março 2024
Leitura: 13 min.
Muitas pessoas se perguntam se o calafrio é perigoso uma vez que ele pode ser sintoma de algumas condições de saúde.
Entretanto, para entender se esse sintoma representa perigos reais para a sua saúde é importante compreender porque esse sintoma ocorre e qual é a sua origem.
Se você quer entender mais sobre o calafrio, não se preocupe, pois desenvolvemos um conteúdo para que você possa eliminar as suas principais dúvidas sobre esse assunto.
Sumário
O que é o calafrio no corpo?
Primeiramente, e antes de compreender se o calafrio é perigoso ou não para sua saúde é preciso entender o que é o calafrio.
O calafrio é um tipo de sinalização do seu corpo quando ele está tentando regular a temperatura interna.
Quando você sente calafrios, é provável que você reproduza uma série de respostas involuntárias do seu corpo, ou seja, não é possível controlá-las. Dentre elas podemos citar:
- Arrepios ou tremores
- Movimento involuntário
- Ranger de dentes
- Pêlos do corpo eriçados
- Maior percepção do frio independentemente da temperatura ambiente.
- Pele arrepiada.
- Tremores musculares involuntários.
- Fraqueza ou fadiga.
- Ranger de dentes (produto dos tremores musculares).
- Sudorese.
- Tontura.
- Náuseas.
- Mal estar geral.
- Sonolência ou letargia.
Os calafrios ocorrem majoritariamente por conta da exposição ao frio e conforme o seu corpo contrai e relaxa os músculos é uma forma de te manter aquecido.
Entretanto, eles também podem indicar que você está passando por um problema de saúde como gripes, ou infecções.
Calafrio é perigoso?
Ok, mas afinal de contas o calafrio representa um perigo para a saúde? A resposta para essa pergunta é que depende!
O calafrio sozinho é uma resposta natural do nosso organismo, portanto quando avaliamos ele isoladamente vemos que ele não representa risco para saúde.
O que vai representar um risco maior para a saúde é quando o calafrio está associado a alguma condição como frio extremo, doenças ou episódios febris.
Portanto, é importante sempre estar alerta quando você sentir calafrio, pois se a sua temperatura corporal estiver baixa demais você pode ter hipotermia.
Quando o calafrio é perigoso?
Agora que você já sabe se o calafrio é perigo, é importante que você conheça quais são as condições responsáveis pelo aparecimento de calafrios.
Infecções microbianas
O calafrio é perigoso principalmente quando ele decorre de algumas infecções microbianas, que podem incluir fungos, bactérias, vírus e parasitas.
A febre é um sintoma relativamente comum de infecções, pois o seu corpo está tentando combater os microrganismos aquecendo a temperatura corporal.
Com ela as extremidades do corpo, como os pés e as mãos podem ficar mais frias e assim surgem os calafrios na tentativa de regular a temperatura.
Como o nosso organismo não suporta temperaturas muito elevadas, é importante consultar com um médico para que ele possa fazer um diagnóstico e entender qual é o tipo de infecção.
Principalmente quando a febre surge com outros sintomas é importante procurar um médico para receber o atendimento adequado. O sintomas são:
- Náuseas
- Dor no corpo
- Dor abdominal
- Vômito
- Diarréia
- Manchas vermelhas na pele
- Dificuldade de respirar
Exposição ao frio
O calafrio é perigoso na exposição ao frio? Sim, principalmente se essa exposição for contínua e persistente.
Como mencionamos anteriormente, os calafrios são uma maneira do corpo tentar compensar a temperatura interna.
Nessas condições, os principais sintomas são pele fria e pálida, tremores, dificuldade para respirar, movimentos lentos, confusão mental, diminuição da pulsação e sonolência.
Quando a exposição ao frio é prolongada a hipotermia pode resultar na redução dos batimentos cardíacos e pode fazer o coração parar causando também uma lesão hepática.
O indicado nessas situações é aquecer o corpo buscando uma fonte de calor imediatamente, e em casos extremos recomenda-se procurar o pronto atendimento.
Atividade física intensa
Durante a prática de atividade física é importante saber que a temperatura corporal se eleva naturalmente e o corpo começa a produzir suor para regulá-la.
Ao finalizar um treino ou atividade física de algumas horas, a temperatura do corpo pode cair drasticamente, principalmente se você estiver próximo ao ar-condicionado e isso pode fazer com que o corpo produza calafrios.
Entretanto, existem alguns fatores que podem indicar que o calafrio é perigoso após a atividade física, pois ele pode ser um sintoma de infarto ou de pressão baixa.
Nesses casos, é importante parar a atividade física e buscar atendimento médico imediato para evitar danos à saúde.
Efeito colateral de uma medicação
Alguns medicamentos podem reproduzir efeitos colaterais no organismo, é bem provável que você receba orientação médica durante a consulta com indicação de uso do medicamento.
Entretanto, se você tomou o medicamento e está em dúvida se o calafrio é perigoso como efeito colateral do uso dessa medicação você pode realizar a leitura da bula.
Geralmente, a bula dos medicamentos trazem toda informação necessária, desde a posologia até os principais efeitos colaterais, bem como suas taxas de recorrência nos usuários.
Se você verificar que o calafrio não está presente entre os efeitos colaterais, ou é um efeito raro, entre em contato com o seu médico.
Além disso, se os calafrios após o uso de medicamentos surgirem acompanhados de sintomas como inchaço, falta de ar, vias respiratórias bloqueadas, erupções cutâneas e dificuldade de respirar, procure o atendimento de urgência.
Esses podem ser sintomas de choque anafilático que é um tipo de alergia aguda a algum componente presente no medicamento, ele pode evoluir rapidamente e levar o paciente a óbito.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é uma condição que impacta diretamente o funcionamento da tireoide, uma glândula com um importante papel regulatório em nosso organismo.
Um dos principais sintomas de alteração na tireoide é o aumento da sensibilidade ao frio que pode causar calafrios. Além desse existem outros sintomas como:
- Ganho de peso sem causa aparente.
- Prisão de ventre.
- Pele seca.
- Inchaço no rosto.
- Mudanças de humor, como irritabilidade
- Rigidez ou inchaço nas articulações.
- Ritmos cardíacos lentos.
Esses sintomas são causados por uma queda na quantidade de hormônios circulantes na tireoide que reduz a taxa metabólica.
Para diagnosticar a tireoide é importante procurar um médico endocrinologista para que ele possa solicitar exames e então iniciar o tratamento.
Hipoglicemia
Calafrio é perigoso quando é um sintoma de hipoglicemia uma vez a condição se caracteriza pelos baixos níveis de glicose circulantes na corrente sanguínea.
Níveis muito baixos de glicose no sangue podem interferir com o funcionamento de determinados sistemas de órgãos.
Por exemplo, o cérebro é um órgão muito sensível a baixos níveis de açúcar que é a sua principal fonte de energia.
A falta de glicose no cérebro pode resultar em confusão, convulsões e até mesmo perda de consciência.
As causas mais comuns de hipoglicemia são o uso de medicamentos para diabetes, jejum prolongado em conjunto com a prática de atividade física e consumo de alimentos com baixo índice de carboidratos.
O mais indicado é recorrer ao atendimento médico para que ele possa recomendar o uso de medicamentos nas dosagens adequadas para elevar os níveis de glicose.
Fatores emocionais
Fatores emocionais também podem reproduzir calafrios, principalmente quando estamos expostos a emoções intensas.
Estresse e ansiedade podem requerer uma atenção e acompanhamento psicológico principalmente se você sente que está no limite de tudo.
Outras condições como a síndrome do pânico e depressão também podem causar calafrios e danos emocionais profundos que precisam de cuidado médico, portanto é importante consultar com um psiquiatra.
Agora você já sabe se o calafrio é perigoso
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas condições que podem ter o calafrio como sintoma e que também podem causar danos para a sua saúde.
Apesar de ser uma reação natural do nosso corpo, os calafrios podem indicar que algo não vai bem com o seu organismo e que é necessário buscar um atendimento médico para obter um diagnóstico e um tratamento.
Continue lendo mais
Como diminuir a barriga treinando em casa
Cirurgia bariátrica: O que é e para quem é indicada?
Umbigo fedido: o que pode ser mau cheiro no umbigo?
15 suplementos para ganhar massa muscular
Remédio caseiro para gases: 16 melhores soluções
Remédio caseiro para tosse: 20 opções para aliviar