Autocuidados para dermatofitose:

dezembro 2024

Leitura: 9 min.

Investir em autocuidados para dermatofitose é uma maneira eficaz de acelerar o seu processo de cura e vai contribuir para evitar a contaminação das pessoas que vivem com você.

A dermatofitose são infecções fúngicas da pele e das unhas provocadas por diferentes fungos, comumente é causada por dermatófitos chamados de tinha ou tinea.

Embora elas necessitem de um tratamento médico adequado com o uso e aplicação de antifúngicos específicos, existem alguns autocuidados que você deve ter em casa.

Foi pensando nisso que desenvolvemos um conteúdo completo sobre esse assunto para que você possa entender melhor sobre esses cuidados.

O que é a dermatofitose?

A dermatofitose é uma condição causada por um grupo de fungos chamados de dermatófitos, esses fungos são responsáveis por causar doenças de pele similares.

Dentro do contexto médico, destacam-se as tineas como as principais causadoras de dermatofitose. 

Normalmente, essa infecção se manifesta na pele como uma erupção vermelha e escamosa, seca e inchada em formato de anel.

Esse anel vai se expandindo conforme a doença progride,  ele pode surgir em qualquer região do corpo, causando sintomas desconfortantes.

Dentre eles podemos citar:

  • Manchas arredondadas na pele com bordas vermelhas ressaltadas e um centro mais claro.
  • Pele escamada e irritada;
  • Manha muito vermelha e com alto grau de escamação na borda da erupção;
  • Pele ressaltada e com bolhas;
  • Múltiplos anéis;
  • Ferimentos inflamados cheios de pus;

Por isso, em caso de suspeita, é importante buscar atendimento médico para obter um diagnóstico e então receber o tratamento adequado, pois ele consiste em utilizar antifúngicos específicos.

Pessoa fazendo autocuidados para dermatofitose

Qual a importância dos autocuidados para dermatofitose?

Além do tratamento médico é importante ter alguns autocuidados para dermatofitose, pois ela pode causar algumas complicações. 

Por isso, recomenda-se procurar um dermatologista imediatamente em caso de suspeitas para evitar que essas complicações ocorram e possam dificultar o tratamento.

Uma das principais complicações é a dermatofitose se espalhar para outras regiões do corpo, necessitando de um cuidado e maior atenção.

Além disso, a dermatofitose é uma doença contagiosa, por isso ela pode ser transmitida a pessoas da sua família. 

Uma outra complicação comum, dependendo da área onde a dermatofitose se desenvolve é a perda de cabelo e as deformações na unha.

Por isso, os autocuidados que vamos apresentar a seguir são fundamentais para quem deseja ter uma boa recuperação. 

Autocuidados para dermatofitose

Confira nossas dicas de autocuidados para dermatofitose e saiba o que fazer: 

Mantenha os cuidados com a higiene

A higienização da região afetada deve ser feita cuidadosamente, isso porque a dermatofitose é causada por fungos, os fungos são propensos a se desenvolverem em lugares quentes e úmidos.

Por isso, o ideal é lavar e secar bem a região para não facilitar a sua propagação, inclusive se você tiver dermatofitose capilar, seque bem os fios de cabelo, evite usar chapéus ou bonés que dificultem a respiração couro cabeludo. 

Além disso, para evitar a contaminação com outras pessoas ou então em outras regiões do seu corpo é importante que você tenha toalhas individuais para as regiões afetadas, ou então utilize toalhas descartáveis.

As roupas devem ser trocadas com uma frequência maior, e lavada separadamente para evitar a contaminação cruzada. 

E, não esqueça que é fundamental lavar bem as mãos antes e depois de manusear os produtos utilizados para tratar a dermatotricose. 

Evite a propagação

Um dos autocuidados para dermatofitose mais importantes é evitar coçar a região infectada, pois você pode ficar com o fungo debaixo da unha e transmiti-lo a outras áreas do corpo.

Sempre que possível evite deixar a lesão exposta, mas use roupas leves e respiráveis para reduzir as chances de acumular umidade na pele. 

Escolha roupas adequadas

O tecido de algodão é o mais indicado para quem está sofrendo com dermatofitose, pois ele é respirável, permitindo a ventilação da pele.

Além disso, na escolha das roupas, opte por evitar utilizar roupas muito apertadas e que possam causar fricção.

Siga o tratamento conforme orientado

Lembre-se de seguir o tratamento conforme recomendado pelo seu dermatologista, isso inclui a frequência de uso e também horários.

Por isso, siga as orientações médicas à risca, mesmo após a melhora aparente dos sintomas não deixe de utilizar os medicamentos.

Higienize os calçados e objetos pessoais

Um dos autocuidados para dermatofitose nos pés é utilizar sapatos e meias desinfetados, principalmente se você utilizá-los com uma certa frequência.

Para evitar a contaminação, ao ir à praia, ou visitar locais públicos, evite andar descalço e  não frequente piscina.

Fortaleça a imunidade

Muito importante para a sua recuperação total é investir em uma alimentação equilibrada e que seja rica em nutrientes que ajudem a fortalecer a sua imunidade.

Além disso, é importante também dormir bem e praticar atividades físicas regularmente para que o nosso organismo funcione de uma maneira adequada e saudável.

Consulte um médico se necessário

Mesmo que você siga os autocuidados para dermatofitose de acordo com as orientações médicas e profissionais é preciso estar atento aos sintomas.

Se os sintomas não melhorarem em uma semana, é importante que você volte a conversar com o seu médico, pois ele pode precisar rever os medicamentos ou as dosagens prescritas.

Casos mais graves podem ainda necessitar do uso de medicamentos orais, portanto é preciso reconhecer quando há melhora e quando não há.

Agora você já sabe quais são os autocuidados para dermatofitose

Através desse conteúdo buscamos apresentar alguns dos principais autocuidados para a dermatofitose é o que você precisa saber para realizar um tratamento adequado.

Apesar de ser uma condição de tratamento, é importante começar a tratá-lo o quanto antes para que não haja complicações. 

Em caso de dúvidas, consulte com o seu dermatologista para que ele possa realizar uma nova avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap