Autocuidados para hérnia de disco: 8 tipos principais

dezembro 2024

Leitura: 10 min.

Investir em autocuidados para hérnia de disco é fundamental para quem deseja aliviar as dores causadas por essa condição.

A hérnia de disco é uma condição que pode se manifestar principalmente com o avançar da idade, uma vez que ao longo dos anos passamos por alguns processos de desgaste e degeneração do disco vertebral.

Como resultado da manifestação da hérnia de disco pode gerar dor, desconforto e até mesmo travamento da coluna.

Embora cada caso precis e ser avaliado por um profissional de saúde, existem autocuidados que você deve tomar em casa para evitar agravamento ou piora dos sintomas.

O que é hérnia de disco?

A hérnia de disco é um tipo de lesão que ocorre quando há rompimento da capa de um dos discos da coluna vertebral.

Esse disco funciona como um amortecedor entre as vértebras, quando se rompe, o material macio e gelatinoso do seu interior tende a extravasar, podendo criar uma protuberância para fora através do revestimento.

Essa protuberância, por sua vez, denomina-se hérnia de disco, que pode causar compressão dos nervos da coluna que resulta em dor e desconforto. 

Por isso, é importante realizar autocuidados para hérnia de disco em casa, tendo em vista que eles contribuem para aliviar o desconforto sentido.

Autocuidados para hernia de disco

Quais são os sintomas de hérnia de disco?

É importante saber que cada caso de hérnia de disco é um caso e deverá ser avaliada por um profissional de saúde.

Ela pode ser assintomática em casos mais leves, mas também pode apresentar dor intensa e incapacitante. Confira alguns dos principais sintomas da hérnia de disco:

  • Dor que irradia para algum membro (braço, mão, perna, pé, etc); 
  • Formigamentos, amortecimentos;
  • Cãibras;
  • Perda de força;
  • Sensação de travamento; 
  • Diminuição da força muscular;
  • Coluna torta quando entra em crise;
  • Dor noturna que piora durante o sono e que permanece ao acordar; 
  • Dor que piora ao ficar em pé com a perna estendida;
  • Bastante dificuldade para ficar sentado;
  • Redução de força em uma das pernas ou nas duas;
  • Impossibilidade de ficar de ponta de pé com uma das pernas;

Na presença de qualquer sintoma, o ideal é procurar um médico para passar por uma revisão e para que o médico possa fazer uma avaliação diagnóstica por meio da solicitação de exames.

Num geral, podemos dizer que as hérnias de disco mais graves são aquelas que causam fraqueza motora e podem até mesmo causar disfunção na bexiga e no intestino.

Nesses casos é importante não postergar a consulta com o profissional de saúde, para que não ocorra uma piora nos sintomas ou no seu quadro de saúde.

O diagnóstico de hérnia de disco se dá principalmente por meio de exames de imagens, como radiografia ou ressonância magnética.

Além disso, o médico também poderá solicitar exames de histórico clínico ou exames físicos, que verificam alterações motoras e também avaliar as possibilidades de tratamento e posteriormente autocuidados para hérnia de disco.

Autocuidados para hérnia de disco 

Agora que você já sabe os sintomas e quando deve procurar um tratamento médico profissional para tratar a hérnia de disco, lembre-se de que os autocuidados devem ser também orientados pelo profissional de saúde.

De uma maneira geral, os autocuidados para hérnia de disco incluem:

Cuidar a postura

Policiar a postura é um dos cuidados mais importantes para quem está com hérnia de disco, uma vez que a postura pode causar pressão e aumentar a dor.

Por isso, sempre que possível policie a sua postura, mantenha a coluna reta e os pés apoiados no chão ao se sentar, evitando cruzar as pernas por longos períodos.

Evite levantar objetos pesados

É importante evitar pegar peso ou objetos pesados, sempre dobre os joelhos ao levantar algum objeto, tente utilizar a força das pernas para levantar e evite sobrecarregar a sua coluna. 

Além disso, também é importante evitar ficar muito tempo sentado ou em pé na mesma posição para aliviar a pressão exercida pela coluna, faça alongamentos para ajudar.

Mantenha o peso corporal saudável

Evitar o excesso de peso é um dos principais autocuidados para a hérnia de disco, isso porque o sobrepeso pode causar, aumento de pressão na coluna.

Por isso, é importante que você adote uma alimentação equilibrada e passe a fazer exercícios físicos regularmente. 

Você pode incluir na sua alimentação suplementos como o Ozenvitta, pois eles contribuem para aumentar a sensação de saciedade, ajudando a reduzir a quantidade de alimento consumidas.

Caixas do produto ozenvitta abaixo do título "o mais novo e poderoso emagrecedor do brasil"

Exercícios e fortalecimento

Um dos principais autocuidados para hérnia de disco é fazer exercícios físicos, e para isso você pode explorar diversas opções existentes, como caminhada, natação e bicicleta ergométrica são boas opções.

Mas lembre-se que é importante fortalecer também a musculatura do core, que se refere aos músculos abdominais e dorsais para ajudá-los a sustentar a coluna.

O repouso prolongado também não é recomendado uma vez que ele pode contribuir para enfraquecer a musculatura. 

Use técnicas para aliviar a dor

Além do uso dos medicamentos indicados pelos profissionais de saúde, um dos autocuidados para hérnia de disco também consiste em aliviar a dor.

Para isso você pode fazer compressas quentes ou frias, para ajudar a reduzir a inflamação inicial  e quentes para aliviar a tensão muscular.

Utilize acessórios para promover o seu conforto

Use almofadas ergonômicas para sentar em uma posição confortável e auxiliar a posição correta sem pressionar a sua hérnia de disco.

Você também pode conversar com o seu médico sobre o uso de travesseiros auxiliares para reduzir a dor. 

Gerencie o estresse

O estresse excessivo pode ser bastante prejudicial para quem já está com um problema sério de hérnia de disco, pois ele pode aumentar a tensão muscular e agravar os sintomas.

Portanto, é importante que você pratique técnicas de relaxamento, como yoga, meditação ou respiração profunda

Siga as orientações médicas

Um dos principais autocuidados para hérnia de disco é seguir as orientações médicas tomando os medicamentos nos horários indicados.

Além disso, o profissional de saúde também poderá indicar a fisioterapia como tratamento complementar. 

Agora você já sabe quais são os autocuidados para hérnia de disco

Através desse conteúdo buscamos apresentar alguns dos principais autocuidados para hérnia de disco.

Lembre-se que é fundamental consultar com um profissional de saúde para que ele possa realizar uma avaliação completa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap