dezembro 2023
Leitura: 16 min.
Usar remédio para sinusite vai ajudar a aliviar os principais sintomas que são em sua maioria responsáveis pela sensação de desconforto.
A sinusite é uma condição conhecida por causar inflamação nos seios nasais e desencadear uma série de sintomas como nariz entupido, dor de cabeça e sensação de peso, entre outras.
Muitas vezes os sintomas causam tanto desconforto que podem acabar impactando diretamente a qualidade de vida da pessoa.
Por isso, é importante saber quais remédios você pode utilizar para minimizar o desconforto e acelerar a sua recuperação.
Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto para que você possa conhecer as melhores opções de remédio para sinusite.
Sumário
Qual melhor remédio para sinusite?
Para descobrir qual é a melhor opção de remédio para sinusite é importante entender qual é a causa da sinusite e de onde se originam seus sintomas.
A sinusite é uma condição que pode ser causada por vírus ou por bactérias, que podem ocorrer principalmente após gripes e resfriados, ou então reações alérgicas.
Desse modo é importante saber o que originou a sinusite, uma vez que, quando oriunda de infecções bacterianas, pode ser necessário fazer o uso de medicamentos antibióticos, para eliminá-las.
Outros medicamentos como analgésicos, corticóides, anti-inflamatórios e antialérgicos também podem ser utilizados para atenuar os sintomas, isso porque eles irão ajudar a reduzir a inflamação nos seios nasais e também a facilitar a eliminação da secreção.
Conheça as opções de remédio de farmácia para sinusite
Agora que você já sabe quais são as principais classes de fármacos que podem ajudar a reduzir os sintomas de sinusite, vamos explorar cada uma delas e conhecer alguns dos medicamentos comuns que podem ser indicados pelo médico.
Os remédios para sinusite devem ser indicados pelo clínico geral ou otorrinolaringologista, de acordo com os sintomas e a gravidade da doença. Além disso, alguns remédios caseiros para sinusite, como nebulização com eucalipto, podem complementar o tratamento indicado pelo médico e acelerar a recuperação
Analgésicos
Os medicamentos analgésicos são um tipo de remédio para sinusite que são utilizados principalmente quando há queixa de dores de cabeça, nos seios faciais e também episódios de febre.
Os analgésicos mais usados como remédio para melhorar a sinusite são:
- Paracetamol: É um medicamento analgésico e antitérmico que alivia a dor de cabeça e ajuda a reduzir a febre, no caso de sinusite bacteriana.
- Dipirona: É um analgésico e antitérmico com ação mais forte do que o paracetamol, pois é indicado para o alívio de dor moderada a intensa, além de combater febres altas.
Anti-inflamatório
É uma opção de remédio para sinusite que vai ajudar a reduzir a inflamação das vias aéreas superiores, além de contribuir para o alívio das dores, na face, garganta e também na cabeça.
Dentre os anti-inflamatórios que servem como remédio para sinusite em comprimido são:
- Ibuprofeno: é um anti-inflamatório não esteroide que ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação dos seios nasais, além de aliviar a dor de cabeça causada pela sinusite.
- Nimesulida: A nimesulida, por sua vez, é um medicamento da classe dos anti-inflamatórios não esteróides, que atua através da inibição de enzimas responsáveis pela síntese de substâncias envolvidas na inflamação.
Entretanto, não agem diminuindo a secreção nasal, portanto poderão ser utilizados associados a outras classes de medicamentos.
Antialérgicos não sedantes
São uma classe de medicamentos prescritos principalmente para tratar sinusites oriundas de alergia respiratória.
Geralmente os sintomas envolvem coceira na nas vias superiores e também espirros por conta da ação da histamina.
Desse modo, dentre as principais opções de remédio para rinite e sinusite estão:
- Loratadina: indicado para reduzir os casos de sinusite alérgica, pois ajuda a reduzir a produção de histamina no corpo.
- Cetirizina: é indicado para o alívio dos sintomas nasais e oculares da rinite alérgica sazonal e perene, e dos sintomas de urticária
- Dicloridrato de levocetirizina: um anti-histamínico de segunda geração utilizado em tratamento de rinite alérgica e casos de urticária de origem incerta e longa duração.
Corticoides intranasais
São indicados principalmente por apresentarem uma potente ação anti-inflamatória, reduzindo assim a irritação no nariz, a produção de secreção e aliviando também a obstrução nasal.
Desse modo, as opções de remédio nasal para sinusite que se destacam nessa classe de medicamentos são:
- Acetonido de triancinolona: é um potente antialérgico indicado para o tratamento das rinites alérgicas sazonais e perene em adultos e crianças com idade igual ou superior a 4 anos.
- Budesonida: é indicada para pacientes com rinites não-alérgica e alérgica perenes e alérgica sazonal, tratamento de pólipo nasal e prevenção de pólipo nasal.
- Dipropionato de beclometasona: É destinado ao tratamento e prevenção da asma brônquica e bronquite, bem como nos processos inflamatórios das vias aéreas superiores.
Outros medicamentos que também são remédio para sinusite spray são ciclesonida, propionato de fluticasona, furoato de mometasona e furoato de fluticasona.
Antibióticos
Antibióticos são recomendados como remédio para sinusite principalmente na combinação de medicamentos com o Clavulanato de potássio.
Esses medicamentos são indicados principalmente para tratar a sinusite bacteriana, que apresentam sintomas muito mais intensos.
- Amoxicilina: A amoxicilina é um antibiótico que pode ser indicado pelo médico no caso da sinusite causada pelo desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais, pois esse remédio age impedindo o crescimento e eliminando as bactérias.
Acetilcisteína
Uma outra opção de remédio para sinusite é a Acetilcisteína, que é um fármaco indicado para reduzir os processos congestivos, das cavidades nasais.
Esse fármaco ajuda a fluidificar a secreção que está parada nas cavidades da face a fim de eliminá-las, contribuindo para acabar com a tosse gerada pelo gotejamento que acontece na garganta.
Saiba qual é o melhor remédio para sinusite infantil
Se você quer saber qual remédio tomar para sinusite infantil, saiba que eles podem ser muito semelhantes aos adultos.
Entretanto, é importante receber a avaliação de um pediatra, pois a dosagem dependerá do peso e da idade da criança, além de levar em consideração os sintomas da criança.
Além do tratamento indicado pelo pediatra, a lavagem nasal com soro fisiológico ou com solução salina, podem facilitar a eliminação de secreções dos seios nasais.
Remédio natural para sinusite
Além das opções de remédio de farmácia para sinusite, também há algumas soluções naturais que podem ajudar a aliviar os principais sintomas.
Remédio caseiro para sinusite com limão
O chá de gengibre, limão e alho tem propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias devido a substâncias encontradas nesses componentes.
O limão é uma fruta rica em vitamina C, por isso esse chá também pode ser remédio para gripe e sinusite, por isso, podemos dizer que esse chá ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Os componentes como a alicina, presente no alho, e os compostos fenólicos do gengibre, como o gingerol, chogaol e zingerona ajudam a combater os sintomas da sinusite como nariz entupido, coriza além dos sintomas de gripe como a dor de garganta e mal estar geral.
Ingredientes
- 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
- Meio limão
- ½ colher de chá de gengibre em pó;
- 3 xícaras de água;
- Mel para adoçar (opcional).
Modo de preparo
- Ferva a água com o alho;
- Retire do fogo e acrescente o gengibre, limão e o mel;
- Coe e servir a seguir;
Remédio caseiro para sinusite com mel
O chá de tomilho e mel é um rico em substâncias anti-inflamatórias e antissépticas, que ajudam a minimizar os sintomas de sinusite.
Os compostos timol, carvacrol, cimeno e linalol, também possuem ação expectorante, facilitando a eliminação do catarro.
E isso também impacta no alívio de sintomas como a coriza e a sensação de nariz entupido da sinusite. O mel ajuda a reduzir a inflamação, lubrificar a garganta, aliviar a tosse e o catarro.
Ingredientes
- 2 ramos de tomilho fresco;
- 1 litro de água fervente;
- 1 colher (de sopa) de mel.
Modo de preparo
- Adicione o tomilho seco na água fervente;
- Deixe descansar;
- Coe e beber até 3 xícaras por dia;
Lavagem nasal com soro fisiológico
É uma opção de remédio para sinusite que ajuda principalmente a eliminar a secreção acumulada nos seios da face.
É possível realizar a lavagem nasal por meio de um dispositivo próprio, ou então através de uma seringa de aproximadamente 60 mililitros.
Para fazer a lavagem basta seguir os passos:
- Encha a seringa com soro fisiológico 0,9%;
- Acople o dispositivo na narina;
- Evite direcionar para a região mediana do nariz (septo nasal);
- Incline o tronco para frente;
- Curve a cabeça para o lado contrário da narina a narina que receberá a infusão;
- Mantenha a respiração pela boca.
Como encontrar um remédio para sinusite crônica?
A sinusite crônica é uma condição que se diferencia da sinusite aguda, uma vez que os sintomas podem permanecer por semanas consecutivas sem apresentar melhoras com o uso de antibióticos.
Essa condição merece muita atenção e é importante tratá-la adequadamente, pois mesmo com o uso de um remédio para sinusite, ela pode trazer complicações como crises de asma, pneumonia, meningite, infecção dos olhos ou, até, abscessos cerebrais.
Portanto, é importante informar ao otorrinolaringologista se o uso dos medicamentos estão ou não surtindo efeito.
Geralmente, indica-se a lavagem nasal e o uso de corticosteróides, mas a cura definitiva pode vir através do tratamento cirúrgico.
Portanto, é importante lembrar que o tratamento da sinusite crônica pode ser um processo gradual e pode exigir a combinação de diferentes abordagens para aliviar seus sintomas.
Agora você já sabe quais são as opções de remédio para sinusite
Através desse conteúdo buscamos apresentar as melhores opções de remédio para sinusite para que você possa conhecê-los.
Entretanto, ressaltamos que é importante seguir as orientações de um profissional de saúde, pois a sinusite quando não tratada corretamente pode causar prejuízos à saúde.
Portanto, ressaltamos que não recomendamos utilizar esse conteúdo para fins de autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Strap musculação: Saiba o que é e como escolher
Pode comer doce tomando remédio de verme?
Slim gota: O que é e para que serve?
Remédio para furúnculo: 11 opções de medicamento
Remédio para dor de garganta: De farmácia e caseiros
Pontada na barriga: O que pode ser?