janeiro 2023
Leitura: 18 min.
Conhecer qual o melhor minoxidil para cabelo feminino pode ajudar a combater a calvície feminina, a prevenção da queda de cabelo, ou até mesmo mantê-los mais cheios e com menos falhas.
Apesar desse medicamento ser utilizado majoritariamente por homens, as mulheres também podem se beneficiar do seu uso.
Pois, o minoxidil é bastante eficaz, e além disso, é possível fazer uso de outros tratamentos complementares indicados pelo seu dermatologista.
Portanto, e para que você possa tirar as suas dúvidas sobre qual o melhor minoxidil para cabelo feminino, elaboramos um conteúdo completo.
Sumário
O que é minoxidil?
Minoxidil é um medicamento que é um anti-hipertensivo potente, e que agrega como efeito colateral, ao seu uso, a hipertricose.
Ou seja, ele é um medicamento que foi desenvolvido para tratar a hipertensão arterial, mas com o passar do tempo descobriu-se que ele causava hipertricose.
A hipertricose é conhecida como uma condição onde há crescimento excessivo dos pelos, portanto ao perceber melhora da calvície, nos homens foi desenvolvido uma fórmula para uso tópico.
Desse modo, é possível atualmente encontrar diferentes marcas e produtos que contenham minoxidil para estimular o crescimento do cabelo e minimizar os efeitos da calvície.
Por estimular o crescimento capilar, o produto também passou a ser alvo do público feminino.
E do mesmo modo que os homens, as mulheres passaram a utilizá-lo como tratamento capilar para diminuir a alopecia, estimular o crescimento e também deixar o cabelo mais cheio.
Portanto não é incomum que as mulheres se perguntam “qual o melhor minoxidil para cabelo feminino?” e é isso que iremos esclarecer nesse conteúdo.
Como o minoxidil funciona em mulheres?
O minoxidil em mulheres funciona da mesma forma que nos homens, por ser um medicamento indicado para baixar a pressão arterial em pacientes que sofrem de hipertensão, sabe-se que ele possui ação vasodilatadora.
Essa ação promove uma melhora na circulação sanguínea e também a absorção de nutrientes no bulbo capilar.
Além disso, sabe-se que o uso do minoxidil prolonga a fase anágena do ciclo capilar, que é a fase onde ocorre nascimento e crescimento dos fios.
Como resultado dessa combinação, ocorre o engrossamento dos fios, que ficam mais resistentes e também há uma maior retenção no couro cabeludo.
Como escolher qual o melhor minoxidil para cabelo feminino?
Existem muitas dúvidas na hora de escolher qual o melhor minoxidil para cabelo feminino, e para decidir isso precisamos nos embasar em fatos que já existem na literatura.
Minoxidil oral ou tópico
Existem duas versões de minoxidil que podem ser usadas e são consideradas uma das opções de melhor remédio para crescer cabelo.
O minoxidil oral, em comprimido para queda de cabelo, e o minoxidil para uso tópico, de aplicação direta na pele, ou no couro cabeludo.
O uso do minoxidil oral, a versão comprimido é bastante recente, e é preciso esclarecer que ele ainda não é aprovado pela ANVISA no Brasil .
A única referência de minoxidil oral é o minoxidil da Loniten, que está disponível apenas em comprimidos de 10 mg.
Entretanto, essa dosagem, ou concentração é utilizada apenas para tratar problemas de pressão alta, não sendo indicada para quem quer promover o crescimento capilar.
Alguns estudos propõem que as doses de 0,25 à 2,5 mg são as indicadas para promover o crescimento capilar.
Entretanto, elas não estão disponíveis no mercado sendo necessário manipulá-las, por isso é importante que você consulte o profissional de saúde, o dermatologista para verificar a possibilidade de uso dessa forma.
Já o minoxidil para uso tópico é mais fácil de ser encontrado em território brasileiro e predominam duas concentrações principais.
Minoxidil tópico 5% ou 2%
A solução tópica para minoxidil também é bastante eficaz para promover o crescimento dos fios de cabelo.
Muitos estudos foram realizados com a concentração de minoxidil 2% para uso de mulheres, pois é comum que as mulheres tenham pressão mais baixa do que os homens.
E, por isso, a concentração de 2% foi liberada primeiramente para o uso onde se destacou o minoxidil Rogaine Women ‘s topical solution, nos Estados Unidos e posteriormente no Brasil.
Entretanto, a marca não renovou a licença com a Anvisa e foi descontinuada no território brasileiro.
Desse modo, oficialmente e com registro na Anvisa, as únicas fórmulas de minoxidil disponíveis nas farmácias brasileiras são o Aloxidil e o Pant, ambos contam com a concentração de 5%.
No Brasil, a concentração de 5% de minoxidil não é regulamentada pela Anvisa, entretanto cabe ao profissional de saúde estudar as possibilidades de adaptação para o uso tendo em vista que estudos já demonstraram a eficácia da formulação para o público feminino.
Por isso, converse com o seu médico sobre a possibilidade de fazer o uso da formulação de 5% encontrada nas farmácias.
Ainda é possível encontrar opções de produtos do Minoxidil importadas na internet e as principais marcas são:
- Rogaine for womens: Encontradas na concentração de 5% e 2%, líquida e espuma.
- Minoxidil da Foligain: Concentração de 2% para uso tópico
- Minoxidil da Kirkland: Concentração de 5%
- Pant: Concentração de 5%
- Aloxidil: Cocentração de 5%
Minoxidil em farmácias de manipulação
Uma outra maneira de obter minoxidil, nas concentrações desejadas, é obter uma receita para fazer as soluções manipuladas de Minoxidil em farmácias de manipulação.
Neste caso, o profissional de saúde, o médico dermatologista pode te ajudar a definir qual é o melhor minoxidil para cabelo feminino, e estipular as concentrações mais seguras para uso, minimizando o aparecimento de efeitos colaterais.
Pois, mesmo que a dosagem indicada pelo médico seja baixa é possível que o medicamento venha a causar algum efeito.
Em farmácias de manipulação é possível manipular soluções tópicas, orais e até mesmo shampoos.
Por isso, vale a pena conversar com o seu dermatologista para que ele possa compreender mais sobre a sua necessidade e indicar a melhor fórmula.
Como usar minoxidil no cabelo feminino?
Como o Minoxidil de uso oral ainda não está bem definido, iremos abordar qual é o melhor minoxidil para uso tópico e como você deve utilizar cada formulação.
Por ser uma opção de tratamento tópica, a aplicação deverá ser realizada diretamente no couro cabeludo e não nos fios de cabelo.
Normalmente na solução de 2% de Minoxidil, as mulheres devem aplicá-las 2 vezes ao dia.
Já se você optar por comprar a versão 5% por meio da indicação de um profissional de saúde saiba que o indicado é aplicar no máximo 1mL de solução por dia aplicando-a no couro cabeludo e distribuindo uniformemente.
Para melhor efeito, o minoxidil deve ser aplicado no couro cabeludo limpo e seco e sendo distribuído uniformemente, principalmente nas áreas onde há maior rarefação capilar.
Espalhe o líquido com a ponta dos dígitos, e se preferir, você também pode dividir o cabelo para melhor penetração do produto.
Para pentear o cabelo é necessário esperar que o couro cabeludo fique seco, e para lavar o cabelo espere pelo menos 4 horas após a aplicação.
O minoxidil pode manchar roupas e tecidos, portanto evite utilizá-lo antes de dormir, e não permita que o medicamento entre em contato com a pele, caso aconteça lave.
De uma maneira geral, após iniciar o uso de minoxidil ele leva em torno de 2 meses para fazer efeito.
E o efeito máximo do uso pode ser observado entre o 4° e o 12° mês.
Além do cabelo, o Minoxidil também pode-se realizar a aplicação na sobrancelha para ajudar a crescer os pelos, entretanto a quantidade deve ser muito pequena apenas o suficiente para umedecer a pele.
Além disso, é preciso ter muito cuidado para que ele não escorra para os olhos, pois ele pode afetar o nervo óptico e acarretar problemas de visão.
Minoxidil efeitos colaterais
Até esse ponto do conteúdo, é bem provável que você já saiba qual o melhor minoxidil para cabelo feminino, e já tenha decidido conversar com o seu profissional de saúde.
Vamos conhecer quais são os principais efeitos colaterais do uso deste medicamento? É importante para que você se sinta segura na hora de utilizá-lo.
Dentre os efeitos colaterais mais comuns ao uso de minoxidil para cabelo feminino estão:
- Irritação do couro cabeludo
- Ressecamento do couro cabeludo
- Vermelhidão
- Descamação e/ou coceira
- Cabelo oleoso com aparência de ensebado
- Mudança na textura e coloração dos fios
- Crescimento de pelos indesejados na região facial
Efeitos colaterais menos comuns ao uso de minoxidil:
- Dor no peito
- Dor de estômago
- Tontura
- Inchaço das mãos e dos pés
- Ganho de peso
- Crescimento de pelos indesejados no corpo
Além disso, é comum que nos primeiros meses, ao iniciar o uso do minoxidil você pode notar um aumento de queda de cabelo.
Esse é um efeito muito comum e é por conta do próprio efeito do medicamento, é normal também que isso passe após os primeiros meses, portanto mantenha constância no tratamento.
E caso você não note um aumento na quantidade de crescimento do cabelo após alguns meses de uso, converse com seu médico.
Quem não deve usar minoxidil para cabelo feminino
O minoxidil é contraindicado para grávidas, mulheres que desejam engravidar também não devem fazer uso do produto.
O Minoxidil também pode passar para o leite materno, e por isso não deve ser a melhor opção para mulheres em fase de amamentação.
A indicação é que mulheres recorram a um especialista para verificar tratamentos alternativos de remédios para queda de cabelo que não apresentem risco ao bebê.
Dúvidas comuns depois de saber qual o melhor minoxidil para cabelo feminino
Se você já decidiu qual o melhor minoxidil para cabelo feminino, é possível que você ainda tenha algumas dúvidas.
Aplicação de produtos de cabelo
A aplicação de outros tipos de produtos capilares como geleias, gelatinas, cremes e óleos podem interferir no tratamento com o Minoxidil.
Pois, a maioria desses produtos acaba criando uma barreira na região capilar que pode acabar atrapalhando na absorção correta do produto.
Portanto, lembre-se que que você sempre deve fazer uso do minoxidil com o couro cabeludo limpo, e se você ainda optar por utilizar os seus produtos a finalização capilar deixe o minoxidil secar antes da aplicação dos produtos.
Você também pode utilizar produtos com pelo menos dois dedos da raiz do cabelo ou então só nos fios de cabelo.
Tratamentos químicos
Você pode fazer progressiva enquanto usa Minoxidil, mas é importante que você remova totalmente o Minoxidil do couro cabeludo, para que não haja qualquer tipo de reação adversa durante a aplicação do químico.
Após a progressiva, ainda é preciso avaliar a qualidade do seu couro cabeludo e esperar que ela esteja menos sensível para voltar a fazer a aplicação do minoxidil regularmente.
E, caso você tenha dúvidas peça as orientações para a sua dermatologista.
Tinturas e tonalizantes
É bem provável que utilizar minoxidil não interfira na sua rotina de beleza caso você queira pintar os fios de cabelo.
O natural é que minoxidil não apresente nenhum tipo de incompatibilidade com tinturas ou cause qualquer dano.
É importante se certificar, antes de qualquer pintura ou produto químico, de que o couro cabeludo está totalmente livre do Minoxidil.
Por isso, lave bem a região para eliminar qualquer resquício do produto, além disso se você está passando por qualquer tipo de irritação no couro cabeludo, o ideal é não fazer uso de qualquer tipo de produto químico.
Procure o seu dermatologista, e suspenda o uso de minoxidil.
Agora você já sabe qual o melhor minoxidil para cabelo feminino?
Através desse conteúdo, buscamos apresentar qual é o melhor minoxidil para cabelo feminino tendo em vista que esse medicamento é bastante popular entre os homens para o tratamento contra a calvície.
Além disso, existem outros possíveis tratamentos disponíveis no mercado e você pode conversar com o seu profissional de saúde a respeito de tratamentos alternativos.
Continue lendo mais
Enjoo na gravidez: O que fazer e como aliviar?
Remédio caseiro para gastrite: 14 alternativas
Curso de limpeza de pele: 11 melhores opções
Câncer de próstata: O que é? Tem cura?
Sabonete para espinha e foliculite: 13 melhores opções
Pé de galinha: Como prevenir e tratar as rugas nos olhos