fevereiro 2024
Leitura: 9 min.
As unhas com linhas verticais podem ter diversas causas, desde questões simples, como traumas físicos, até problemas de saúde mais sérios. Por isso, entender as razões das unhas com linhas verticais é o primeiro passo para a busca de soluções eficazes e manter não apenas a estética, como também a saúde das unhas.
Por isso, através deste conteúdo vamos te mostrar as possíveis causas e o que fazer em cada caso.
Sumário
O que deixa as unhas com linhas verticais?
Primeiramente, as unhas com linhas verticais podem ser um sinal de várias condições diferentes. Por isso, confira abaixo algumas das principais causas:
1. Deficiências nutricionais
Primeiramente, para manter as unhas saudáveis, dependemos de uma variedade de nutrientes para crescerem fortes e com uma boa aparência. A deficiência de vitamina B12, zinco, vitamina C e a vitamina D podem levar a alterações nas unhas, incluindo as linhas brancas e o enfraquecimento.
O que fazer em caso de deficiência de vitaminas?
Em caso de suspeita de deficiência nutricional, é aconselhável procurar orientação médica para a realizar exames e um plano de suplementação, se necessário. Além disso, é essencial que você adote uma dieta balanceada e rica em vitaminas e minerais que contribuem não apenas para a saúde das unhas, mas também para o bem-estar geral.
2. Unhas com linhas verticais devido à Doença da Tireoide
O hipotireoidismo, uma condição caracterizada pela função tireoidiana reduzida, afeta a saúde das unhas contribuindo para a fragilidade. A tireoide é uma glândula localizada no pescoço que produz hormônios importantes para o metabolismo e diversas funções do nosso corpo, incluindo o crescimento das unhas.
Além das linhas verticais nas unhas, sintomas podem incluir perda de peso, aumento da frequência cardíaca, nervosismo, tremores, sudorese excessiva e sensibilidade ao calor.
O que fazer em caso de unhas fracas pelo hipotireoidismo?
O tratamento do hipotireoidismo envolve a reposição do hormônio através da medicação prescrita por um médico. Além do tratamento médico, é essencial manter uma dieta saudável, rica em nutrientes essenciais e adotar bons cuidados com as unhas. Essas práticas vão ajudar a melhorar a saúde das unhas enquanto o hipotireoidismo está sendo tratado.
3. Onicomicose
A onicomicose é uma das causas mais comuns que deixam as unhas enfraquecidas, amareladas e com linhas verticais. Ela é uma infecção fúngica que afeta as unhas dos pés e, às vezes, das mãos. Os fungos responsáveis por essa infecção podem ser transmitidos por materiais de unha contaminados. Eles se proliferam em ambientes úmidos, como em sapatos ou chuveiros, e entram nas unhas através de pequenas lesões. Além disso, a micose também é transmitida quando andamos descalços em piscina, banheiro público ou lugares úmidos.
O que fazer em caso de micose de unha?
A micose de unha deve ser tratada com antifúngicos tópicos, e em casos mais graves, com medicamentos orais prescritos pelo seu médico. Além disso, sempre busque orientação médica ao perceber sinais de infecção fúngica nas unhas, o tratamento precoce previne a disseminação da infecção para as outras unhas e áreas do corpo.
4. Unhas com linhas verticais devido ao Trauma físico
O trauma físico na unha pode levar a danos na matriz ungueal, onde as células da unha são produzidas. Além das linhas verticais, o trauma pode resultar em dor, sangramento sob a unha, descolamento da unha, além de mudanças na cor e textura.
O que fazer em caso de lesão traumática?
No momento em que você bateu, aplique gelo envolvido em um pano na área afetada. Isso vai ajudar a reduzir a inflamação e a dor. No entanto, se a unha estiver solta ou prestes a soltar, proteja-a com um curativo para evitar que infeccione.
Além disso, caso a dor seja intensa, se houver sinais de infecção (como vermelhidão, inchaço, calor) ou se a lesão for muito grave, é recomendado que você procure atendimento médico.
5. Linhas de Beau
As linhas de Beau são sulcos ou depressões transversais que aparecem nas nossas unhas. Elas são causadas geralmente por um trauma ou lesão na matriz da unha, mas além dos traumas, elas também podem ser causadas por algumas doenças como diabetes, problemas circulatórios e o uso de certos medicamentos.
O que fazer se minha unha estiver com linhas de beau?
Primeiramente, o diagnóstico das linhas de Beau geralmente envolve uma avaliação clínica das unhas e, possivelmente, a investigação de condições subjacentes. No geral, as linhas de Beau desaparecem conforme a nossa unha cresce, mas se elas forem causadas por condições subjacentes, o tratamento da condição será necessário.
6. Exposição a produtos químicos
As unhas fracas e com linhas verticais também podem ser causadas por produtos químicos. Elas se tornam mais frágeis e criam as linhas devido à irritação na matriz da unha, que é onde elas crescem. Além disso, alguns produtos usados nas unhas, como esmaltes, removedores de esmalte, produtos de limpeza como detergentes ou solventes também podem contribuir para essas linhas nas unhas aparecerem.
Como evitar que produtos químicos deixem as unhas quebradiças?
Se as suas unhas estão fracas e com linhas verticais por causa do uso de produtos químicos, é aconselhável minimizar o contato com esses produtos. Por isso, sempre utilize luvas para fazer as tarefas de limpeza e caso elas continuem fracas, é recomendável procurar a orientação de um médico dermatologista.
Agora que você já sabe o que causa linhas verticais nas unhas
Sobretudo, esperamos que o nosso conteúdo tenha te ajudado a entender o que pode deixar as unhas com linhas verticais e o que fazer em cada caso.
Além disso, se as estrias nas unhas estiverem acompanhadas de outros sintomas, é recomendável consultar um médico dermatologista ou um clínico geral para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.
Continue lendo mais
Carvão ativado: Quais são seus benefícios para saúde
Dieta para desinflamar o corpo
Chá emagrecedor: 17 opções para você testar
Linfócitos altos: O que pode ser?
O que é bom pra gases? Conheça 14 alternativas
Colher medidora: 10 Melhores para comprar em 2024