fevereiro 2024
Leitura: 15 min.
O caroço no pescoço, ou nódulo no pescoço, é uma condição que pode estar relacionada a um problema de saúde, principalmente quando surge sem motivo aparente.
A primeira vista pode assustar, entretanto em grande parte dos casos o aparecimento de caroços no pescoço pode estar intimamente relacionado a problemas no sistema linfático.
Portanto, se você descobriu um caroço ou nódulo no pescoço e quer saber o que pode ser, antes de procurar um profissional de saúde, elaboramos um conteúdo completo sobre as principais causas dessa condição.
Sumário
O que significa caroço no pescoço?
O aparecimento de um caroço no pescoço, ou nódulo, é uma forma de definir o aparecimento de um nódulo, inchaço ou protuberância de ocorrência espontânea ou não.
Geralmente, ocorrem de maneira espontânea podendo variar em região, podendo acometer a lateral, região cervical ou região frontal.
Eles também podem apresentar tamanhos variados, consistências que podem variar de macio, rígido, fixo ou móvel.
Todas essas características são importantes para que o profissional de saúde possa diagnosticá-lo da maneira correta e iniciar o tratamento adequado.
Apenas o médico poderá diagnosticá-lo e indicar o tratamento mais adequado para a sua condição.
Por isso, é importante procurar atendimento médico, principalmente se você notar o crescimento ou se ele apresentar algum desconforto.
O que pode ser caroço no pescoço?
O aparecimento de um caroço no pescoço pode ter diversas origens, desde as inflamações no linfonodos a até o desenvolvimento de nódulos malignos.
Entretanto, se você está com um caroço no pescoço, não se desespere inicialmente, pois nem sempre ele está atrelado a uma condição de saúde grave, como veremos a seguir.
Conheça algumas das principais causas do aparecimento de um caroço no pescoço:
Inchaço dos linfonodos
O inchaço nos linfonodos é uma das principais causas de caroço no pescoço. Os linfonodos são órgãos que fazem parte do nosso sistema linfático.
Eles estão presentes em diversas regiões do nosso corpo, como o pescoço, peito e abdômen e desempenham um papel fundamental para o combate de infecções, uma vez que estão carregados com nossas células de defesa, os linfócitos.
Quando você está com algum tipo de infecção microbiana, como gripes, resfriados, otites, amigdalite, cáries ou até mesmo condições mais sérias como o HIV, é normal que haja um aumento nas células de defesa do organismo.
Esse aumento na atividade dos linfonodos pode fazer com que eles fiquem inchados e dêem origem às conhecidas ínguas no pescoço.
As ínguas podem estar localizadas como caroço no pescoço lado direito ou no lado esquerdo, que são as regiões mais comuns, ou atrás do pescoço.
Geralmente são indolores, entretanto, dependendo da causa da inflamação, elas podem causar dor, desconforto e se tornar quentes ao toque.
É natural que com a melhora da infecção, eles desapareçam naturalmente ao longo dos dias, entretanto a persistência pode indicar o linfoma de Hodgkin que é uma condição maligna.
Portanto, é preciso estar atento, principalmente se a ingua não reduzir de tamanho e outros sintomas surgirem.
Linfoma de Hodgkin
O aparecimento de caroço no pescoço que dói quando aperta, ou simplesmente causa desconforto, pode ser devido ao desenvolvimento de um tumor maligno.
O linfoma é um tipo de câncer sanguíneo que surge no sistema linfático, acometendo principalmente os linfonodos, que estão localizados em diversas regiões do corpo, mas também no pescoço.
Geralmente essa condição é silenciosa e os pacientes tendem a não apresentar sintomas por bastante tempo.
O inchaço nos gânglios é o principal sintoma que leva o paciente a buscar ajuda profissional, entretanto outros sintomas podem ser destacados:
- Dor nos gânglios inflamados
- Suores noturnos intensos, com ou sem febre
- Febre ou calafrios à noite ou mesmo durante o dia
- Perda de apetite
- Perda de peso inexplicável
- Fadiga ou perda de energia
- Coceira inexplicável
- Tosse e dificuldade para respirar ou desconforto no peito, causados por um gânglio linfático grandemente aumentado nesta região
Em caso de suspeita de linfoma de hodgkin é importante procurar por um oncologista para que ele possa solicitar os exames adequados para fornecer um diagnóstico.
Câncer
A presença de um caroço dolorido no pescoço, ou as conhecidas ínguas, podem indicar o aparecimento de outros tipos de câncer, como o câncer de garganta, por exemplo.
Geralmente ele vai surgir acompanhado de outros sintomas que podem se manifestar como rouquidão, dificuldade de deglutição, sensação de bola na garganta e etc…
Na presença de um nódulo no pescoço acompanhado desses sintomas, o ideal é buscar um oncologista para uma avaliação.
Problemas de tireoide
Quando surge um caroço no pescoço na região frontal, isso pode indicar um alargamento da glândula tireóide.
Esse caroço também é chamado de bócio, ou papo, e na maioria das vezes está associado ao hipotireoidismo ou ao hipertireoidismo, mas essa associação não é necessária, ou obrigatória.
Geralmente, localizados na região frontal, em apenas um dos lados, e podem se movimentar para cima ou para baixo durante a deglutição.
Caso você tenha notado um aumento da na tireoide é importante procurar um endocrinologista para que ele possa solicitar os exames e verificar os níveis hormonais circulantes na sua corrente sanguínea.
O bócio pode ser tratado através do uso de medicamentos, dependendo se você tem hiper ou hipotireoidismo, ou removido cirurgicamente.
Há ainda a possibilidade do crescimento de um nódulo maligno que deverá ser investigado por um profissional de saúde.
Contratura no pescoço
A presença de caroço no pescoço na nuca pode ser resultante de uma contratura muscular, que ocorre principalmente quando o músculo se contrai de maneira incorreta.
Geralmente o caroço de contratura surgem acompanhados por dor e desconforto na região afetada, podendo ocasionar também limitação dos movimentos.
Por isso, se você praticou atividade física, ou deu mau-jeito em alguma região e notou a presença de um nódulo no pescoço procure um traumatologista.
Além de recomendar a aplicação de compressas quentes para reduzir a dor, ele também poderá indicar o uso de pomadas anti-inflamatórias e relaxantes musculares para aliviar o desconforto sentido.
Nodules
Os nódulos são classificados por um crescimento anormal de tecido em nosso corpo, na maioria dos casos verificam-se nódulos benignos.
Como já comentamos anteriormente, nódulos malignos são caracterizados por ser câncer e precisam ser tratados o mais rápido possível.
Um exemplo de nódulo que pode originar o caroço no pescoço que não dói são os nódulos nas cordas vocais que são muito comuns em profissões em que o uso da voz é excessivo, ou então em pessoas que têm refluxo ácido.
Cisto sebáceo
O cisto sebáceo é uma outra causa de caroço na garganta que dói, principalmente quando inflamados, quando não inflamados não costumam causar dor.
Os cistos sebáceos podem se formar em qualquer região do nosso corpo, geralmente são pequenos e moles.
Para o tratamento é indicado passar por uma avaliação de um dermatologista que poderá realizar uma pequena cirurgia para remoção do cisto.
Lipoma
O lipoma é um tipo de neoplasia benigna que pode surgir em diversas regiões do nosso corpo, sendo que as mais comuns são o pescoço, ombros, braços, costas, abdômen e coxas.
Ele é formado principalmente por células de gorduras que estão encapsuladas e que vão crescendo ao longo do tempo sem causar sintomas, a consistência de um lipoma é de um caroço mole no pescoço.
Entretanto, eles podem ser desconfortáveis conforme vão crescendo, uma vez que podem pressionar algum nervo ou causar obstrução local.
O tratamento para lipoma consiste na realização de uma pequena cirurgia de remoção, que pode ser realizada no consultório do dermatologista.
Parotidite infecciosa
Também conhecida como caxumba ou papeira, é uma infecção causada por vírus que pode originar um pequeno caroço no pescoço entre a orelha e o queixo.
Essa infecção causa inflamação nas glândulas parótidas que são as glândulas responsáveis por produzir saliva.
Além da presença do caroço, não é incomum que surjam sintomas como febre e dor nessa região.
O tratamento para caxumba consiste em aliviar os sintomas, uma vez que o próprio organismo é capaz de eliminar o vírus.
Caroço no pescoço do bebê de 2 anos, o que pode ser?
Caso você tenha notado a presença de um caroço no seu filho ou em alguma criança, o motivo mais provável para isso é que seja uma íngua provocada pelo inchaço nos linfonodos.
Entretanto, é importante que você leve a criança a uma consulta no pediatra porque crianças, em geral, costumam ter um sistema imune mais frágil.
Por isso, é importante que ao perceber um caroço você verifique outros sintomas na criança para relatar ao médico durante a consulta.
Como é o caroço de câncer no pescoço?
Apenas a avaliação médica completa é capaz de determinar se a origem do caroço no pescoço é maligna ou benigna.
Entretanto algumas características como caroços endurecidos, indolores à palpação, com formato irregular e aderidos a estruturas adjacentes podem ser características de nódulos malignos.
O médico poderá solicitar exames como ultrassonografia, biópsia ou outros testes de imagem para confirmar se um caroço no pescoço é benigno ou maligno.
Agora você já sabe tudo sobre caroço no pescoço
Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais causas de caroço no pescoço e também quais médicos você deve procurar para solucionar essa situação.
Existem diversas condições que podem causar o aparecimento de um nódulo no pescoço e é importante investigá-las assim que elas surgirem.
Pois quanto mais rápido inicia-se o tratamento mais eficaz ele se torna.
Continue lendo mais
Exercício tríceps: 15 opções para treinar
Naproxeno: Para que serve e quando tomar?
Metronidazol para que serve esse remédio?
Melhor creme para Estrias: 6 Opções
Conheça 15 alimentos ricos em fósforo
Como calcular período fértil?