outubro 2023
Leitura: 14 min.
O remédio para dor de ouvido é um tratamento ideal para quem deseja aliviar a dor e os sintomas.
Existem diversas opções de remédios para dor de ouvido, entretanto é fundamental que esses medicamentos sejam indicados pelo médico.
Pois para encontrar o melhor remédio para dor de ouvido é fundamental descobrir a causa, e iniciar o tratamento o quanto antes.
E para que você possa conhecer, as principais opções de medicamentos disponíveis no mercado, elaboramos esse conteúdo cheio de informações.
Sumário
Por que é necessário usar um remédio para dor de ouvido?
A dor de ouvido geralmente é decorrente de inflamações de ouvido, como a otite, que podem ser causadas pela proliferação de bactérias, vírus e fungos.
Geralmente, elas surgem antes de gripes e resfriados, ou podem surgir em decorrência de infecções respiratórias.
Apesar de menos comuns, ainda podem decorrer de lesões de pele, causadas por cotonetes ou o contato com a água contaminada, que também podem provocar inflamação e consequentemente dor no ouvido.
Ainda, as dores de ouvido podem estar relacionadas com alergias; problemas bucais, acúmulo de líquido no canal auditivo, e o acúmulo de cerume.
E por isso, elas não surgem e desaparecem sozinhas, sendo necessário o uso de remédio.
Embora causem muito desconforto, a maioria dos casos de dor de ouvido é tratável mediante ao uso de medicamentos específicos para cada situação.
Para saber se você precisa tomar um remédio para dor de ouvido, você pode identificar se está com algum dos sintomas como:
- Dor de ouvido intensa que piora;
- Vertigem;
- Dor de cabeça muito forte;
- Inchaço ao redor do ouvido;
- Fraqueza nos músculos faciais;
- Dor muito forte que para de repente (pode ser um sinal de tímpano rompido).
Qual é o melhor remédio para dor de ouvido?
Para escolher o melhor remédio para tratar a sua dor de ouvido é preciso realizar uma consulta com um médico especialista, o otorrinolaringologista.
Esse profissional de saúde é o profissional capacitado, e indicado para avaliar seu quadro de saúde e oferecer um tratamento com base nos resultados obtidos através dos exames físicos e clínicos solicitados.
Com base nesses exames, o otorrinolaringologista estará apto a indicar o melhor remédio para dor de ouvido para tratar o seu quadro clínico.
A recomendação é procurar ajuda profissional, principalmente se o paciente é uma criança que precisa de remédio.
Entretanto, algumas pessoas preferem a automedicação que pode ser altamente perigosa e colocar a saúde em risco no futuro.
Pois sem saber a causa da sua dor de ouvido é difícil saber qual remédio bom para dor de ouvido.
Ou seja, os sintomas podem sumir por um período de tempo, mas se você não estiver curado eles podem voltar piores.
Por isso, o mais indicado é escolher o melhor remédio entre as opções indicadas pelo seu médico.
Conheça as opções de remédio para dor de ouvido
Neste tópico, abordaremos alguns dos principais remédios para aliviar dor de ouvido e também com qual o nome de remédio para dor de ouvido eles são encontrados no mercado.
Analgésicos
Os medicamentos analgésicos são um grupo de remédio para dor de ouvido e outras dores, cujo uso é prescrito no caso de dores leves a moderadas.
Esse grupo de medicamentos atuam interrompendo as vias de transmissão nervosas e reduzem a percepção para a dor.
Portanto, eles irão agir diretamente nos sintomas, e não na causa da dor, podendo ajudar na redução da febre e das dores corporais decorrentes de gripes e resfriados.
Eles podem ser utilizados como remédio para dor de ouvido infantil e também para adultos, encontra-se esses medicamentos nos formatos de comprimidos, xaropes e gotas.
O nome de remédio para dor de ouvido analgésico são Paracetamol e Dipirona, para saber a dosagem correta leia a bula e siga as orientações médicas.
No caso do paracetamol é possível utilizá-lo como remédio para dor de ouvido infantil 3 anos, crianças menores ou abaixo de 12 anos.
O paracetamol também pode ser prescrito para mulheres grávidas, mas tudo deve ser feito com acompanhamento médico.
Já a dipirona pode ser utilizada por crianças com no mínimo 3 meses de vida.
As dosagens para esses medicamentos devem ser avaliadas e prescritas pelo profissional de saúde.
Anti-inflamatórios
Os anti-inflamatórios para uso oral são uma opção remédio para dor de ouvido utilizados para aliviar também outros tipos de dores simples, como dores de garganta, artrites, cólicas menstruais e pequenos traumas.
Alguns dos anti-inflamatórios também podem conter propriedades analgésicas que irão contribuir para aliviar os sintomas mais rapidamente.
O otorrinolaringologista poderá indicar a melhor opção de anti-inflamatório de acordo com o diagnóstico, mas o nome de remédio para dor de ouvido anti-inflamatório mais utilizado é o Ibuprofeno.
Também é possível encontrar Ibuprofeno em comprimidos e xaropes, para adultos e crianças.
Ele pode ser receitado como remédio para dor de garganta e ouvido, e também contribuiu para a diminuição de episódios de febre, reduzindo os sintomas e a dor.
Removedores de cera
Quando a dor de ouvido é causada pelo acúmulo de cera, é possível que o médico receite um removedor de cera, que é um remédio em gotas para dor de ouvido, para eliminar o excesso de material.
Esses medicamentos são de uso para tópico, ajudam a remover a cera de maneira suave e podem ser encontrados com o nome de Cerumin.
Existem outros tipos de removedores de cera, com atuação mecânica, e caso você prefira, é preciso contatar o seu médico e verificar essa possibilidade de uso.
Antibióticos
Antibióticos são medicamentos que contém fármacos em sua composição que são capazes de eliminar bactérias responsáveis por tratar infecções de ouvido como a otite.
O médico pode receitar diversos tipos remédio em gotas para dor de ouvido como ciprofloxacino, cloranfenicol, sulfato de neomicina ou sulfato de polimixina B, por exemplo, para combater bactérias que estejam causando a infecção no ouvido.
Mas é mais comum receitar remédios em xaropes e comprimidos como a amoxicilina, azitromicina ou ceftriaxona, por exemplo.
Na grande maioria das vezes, o remédio para dor de ouvido do tipo antibióticos é vendido mediante a apresentação de prescrição médica.
Isso porque os antibióticos são específicos para tipos diferentes de bactérias e por isso a administração deve ser cuidadosa.
A amoxicilina é um remédio para dor de ouvido em bebês, adultos e grávidas, mediante a avaliação e consulta médica.
Remédio caseiro para dor de ouvido
O ideal é procurar um médico imediatamente assim que os sintomas iniciarem.
Deste modo, você não correrá o risco de ter seus sintomas agravados.
Entretanto, se você está com dor e não tem como esperar pela sua consulta para obter um remédio para dor de ouvido, você pode tentar algumas das dicas que daremos a seguir.
Embora nenhuma das opções abaixo substitua a efetividade de um tratamento médico elas podem proporcionar uma espécie de alívio momentâneo.
Faça um chá para gripe
Principalmente se você estiver passando por uma gripe, os chás são ótimas opções de remédios caseiros.
Pois eles possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias dependendo da sua composição.
O chá para gripe de gengibre com limão, ajuda a aliviar a congestão nasal, a coriza e também as dores no corpo.
Além de anti-inflamatório, o chá gengibre para gripe também possui propriedades expectorantes que ajudam a eliminar o catarro, a tosse e também a dor de garganta.
Faça uma compressa morna
Um remédio para dor de ouvido bastante simples, é fazer uma compressa com uma bolsa de água morna próxima do ouvido.
A compressa vai ajudar a aliviar a dor no ouvido, infelizmente a dor pode voltar em poucos minutos então esse tratamento serve apenas para proporcionar alívio momentâneo.
Cuidado para não se queimar fazendo uma compressa em uma temperatura muito alta.
Faça massagens
A massagem pode aliviar dores e pressões no ouvido, principalmente se a dor surgiu em decorrência de alguma situação estressante.
A massagem é bastante simples, basta realizar movimentos circulares com o polegar de cima a baixo começando atrás da orelha.
Faça uma leve pressão, sem machucar e depois repita os movimentos. Infelizmente para infecções a massagem não deve ajudar muito.
Durma sentado
Embora soe estranho, se você estiver com dor de ouvido e estiver tentando dormir, tente dormir sentado ao invés de sentado.
Pois, nessa posição você estará estimulando a drenagem do fluído e evitando que ele se acumule.
Desse modo, pode aliviar a pressão e inclusive a dor de ouvido, por isso, junte todos os seus travesseiros e os apoie na cabeceira da sua cama, garantindo que você permaneça em uma posição confortável mesmo que o cenário não seja favorável.
Agora você já conhece as principais opções de remédio para dor de ouvido
Através desse conteúdo, mostramos qual é a melhor opção de remédio para dor de ouvido dentro das possibilidades de medicamentos disponíveis no mercado e que muito possivelmente serão indicados pelo seu otorrinolaringologista.
Apesar de listarmos o nome dos medicamentos, ressaltamos a importância de evitar a automedicação e buscar um tratamento com um especialista.
Principalmente, no caso de infecções de ouvido as dores podem se agravarem e se tornar intensa, e para evitá-la é preciso consultar um médico o quanto antes.
Continue lendo mais
Transtorno bipolar: O que é e quais são os sintomas?
Vacinas para viagem internacional: Conheça as principais
Alergia a gato ou a pelo de gato? Saiba o que fazer
Beneficios do abacate: 21 principais pra sua saude
Treino para glúteos: 10 melhores exercícios
Pílula do dia seguinte: É eficaz? Como funciona?