agosto 2023
Leitura: 14 min.
Utilizar um remédio para cólica vai ajudar a aliviar a dor e o desconforto sentidos durante os primeiros dias do período menstrual.
A cólica menstrual é conhecida também como dismenorreia, e pode surgir em conjunto com outros sintomas durante os primeiros dias do período menstrual.
Ela pode ser bastante dolorosa, e inclusive atrapalhar o seu desempenho nas atividades diárias, por isso algumas mulheres sentem a necessidade de tomar um remédio.
Além disso, a cólica não é um sintoma exclusivo de menstruação, podendo estar relacionada a outras condições como problemas nos rins, gases e etc…
E, nesse caso podem acometer individuos do sexo masculino e pessoas de todas as idades.
Para que você possa conhecer as principais opções de remédio para cólica, preparamos um conteúdo completo com opções caseira e de farmácia.
Sumário
Qual é o melhor remédio para cólica?
A cólica é um sintoma incômodo semelhante a uma dor de espasmos que está relacionada a contração e distensão de diferentes regiões do corpo.
Ela é uma dor que apresenta picos ao longo do dia, aumentando e diminuindo de intensidade.
Desse modo, a cólica pode ser sentida em diferentes regiões do corpo, e uma das mais conhecidas é a cólica menstrual que acomete mulheres na menstruação.
Além desse tipo de cólica também é comum a cólica gestacional, cólica intestinal e a cólica renal que é bastante comum em homens.
Embora nem sempre elas sejam sinônimo de problemas sérios ou graves, algumas vezes podem indicar que há algo errado no seu organismo.
Inclusive em alguns casos a cólica pode ser muito forte e até mesmo incapacitante, e por isso é importante que você consulte com um profissional de saúde.
Apenas o médico poderá avaliar a origem da cólica, principalmente se você não tiver conhecimento de onde ela surge, e sugerir a melhor opção de remédio para cólica.
As cólicas menstruais, por outro lado, apesar de serem comuns entre o público feminino não são naturais e podem ser originárias de problemas como endometriose.
Por isso, é importante que você procure um ginecologista de confiança e que busque investigar de fato o seu problema.
Remédio para cólica caseiro
Em alguns casos, a consulta médica pode levar algum tempo para ser agendada e você pode recorrer a soluções caseiras temporárias para aliviar a dor.
As cólicas menstruais, por exemplo, costumam terminar uns dois ou três dias após o início da menstruação e não requerem qualquer tipo de tratamento.
Cólicas renais e intestinais podem causar grande desconforto e quando acompanhadas de outros sintomas podem precisar da intervenção médica.
Conheça algumas opções de remédio caseiro para cólica:
Chá de camomila
O chá de camomila é um remédio caseiro para cólica de bebe, cólica intestinal e cólica menstrual, pois ele possui propriedades antiespasmódicas.
Seu consumo ajuda a relaxar a musculatura, evitando espasmos e ele também possui ação antiinflamatória e analgésica que promove alívio do desconforto.
Apesar de não haver comprovação científica da sua eficácia no combate à cólica, ele pode ser um adjuvante ao tratamento com outros medicamentos.
Chá de quebra-pedra
A cólica renal pode ter origem na formação e no crescimento de chamados cristais, chamados de cálculos renais.
A planta conhecida como quebra-pedra conhecida pelo nome de Phyllanthus niruri, embora não esteja associada diretamente com a eliminação da cólica, ela ajuda a reduzir a formação de cristais nos rins.
E, além disso, reduz também o crescimento das pedras já existentes, por isso pode ajudar a aliviar a cólica.
Bolsa de água quente
Um remédio para cólica caseiro é utilizar uma bolsa de água quente na região onde você está sentindo o desconforto.
Principalmente cólicas de origem musculares, pois de uma maneira geral, o calor é conhecido como um relaxante muscular natural e age reduzindo a dor e as contrações.
Ele também é um remédio caseiro para cólica intestinal, pois ajuda a reduzir os espasmos da musculatura do intestino.
Massagens locais
Recomendadas principalmente como remédio para cólica intestinal e gases, pois ajuda a aliviar o desconforto e também a soltar os gases.
Para aliviar as cólicas intestinais você deve massagear a barriga em movimentos circulares no sentido horário.
Massageie um lado, até que sinta a região menos dura, e depois repita o processo na outra extremidade, até completar todo o abdome.
Exercícios regulares
Cólicas menstruais podem ser evitadas se você for adepto a prática de atividade física regular.
Isso porque através de exercícios físicos o organismo passa a liberar hormônios que são remédios naturais para cólicas, pois possuem efeitos analgésicos.
Além disso, uma dieta equilibrada e livre de gorduras, pode ser benéfica para reduzir a incidência das cólicas menstruais.
Conheça as principais opções de remédio para cólica de farmácia
Separamos algumas opções de remédio para cólica que podem ser indicados pelos profissionais de saúde para proporcionar alívio da dor.
Anti-inflamatórios não esteróides
Os remédios para cólica anti-inflamatórios não esteroides são medicamentos que agem diretamente no bloqueio da produção de prostaglandinas, que é uma substância responsável pela contração.
Essas substâncias são inflamatórias, e geralmente causadoras de cólicas intensas.
Os anti-inflamatórios são remédios que também são indicados para tratar cólicas renais, uma vez que quando as pedras se movimentam, podem causar feridas e inflamar.
Alguns remédio para cólica menstrual que podem ser recomendados são:
- Ibuprofeno (Alivium, Atrofem, Advil);
- Ácido mefenâmico (Ponstan);
- Cetoprofeno (Profenid, Algie);
- Piroxicam (Feldene, Cicladol);
- Naproxeno (Flanax, Naxotec);
- Ácido acetilsalicílico (Aspirina).
Esses medicamentos normalmente são indicados para o tratamento de cólicas muito intensas.
Analgésicos
O grupo de remédio para cólica dos analgésicos atuam principalmente atenuando a dor, e agem inibindo a produção de prostaglandinas ou ciclooxigenases.
Apesar de não agirem diretamente nas cólicas, proporcionam alívio rápido da dor e do desconforto.
Podem ser encontrados em farmácias e drogarias, mas não devem ser tomados sem a indicação de um profissional de saúde pois possuem algumas contra indicações.
Os exemplos de analgésicos mais comuns são:
- Dipirona (Novalgina)
- Paracetamol (Tylenol)
Antiespasmódicos
Essa classe de remédio para cólica, agem diminuindo as contrações e os espasmos musculares.
Desse modo, auxiliam e minimizam o desconforto e a dor causado pelas cólicas, aliviando de forma rápida e prolongada.
É possível encontrá-los em farmácias com os nomes comerciais de:
- Buscopan Composto
- Atrovex
- Buscoplex
Existem algumas contraindicações ao uso de escopolamina, por isso é importante perguntar ao profissional de saúde.
Anticoncepcionais
Remédio para cólica menstrual forte são os anticoncepcionais hormonais, pois eles podem reduzir cerca de 90% dos casos de cólicas menstruais.
Uma vez que os hormônios presentes nos anticoncepcionais regulam o ciclo menstrual, e assim diminuem as contrações no útero.
Elas atuam como inibidoras da ovulação e desse modo, reduzem o ciclo menstrual e aliviam as cólicas.
O uso de anticoncepcionais hormonais como remédio para cólica deve ser orientado por um ginecologista.
Os principais anticoncepcionais hormonais que são um bom remédio para cólica menstrual são:
- Adesivo transdérmico (Evra ou Lisvy);
- Anel vaginal (Nuvaring);
- Implante contraceptivo (Implanon ou Organon);
- Anticoncepcional injetável (Mesigyna ou Perlutan);
- DIU hormonal (Mirena).
Simeticona
A simeticona é um remédio para cólica intestinal, pois ela é responsável por facilitar a eliminação de gases e também por contribuir para aliviar as cólicas intestinais.
Muitas pessoas, independente da idade (bebês, crianças e adultos) podem sofrer com o acúmulo de gases no intestino e a pressão por conta do excesso de gases pode gerar dor e desconforto.
A simeticona age como um antiespumante que é capaz de diminuir a tensão superficial das bolhas de ar do intestino ajudando a eliminar o gás em excesso.
A vantagem é que esse medicamento não é absorvido pelo organismo e por isso não oferece riscos de efeitos colaterais.
Desse modo, também é um remédio para cólica de bebê que pode ser encontrado em farmácias com os nomes comerciais de:
- Luftal
- Flatex
- Flagass
- Gastroflat
Antes de adquirir o seu remédio para cólica intestinal e gases à base de simeticona, leia a bula dos medicamentos e certifique-se das dosagens e também do período de uso.
Alguns medicamentos podem ter versões infantis com dosagens menores, por isso é importante estar atento.
Agora você conhece opções de remédio para cólica
Através desse conteúdo buscamos apresentar não só opções de remédio para cólica menstrual, mas também opções de remédio para cólica em geral, para que você possa conhecê-las.
Ressaltamos a importância de procurar um profissional especializado para avaliar o seu histórico de saúde e verificar a possibilidade de tratamento a fim de determinar um remédio eficaz para reduzir as cólicas.
Principalmente se você não souber a origem da sua cólica, é importante obter um diagnóstico clínico especializado.
Ou seja, esse conteúdo não substitui a avaliação de um especialista e não deve ser seguido com propósito de obter autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Carteirinha do idoso: Saiba como fazer a sua!
Ferida no nariz: 17 prováveis causas
Ibuprofeno para que serve? Saiba mais!
Cansaço excessivo: o que pode ser?
Ressonância magnética: O que é e quanto custa?
Bolsa de Transporte Pet: As melhores de 2024