junho 2024
Leitura: 16 min.
Acordar com os olhos grudados de remela não é uma experiência muito agradável e provavelmente irá gerar preocupação.
Essa preocupação não é à toa, pois apesar da remela ser produzida naturalmente pelo nosso organismo, essa secreção também pode ser um indicativo de algum problema ocular.
Principalmente se você notar a produção em excesso, ou não conseguir abrir os olhos de tanta secreção.
Nesses casos, é importante investigar as causas e consultar um oftalmologista, pois os olhos são órgãos sensíveis e todo cuidado é pouco.
Para que você possa conhecer sobre as possíveis causas da produção excessiva de remela, e também de acordar com olhos grudados de remela, preparamos este conteúdo.
Sumário
O que é a remela?
Antes de abordarmos as possíveis causas que podem levar uma pessoa a acordar com os olhos grudados de remela, é importante entender o que é essa secreção e qual é sua função no organismo.
A remela é um tipo de secreção ocular que é composta por um muco fino e aquoso, produzida e secretada pelas glândulas meibomianas.
Ela tem como principal função atuar na remoção de sujidades e também de detritos que podem causar irritação nos olhos.
Portanto, podemos dizer que a função da remela é principalmente proteger o olho e que ela decorre de um processo natural.
Devo me preocupar ao acordar com os olhos grudados de remela?
Essa é uma dúvida que pode ser muito comum, pois todo mundo já deve ter passado por pelo menos um evento de excesso de remela nos olhos.
Como mencionamos anteriormente, a remela nos olhos decorre de um processo natural para eliminar impurezas do nosso organismo.
Portanto, pode ser que em algum evento isolado você venha a acordar com os olhos grudados de remela, e não precise se preocupar de estar lidando com um problema de saúde.
Por outro lado, o excesso de remela nos olhos pode significar que você entrou em contato com alguma substância, como alérgenos ou micro-organismos, que fizeram as glândulas trabalharem em excesso.
Ou seja, é preciso ficar atento a outros sintomas que possam vir acompanhados desse excesso na produção de remela.
Sentir dor, lacrimejar sem parar, coceira, inchaço e vermelhidão podem indicar que você ter acordado com os olhos grudados de remela não é um episódio isolado.
Nessas situações o mais indicado é agendar uma consulta com um oftalmologista e passar por uma avaliação e evitar que o quadro piore causando assim sequelas na sua visão.
O que pode ser, acordar com os olhos grudados de remela?
Agora que você depois de descobrir qual é a função da remela, agora vamos abordar algumas das principais causas do olho remelando ao acordar.
Conjuntivite
A conjuntivite é uma das principais causas de acordar com os olhos grudados de remela e vermelho, pois se trata de uma infecção.
Essa infecção pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias, e pode ser transmitida de pessoa para pessoa através da secreção e contaminação de objetos.
Além da presença de remela, pessoas com conjuntivite também costumam sentir uma coceira intensa, inchaço e vermelhidão.
O tratamento é feito à base do uso de antibióticos, aplicação de colírios ou pomadas de acordo com o patógeno.
Como a conjuntivite é transmissível é importante evitar de levar as mãos aos olhos e tocar objetos.
Gripe ou resfriado
Gripes e resfriados costumam causar lacrimejamento excessivo, pois há inflamação das mucosas, isso pode favorecer o aumento da quantidade de remela no olho.
Portanto, não é incomum que você note os seus olhos mais vermelhos inchados, durante as gripes.
Para remover a remela você pode realizar a limpeza ocular utilizando soro fisiológico e uma gaze, o quadro tende a melhorar ao longo dos dias.
Para melhorar da gripe é preciso repouso, aumentar a ingestão de líquidos e investir em uma alimentação saudável.
Terçol
O terçol é um tipo de inflamação que acomete uma pequena glândula localizada na pálpebra, e que consequentemente leva ao aparecimento de lacrimejamento excessivo.
E isso pode favorecer o aparecimento de remela excessiva. Além disso, é bem comum que uma pessoa com terçol identifique outros sintomas, como dor no olho, inchaço na pálpebra, vermelhidão, desconforto e coceira.
O sintoma mais característico de terçol é o aparecimento de uma pequena protuberância na pálpebra.
Por isso, ao acordar com os olhos grudados de remela e com um inchaço incomum na pálpebra desconfie.
O terçol costuma desaparecer sozinho dentro de 5 dias, e o mais indicado é fazer compressas mornas para aliviar a dor.
Se o terçol não melhorar, é importante consultar com um oftalmologista para que ele possa indicar o uso de medicamentos.
Lesão ocular
A presença de um corpo estranho, ou até mesmo uma lesão, pode fazer você acordar com os olhos grudados de remela.
Por tanto, se você coçar o olho, fazer uma pressão sobre ele ou então até mesmo receber uma pancada, saiba que pode gerar uma lesão.
Assim, é importante que você procure um médico para que ele possa avaliar a extensão da lesão.
Elas devem ser tratadas como uma emergência médica, portanto não hesite em procurar atendimento.
COVID-19
A COVID-19 é um tipo de infecção viral que causa sintomas prevalentes respiratórios, como tosse seca, febre, perda de olfato, dor de garganta e outros.
Entretanto, em alguns casos, ela pode causar sintomas oculares, como aumento da lacrimação possibilitando muitas pessoas de acordar com os olhos grudados de remela.
O COVID-19 é uma condição que tende a se resolver sozinha, entretanto é preciso fazer isolamento, pois ele é altamente contagioso e pode ser mortal.
Casos em que há dificuldade respiratória devem ser encaminhados para o atendimento médico.
Lentes de contato
O uso de lentes de contato pode fazer com que você acorde com os olhos grudados de remela, pois a falta de higienização correta aumenta o risco de infecções oculares.
Além disso, as lentes de contato podem gerar desconforto, e isso pode fazer você esfregar mais os olhos.
Portanto, se você notar um aumento de secreção, é importante remover as lentes de contato e consultar com o seu oftalmologista para uma avaliação.
Blefarite
A blefarite é uma condição em que há o aumento da formação de remela, e pode até mesmo envolver o aparecimento de crostas em volta do olho.
Elas são resultado de uma inflamação nas glândulas Meibomius, que são responsáveis por manter a umidade do olho.
Outros sintomas também podem surgir, além do acordar com os olhos grudados de remela como vermelhidão, inchaço, lacrimejamento e geralmente são sintomas que surgem de um dia pro outro.
O tratamento envolve cuidados caseiros com a limpeza dos olhos, com um colírio próprio receitado pelo oftalmologista.
Dacriocistite
A dacriocistite é uma inflamação no canal lacrimal, que ocorre devido a um entupimento do mesmo, esse bloqueio geralmente ocorre por condições congênitas, mas também pode ser adquirido ao longo da vida.
Além da formação de remelas, também pode haver inchaço, vermelhidão e aumento da temperatura, bem como a proliferação de alguns microorganismos.
Geralmente, recomenda-se a limpeza, principalmente em crianças até 1 ano de idade, evitando assim o ressecamento do olho.
Ceratite
A ceratite é uma condição que pode fazer você acordar com os olhos grudados de remela, pois é um tipo de infecção causada na córnea, região mais externa do olho.
Na maioria das vezes, a ceratite está relacionada ao uso incorreto das lentes de contato, pois elas podem ser causadas por bactérias, fungos ou parasitas.
Geralmente está relacionada a acanthamoeba que é um parasita que vive em águas doces, piscinas e até mesmo em água da torneira.
Além da produção de remela em excesso, é possível que você também note os sintomas de vermelhidão no olho, visão embaçada, dificuldade de abrir e queimação.
É importante consultar o oftalmologista, pois a ceratite pode levar a perda de visão quando não tratada da maneira correta.
Meibomite
Esse é um tipo de inflamação nas glândulas meibomianas, que estão localizadas nas pálpebras superiores e inferiores dos olhos.
Elas podem propiciar o aparecimento de remela nos olhos ao acordar, vermelhidão, inchaço e lágrima espumosa.
Ela ocorre principalmente por conta do uso de lentes de contato, exposição a ambientes secos, uso de computadores e mais.
O tratamento pode variar de acordo com a causa da meibomite, portanto é importante consultar com um oftalmologista.
Herpes ocular
É um tipo de infecção que é causada pelo vírus do herpes tipo 1, e pode atingir um ou dois olhos.
Essa infecção é contagiosa e pode ser transmitida de pessoa para pessoa, através do contato com os fluídos de bolhas que surgem em decorrência do vírus.
Por isso, é importante lavar bem as mãos e evitar tocar os olhos, pois podem surgir sintomas como vermelhidão, inchaço, coceira e irritação.
A herpes ocular pode levar a cegueira, por isso é importante consultar com um oftalmologista o mais rápido possível.
Alergias
Pessoas muito alérgicas podem acordar com os olhos grudados de remela, principalmente aquelas pessoas com rinite.
Isso ocorre, pois o contato com um alérgeno em potencial desencadeia uma resposta imunológica que pode fazer os olhos lacrimejarem e consequentemente produzirem remela em excesso.
Bebê acordar com os olhos grudados de remela, o que pode ser?
Se o seu bebê acordar com os olhos grudados de remela, saiba que é mais comum que seja decorrente de gripes ou de conjuntivite.
Entretanto, é preciso ficar em alerta, pois a secreção pode ser devida a obstrução do canal lacrimal que é uma condição congênita,, percebida a partir das 3 primeiras semanas de nascimento,
É importante consultar com um pediatra para que ele possa avaliar o estado de saúde do seu bebê.
Olhos grudados ao acordar, o que fazer?
Se você percebeu olhos grudados ao acordar, é importante fazer uma análise detalhada dos sintomas para que você possa averiguar a necessidade de procurar um médico.
Você pode até mesmo limpar a remela, se tiver gaze e soro fisiológico em casa, mas lembre sempre de trocar a gaze em cada olho para não passar a contaminação para o outro e lavar bem as mãos antes e após a limpeza.
Faça apenas uma limpeza superficial ao redor e nos cantos, e procure marcar consulta com o seu oftalmologista principalmente em caso de inchaço.
Agora você já sabe quais são as possíveis causas de acordar com os olhos grudados de remela
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas das possíveis causas de excesso de remela nos olhos ao acordar.
Lembre-se de os olhos são uma região sensível e que é fundamental consultar com um oftalmologista para uma avaliação completa.
Continue lendo mais
Descubra qual é a temperatura normal do corpo
Sintomas de infarto: Os 13 principais
Remédio caseiro para catarro: 12 receitas
Sintomas de câncer de mama: Saiba identificar
Antibiótico para sinusite: Quando tomar?
Terapia Online: Onde encontrar e como fazer?