junho 2024
Leitura: 12 min.
Você sabe quais são os sintomas covid 2024? No Brasil, com a chegada dos meses mais frios do ano a COVID volta a se fazer presente com mais intensidade.
Acontece que o vírus da COVID-19 já passou por várias mutações, e os sintomas que lá em 2020 eram comuns agora não são mais.
Por isso, é importante ficar em alerta e conhecer quais são esses novos sintomas, tendo em vista que no Brasil também enfrentamos uma epidemia de dengue em 2024 e inicialmente é possível confundir uma com a outra.
Se você está com suspeita de COVID e quer conhecer quais são os sintomas predominantes em 2024 elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
Por que os sintomas COVID-19 passam por mudanças?
Lá em 2020, quando a pandêmia iniciou os sintomas de COVID-19 mais notáveis eram exclusivamente tosse, febre e perda de olfato e paladar.
Alguns casos mais graves evoluem para infecções respiratórias e até mesmo pneumonia que resultava no alto número de internações, como foi visto ao longo dos anos.
Entretanto, com o aparecimento de novas variantes esse cenário foi se modificando e os sintomas que antes eram os mais comuns, hoje já não são os mesmos.
Podemos dizer que a mutação dos vírus e também o acesso a vacinação gerou um impacto em qual variante de COVID tem mais sucesso de infectar as pessoas, atualmente.
A Ômicron é a variante que mais se destaca no cenário atual, e por isso os sintomas COVID 2024 não são os mesmos que observamos no início da pandemia.
Ainda que esses mesmos sintomas de 2020 possam estar presentes, eles provavelmente são observados em uma menor intensidade.
Quais os sintomas da covid em 2024?
Embora os sintomas de COVID 2024 possam se apresentar de maneiras diferentes, eles não mudam a forma como a doença se manifesta, algumas pessoas podem ser assintomáticas.
Alguns dos sintomas COVID 2024 mais comuns são:
- Febre baixa ou calafrios;
- Tosse geralmente seca e persistente;
- Espirros;
- Cansaço;
Sintomas COVID 2024 que são menos comuns, mas podem ocorrer são:
- Perda de paladar ou olfato, chamadas de ageusia e anosmia
- Congestão nasal;
- Conjuntivite;
- Dor de garganta;
- Dor de cabeça;
- Dores musculares ou articulares;
- Diferentes tipos de erupções cutâneas;
- Náusea ou vômito;
- Diarreia;
- Calafrios ou tonturas;
Sintomas graves de COVID 2024 são:
- Falta de ar;
- Perda de apetite (hiporexia);
- Confusão;
- Dor persistente ou pressão no peito;
- Alta temperatura (acima de 38°C).
A COVID 2024 pode acometer pessoas de todas as idades, e principalmente aqueles que apresentam sintomas graves, deve procurar um médico imediatamente.
Qual variante é responsável pelos novos sintomas covid 2024?
Os sintomas de COVID mudaram porque a variante que que se tornou mais prevalente é a Ômicron em 2024.
A partir do ano de 2022 todas as demais variantes desapareceram à medida que a Ômicron avançou.
Essa variante se aloja e se multiplica principalmente no trato respiratório superior, ou seja, a probabilidade de descer para os pulmões é menor.
Assim, podemos dizer que ela acomete o nariz e a faringe causando sintomas semelhantes ao de uma gripe.
Apesar de mais transmissível do que as demais variantes, ela é pouco menos mortal do que as demais variantes.
Mas isso não quer dizer que você não precisa se vacinar, a vacinação é fundamental para reduzir a mortalidade pela COVID-19 ainda em 2024.
Os sintomas COVID 2024 podem ser confundidos com os de outras doenças?
Como já mencionamos anteriormente, por ser uma doença que ataca principalmente as vias respiratórias, os sintomas COVID 2024 podem ser confundidos com outras condições, como:
Resfriados e pneumonias
As baixas temperaturas contribuem com o aparecimento de infecções virais, que podem causar gripes e resfriados.
Essas condições são transmissíveis e geralmente afetam o trato respiratório causando sintomas, como secreção nasal, espirros e congestão.
Esses sintomas, quando muito intensos, podem ser facilmente confundidos com os novos sintomas COVID 2024.
Gripe/Influenza
De tempos em tempos vemos um aumento nos casos de infecções causadas pelo vírus da influenza e é muito comum que eles geram surtos de gripe.
Atualmente, são conhecidos três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o último costuma provocar alguns casos mais leves.
Em anos anteriores o subtipo A (H3N2), gerou preocupação para as autoridades sanitárias, pois é de transmissão rápida e apresenta chances de evoluir para casos mais graves.
Ela apresenta sintomas similares aos de COVID 2024, como febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.
Dengue
Em 2024, o Brasil passou a vivenciar uma nova epidemia de dengue, impulsionada pelas mudanças climáticas, como o excesso de calor e chuva, a circulação simultânea no Brasil de todos os quatro sorotipos do vírus da dengue e o crescimento das cidades estão entre as razões mais evidentes da explosão da doença.
Diferentemente da COVID e de outras infecções respiratórias, a dengue é transmitida pela picada das fêmeas do mosquito Aedes aegypt que coloca seus ovos na água parada.
Os sintomas de dengue mais comuns, são:
- Febre de mais de 38ºC;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
O principal diferencial é a febre, pois a fase febril, que dura de dois a sete dias, bem como as erupções cutâneas. A dengue pode evoluir para uma fase grave, pois é uma doença vascular inflamatória.
Quando fazer o teste para verificar os sintomas covid 2024?
Agora você já sabe que existem condições que podem facilmente ser confundidas com os sintomas COVID 2024, mas quando fazer o teste?
O teste de COVID é a única maneira de diferenciar a COVID de condições como gripes, resfriados, e às vezes até mesmo da dengue.
Por isso, na ocorrência de dois ou mais sintomas você já pode procurar uma unidade de saúde para realizar o teste.
O teste de COVID também pode ser encontrado em farmácias, mas esses são os testes rápidos que detectam a presença dos anticorpos IgM e IgC a partir da coleta da amostra de sangue. É mais indicado para saber se a pessoa já teve contato com o vírus.
Como reduzir os sintomas de COVID 2024?
Caso o seu teste de COVID seja confirmado é importante fazer uma avaliação dos sintomas, pois quem apresenta sintomas leves, como coriza ou dor de garganta não precisa de atendimento hospitalar.
É possível aliviar os sintomas a partir do uso de medicamentos de venda livre como:
- Dipirona
- Paracetamol
- Descongestionantes (desde que não haja contraindicação específica para esse medicamento)
- Xaropes para controlar a tosse e até antialérgicos
E, lembre-se principalmente que é preciso ficar isolado por pelo menos 10 dias, em todos os casos, e ainda fazer o uso de máscara do tipo pff2 ou N95 para evitar de contaminar pessoas que estejam próximas a você.
Havendo piora nos sintomas procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para receber as orientações.
Os sintomas podem demorar até duas semanas para desaparecem por completo, por isso é importante repousar o máximo possível.
Agora você já sabe quais são os Sintomas COVID 2024
Através desse conteúdo buscamos apresentar um conteúdo informativo sobre os sintomas COVID 2024.
Lembre-se que a vacina de COVID-19 já está disponível nas unidades de saúde pública e que ela é a melhor maneira de se prevenir contra a doença e reduzir a sua mortalidade.
Continue lendo mais
Como evitar a diabetes: 10 formas de prevenir
Como aliviar dor de estômago rápido: 10 maneiras
Bolsa de viagem: Melhores modelos de 2024
Para que serve o Ácido Glicólico e como usar?
Receita para crescer cabelo rápido: 6 receitas e dicas
Remédio para dor na lombar: 26 opções