Como evitar infarto: 10 formas de prevenir

outubro 2024

Leitura: 15 min.

Saber como evitar infarto e um AVC, até mesmo outras doenças cardiovasculares é fundamental para quem deseja envelhecer com saúde.

Tanto o infarto quanto o AVC são condições que podem colocar a sua vida em risco, e são conhecidas como as principais causas de morte no mundo.

Quem passou por um infarto, ou por um AVC, ainda pode sofrer sequelas debilitantes e permanentes que comprometem a sua qualidade de vida .

Apesar de existirem alguns fatores de risco para o desenvolvimento dessas condições, é possível realizar algumas medidas que ajudam a evitá-las.

Para que você conheça quais são essas medidas, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.

Por que é importante saber como evitar infarto?

O infarto do miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco, é uma das principais doenças cardiovasculares, sendo a maior causa de morte no país. 

Ela se caracteriza pela morte das células em uma região do músculo do coração em decorrência da formação de um coágulo, ou placa de gordura que interrompem o fluxo sanguíneo na região.

Uma vítima de um infarto pode ter sequelas desde prejuízo no funcionamento de outros órgãos, como os rins, como também uma redução no fluxo sanguíneo que reduz a qualidade e expectativa de vida.

Por isso, é importante adotar medidas para evitar o infarto e outras doenças cardíacas como o AVC, que é uma condição caracterizada pela interrupção no fornecimento de sangue também devido ao entupimento dos vasos na região cerebral.

As sequelas do AVC são ainda mais graves, podendo envolver perda do movimento, dificuldades na fala, paralisia de um lado do corpo, problemas de equilíbrio e coordenação,  deglutição.

Ou seja, incorporar hábitos de vida mais saudáveis podem contribuir para que você não precise enfrentar esses problemas sérios de saúde. 

Homem sofrendo com um infarto

Como evitar infarto e AVC?

Existem diversos fatores que podem contribuir para que você possa saber como evitar AVC e infarto, ou até mesmo outras doenças cardíacas, 

Preparamos uma lista com alguns cuidados que você deve ter:

Saiba se você se encontra no grupo de risco

Primeiro passo para  entender como evitar infarto é entender quais são os fatores de risco para uma pessoa ter mais chances de desenvolver essa condição. 

Isso porque se uma pessoa tiver um ou mais fatores de risco, é importante ter um cuidado redobrado e até mesmo fazer exames com uma regularidade maior para ter um controle maior e evitar o aparecimento dos riscos de infarto..

Para saber se você está dentro do grupo de risco, esteja atento a essas características :

  • Idade avançada;
  • Histórico familiar da doença;
  • Excesso de peso ou obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Alimentação pouco saudável (rica em açúcares e gorduras);
  • Estresse em excesso;
  • Tem diabetes;
  • Sofre de hipertensão;

Se você identificou algum desses fatores, vale a pena consultar com um médico cardiologista para uma avaliação.

Invista em uma alimentação saudável

Uma das melhores maneiras de entender como evitar o infarto é através da mudança de hábitos alimentares, pois o consumo excessivo de carboidratos complexos, com gordura saturada ou gordura trans, que são os dois tipos de gordura prejudiciais à saúde e que aumentam o risco de infarto.

Embora apenas a mudança na alimentação não seja o único fator responsável por aumentar os riscos de um infarto ou AVC, manter uma dieta equilibrada inclui alimentos mais nutritivos, como proteínas, fibras, gorduras boas e água.

É importante evitar ingerir alimentos ultraprocessados, também conhecidos como alimentos não saudáveis,  pois esses contêm altas concentrações de açúcar, gordura e sódio e são extremamente prejudiciais à saúde. 

Caso encontre dificuldade para seguir uma alimentação equilibrada você pode consultar com um nutricionista ou nutrólogo para ter um auxílio na hora de montar seu cardápio.

Pratique exercícios regularmente

Uma das maneiras de como evitar infarto é deixar o estilo de vida sedentário e abraçar um estilo de vida mais saudável que inclua a prática de exercícios. 

O ideal é que adultos pratiquem pelo menos 150  minutos de exercícios semanais, ou seja meia hora de exercícios 5 vezes ao dia, nas mais diversas modalidades, como natação, caminhada, musculação e outros.

A atividade física contribui para  controlar o peso, a reduzir a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea, podendo reduzir o risco de pressão arterial alta, colesterol alto ou diabetes.

Ressaltamos a importância da prática de atividade física deve ser feita de forma regular e consistente, e não esporadicamente.

Se você deseja emagrecer com saúde, sabendo quais alimentos pode consumir, não deixe de conhecer o programa “emagrecer definitivo”.

Esse é um programa completo que inclui dicas de alimentação saudável com cardápio completo, exercícios físicos e também acompanhamento com profissionais.

Tudo para que você possa criar um estilo de vida saudável e favorecer a perda de peso e o seu emagrecimento.

Reduza o consumo de bebidas alcoólicas

Se você quer saber como evitar AVC e infarto saiba que o consumo de álcool, principalmente a longo prazo, pode prejudicar o coração.

Assim, quem consome bebidas alcoólicas regularmente têm maiores chances de desenvolver doenças cardiovasculares, como pressão alta, triglicerídeos altos, insuficiência cardíaca, AVC ou infarto.

Entretanto, o vinho pode ser um bom substituto quando comparado a outras bebidas alcoólicas, pois estudos sugerem que o resveratrol presente na uva ajuda a prevenir danos causados no coração.

Desta forma, a Associação Americana do Coração recomenda que a dose  segura de consumo de vinho tinto por dia seja de até 148 mL, considerando que o vinho contenha até 12% de álcool.

Controle o seu peso

Realizar o controle do peso é uma maneira muito eficaz de como evitar infarto fulminante e, pois o excesso de peso está frequentemente associado a problemas como pressão arterial elevada, colesterol alto ou diabetes, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como derrame ou infarto.

Além disso, a gordura em excesso tende acumular-se nos órgãos e também pode aumentar a chance de entupir as artérias.

Por isso, procure descobrir qual é o seu IMC para saber se você está com sobrepeso, ou então se você se encontra no seu peso ideal. 

Melhore seus hábitos de sono

O sono é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, pois é durante esse período que nossa atividade metabólica cai.

Sem esse descanso nosso organismo passa a funcionar de uma maneira mais sobrecarregada, desse modo pessoas que não dormem o suficiente têm um maior risco de desenvolver problemas como:

  • Obesidade;
  • Hipertensão arterial;
  • Infarto;
  • Diabetes
  • Depressão;

Por isso, é importante fazer a manutenção e higiene do sono, visando incorporar práticas que te ajudem a dormir pelo tempo necessário.

Estima-se que um ser humano adulto deve dormir pelo menos 7 ou 8 horas, entretanto isso não é uma via de regra.

O estresse também pode fazer com que o coração bata mais rápido, aumentando o número de batimentos cardíacos por minuto e que as artérias e as veias fiquem mais duras, diminuindo o fluxo de sangue. 

Combata o tabagismo

Assim como o álcool, o cigarro também pode comprometer a sua saúde e ser um fator de risco para o desenvolvimento de um infarto ou AVC.

Os produtos químicos presentes no tabaco, como a nicotina, podem agir no coração danificando o órgão e também os seus vasos sanguíneos. 

Assim, podem acelerar a formação de coágulos sanguíneos que causam o entupimento das artérias e originam o infarto ou AVC. 

A fumaça do cigarro também é prejudicial, pois o monóxido de carbono presente nela, substitui o oxigênio no sangue e consequentemente aumenta a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Por isso, se você deseja saber como evitar infarto, também precisa evitar de fumar cigarro. 

Homem em consulta para saber como evitar AVC e infarto

Faça avaliações médicas recorrentes

Mesmo se você não tiver identificado alguma predisposição a ter infarto de acordo com as características, citadas anteriormente é muito importante que você faça avaliações periódicas.

As doenças relacionadas ao coração costumam ser silenciosas, o que significa que muitas pessoas não sabem que estão doentes ou ignoram os sinais iniciais.

Geralmente ela só é descoberta quando os sinais se tornam mais intensos que pode ser prejudicial.

Controle a pressão arterial 

A hipertensão é uma condição silenciosa, e também é uma doença crônica de alta mortalidade. 

Ela causa um aperto nos vasos sanguíneos e acaba prejudicando o músculo cardíaco durante o bombeamento de sangue.

Com o passar do tempo, e quando não controlada, ela pode resultar em infarto, derrame e falência renal.

A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio na dieta, bem como a predisposição genética são fatores que podem contribuir para a pressão alta. 

A idade também é um fator que pode contribuir tendo em vista que a maioria das pessoas com pressão alta estão acima dos 60.

Por isso, faça visitas periódicas ao cardiologista, ou então monitore a sua pressão regularmente para evitar danos no coração.

Use medicação quando necessário

Em alguns casos, pode ser que os médicos incentivem o uso de medicamentos para prevenir problemas cardíacos, principalmente se você tiver pressão alta.

Caso isso aconteça, certifique-se de seguir a orientação dos profissionais de saúde para que você possa saber como evitar o infarto. 

Agora você já sabe como evitar o infarto

Através desse conteúdo buscamos apresentar maneiras de como evitar o infarto através da mudança de hábitos e estilo de vida.

Se você estiver com sintomas, como sensação de aperto ou dor no peito, no pescoço, nas costas ou nos braços, bem como fadiga, tontura, batimento cardíaco anormal e ansiedade, busque um atendimento de urgência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap