúnculo em casa, considere visitar um dermatologista para pedir orientações, pois o furúnculo é um tipo de abscesso causado por uma infecção bacteriana.
Inicialmente o furúnculo pode até não incomodar, se assemelhando a uma espinha comum, entretanto, com o passar do tempo, ele pode crescer e se tornar doloroso.
Nesse ponto ele manifesta como uma erupção cutânea vermelha e dolorida na superfície da pele que posteriormente vira uma bolsa vermelha com pus, também chamada de abscesso.
Geralmente, a bactéria responsável por causar a infecção é a Staphylococcus aureus, e ela pode chegar às camadas mais profundas da pele disseminando-se para outros tecidos.
A disseminação da bactéria para outros tecidos do corpo, pode dar origem à celulite bacteriana, uma infecção mais extensa do tecido subcutâneo.
Para evitar possíveis complicações é importante que você faça acompanhamento com um dermatologista, seguindo suas orientações e não deixando de manter os autocuidados para furúnculo.
Além disso, o furúnculo pode contaminar outras regiões do corpo, por isso é importante seguir todo o tratamento conforme o indicado.
Quais são os melhores autocuidados para furúnculo?
Separamos algumas dicas para que você possa acelerar a sua recuperação e cuidar melhor dos seus furúnculo:
Vá ao médico
Como já mencionamos anteriormente, um dos autocuidados para furúnculo mais importantes é visitar um médico para que ele possa fazer uma avaliação completa do seu estado de saúde.
Além disso, ele irá examinar o furúnculo e indicar o uso de remédio para furúnculo mais adequado para você.
Geralmente são pomadas para furúnculo de aplicação tópica como a nitrofural, bacitracina e neomicina são pomadas antibióticas.
Além disso, em alguns casos o médico também poderá recomendar o uso de antibiótico oral, tudo depende da gravidade da sua condição.
Um outro cuidado que pode ocorrer no consultório médico é a drenagem do pus acumulado no furúnculo.
Seguir as orientações médicas são essenciais para que você possa se recuperar da melhor maneira possível.
Aplique compressas quentes
Um dos autocuidados para o furúnculo que mais contribui para minimizar a dor, principalmente daqueles que estão localizados em regiões que recebem algum tipo de pressão é a aplicação de compressas de água morna.
Por isso, providencie uma bolsa térmica para que você possa utilizar nas suas compressas e aplique na região afetada pelo tempo médio de 10 minutos.
Esse procedimento pode ser realizado várias vezes ao dia, e isso ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para a área e permitindo que o furúnculo drene naturalmente.
Enrole a bolsa térmica em uma toalha de uso exclusivo para o furúnculo, lave-a separadamente das demais roupas.
Mantenha bons hábito de higiene
Além de ser um dos autocuidados para furúnculos mais importantes, ele também é fundamental para a sua família, pois lembre-se de que o furúnculo é transmissível.
E o contato com a secreção pode contaminar outros tecidos e pessoas, portanto, é fundamental que você mantenha bons hábitos de higiene, principalmente na hora de aplicar compressas quentes ou pomadas na região do furúnculo.
Mantenha sempre as suas mãos limpas e higienizadas, enquanto estiver tratando o furúnculo dê preferência por deixar as unhas curtas.
Além disso, torque a roupa de cama regularmente, e lave suas roupas separadamente dos outros membros da casa.
Faça a limpeza da região diariamente
Recomenda-se lavar a área afetada com água morna e sabão suave pelo menos duas vezes ao dia.
Entretanto, é importante evitar esfregar com força, pois pode irritar a pele e também piorar o furúnculo.
Após a lavagem seque com cuidado com uma toalha limpa e também macia para não agredir a região.
Evitar espremer ou perfurar
Para algumas pessoas a tentação de tentar se livrar do furúnculo pode ser grande, entretanto é importante evitar de espremer ou perfurar o furúnculo.
A eliminação do pus pode espalhar a infecção e deixar o machucado exposto a novos microrganismos.
O ideal é ir ao médico para drenar o pus, ou então se necessário fazer com que ele cure sozinho, portanto evite manipulá-lo.
Cuide da sua alimentação
Para ajudar o organismo a combater a infecção, um dos principais autocuidados para o furúnculo é cuidar da alimentação.
Evite consumir alimentos gordurosos e dê lugar para alimentos mais saudáveis e ricos em vitaminas.
A vitamina C, por exemplo, é um tipo de vitamina que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.
Com um sistema imunológico mais fortalecido, é bem provável que você se sinta melhor em menos dias.
Usar roupas folgadas
A dica, principalmente para dias de verão, é importante que você dê preferência por utilizar roupas que sejam mais folgadas para evitar e reduzir o atrito.
Além disso, utilizar tecidos como roupas 100% algodão ajudam na respiração da pele e evita o acúmulo de umidade e suor, diferentemente das roupas fabricadas em tecido como poliéster.
Por isso, é importante planejar o seu vestiário para ajudar a evitar o desconforto enquanto realiza o seu tratamento contra o furúnculo.
Tome analgésicos de venda livre
Se a dor for muito intensa, um autocuidado que você pode ter é questionar o seu médico se é possível fazer uso de analgésicos de venda livre.
Os que ajudam a reduzir a dor são o ibuprofeno ou o paracetamol, mas existem medicamentos que também são anti-inflamatórios.
Independentemente da possibilidade de adquiri-los em farmácia sem a necessidade de portar uma receita médica, é importante que você peça orientação do seu médico.
Agora você já sabe quais são alguns dos autocuidados para furúnculo
Através desse conteúdo, buscamos apresentar uma lista com os principais autocuidados para o furúnculo para que você possa se recuperar o mais rápido possível.
Se o furúnculo não melhorar após alguns dias de autocuidado ou se você sentir febre, vermelhidão prolongada, inchaço ou drenagem de pus, é importante consultar um médico.
Algumas pessoas podem inclusive apresentar recorrência do furúnculo, e esses são os principais casos do quais o furúnculo é tratado com antibióticos.
Por isso esteja atento a sua condição de saúde, pois com todas as dicas o furúnculo deve melhorar dentro de alguns dias.
Continue lendo mais
Lipoma: O que é e como tratar?
Purificador de Água: 8 melhores para comprar
Calendário vacinal infantil: Saiba quando vacinar
Alimentos ricos em carboidratos ruins: 14 opções
Excesso de gases: 11 causas possíveis
Pigarro na garganta: 7 causas e como eliminar