novembro 2024
Leitura: 9 min.
A menstruação aguada, ou líquida demais, pode acontecer com qualquer mulher e gerar algumas preocupações.
Geralmente a principal suspeita de quem é surpreendido com uma menstruação líquida é uma gravidez, mas será que essa é a principal causa?
Foi pensando em resolver essa e outras dúvidas sobre esse assunto que elaboramos um conteúdo para você.
Sumário
É normal ter menstruação aguada?
Primeiramente vamos esclarecer que na maioria das vezes a menstruação aguada, ou líquida, não representa nenhum problema de saúde.
Isso pode acontecer com qualquer mulher dependendo do seu ciclo menstrual e alguns fatores hormonais.
Você pode, durante, a menstruação, identificar diferentes tipos de consistências do sangue menstrual ao longo dos seus anos de vida.
E, é importante que você entenda que na maioria das vezes essas alterações são influenciadas pelos hormônios.
A produção hormonal de uma mulher passa por diversas mudanças de acordo com a sua fase reprodutiva e com o avançar da idade.
Por isso, é normal verificar mudanças, principalmente em períodos de transição quanto mais próximo à menopausa, é bem provável que mais mudanças entre os seus ciclos possam ser observadas.
Portanto, em algum momento é normal ter menstruação aguada ou até mesmo uma menstruação líquida e você não precisa se preocupar com isso.
O que pode ser a menstruação aguada?
A menstruação aguada é uma condição relativamente comum, e muito comumente está relacionada a concentração da menstruação e com a secreção vaginal natural da mulher na fase menstrual.
Normalmente não é sinal de gravidez, anemia ou qualquer outro problema de saúde, portanto fique tranquila.
A menstruação mais clara está relacionada a um fluxo menstrual menos intenso ou que está descendo mais lentamente.
Quando esse fluxo menstrual se mistura com a secreção vaginal é bem comum que você tenha como resultado a menstruação aguada e gosmenta.
Isso pode acontecer principalmente durante a excitação sexual, o que é natural, pois faz parte da lubrificação natural da mulher.
Uma outra causa comum para que ocorra um fluxo menstrual menos intenso é a chegada do fim da idade reprodutiva, ou seja, da menopausa.
Nesse período o organismo deixa de produzir estrogênio, e isso promove o fim dos ciclos menstruais.
Isso acontece de maneira gradativa, portanto é normal que em alguns ciclos você note uma diminuição do fluxo menstrual, mas não é necessário se preocupar.
O ideal é que você consulte com um ginecologista regularmente para que ele possa solicitar exames de acompanhamento para os níveis hormonais.
O uso de medicamentos contraceptivos também podem influenciar no volume do fluxo menstrual, bem como na lubrificação vaginal.
Menstruação aguada pode ser gravidez?
Essa é uma dúvida muito comum entre pessoas que notaram menstruação aguada e rosada, pois durante o processo de implantação do óvulo algumas mulheres podem apresentar um pequeno sangramento.
Esse processo é chamado de nidação, porém, geralmente, quando esse sangramento acontece a coloração não é tão clara quanto a que ocorre na menstruação aguada.
Ou seja, o sangramento apresenta uma coloração escura do tipo borra de café, em um tom amarronzado.
Mas se você se sente insegura e deseja confirmar o fato de estar grávida ou não basta fazer um teste de gravidez, como o clear blue.
Menstruação aguada e fedida pode ser um problema?
Apesar da menstruação aguada na maioria das vezes não representa um problema de saúde sério e que precisa de atenção médica.
O mau cheiro pode acender um alerta principalmente quando acompanhado de outros sintomas, como a presença de um corrimento vaginal líquido como água fora do período menstrual, cheiro semelhante ao cheiro de peixe podre, coceira e aparecimento de manchas.
Geralmente esses sintomas estão relacionados ao aparecimento IST, conhecidas também como infecções sexualmente transmissíveis.
Podendo ser adquiridas por um parceiro sexual contaminado, as ISTs são causadas principalmente por vírus, bactérias e até mesmo fungos.
Elas podem ser graves e colocar a saúde em risco, além disso, você pode transmiti-las para outros parceiros. As ISTs mais comuns são:
- Vaginose bacteriana;
- Tricomoníase;
- Clamídia;
- Gonorreia;
- Herpes genital;
Por isso, em caso de suspeitas de infecção genital é importante que você realize uma consulta com um ginecologista e passe por uma avaliação médica para obter um diagnóstico e posteriormente o tratamento adequado.
E, lembre-se de que é fundamental que você utilizar preservativos durante as relações sexuais, pois eles evitam que você se contamine durante as relações sexuais.
Quando procurar atendimento médico?
Além da menstruação aguada e fedida existem outros sintomas que podem indicar a necessidade de atendimento com um ginecologista:
- Caso a sua menstruação líquida ou aguada dure mais de 8 dias;
- Se o fluxo menstrual for muito intenso e você precisa trocar o absorvente interno ou externo mais do que a cada uma ou duas horas;
- Se o seu fluxo menstrual com coágulos sanguíneos do tamanho de uma moeda (25mm) ou maiores;
- Caso você sinta tonturas, desmaios, falta de energia ou falta de ar;
Além disso, mulheres acima de 40 anos devem consultar ginecologistas regularmente para acompanhamento ginecológico.
Agora você já sabe o que pode ser esse fluxo
Através desse conteúdo buscamos apresentar quais podem ser as principais causas da menstruação aguada.
Lembre-se que o acompanhamento médico e ginecológico é fundamental para que você possa manter a sua saúde e exames em dia.
Continue lendo mais
Alimentador automático: 8 Melhores para comprar em 2024
Qual a melhor vitamina para cabelos, unhas e pele?
O que é bom para memória: Confira as 10 dicas
Alergia a medicamentos: o que é e como tratar?
Retinol: Para que serve e como usar?
ADHD o que é: Significado e sintomas