fevereiro 2024
Leitura: 10 min.
A foliculite é um distúrbio inflamatório que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, ele pode variar de uma leve irritação a um problema persistente e desconfortável. Por isso, entender as causas, sintomas e os tratamentos disponíveis é essencial se você lida com esse problema.
Através deste conteúdo, vamos te mostrar o que é foliculite, os sintomas e como tratar de forma eficaz os sintomas da foliculite.
Sumário
Foliculite: O que é?
Entender o que é essa condição é a primeira coisa que precisamos saber para começar o tratamento. Ela é uma condição da pele que acontece quando os folículos capilares se inflamam. Esses folículos são pequenas estruturas na nossa pele que contêm o cabelo. Além disso, o que causa a foliculite são 2 principais fatores, são eles:
- Bacteriana: A bacteriana ocorre quando as bactérias, geralmente estafilococos, penetram nos folículos pilosos danificados ou infectados. As bactérias podem causar foliculite nas nádegas, costas, axilas, pescoço, foliculite na virilha, pernas e braços.
- Fúngica: Já a fúngica é geralmente causada por fungos da espécie Malassezia, que normalmente vivem na superfície da nossa pele. Por isso, quando há um desequilíbrio no ambiente da nossa pele, esses fungos podem se multiplicar e infectar os folículos, levando à foliculite fúngica. Além disso, a fúngica pode ocorrer em qualquer lugar onde haja pelos, como o peito, costas, braços, pernas, foliculite no couro cabeludo e até mesmo na área da barba em homens.
O que causa Foliculite?
Primeiramente, o que causa a foliculite é quando os folículos capilares são infectados por bactérias ou fungos. Esses agentes podem entrar nos folículos através de cortes, lesões, pelo encravado ou por outros meios.
Após a infecção, o nosso sistema imunológico responde à presença do agente patogênico, causando inflamação ao redor do folículo. Além disso, as células brancas do nosso sangue são enviadas para combater a infecção, resultando em vermelhidão e inchaço na área afetada.
Conforme a infecção evolui, ocorre o acúmulo de pus dentro do folículo, levando à formação de pústulas, que são protuberâncias cheias de pus na pele. As pústulas são uma resposta do nosso corpo tentando conter e eliminar a infecção.
Sintomas da Foliculite:
Sobretudo, ela pode apresentar diversos sintomas, vai depender do tipo e da gravidade da condição. Por isso, conheça os sintomas mais comuns da bacteriana e fúngica:
Bacteriana:
- Lesões vermelhas e pustulosas: Primeiramente, as lesões típicas da foliculite bacteriana são pequenas, vermelhas e inflamadas ao redor dos folículos pilosos. Elas podem se parecer com espinhas, pústulas ou furúnculos.
- Pode haver presença de pus: Muitas vezes, essas lesões contêm pus, que pode ser visto como uma substância amarelada ou esbranquiçada.
- Coça e causa irritação: A área afetada pode causar coceira intensa, levando à irritação e desconforto.
- Sensibilidade: A pele ao redor dos folículos pilosos inflamados pode ficar sensível ao toque.
- Dor: Em casos mais graves, a foliculite bacteriana pode causar dor na área afetada.
- Causa crostas sobre a pele: Se você coçar as lesões ou forem irrittadas, podem formar crostas sobre a pele.
- Espalha para outras áreas: Caso você não trate a foliculite bacteriana, ela pode se espalhar para áreas próximas.
Fúngica:
- Pequenas lesões vermelhas: Assim como na bacteriana, as lesões da foliculite fúngica são pequenas e vermelhas ao redor dos folículos pilosos.
- Descamação: A pele ao redor das lesões pode descamar, especialmente em áreas onde a infecção está mais avançada.
- Coceira: A fúngica pode causar uma coceira intensa na área afetada.
- Pústulas: Em alguns casos, as lesões podem conter pus, tendo como resultado pústulas iguais às da foliculite bacteriana.
- Inflamação: A pele ao redor dos folículos pilosos pode ficar inflamada e sensível.
- Áreas escuras: Em casos crônicos ou não tratados, as áreas afetadas podem desenvolver manchas escuras na pele.
- Sensação de queimação: Alguns pacientes relatam uma sensação de queimação na pele afetada.
Foliculite: Como tratar?
A foliculite tratamento vai depender do tipo específico da condição (bacteriana ou fúngica), da gravidade dos sintomas e da área afetada.
Por isso, separamos para você alguns dos tratamentos mais comuns:
- Primeiramente, para casos leves a moderados de foliculite bacteriana, o médico poderá prescrever um antibiótico tópico, como clindamicina ou mupirocina, para aplicar na área afetada. Já em casos mais graves ou quando ela já se estendeu para outras áreas, o médico poderá prescrever antibióticos orais, como a cefalexina ou doxiciclina.
- Os cremes ou loções antifúngicos, como o clotrimazol ou miconazol, são frequentemente prescritos para tratar a foliculite fúngica. Já em casos mais severos e persistentes, o seu médico poderá recomendar antifúngicos orais, como fluconazol ou itraconazol. Além disso, manter a área afetada limpa e seca é essencial para evitar a proliferação dos fungos.
- Caso ela estiver relacionada a depilação ou ao barbear, evite realizar essas práticas temporariamente para ajudar na cicatrização. Por isso, a depilação a laser pode ser uma solução definitiva e benéfica caso você sofra dessa condição, ela destrói os folículos pilosos, reduzindo significativamente o crescimento do pelo. Portanto, com menos pelos, há menos chances de ficarem presos ou se curvarem sob a pele, o que pode levar à foliculite. Além disso, ao destruir os folículos pilosos, a depilação a laser pode prevenir futuros episódios.
- O Tend Skin é um produto conhecido por ajudar a tratar e prevenir problemas de pele como a foliculite. Ele é formulado para reduzir a inflamação e irritação nos folículos pilosos, proporcionando alívio para quem sofre com foliculite e outros problemas relacionados à depilação. Ele contém ingredientes como ácido salicílico e álcool isopropílico, que ajudam a reduzir a inflamação nos folículos pilosos inflamados. Além disso, o ácido salicílico no Tend Skin também pode ajudar na esfoliação suave da pele, removendo as células mortas que podem obstruir os folículos pilosos e contribuir para a foliculite.
Agora que você já conhece e sabe como tratar a foliculite
Por fim, esperamos que o nosso conteúdo tenha te ajudado a entender o que é, como prevenir e tratar a foliculite.
O tratamento eficaz da condição pode exigir abordagens específicas, como antibióticos tópicos ou orais, dependendo da causa da infecção. Portanto, é sempre recomendável consultar um médico dermatologista para um plano de tratamento adequado e personalizado.
Continue lendo mais
Placa de bruxismo: o que é e quando utilizar?
Roda de exercício: como utilizar nos treinos
Creatina: Para que serve e como tomar
Anti inflamatório: qual é o melhor?
Coceira na cabeça: O que pode ser e como eliminar?
Lábios ressecados: 12 possíveis causas