dezembro 2024
Leitura: 10 min.
Saber como tirar cisco do olho pode salvar você de ter que enfrentar uma longa fila de espera ou mesmo precisar ir numa consulta médica.
O cisco no olho ocorre quando um pequeno corpo estranho invade a nossa cavidade ocular, podendo ser um cílio, grão de areia, entre outros. A sua ocorrência é bastante comum e pode acontecer em pessoas de qualquer idade.
Embora a primeira reação para tirar o cisco do olho seja coçar, ou até mesmo esfregar os olhos, por conta do desconforto causado, existem maneiras mais práticas e seguras de removê-lo.
Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo sobre o que fazer quando se tem um cisco no olho.
Sumário
Quais são os perigos de ter um cisco no olho?
Antes de saber como tirar cisco do olho na pálpebra superior ou inferior, é importante entender o que é o cisco no olho e quais são os perigos de não removê-lo da maneira correta.
Um cisco no olho nada mais é do que um corpo estranho que é capaz invadir a nossa cavidade ocular, ele pode ser uma sujeira, cílios, areia, resto de cosméticos, muco e entre outros.
Geralmente a sua presença causa sintomas de desconforto e inclusive atrapalhar a visão, a maioria das pessoas tende a coçar os olhos para eliminar o cisco, e isso pode representar um grande risco de arranhar a córnea.
Esse ferimento é um dos principais riscos, pois pode levar algumas semanas para ser cicatrizado, causar visão embaçada, hipersensibilidade à luz e olho lacrimejando intensamente.
Por isso, é muito importante aprender como tirar cisco do olho sem correr riscos de causar danos à sua saúde ocular.
Lembre-se que todo cuidado é pouco, e a nossa visão é única, por isso se você sentir um desconforto muito grande ou estiver inseguro não hesite em consultar com um oftalmologista.
Como tirar cisco do olho rápido?
Uma informação importante de saber antes de aprender como tirar cisco do olho é que nosso globo ocular é extremamente sensível e repleto de terminações nervosas, por isso é preciso ter muito cuidado ao removê-lo.
Separamos algumas dicas para que você consiga tirar cisco do olho, confira:
Higienize as mãos
O primeiro passo para saber como tirar cisco do olho é higienizar bem as mãos, pois é preciso se assegurar de que você não vai levar bactérias ou outros corpos estranhos para região.
Assim como pode ser um cisco, também pode se tratar de um ferimento, ou até mesmo contaminação como conjuntivite que também tende a causar sensação de peso nos olhos e coceira.
Por isso, antes mesmo de tentar remover o cisco higienize as mãos e repita o processo após sua remoção.
Examine a região com cuidado
É importante que você examine o seu olho antes de tentar remover o cisco, isso deve ser feito de frente para um espelho, de preferência no banheiro.
Para examinar a região com cuidado, em frente ao espelho, abra e inspecione o olho com cuidado, puxando a pálpebra de baixo e de cima.
Você também pode pedir ajuda para alguém para tentar localizar o cisco, fazendo isso você vai ter ideia do que caiu dentro do seu olho e está causando o desconforto.
Lavagem com soro fisiológico
Uma das melhores maneiras de como tirar cisco do olho é realizar uma lavagem com soro fisiológico.
É importante utilizar o soro que esteja fechado, para assegurar de que ele não está contaminado.
Basta pingar algumas gotas de soro fisiológico e piscar os olhos repetidamente para ajudar a fazer a limpeza.
Em último caso, e se não tiver soro fisiológico a lavagem também poderá ser realizada com água corrente.
Utilize um cotonete limpo
Caso você não tenha conseguido tirar o cisco do olho, saiba que você também pode tentar removê-lo utilizando um cotonete limpo.
Principalmente aquelas pessoas que querem saber como tirar cisco do olho da pálpebra superior ou inferior.
Para utilizar o cotonete é preciso ter cuidado, evitar de aplicar pressão sobre o cisco, pois você pode causar uma lesão no globo ocular.
Para evitar a lesão basta colocar uma cotonete em cima da pálpebra superior para auxiliar você a manter o olho aberto, se conseguir ver o objeto, remova-o com a ponta umedecida de outro cotonete.
Caso o cisco não saia ou aparente estar grudado na parte colorida do olho, não force a retirada e procure um oftalmologista.
Tente piscar o olho várias vezes
Você também pode piscar o olho diversas vezes, caso você não tenha acesso à água imediatamente.
Esse ato vai contribuir com a lubrificação ocular fazendo você lacrimejar e consequentemente limpar o olho.
O que não fazer para tirar cisco do olho?
Siga nossas dicas para evitar causar uma lesão no olho na hora de tentar remover o cisco do olho:
- Evite coçar os olhos: como mencionamos anteriormente, essa prática pode danificar as estruturas oculares e, até mesmo, aumentar as chances de doenças mais sérias como o ceratocone e até o descolamento de retina.
- Evite esfregar os olhos: O ato de esfregar os olhos também pode causar danos na retina para que você não arranhe a superfície ocular;
- Nunca use cotonetes ou objetos pontiagudos como pinças para remover qualquer resíduo do olho;
- Não mexa nos olhos antes de higienizar as mãos: Lembre-se de manter as mãos limpas;
- Retire a lente de contato: retire-as e mantenha-as fora do olho até a retirada completa e correta do cisco.
- Evite saber como retirar um cisco do olho que não quer sair: Lembre-se que você pode lesionar o olho, portanto não tente removê-lo em casa.
Cuidados pós tirar cisco do olho
Agora que você já sabe como tirar cisco do olho, é importante estar atento, pois a sensação de incômodo pode permanecer por algum tempo, mesmo após a remoção do cisco.
Geralmente isso acontece, pois a córnea pode estar irritada por conta da presença do cisco, para diminuir a irritação é importante tomar alguns cuidados, como evitar a exposição direta à luz e manter o olho fechado por algum tempo.
Entretanto, caso a sensação não passe ou apresente melhoras dentro de algumas horas, é fundamental buscar atendimento oftalmológico.
Quando ir ao oftalmologista?
Existem algumas situações que você deve evitar de tentar tirar cisco do olho em casa e deve procurar um oftalmologista imediatamente.
Geralmente é quando o cisco não é um objeto tão comum como um cílio, alheira ou uma sujeira. Portanto procure um oftalmologista se o seu cisco for qualquer um desses objetos:
- Farpas de madeira;
- Estilhaços de vidro;
- Metais;
- Ferros;
- Insetos.
Agora você já sabe como tirar cisco do olho
Através desse conteúdo buscamos apresentar um passo a passo de como tirar cisco do olho para que você possa executá-lo de maneira segura.
Não se esqueça que é importante consultar com oftalmologista periodicamente, para que ele possa diagnosticar doenças e indicar o tratamento mais adequado.
Continue lendo mais
Como Relaxar a Musculatura Pélvica? Conheça seus benefícios
Qual a melhor vitamina para cabelos, unhas e pele?
Psicólogos online grátis: Onde encontrar?
Sérum facial: 12 melhores produtos
Bicicleta Elétrica: Tudo o que você precisa saber
Shampoo para queda de cabelo: 12 opções!