novembro 2024
Leitura: 8 min.
Muitas mulheres querem saber se grávida pode tomar chá de boldo, e se ele é seguro para o bebê durante o período gestacional.
Pois essa é uma fase muito importante na vida da mulher e requer alguns cuidados especiais principalmente na questão da alimentação.
Alguns chás podem atrapalhar o processo gestacional enquanto outros podem contribuir positivamente ajudando a amenizar alguns dos principais sintomas e desconfortos sentidos durante a gestação.
E, para que você possa entender se grávida pode tomar chá de boldo durante a gravidez, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
O que é chá de boldo?
Antes de saber se a mulher grávida pode tomar chá de boldo, vamos conhecer algumas das principais propriedades dessa planta.
O boldo é uma planta bastante popular no Brasil e muito utilizada para o tratamento de diversas condições de saúde.
Essa planta possui propriedades digestivas e hepáticas, bem como propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e também antioxidantes.
Por conta dessas propriedades, muitas pessoas decidem fazer uso dessa planta regularmente, para reduzir os sintomas de algumas condições de saúde comuns.
Geralmente utiliza-se na forma de chá de boldo, no entanto é possível utilizar infusões, sucos, sobremesas ou na forma de cápsulas ou extrato natural.
Grávida pode tomar chá de boldo?
Se você é gestante e quer saber se quem está grávida pode tomar chá de boldo, a resposta para essa pergunta é que o chá de boldo não é recomendado durante o período gestacional.
Embora existam diversos benefícios medicinais que possam ser obtidos através do consumo do chá de boldo, para uma gestante ele pode trazer sérias consequências para gravidez.
Essas consequências podem afetar o desenvolvimento do feto, causando malformações ou até mesmo induzir aborto dependendo da sua quantidade de consumo.
Portanto existe um consentimento entre a comunidade médica de que o chá de boldo não deve ser ingerido durante a gravidez.
Riscos de tomar chá de boldo na gravidez
Agora que você já sabe se grávida pode tomar chá de boldo, saiba que o chá de boldo não é recomendado para o consumo em mulheres grávidas, pois possui uma substância considerada tóxica que se chama ascaridol.
Essa substância pode aumentar as contrações uterinas causando dor abdominal intensa, sangramento, má formação fetal e aborto.
Existem casos em que a substância não causa o nascimento prematuro, mas sim um nível de toxicidade para o bebê que compromete o seu desenvolvimento motor cerebral.
Para a grávida, o uso de chá de boldo pode causar efeitos gástricos e intestinais, resultando em irritação, vômitos, enjoos e gastrite.
Chá de boldo aborta até quantos meses?
Apesar de todas as evidências de que grávida não pode e não deve tomar chá de boldo, ainda existem poucos estudos a respeito da toxicidade dessa bebida para o feto.
Portanto, nada indica que o chá tenha efeito abortivo, de fato, principalmente em gestantes saudáveis.
O fato dele induzir as contrações uterinas faz com que ele tenha potencial abortivo, entretanto diversos fatores podem contribuir para que ele seja um abortivo de fato.
Ou seja, a bebida não deve ser utilizada para esse fim, uma vez que pode colocar a saúde da mãe em risco.
Como aliviar os sintomas da gravidez sem fazer uso do chá de boldo?
Se você desejava utilizar o chá de boldo para amenizar alguns dos sintomas de gravidez, saiba que existem algumas medidas que podem ser adotadas em casa e podem ser úteis.
Para aliviar as náuseas e vômitos comuns na gravidez, especialmente no primeiro trimestre, algumas medidas simples que você pode adotar:
- Fracione as refeições: Evitar longos períodos de jejum, fazendo pequenas refeições a cada 2 ou 3 horas.
- Tenha refeições leves: Escolha alimentos leves e de fácil digestão, evitando frituras, comidas gordurosas e condimentadas.
- Chás seguros: Consuma chás apenas sob a orientação do seu obstetra, pois existem algumas opções consideradas seguras para grávidas.
- Hidratação: Beba bastante água ao longo do dia para combater náuseas, e assim evitar a desidratação.
- Mantenha o ambiente da sua casa arejado: Para evitar odor intensos e que podem causar enjoo busque manter o ambiente arejado.
- Consuma frutas cítricas: As frutas cítricas são os melhores tipos de frutas que diminuem o enjoo na gravidez, pois são responsáveis por ajudar a elevar a acidez gástrica, que fica reduzida durante a gravidez.
- Descanse o suficiente: Ao sentir enjoo na gravidez, certifique-se de deitar-se em uma posição confortável;
Converse com o seu médico sobre o uso de medicamentos que são seguros, e portanto é possível utilizá-los para tratar enjoos na gravidez.
E lembre-se que gestantes jamais devem consumir qualquer medicamento ou chá caseiro sem a prescrição e acompanhamento médico adequado.
Agora você já sabe se grávida pode tomar chá de boldo
Através desse conteúdo você foi capaz de compreender se uma mulher grávida pode tomar chá de boldo, quais são seus benefícios para gestantes e também os principais cuidados de consumo.
Lembre-se que é importante levar em consideração o seu estado de saúde e também do desenvolvimento do bebê e seguir as orientações médicas para tornar seu consumo seguro. Em caso de dúvidas consulte o seu médico.
Continue lendo mais
Testosterona: o que é e para que serve?
Manchas de leucemia: 7 causas principais
Ora-pro-nóbis: O que é e quais são os benefícios
Pontada no ouvido: o que pode ser?
Garganta inflamada: Como tratar? Causas?
Curso de musculação: 10 opções para começar