novembro 2022
Leitura: 15 min.
A alergia à poeira é um tipo de reação alérgica causada não pela poeira em si, mas pela presença de ácaros contidos nela.
Os ácaros são pequenos aracnídeos, que podem ficar acumulados em carpetes, tapetes e móveis, e podem desencadear sintomas, ou seja, reações alérgicas.
Os sintomas geralmente atingem o trato respiratório podendo causar desconforto, prejudicando a qualidade de vida e o sono da pessoa que é acometida por essa alergia.
Infelizmente não é fácil eliminar esses aracnídeos do ambiente, pois além de se proliferarem em locais quentes e úmidos, apenas uma grama de poeira pode conter até 500 ácaros.
Para quem é alérgico, é fundamental obter mais informações sobre esse tipo de alergia, compreender de que maneira a alergia acontece.
E, ainda, saber como obter o diagnóstico, quais medicamentos podem ajudar a atenuar os sintomas e como reduzir sua quantidade no ambiente em que vivemos.
Sumário
O que é a alergia à poeira?
Algumas pessoas se perguntam “qual o nome da alergia à poeira?”, e é importante saber que quando nos referimos a ela também nos referimos a alergia a ácaros.
Os ácaros são os principais causadores da alergia à poeira, por isso o correto é dizer que temos alergia a ácaros ao invés da poeira.
Eles são pequenos aracnídeos que podem ser encontrados no ambiente em que vivemos, e, durante a excreção, secretam uma proteína chamada de Der P1.
É essa substância que um organismo sensível, ou o sistema imunológico, identifica como um perigo em potencial e desencadeia uma série de sintomas de alergia.
Os sintomas da alergia à poeira, na maioria das vezes, acometem o trato respiratório e podem desencadear outras doenças como asma, rinite e bronquite.
Para aliviar os sintomas recomenda-se manter a limpeza do ambiente em dia, que é também, um dos principais desafios de quem tem alergia à poeira.
Pois além de microscópicos se alimentam de restos de pele humana, bactérias, fungos, e habitam em locais de alta umidade e pouca ventilação.
E em apenas uma grama de poeira pode conter até 500 ácaros, e em uma casa pode conter até 40 mil ácaros, ou seja, é quase impossível eliminá-los totalmente do ambiente em que vivemos.
Sintomas alergia à poeira
O tipo de ácaro que mais causa alergia à poeira é o ácaro presente no gênero Dermatophagoides.
E ele também é o causador de sintomas de doenças semelhantes a rinite alérgica e asma, dentre os sintomas, como:
- Espirros constantes;
- Tosse seca;
- Dificuldade para respirar;
- Falta de ar e ruídos ao respirar;
- Coceira no nariz e olhos;
- Coriza;
- Olhos lacrimejando e com vermelhidão;
A alergia à poeira na pele também pode causar dermatite atópica que é caracterizada pelo surgimento de lesões cutâneas ou bolinhas na pele.
Normalmente, os sintomas surgem logo após a limpeza da casa e o contato com móveis ou objetos que possam acumular poeira, como bichinhos de pelúcia, carpetes e até mesmo a cama.
Ainda que não seja muito comum, ou seja pouco comentado, os ácaros também podem contaminar alimentos produzidos à base de farinhas.
E, induzir uma resposta anafilática, uma reação alérgica grave que pode colocar a vida em risco.
Alguns sintomas de choque anafilático são:
- Inchaço em lábios, face, mãos, pés;
- Mal estar, ansiedade, agitação;
- Dificuldade para respirar;
- Sensação de aperto na garganta, tosse, chiado;
- Dor na barriga, enjoo, diarreia, incontinência urinária, vômitos;
- Queda da pressão arterial;
- Desmaio, perda da consciência.
Por isso, é muito importante estar atento aos sintomas da alergia à poeira, e conseguir diferenciar uma reação grave de uma reação leve a moderada.
Pois, reação anafilática deve ser considerada uma emergência e o paciente encaminhado imediatamente para o hospital.
Como obter diagnóstico de alergia à poeira?
Para saber se você tem alergia à poeira é importante consultar um médico especialista em alergia, o alergologista.
Principalmente se você sentir que esses sintomas estão atrapalhando e tendo um impacto negativo na sua qualidade de vida.
Durante a consulta, o médico realizará uma análise detalhada do histórico clínico e exames laboratoriais, podendo perguntar questões detalhadas sobre o seu episódio de alergia.
Ou seja, ele fará uma avaliação completa para que você possa ser diagnosticado, por fim, você será submetido a testes de alergia e exames de sangue.
O teste cutâneo é realizado de maneira rápida e pode ser feito diretamente no consultório médico.
O resultado do exame fica pronto em, no máximo, 15 minutos, é um teste indolor e que pode ser aplicado a qualquer idade.
O teste se baseia na aplicação do potencial alérgeno sob a pele, ou através de microperfurações e aguarda-se cerca de 15 minutos para verificar se houve reação.
Já os exames de sangue são mais caros, e os resultados não são tão imediatos, entretanto são muito importantes para confirmar o diagnóstico, se o médico julgar necessário.
Geralmente em exames de sangue avalia-se a quantidade presente de anticorpos do tipo IgE.
Tratamento e remédio para alergia à poeira
Algumas pessoas se perguntam se a alergia à poeira tem cura, e a resposta para essa pergunta é que infelizmente ela não tem cura.
Portanto, o principal tratamento para evitar o aparecimento dos sintomas de alergia à poeira é fazer medidas de controle de proliferação de ácaros a partir da higienização do ambiente.
Além disso, o médico pode receitar medicamentos para ajudar a manter os sintomas sob controle e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Os principais remédios para alergia a poeira, são:
- Antialérgicos: Os antialérgicos anti-histamínicos são uma classe de medicamentos que inibem a produção de histaminas, podem ser remédios orais ou colírio para alergia à poeira.
- Descongestionantes nasais: Medicamentos utilizados para melhorar os sintomas de asma e rinites.
- Auto-injetor de Epinefrina: Para as reações alérgicas graves (anafilaxia) são tratadas com adrenalina,
Uma outra possibilidade de tratamento e que ajuda a atenuar os sintomas é a imunoterapia, esse tratamento visa diminuir a sensibilidade do paciente aos alérgenos, por meio de vacina.
É um tratamento demorado, porém muito utilizado no tratamento de alergias respiratórias como a rinite alérgica.
E é um tratamento indicado principalmente para quem é acometido de rinite, asma e conjuntivite devido a reações provocadas a alérgenos ambientais.
O que é bom para alergia à poeira?
Você já sabe que além dos medicamentos para atenuar os sintomas, o melhor tratamento para a alergia à poeira é manter o ambiente limpo e organizado.
Assim, é possível reduzir a exposição a ácaros, e consequentemente minimizar as reações alérgicas.
Crie uma rotina de limpeza
Para controlar a exposição a ácaros e consequentemente, os sintomas decorrentes da alergia à poeira é fundamental manter a limpeza do ambiente.
Principalmente o quarto, onde você dorme, e a sala onde passamos nossos momentos de descanso e lazer.
Por isso, quando for escolher os móveis sempre dê preferência para móveis que sejam de fácil limpeza e lavagem, e que possam ser limpos com um pano úmido.
Deixe os travesseiros e os cobertores expostos ao sol para reduzir a umidade e criar um ambiente menos favorável à reprodução de ácaros e microorganismos.
Também é possível utilizar forros nos colchões e travesseiros com capas anti-ácaros, para evitar a proliferação desses animais no ambiente.
Durante a limpeza dos demais cômodos do ambiente, dê preferência por utilizar o aspirador de pó ao invés de varrer, evitando o acúmulo de pó no ambiente.
Utilize máscaras sempre que for realizar a limpeza, ou então um filtro anti-ácaros, e não esqueça de aspirar os móveis, principalmente os sofás e as cadeiras.
Se você tiver pets, limite a circulação dos seus animais de estimação pela casa, principalmente no seu quarto.
Elimine excessos
Evite manter objetos sem necessidade nos ambientes mais frequentados por você, por exemplo decorações, brinquedos, bonecos de pelúcia e livros.
Carpetes e tapetes no chão contribuem para o acúmulo de ácaros no ambiente, por isso evite-os se for possível para minimizar os sintomas de alergia à poeira.
Mantenha o ambiente arejado
Ácaros gostam de ambientes úmidos e fechados, por isso é importante manter o ambiente arejado e bem ventilado.
Abra as janelas e deixe o sol entrar, você também pode utilizar alguns produtos químicos como sprays anti-ácaros para auxiliar a limpeza do ambiente.
Evite também o aquecimento do ambiente, dê preferência por deixar as janelas abertas ao invés de usar ventiladores, pois eles podem movimentar as partículas de pó e lançá-las no ar.
Faça a manutenção e a limpeza dos filtros de ar condicionado
O ar-condicionado é um ótimo aliado para manter a temperatura da casa mais amena e assim evitar proliferação de ácaros e consequentemente a alergia à poeira.
Entretanto, esse equipamento deve ser higienizado pelo menos 1 vez ao mês, dependendo do seu uso.
O ar condicionado é um equipamento que pode acumular milhares de partículas de poeira se a higienização não for realizada da maneira correta.
Alguns equipamentos de ar condicionado possuem tecnologia para controlar a umidade ou você pode adquirir desumidificadores de ar para manter o ar mais seco.
Agora você sabe como minimizar os sintomas da alergia a poeira
Através deste conteúdo, buscamos apresentar de maneira simples e objetiva informações para quem tem, ou suspeita de ter, alergia à poeira.
Infelizmente não há cura para esse tipo de alergia, entretanto, é possível fazer o controle dos sintomas e desenvolver uma melhor qualidade de vida.
Não deixe de consultar um médico especialista para avaliar o seu quadro clínico e então oferecer o melhor tratamento e diagnóstico.
Continue lendo mais
Exercício para ombro: 15 opções para malhar
Sintomas COVID 2024: Conheça os principais!
Curso de estética facial: 9 melhores opções
Cera para cabelo: O que é e onde comprar?
Astigmatismo o que é? Conheça as causas e os sintomas
Como usar babosa no cabelo: 7 maneiras