Saúde mental no trabalho: Qual é a importância?

abril 2025

Leitura: 10 min.

Buscar a saúde mental no trabalho é fundamental para que você consiga desempenhar as suas funções com mais confiança e segurança.

Ela é extremamente importante também para o bom convívio em equipes e garantir um bom desempenho do time em conjunto.

Afinal, quando você está em um lugar onde se sente seguro e que não te desperta sensação de ansiedade é muito mais facil ter bons resultados.

Para que você possa saber mais sobre a saúde mental no trabalho, também conhecida como saúde ocupacional, preparamos um conteúdo cheio de informação sobre esse assunto.

O que é saúde mental no trabalho?

Saúde mental no trabalho é traduzida pelo estado emocional, psicológico e social dos trabalhadores. 

Esse conceito envolve a capacidade de lidar com o estresse, ser produtivo e contribuir com a comunidade, afastando sentimentos como ansiedade, tristeza e exaustão.

De certo modo, a saúde mental no trabalho está também relacionada com a saúde mental individual de cada colaborador de uma empresa.  

A saúde mental nada mais é que um estado de bem-estar mental que permite que as pessoas lidem com os momentos estressantes da vida, desenvolvam todas as suas habilidades, sejam capazes de aprender e trabalhar adequadamente e contribuam para a melhoria de sua comunidade.

Qual a importância da saúde mental no trabalho?

Para alcançar a saúde mental é importante ter equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, ou seja, a saúde mental no ambiente de trabalho também merece um destaque.

O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um conceito que se refere à capacidade de conciliar as demandas profissionais com as atividades pessoais e de lazer. 

É um aspecto fundamental da saúde mental, por contribuir para o bem-estar físico, emocional e social

Entretanto, nem sempre o ambiente de trabalho é um lugar adequado e que favoreça a nossa saúde mental, isso porque geralmente é um ambiente onde você precisa lidar com regras, prazos e pessoas com diferentes temperamentos.

Entretanto, para ter saúde mental no trabalho é preciso que exista um ambiente corporativo saudável que deve garantir condições que favoreçam não apenas a produtividade, mas também o bem-estar dos profissionais.

Ou seja, para manter uma  boa saúde ocupacional é preciso prezar para que os funcionários se sintam respeitados, motivados e apoiados. Isso envolve criar um ambiente que tenha os seguintes aspectos:

  • Clima organizacional saudável e acolhedor;
  • Preze pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
  • Contribua com políticas de suporte à saúde emocional;
  • Comunicação aberta e transparente;
  • Cultura organizacional que valorize a qualidade de vida

Quando negligenciada, a saúde ocupacional pode desencadear uma série de  problemas como estresse excessivo, esgotamento emocional e até afastamentos por transtornos psicológicos.

Geralmente esses transtornos se manifestam quando há sobrecarga de trabalho, cobranças excessivas, abuso no trabalho e também preconceito e discriminação.

O que diz a lei sobre saúde mental no trabalho?

Desde 2024,  o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aprovou uma normativa na Norma Regulamentadora 1 (NR-1) que estabelece que todas as empresas atuantes em território nacional terão que adotar medidas de prevenção, avaliar os riscos psicossociais e oferecer suporte adequado para apoiar a saúde mental de seus colaboradores.

A nova regra visa prevenir atitudes que favoreçam o desenvolvimento do estresse excessivo e outros transtornos mentais, como assédio moral, conflitos interpessoais, cobranças e metas desproporcionais, falta de autonomia e suporte e longas jornadas de trabalho.

Portanto, é importante que a empresa acate essa norma e incorpore algumas medidas que visem assegurar a saúde mental dos colaboradores no trabalho. 

Como cuidar da saúde mental no trabalho?

Existem uma série de medidas que uma empresa pode cumprir para cuidar da saúde ocupacional:

Treinamento e capacitação para lideranças humanizadas

As empresas devem sensibilizar seus gestores, criando uma cultura que fornece apoio emocional aos colaboradores. 

Isso pode significar ter uma comunicação mais aberta e transparente com o funcionário visando identificar possíveis desequilíbrios mentais e minimizando os impactos no desempenho individual e também da equipe.

Por isso, se você está em algum cargo de liderança, estude sobre como aplicar essas técnicas no seu ambiente de trabalho e converse com os seus superiores.

Diagnóstico e monitoramento contínuo

As organizações podem adotar junto com o RH da empresa o uso de ferramentas que contribuem para diagnosticar possíveis casos de transtornos mentais, como o Censo de Saúde Mental e até mesmo pesquisas internas. 

Dentre os fatores que podem ser observados estão absenteísmo, turnover e satisfação no trabalho, além disso preparar entrevistas individuais ou em grupo também auxiliam na identificação de fatores de risco aos colaboradores. 

Ambiente de segurança psicológica

Além disso, é importante fornecer um local seguro onde os funcionários se sintam seguros, praticando o estímulo à cultura de feedback positivo.

Também é importante adotar políticas que sejam de prevenção ao assédio e à discriminação para promover o bem-esar e o equilibrio dos colaboradores. 

Oferecer programas de apoio e reabilitação

É importante oferecer suporte para os casos de transtornos mentais, e também conseguir reabilitar aqueles profissionais que se afastaram por conta deles.

Por isso, a empresa deve oferecer canais de apoio psicológico e também de acolhimento e acolhimento psicológico, além de criarem planos de inclusão e benefícios como subsídios para terapia e atividades de bem-estar que colaborem com a reabilitação dos funcionários.

Como saber que a saúde mental no trabalho não vai bem?

Existem alguns sinais e sintomas que servem de alerta para saber quando a saúde mental no trabalho pode estar afetando o seu emocional. Geralmente esses sintomas são:

  • Choro fácil
  • Tristeza
  • Medo excessivo
  • Agitação
  • Irritação
  • Nervosismo
  • Ansiedade
  • Taquicardia, sudorese e insegurança

Ao notar algum desses sintomas é importante procurar um auxílio psicológico e  seja com psicólogo online ou então através do seu convênio médico.

Agora você já sabe o que é saúde mental no trabalho 

Através desse conteúdo buscamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a saúde ocupacional e por que ela é importante.

Além disso, a legislação assegura que as empresas devem fornecer suporte para melhorar a saúde dos colaboradores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link