fevereiro 2024
Leitura: 14 min.
A pressão baixa é uma condição que naturalmente não representa grandes riscos à saúde, entretanto ela pode ser perigosa, pois pode causar acidentes.
A maioria das pessoas que convive com pressão baixa leva uma vida normal, sem a necessidade de uso de medicamentos.
Entretanto, algumas situações podem fazer a pressão ficar abaixo do normal, e por isso é importante estar atento e saber o que fazer para normalizar a pressão.
E para que você possa compreender melhor o que é a pressão baixa e quando pode se tornar um risco para saúde, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
O que é pressão baixa?
A pressão baixa, ou a hipotensão, é uma condição que se caracteriza pela redução do fluxo de sangue para os tecidos, desse modo, às células não recebem a quantidade de oxigênio suficiente para suas atividades.
Desse modo, ela pode causar alguns problemas como tonturas, náuseas e em casos mais sérios até mesmo desmaios.
Embora, na maioria das vezes, a pressão baixa não cause problemas à saúde é preciso estar atento a alguns fatores que podem contribuir para que ela caia ainda mais e evitá-los.
O que causa pressão baixa?
Existem diversos fatores que podem estar relacionados à pressão baixa, por isso é difícil definir se a causa é oriunda de um problema de saúde ou de um fator externo.
Por isso, nem sempre a pressão baixa significa algo ruim ou deve ser sinônimo de preocupação.
Entretanto algumas causas da pressão baixa e que estão relacionadas a problemas de saúde são:
- Desidratação: Quando a perda de água e os vasos sanguíneos vão tendo menos sangue em seu interior.
- Deficiência de vitamina B12 e ácido fólico: São essenciais para a formação das células vermelhas do sangue, podem reduzir a produção sanguínea resultando em pressão baixa
- Uso de alguns medicamentos: Alguns medicamentos quando utilizados a longo prazo podem causar pressão baixa. Um exemplo são diuréticos, remédios para pressão alta, remédios cardíacos e antidepressivos.
- Alterações hormonais: Alguns hormônios podem dilatar os vasos sanguíneos e causar queda acentuada da pressão arterial, principalmente durante a gestão ou em período menstrual.
- Hemorragia interna e externa: Quando há perda de sangue, fluxo nos vasos sanguíneos reduz resultando na hipertensão.
- Problemas cardíacos: problemas cardiovasculares são comuns de resultar em hipotensão, uma vez que o coração pode ter dificuldade para bombear o sangue.
- Infecções graves: Não é comum, mas ela pode surgir por conta de uma infecção grave no organismo como sepse ou choque séptico.
- Pressão baixa na gravidez: Durante a gravidez, o sistema circulatório se expande de forma geral para atender as necessidades do feto em formação, o que pode fazer o fluxo sanguíneo perder força.
Uma das causas da pressão baixa que não está relacionada a problemas de saúde são:
- O uso excessivo de álcool
- Ficar muito tempo em pé em um lugar fechado ou abafado
- Praticar atividade física em lugares muito quentes
- Sair da posição deitada ou em pé muito rapidamente
- Jejum prolongado
Sintomas de pressão baixa
Até mesmo pessoas saudáveis podem sentir os sinais de pressão baixa, como mencionamos anteriormente, nem sempre ela está relacionada a um problema de saúde.
Então é importante conhecer quais os sintomas de pressão baixa:
- Tontura;
- Desmaio;
- Vertigem;
- Visão embaçada;
- Náuseas;
- Fadiga;
- Falta de concentração;
- Cansaço;
- Suor frio;
- Palidez;
- Dificuldade de equilíbrio;
Em casos mais graves, a hipotensão pode causar:
- Confusão;
- Esfriamento do corpo;
- Respiração ofegante;
- Batimentos cardíacos acelerados.
Esses sintomas de pressão baixa geralmente não aparecem isoladamente, eles surgem em conjunto e caso a pessoa não repouse, eles tendem a se intensificar.
Casos desmaios ou de sintomas intensos que não passam ou melhoram devem ser encaminhados para o atendimento de urgência.
Quando a pressão é considerada baixa?
De acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os valores de referência desejáveis da pressão arterial estão ao redor de 130 mmHg x 80 mmHg, ou 13 por 8.
Entretanto, esses valores podem variar dependendo da idade e gênero do indivíduo, e pouco alteram o que é considerado hipotensão.
O valor limite de pressão baixa, ou hipotensão, é quando a pressão arterial fica abaixo de 90 x 60 mmHg, ou abaixo de 9 por 6.
Mas como saber se a pressão está baixa? Provavelmente você vai sentir alguns dos sintomas acima, mas o ideal mesmo é utilizar um medidor de pressão para verificá-la.
O que fazer quando a pressão está baixa?
Quando um indivíduo sofre uma queda súbita de pressão existem algumas medidas que podem ajudar a restabelecê-la.
Entretanto, é importante consultar um médico para que ele possa fazer uma avaliação completa do seu estado de saúde.
Confira agora quais são os primeiros socorros pressão baixa e o que fazer para amenizá-la:
- Quando ocorre a queda brusca da pressão arterial é recomendado deitar-se imediatamente numa posição confortável elevando os pés em um nível mais alto do que o coração e a cabeça;
- Fique parado e evite realizar movimentos bruscos por pelo menos 15 minutos, é importante notar uma melhora nos sintomas bem como a volta da pressão durante esse período;
- Afrouxar os botões e laços roupas, principalmente em volta do pescoço, para que a respiração seja facilitada;
- Aumente a ingestão de líquido para aumentar o volume do fluxo sanguíneo, e se for comer algo dê preferência por sucos de frutas ou vitaminas.
E, o sal? Muitas pessoas se questionam se o sal ajuda na pressão baixa, entretanto não há comprovação científica de que colocar sal debaixo da língua melhora a hipotensão, mas algumas pessoas podem se sentir melhor, mesmo que momentaneamente.
Como tratar a pressão baixa?
Em casos onde as crises de hipotensão acontecem repetidamente é importante procurar um médico para avaliar a sua saúde e verificar se ela não está sendo causada por alguma doença.
Além da aferição, é muito provável que o médico peça exames mais completos para verificar o comportamento da hipotensão durante a rotina do paciente.
O remédio para pressão baixa poderá ser indicado, mas geralmente ocorre quando a hipotensão está associada a um problema de saúde, que pode ser por diabetes, insuficiência cardíaca, anemia, hipoglicemia, entre outros, o cardiologista deve mostrar qual o tratamento mais adequado para cada uma dessas doenças.
O médico também poderá prevenir a hipotensão ou hipertensão, é recomendado manter uma alimentação balanceada, aliada à prática de exercícios físicos.
Pressão baixa pode matar?
A pressão baixa nem sempre é considerada um problema, e como já comentamos pode estar relacionada com a fisiologia individual de cada pessoa.
Entretanto, quando ela fica muito abaixo do valor normal ela pode causar riscos para a saúde, portanto é importante estar atento.
Com a hipotensão, a quantidade de sangue circulante pode não chegar a todas as partes do corpo e ocasionar mal funcionamento de órgãos e células.
Nesses casos, a hipotensão pode ser fatal já que provoca um choque e mal funcionamento dos órgãos.
Se a hipotensão estiver muito baixa, há uma diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode provocar danos cerebrais, um AVC (acidente vascular cerebral), problemas cardíacos e renais, além de má circulação…
Além disso, a hipotensão também pode causar desmaios que podem ser perigosos caso o indivíduo caia e bata com a cabeça.
Como evitar as crises de hipotensão?
Se você não tem hipotenção relacionado a algum problema de saúde e sim por conta da sua fisiologia, separamos algumas dicas para que você saiba como evitar ter pressão baixa. Confira:
- Durma com os pés elevados, acima da altura do resto do corpo. Você pode colocar um travesseiro ou almofada debaixo das pernas para não correr o risco de acordar com hipotensão.
- Consuma líquidos e evite a desidratação. Para produção adequada de sangue é importante permanecer hidratado.
- Pratique atividade física, além de fazer bem para a mente e o corpo, ela também fortalece o coração.
- Evite locais muito abafados, ou praticar exercícios físicos em locais de baixa refrigeração.
- Em dias quentes faça uso de roupas leves;
- Evite produtos como café ou energéticos.
- Alimente-se bem e evite pular as refeições, ou ficar em jejum durante muitos dias;
Essas dicas são as melhores maneiras de evitar ter hipotensão, é preciso um auto policiamento para evitar as crises.
Caso sinta os sintomas, sente-se imediatamente e fique parado até sentir-se melhor evitando sofrer quedas e traumas.
Agora você já sabe o que é essa condição
Através desse conteúdo buscamos apresentar o que é pressão baixa e quais são os riscos que ela pode causar para a sua saúde.
Não se esqueça de que você deve sempre consultar um médico e pedir uma avaliação para que ele possa verificar a origem da hipotensão.
Evite utilizar medicamentos sem a indicação de um profissional de saúde, pois eles podem ser perigosos.
Continue lendo mais
Treino em casa: Confira os 10 melhores exercícios
Remédio caseiro para refluxo: 14 melhores soluções
Dependência química: O que é e como tratar?
Frases de meditação: 144 opções para leitura
Como evitar o estresse?
Barraca de Camping: As melhores de 2024