Remédio para febre: qual usar e quando ir ao médico?

junho 2024

Leitura: 14 min.

O remédio para febre é um medicamento conseguido como antitérmico, pois ajuda a controlar a temperatura corporal.

Esse medicamento é muito importante para manter o corpo na temperatura ideal de funcionamento, pois a febre alta pode ser perigosa e colocar a saúde em risco.

Geralmente utilizado em gripes, resfriados, ou até mesmo infecções por bactérias, o remédio para febre acaba sendo um medicamento indispensável para se ter em casa.

Por isso, se você deseja conhecer mais sobre a ação desse medicamento e quais são as opções disponíveis no mercado, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.

Qual o melhor remédio para febre?

Para saber qual é o melhor remédio para febre é preciso levar em consideração alguns aspectos, pois a maioria dos medicamentos age de maneira similar no organismo.

A febre é uma resposta natural do nosso organismo, e normalmente, ela está relacionada a algum tipo de infecção, seja por vírus, bactérias, fungos e até mesmo parasitas.

Os remédios para febre, por sua vez, são conhecidos como anti-térmicos que podem, ou não, possuir também ação anti-inflamatória. 

A ação desse medicamento se dá através da redução da formação de substâncias que causam o aumento da temperatura corporal.

Ou seja, não age na causa da febre, apenas nos seus sintomas, por isso é importante ter em mente que fazer uso do remédio para febre não resolve o seu problema de saúde.

Portanto, é importante buscar orientação médica e entender o que está causando a febre e qual é a melhor maneira de tratá-la. 

Desse modo, ele poderá indicar qual é o melhor medicamento para tratar a sua condição e também para febre.

Mulher segurando remédio para febre

Quando tomar um remédio para febre? 

É importante entender qual é o momento certo de usar um remédio para febre, pois não é qualquer elevação de temperatura que exige o uso deste medicamento.

Em adultos a febre se dá a partir da temperatura de 38,1 ºC, ou seja,  nada impede você de  tomar o medicamento antes de alcançar essa temperatura, mas geralmente e dependendo das condições de saúde não é necessário.

A dos 38,1 ºC é preciso ter uma atenção maior para que a febre não aumente e cause prejuízos para a saúde.

Em bebês ou crianças, esse limite de temperatura é ainda menor. Em bebês, a temperatura acima de 37,1ºC indica um estado febril, sendo a febre considerada acima dos 37,8ºC. 

Eles são mais sensíveis a alterações na temperatura corporal, portanto, é importante não deixar que a temperatura se eleve muito e nem que ela permaneça elevada por muito tempo.

Por isso, sempre tenha um termômetro em casa para controle da febre, principalmente se você tiver crianças ou bebês.

Termômetro para febre
Termômetro

Além disso, atente-se também, pois as opções de remédio para febre infantil, apesar de terem o mesmo princípio ativo dos adultos, são encontradas em concentrações menores e carregam o nome de “infantil” na maioria das vezes.

Para crianças ou grávidas, nem todos os remédios são indicados, por isso, devem ser utilizados com orientação do pediatra ou do obstetra.

Melhores opções de remédio para febre

Preparamos uma lista com as melhores opções de remédio para febre para você comprar em farmácias e ter em casa. Confira:

Paracetamol

O paracetamol, também conhecido como acetaminofeno, é um remédio para febre adulto e infantil, que possui propriedades analgésicas e antipiréticas.

Esse medicamento é frequentemente utilizado para reduzir a febre e também a dor no corpo de leve a moderada que são comuns em gripes e resfriados.

O paracetamol é facilmente encontrado na forma de comprimidos, xarope ou gotas, seu nome comercial é Tylenol.

Para bebês e crianças existe uma versão exclusiva do medicamento chamada de Tylenol infantil.

O paracetamol, geralmente, é a opção mais segura para grávidas, entretanto é importante ter a orientação médica para tomar o medicamento.

Dipirona

A dipirona, é um medicamento amplamente utilizado para reduzir dores moderadas, mas ela também é um importante remédio para a febre.

Encontrada pelos nomes de dipirona monoidratada, ou dipirona sódica, esse medicamento possui ação antitérmica e é utilizado para baixar febre em adultos, adolescentes e também crianças.

Também encontra-se pelos nomes comerciais de Novalgina, Anador ou Maxalgina, nas formas de gotas, comprimidos, xarope ou supositórios.

Ibuprofeno

É um remédio bom para febre, pois é um medicamento antitérmico e também anti-inflamatório que ajuda a combater os sintomas de gripes, resfriados e inflamação na garganta. 

É possível encontrar Ibuprofeno através dos seus nomes comerciais Alivium, Advil ou Ibupril e deve ser utilizado apenas mediante indicação médica.

Encontra-se o medicamento na forma de gotas, comprimidos, cápsulas gelatinosas ou suspensão oral.

Ácido acetilsalicílico

Conhecido popularmente como aspirina, esse medicamento ajuda a combater a inflamação, reduzir a febre e também proporcionar alívio da dor no corpo causada por gripes e resfriados.

Pode ter recomendação médica para o uso de crianças acima dos 12 anos de idade e também adultos.

Quanto tempo demora para baixar a febre depois do remédio?

Cada organismo reage de maneira diferente, portanto algumas pessoas podem sentir melhora poucos minutos após tomar o remédio para febre, enquanto outras podem levar mais tempo para perceber seus efeitos.

 A ação da dipirona e do ibuprofeno costuma ter início, em média, após 30 minutos da ingestão, com pico cerca de duas horas depois.

Já o paracetamol pode começar a agir aproximadamente 15 a 30 minutos após a administração oral.

Remédio caseiro para febre

Existem algumas opções de chá que ajudam a regular a temperatura corporal, pois induzem a transpiração, esses são utilizados como remédios caseiros para a febre. Os principais são:

  • Chá de macela:  possui propriedades diaforéticas que induzem a transpiração, ajudando a regular a temperatura corporal; 
  • Chá de cardo-santo: Solução natural para baixar a febre é tomar o chá morno de cardo-santo porque ele promove a sudorese, auxiliando na regulação da temperatura corporal.
  • Chá de Manjericão: o chá de manjericão morno também ajuda a aliviar a febre porque é capaz de induzir a transpiração, ajudando a regular a temperatura do corpo.

O uso de chás como remédio caseiro para febre deve ser feito com cautela principalmente para grávidas, pessoas com doenças crônicas e crianças, pois algumas opções não são recomendadas.

Além de chás, é possível também diminuir a temperatura corporal através de algumas dicas que também servem como remédio caseiro para febre, como: 

  • Retire o excesso de roupas e troque sempre que estiverem úmidas 
  • Faça compressas com água fria sobre testa, pulsos e axilas; 
  • Tome banho com água morna Ingira bastante líquido;
  • Hidrate-se, pois o corpo precisa repor os líquidos perdidos;
  • Descanse sempre que possível;
Compressa de gelo

Cuidados ao administrar o remédio para febre infantil

Como comentamos, existem diversos remédios para febre de uso adulto e infantil, sendo que os remédios recomendados para baixar a  para baixar a febre em crianças ou bebês são:

  • Paracetamol (Tylenol bebê ou criança)
  • Dipirona infantil (Novalgina infantil)
  • Ibuprofeno (Alivium infantil).

Esses remédios só devem ser administrados mediante a indicação do pediatra, pois diferentemente dos medicamentos para adultos, a dose do medicamento infantil deverá ser calculada com base na idade e o peso corporal da criança.

Crianças devem ser examinadas, a fim de identificar a principal causa da febre, pois quando originadas de infecções podem colocar a vida em risco. 

Por isso, é muito importante evitar a automedicação, uma vez que ela pode mascarar os sintomas e colocar a saúde em risco. 

O que fazer se a febre depois do remédio continuar? 

Quando a febre é persistente e não baixa nem com o uso dos medicamentos é sinal de que pode ser um problema sério, portanto é hora de procurar um médico para o diagnóstico.

Além disso, existem outros sinais de alerta que podem indicar a necessidade de procurar um médico para tratar a febre: 

  • confusão mental ou estado de consciência alterado;
  • dor de cabeça e rigidez no pescoço;
  • aparecimento de manchas vermelhas e arroxeadas na pele;
  • queda na pressão arterial;
  • respiração ou frequência cardíaca acelerada;
  • falta de ar;
  • febre de mais de 40 ºC;
  • O sintoma surgiu em meio ao tratamento com imunossupressores.

Ao notar qualquer um desses sintomas procure o atendimento de urgência

Agora você já conhece opções de remédio para febre

Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais opções de remédio para febre para que você possa armazenar em casa e usar quando for preciso .

Mas lembre-se que a automedicação não é recomendada e pode ser perigosa trazendo riscos para a sua saúde.

Além disso, existem grupos de risco que não devem fazer uso dos remédios para febre, portanto é importante ter a indicação do médico e fazer a leitura da bula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap