Omeprazol para que serve esse medicamento?

outubro 2023

Leitura: 15 min.

Conhecer o Omeprazol para que serve vai ajudar a lidar com alguns dos principais sintomas de problemas gastrointestinais.

Esse medicamento está disponível em duas apresentações diferentes, o magnésio e sódio, ambas com a mesma função, entretanto são aplicadas de maneiras diferentes.

Portanto, se você ainda está com dúvidas sobre o Omeprazol e como esse medicamento funciona e quando o seu uso é indicado, preparamos um conteúdo completo para que você possa resolver essas principais questões.

Omeprazol para que serve? O que é?

O omeprazol é um fármaco amplamente utilizado para tratar o desconforto gastrointestinal, uma vez que a sua principal ação é a inibição da bomba de prótons que resulta na redução da acidez do estômago.

Assim, podemos dizer que este medicamento auxilia no tratamento de diversos tipos de condições relacionadas ao sistema gástrico.

O Omeprazol é indicado principalmente para o tratamento das seguintes doenças, como:

  • Úlceras no estômago e no intestino;
  • Esofagite de refluxo;
  • Síndrome de Zollinger-Ellison, que se caracteriza pelo excesso de produção de ácido no estômago;
  • Manutenção para pacientes com esofagite de refluxo cicatrizada;
  • Pessoas que apresentam risco de aspiração do conteúdo gástrico durante anestesia geral;
  • Erradicação da bactéria H. pylori associado a úlcera no estômago;
  • Erosões ou úlceras gástricas e duodenais, assim como da sua prevenção, associadas ao uso de anti-inflamatórios não-esteroidais;
  • Indigestão associada à acidez gástrica, como azia, enjoo ou dor de estômago.  

É possível utilizá-lo como um medicamento de prevenção do aparecimento de úlceras associadas ao uso de anti-inflamatórios. 

Ainda que o medicamento possa ser encontrado em duas apresentações diferentes, magnésio e sódico, o omeprazol magnésio é a versão encontrada em farmácias geralmente como comprimidos como comprimidos revestidos.

Enquanto a versão sódico é encontrada apenas para uso em hospitais, pois é aplicado por meio de uma injeção intravenosa em pacientes que não podem utilizar a versão em comprimidos. 

Pessoa precisando de omeprazol para que serve

Como tomar Omeprazol?

Agora que você já sabe Omeprazol para que serve é importante saber como tomar esse medicamento para tratar as condições de saúde. 

É importante seguir a orientação do seu médico, pois ele indicará as melhores doses para tratar a sua condição de saúde de maneira individualizada.

Em caso de dúvidas sobre o uso desse medicamento é importante que você consulte também a bula.

De uma maneira geral, a cápsula de omeprazol deve ser tomada por via oral, com um copo de água, antes do café da manhã.

Confira para que serve o comprimido Omeprazol e quais são as maneiras de administrá-lo:

Úlcera gástrica e duodenal

Úlcera gástrica é uma condição que pode causar dor e desconforto abdominal algumas horas após a alimentação, ou durante a alimentação. 

O uso do omeprazol para que serve no tratamento da úlcera gástrica ou duodenal em adultos terá as doses recomendadas de: 

  • Úlcera gástrica: 20 mg de omeprazol, 1 vez ao dia, durante 4 a 8 semanas, conforme orientação médica;
  • Úlcera duodenal: 20 mg de omeprazol, 1 vez por dia, por 2 a 4 semanas de tratamento, conforme orientado pelo médico.

O tratamento poderá variar de acordo com o seu diagnóstico e histórico de saúde avaliando também os sintomas e a gravidade da úlcera. 

Esofagite de refluxo

O esôfago é uma estrutura que liga a boca ao estômago. Quando o esôfago se torna irritado e desenvolve um processo inflamatório, pode se estabelecer o refluxo gástrico, indicando diagnóstico de esofagite de refluxo.

O uso do omeprazol para que serve no tratamento da esofagite de refluxo em adultos terá as doses recomendadas de: 

  • 20 mg de omeprazol, 1 vez ao dia, durante 4 a 8 semanas, conforme orientação médica.

Para a manutenção da esofagite de refluxo cicatrizada, a dose recomendada é de 10 mg, 1 vez ao dia, podendo ser alterada de acordo com as necessidades médicas. 

O tratamento para esofagite de refluxo em crianças também poderá ser realizado a partir de 1 ano de idade, entretanto as dosagens deverão ser calculadas de acordo com o peso corporal da criança. 

Síndrome de Zollinger-Ellison

A síndrome de Zollinger-Ellison é uma doença causada pelo tumor neuroendócrino produtor de gastrina que causa hipersecreção de ácido gástrico e úlcera péptica.

Seus sintomas comuns incluem úlcera péptica refratária, dor abdominal, diarréia e doença gastroesofágica.

O uso do omeprazol para que serve no tratamento da Síndrome de Zollinger-Ellison em adultos terá as doses recomendadas de: 

  • 60 mg, 1 vez ao dia. Essa dose pode ser ajustada pelo médico, dependendo da resposta ao tratamento.

Entretanto, as doses poderão ser ajustadas de acordo com a orientação médica e base no seu diagnóstico. 

Pacientes que receberem como orientação doses acima de 80 mg diários, devem ser divididas em duas tomadas diárias.

Erradicação do H. pylori associado à úlcera péptica

A H.Pylori é uma bactéria presente naturalmente no nosso trato gastrointestinal, entretanto, algumas condições podem causar um desequilíbrio na microbiota fazendo com que a H. Pylori se multiplique mais do que o comum e gere um processo inflamatório que pode estar associado a sintomas como dor e náuseas. 

O uso do omeprazol para que serve no tratamento da Síndrome de Zollinger-Ellison em adultos terá as doses recomendadas de: 

  • 20 mg a 40 mg, 1 vez ao dia, associado ao uso de antibióticos, durante o período de tempo determinado pelo médico. 

Má digestão associada à acidez gástrica

O omeprazol também é um medicamento que pode ser utilizado para tratar problemas de má digestão oriundos da acidez gástrica. 

Nesses casos, ele vai aliviar sintomas como a dor ou o desconforto no epigástrio com dose recomendada de 10 mg a 20 mg, uma vez por dia. 

Pessoa com vários remédios na mão

Omeprazol para que serve e quais são suas contraindicações?

As contraindicações do omeprazol são grupos de pessoas que não estão aptas para fazer uso do medicamento, ou deverão fazer uso restrito.

Algumas contraindicações de uso do omeprazol  são:

  • Pessoas que tenham problemas de fígado: Pessoas acometidas com doenças hepáticas não deverão fazer o uso do Omeprazol. 
  • Pessoas com alergia a medicamentos: Alérgicos a medicamentos ou a algum componente da fórmula do medicamento não deverão utilizá-lo.  
  • Grávidas: O omeprazol pode causar problemas de desenvolvimento no feto durante a gravidez, por isso seu uso deverá ser evitado.
  • Lactantes: O omeprazol pode passar para o leite materno e como consequência passar para o bebê. 
  • Pessoas em tratamento com outros medicamentos: Se você está em tratamento com medicamentos de outras categorias, é importante informar o médico para que ele possa avaliar os benefícios do uso do omeprazol.

O Omeprazol também pode causar reações alérgicas graves, e por isso é importante ficar atento a eventuais sintomas como dificuldade para respirar, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária.

Caso o paciente apresente esses sintomas, é importante encaminhá-lo para emergência, pois uma crise alérgica pode evoluir rapidamente para um choque anafilático. 

Possíveis efeitos colaterais

Faz parte de compreender Omeprazol para que serve, também conhecer os efeitos colaterais dos quais o uso do medicamento pode causar. 

Dentre os principais efeitos colaterais que podemos associar o uso do Omeprazol estão: 

  • Dor de cabeça
  • Dor de barriga ou abdominal
  • Prisão de ventre;
  • Diarreia
  • Formação de gases no estômago ou intestino
  • Náusea e vômitos;

Entretanto, se você está com uma condição mais severa e precisará fazer o uso contínuo desse medicamento, saiba que os efeitos a longo prazo podem impactar na sua saúde.

O uso contínuo de Omeprazol para que serve no tratamento a longo prazo pode causar: 

  • Osteoporose: devido a má absorção de cálcio, que é um mineral importante para a formação dos ossos;
  • Hipomagnesemia: absorção reduzida de magnésio, que tem como função no corpo regulação da função nervosa, alívio de dores musculares, e prevenção da osteoporose;
  • Anemia: devido a má absorção de vitamina b12 que participa da formação das células sanguíneas.

Além disso, o uso prolongado de omeprazol poderá estar relacionado ao aumento de risco de câncer gastroduodenal, principalmente em pessoas com a síndrome de Zollinger-Ellison. 

Entretanto, não tratar a síndrome com os medicamentos adequados também aumenta o risco de câncer. 

Desse modo, um passo fundamental é conversar com o seu médico sobre o tempo de exposição ao omeprazol e como o tratamento poderá impactar a sua saúde.

Como melhorar o tratamento com Omeprazol? 

O tratamento com o Omeprazol para que serve diversos tipos de infecções vai depender do seu histórico médico.

De uma maneira geral, é possível eliminar as condições de saúde seguindo as orientações médicas e fazendo uma visita regular ao gastroenterologista.

Você também poderá questionar o seu médico medidas para ajudar a evitar o reaparecimento dos sintomas, como uma dieta mais natural e livre de alimentos gordurosos.

Pacientes que precisarão fazer o uso contínuo do Omeprazol  poderão questionar sobre a ingestão de suplemento para aliviar os efeitos colaterais a longo prazo, pois existem suplementos de ferro, magnésio e suplementos vitamínicos disponíveis. 

Agora você já sabe Omeprazol para que serve e quando usar

Através desse conteúdo buscamos apresentar a Omeprazol para que serve, quais são suas indicações, como utilizar e quais são as contraindicações e efeitos colaterais do uso do medicamento.

É muito importante que você siga as orientações do seu médico ao fazer uso do medicamento, pois ele saberá indicar a melhor dosagem com base na avaliação do seu histórico de saúde.

Além disso, apesar de ser um medicamento bastante eficaz, a loratadina apenas minimiza os sintomas provocados por alérgenos, por isso é importante que você saiba como reduzir as crises de alergia, evitando fazer o uso contínuo desse medicamento.

Esse conteúdo é apenas um informativo sobre o medicamento portanto não recomenda-se utilizá-lo para fins de auto diagnóstico ou automedicação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap