outubro 2022
Leitura: 15 min.
O aparecimento de aftas frequentes pode ser uma situação bem estressante de desconfortável para quem está passando por ela.
Embora, na maioria dos casos, as aftas não representem grandes riscos à saúde, quando passam a acontecer em episódios muitos seguidos é preciso estar em alerta.
Pois, o aparecimento de aftas frequente pode indicar que você está passando por um problema sério de saúde.
E diante desse cenário, é preciso considerar fazer uma visita a um médico ou um dentista para obter o diagnóstico adequado.
Para que você possa conhecer quais são as possíveis causas para o aparecimento de aftas frequentes e os principais tratamentos, preparamos um artigo cheio de informações para você.
Sumário
Sintomas de aftas frequentes
As aftas são pequenas lesões que podem ser encontradas, na língua, na garganta, e em algumas regiões da boca.
O surgimento de aftas frequentes pode ser desencadeado a partir de diversos fatores, e os sintomas podem surgir antes da afta se tornar visível.
Durante esse período é comum sentir uma queimação ou ardor na região onde as aftas irão surgir.
Você também pode notar que a sua boca, língua ou garganta estão mais sensíveis durante a ingestão de alimentos.
Após, aproximadamente, 2 dias, e ao examinar sua cavidade oral você vai notar a presença de uma lesão, ou mais lesões.
A lesão possui uma característica típica, geralmente, elas são arredondadas com um centro esbranquiçado e bordas avermelhadas, em geral, elas são pequenas, medindo menos de 1 centímetro.
Aftas maiores são menos comuns, e podem não apresentar um formato padrão e levar mais tempo para desaparecer.
A dor ao ingerir alimentos, ou até mesmo durante a fala, é um sintoma característico da presença de aftas, principalmente quando há muitas aftas na boca ao mesmo tempo.
Outros sintomas são menos comuns, como a presença de gânglios no pescoço, cansaço e febre.
Elas tendem a desaparecer sozinhas após 10 dias e não deixam quaisquer cicatrizes do seu aparecimento.
O que causa aftas frequentes?
As causas de aftas frequentes na boca, ou em outras regiões, não são muito claras e podem estar relacionadas a diversos fatores.
Portanto, saiba a identificar qual a causa de aftas frequentes:
Imunidade comprometida
As aftas podem ser causadas até mesmo por um desequilíbrio na microbiota da boca quando você está com a imunidade comprometida, ou mais baixa em decorrência de alguma infecção.
A infecção por HIV(vírus da imunodeficiência) tende a causar aftas também, que por sua vez são maiores, e mais dolorosas principalmente quando o paciente não está em tratamento.
Especificamente no caso de desconfiança de HIV ou outras doenças que possam afetar a sua imunidade é importante buscar atendimento de um clínico geral ou infectologista.
A infecção por SARS-COV-2, ou a COVID-19, também pode causar uma inflamação na mucosa oral e consequentemente levar ao surgimento de aftas.
Tratamento: Dependendo do diagnóstico o especialista receitará medicamentos que tratem ou minimizem os efeitos da doença, podendo até recomendar medicamentos que fortaleçam o seu sistema imunológico. Um infectologista é o profissional de saúde capacitado para atender essa demanda.
Mordida incorreta
Uma simples mordida errada durante a ingestão de um alimento pode resultar no surgimento de aftas frequentes.
Ao lesionar a mucosa, a regeneração do tecido inicia um processo inflamatório que pode desencadear o surgimento de aftas.
Por isso, é bem provável que você precise consultar com um dentista para avaliar a necessidade de colocar aparelho.
Tratamento: Nesse caso não é preciso se desesperar, as aftas costumam desaparecer espontaneamente em no máximo 10 dias. Entretanto é fundamental consultar um dentista para verificar a causa da mordida incorreta.
Uso de aparelho ortodôntico
Pacientes que colocaram aparelho ortodôntico recentemente podem sofrer com a presença de afta na língua.
Da mesma maneira que mordida, o aparelho também pode causar lesões na mucosa por conta do atrito.
Tratamento: Embora não represente perigo, é fundamental manter a higiene bucal e a escovação dentária. Também é possível fazer o uso de pomadas para melhorar os sintomas.
Fatores psicológicos
Fatores psicológicos e emocionais podem levar ao surgimento de períodos de estomatite aftosa, sem causa específica.
Períodos de estresse, ansiedade, grandes emoções e até mesmo o aparecimento de afta na língua, garganta e em outros locais.
Isso pode estar relacionado com o fato de que algumas pessoas podem apresentar maior disposição genética para o desenvolvimento de aftas.
As aftas são um problema mais recorrente em mulheres, pois fatores hormonais durante o período da menstruação também interferem.
Tratamento: Os sintomas desaparecem com o tempo e há uma melhora do quadro geral em até 3 semanas, entretanto é possível consultar um clínico geral caso o desconforto seja muito grande.
Alimentação
Nossa alimentação também é capaz de influenciar o aparecimento de aftas frequentes na garganta e na língua.
Alguns alimentos podem afetar as mucosas ou deixá-las mais sensíveis e desencadear o aparecimento de aftas,
Portanto, retire do seu cardápio alimentos como pimenta, frutas cítricas, e bebidas industrializadas na presença de aftas frequentes.
Além disso, a deficiência de nutrientes como a vitamina B, de ácido fólico e de ferro também são causas para o desenvolvimento de aftas na garganta.
Tratamento: Evite a ingestão de alimentos porque possam provocar o surgimento de afta e mantenha uma dieta balanceada rica em nutrientes. Os sintomas tendem a melhorar sozinhos, mas é possível tratar utilizando anestésicos e corticoides.
Doença celíaca
A doença celíaca é um distúrbio gastrointestinal caracterizado pela intolerância ao glúten causando dificuldade para o organismo em absorver esses nutrientes.
A afta pode não ser um dos principais sintomas, entretanto ela pode ser um indicativo de doença celíaca.
Tratamento: O diagnóstico pode ser feito através de um gastroenterologista, e a nutricionista pode recomendar alimentos livres de glúten.
Câncer oral
Aftas frequentes podem ser um sintoma de câncer oral, e é necessário procurar um médico para o diagnóstico.
As aftas decorrentes do câncer oral, geralmente apresentam um tamanho maior, sendo mais difíceis de cicatrizar do que as aftas causadas por estomatite aftosa.
Dependendo da extensão do tumor, outros sintomas também podem estar presentes.
Esses sintomas podem incluir dor ao engolir, rouquidão, perda de peso e a presença de ínguas no pescoço.
Tratamento: Em caso de suspeita de câncer é importante consultar um médico como o clínico geral para avaliar o quadro, que pode pedir um exame de biópsia. Entre os principais tratamentos podemos citar a cirurgia para remoção do tumor, radioterapia e quimioterapia.
Crescimento dos dentes
Principalmente bebês e crianças são acometidos por aftas frequentes durante o período em que estão fazendo a troca dos dentes.
Ocorrem lesões na mucosa, além de que a existência de bactérias da própria microbiota bucal pode iniciar um processo inflamatório.
Tratamento: Buscar orientação médica de um pediatra é fundamental, pois ele receita medicamentos que podem ser utilizados para aliviar a dor.
Melhores tratamentos para aftas frequentes
As aftas possuem duração de 1 a 2 semanas e geralmente desaparecem naturalmente,
O uso de medicamentos ou então aplicação de outras medidas são apenas para acelerar sua cicatrização e melhorar os sintomas da afta.
Portanto, se você sofre com aftas frequentes, é indicado procurar auxílio médico para obter um diagnóstico mais detalhado.
Uso de fármacos
O melhor remédio para afta deve ser a escolha pessoal, entretanto existe uma lista de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos que podem ser utilizados.
A mais utilizada é a pomada para afta Omcilon Orabase, e também o anti-inflamatório Amlexanox, ambos devem ser aplicados diretamente sobre a afta.
Outros remédios podem ajudar a aliviar a dor como o Paracetamol e o Ibuprofeno, e dependendo do quadro é possível que o médico prescreve o uso de antibióticos.
Soluções caseiras
Uma das maneiras de aliviar a dor causada por aftas frequentes é aplicar gelo sobre a região afetada para diminuir a dor.
Você também pode fazer uma salmoura com gargarejos, basta adicionar 1 colher de sopa de sal em 1 copo de água morna.
A salmoura ajuda a combater o processo inflamatório causando alívio na sensação de dor e desconforto.
Manutenção da higiene bucal
Cuidar da higiene bucal é fundamental para promover o desaparecimento de aftas, portanto, por mais desconfortável que seja, não deixe de escovar bem os dentes.
Além disso, você também pode utilizar enxaguante bucal sem álcool para garantir uma higiene completa.
O processo de escovação dentária deve ser realizado, pelo menos, 3 vezes ao dia para evitar que haja proliferação de bactérias e evitar que a área afetada se torne ainda mais prejudicada.
Quando ir ao médico por causa de aftas frequentes?
A presença de aftas frequentes deve ser um sinal de alerta sempre, principalmente se ela vier acompanhada de outros sintomas:
- Aftas muito volumosas;
- Difícil deglutição de comidas ou líquidos;
- Sentir dor que não passa com analgésicos comuns;
- Se as lesões durarem mais de três semanas;
- Formação de lesões nos lábios.
- Febre e sensação de mal estar
A consulta com o especialista é fundamental para que você possa obter um diagnóstico claro e preciso e caso haja a necessidade iniciar um tratamento para alguma doença específica.
Inicie o tratamento para aftas frequentes
Esperamos que você consiga identificar, através desse conteúdo, as principais causas de aftas frequentes.
Buscar acompanhamento médico é fundamental para evitar qualquer suspeita de possíveis doenças que possam estar relacionadas com o aparecimento de aftas.
Por isso, lembre-se que nenhuma das dicas nesse artigo substitui o diagnóstico feito pelo especialista.
Cuide da sua saúde e do seu bem-estar buscando um diagnóstico e eliminando as aftas frequentes da sua vida.
Continue lendo mais
IMC: O que é e como calcular?
Cera para cabelo: O que é e onde comprar?
Vitamina D: para que serve e quais são as fontes
Conheça 20 alimentos ricos em selênio
Câncer de cólon: Quais os sintomas?
Exercício peito: 15 exercícios para fazer em casa