agosto 2024
Leitura: 16 min.
A dor na costela direita pode ser causada por diversos fatores que podem ou não trazer risco para a sua saúde.
Ela pode surgir repentinamente, como uma dor isolada, ou então acompanhada de outros sintomas que podem ser essenciais para o seu diagnóstico,
Principalmente quando ela surge sem motivo aparente, é importante que ela seja investigada por um profissional de saúde.
Para que você possa conhecer as possíveis causas de dor na costela, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
O que é dor na costela direita?
A dor na costela direita é um sintoma bastante genérico, e que geralmente está associada a lesões, mas também pode ser resultante de alguma condição de saúde mais grave.
As costelas são um conjunto de ossos que se localizam na nossa caixa torácica, e servem como proteção para órgãos como o pulmão e o coração.
O ser humano possui 12 costelas de cada lado que se iniciam um pouco abaixo da clavícula e vão até quase a metade do abdômen.
Por isso, quando surge uma dor na costela direita, sendo bastante específica, é importante ir ao médico para uma avaliação, pois diversas condições podem originar esse sintoma.
A dor sentida pode variar em intensidade e maneira de se manifestar variando entre ardência e queimação.
Ela também pode irradiar para outros membros como as pernas, e pode se intensificar de acordo com a posição que você faz ou se senta.
Qual médico procurar?
Além de identificar uma dor na costela direita, também é importante também saber quando procurar um médico.
Alguns sinais que são agravantes e podem indicar urgência na sua condição são:
- Dor intensa e com duração de semanas;
- Dor intensa que não apresenta melhora com descanso;
- Dor que irradia para os braços;
- A dor causa fraqueza, confusão;
- Dor intensa ao se locomover ou mudar de posição;
- Apresenta dificuldade respiratória por conta da dor;
- Dificuldade ou impossibilidade de mudar de posição;
Se o problema for realmente na costela ou nas costas, o médico indicado para tratá-lo é o ortopedista, e traumatologista.
Mas como a dor na coluna direita pode estar relacionada a outros problemas, você pode também buscar auxílio de um clínico geral para que ele possa fazer exames prévios e fazer o encaminhamento para um especialista.
O que pode ser dor na costela direita?
A dor na costela direita pode se manifestar de diversas formas e ter diversas origens, confira algumas entre as causas principais:
Pancada nas costelas
Esta é uma das principais causas de dor na costela direita quando aperta, ou quando é uma dor incessante.
Geralmente ocorre devido a acidentes, como quedas e pancadas, sendo mais comum que o indivíduo sinta uma dor constante na região afetada.
Pancadas leves podem causar o estiramento dos músculos, e as mais intensas podem causar fraturas.
Por isso, caso tenha levado uma pancada do lado direito e esteja com dor, é recomendável procurar um médico para que ele possa fazer um raio X e verificar a integridade dos ossos.
Além disso, você poderá fazer compressas de água morna para aliviar a dor e fazer o uso de analgésicos conforme a recomendação médica.
Pleurite
A pleurite é um tipo de inflamação que acomete a pleura, uma membrana responsável por revestir os pulmões.
Ela pode se desenvolver a partir de quadros de pneumonia, câncer ou até mesmo de um infarto pulmonar.
Quando essa inflamação alcança a borda inferior do pulmão, pode causar dor na costela direita, que é intensificada ao tossir, espirrar ou se movimentar.
Ela pode surgir acompanhada de outros sintomas, como dificuldade para respirar, tosse e febre.
Para o tratamento, é importante consultar com um pneumologista, ou um clínico, para uma avaliação, salvo se você estiver com muita dificuldade de respirar, nesses casos é indicado ir para a emergência.
Espasmo do diafragma
O espasmo diafragmático, pode ocorrer tanto devido a pancadas, quanto devido a atividade física em excesso.
Ele pode causar dor na costela direita na porção mais baixa, uma vez que o diafragma está localizado logo abaixo dos pulmões.
Em caso de suspeita, ou caso tenha recebido uma pancada nas costelas é importante consultar com um clínico.
Pedras na vesícula
A vesícula biliar é um órgão que fica localizado logo abaixo das costelas e do lado direito do nosso corpo.
A vesícula possui a função de armazenar a bile, um líquido que auxilia na digestão da gordura, entretanto, em algumas ocasiões, a bile tende a endurecer e formar cristais.
Esses cristais são chamados de pedra, e podem causar dor na costela direita com uma duração de até 5 horas.
Essa dor pode surgir principalmente após o consumo de alimentos gordurosos, é uma dor intensa que pode causar náusea e vômitos.
Além desses sintomas podem surgir também a febre, pressão baixa, e até mesmo confusão mental, nesses casos é importante ir para emergência.
Se os sintomas forem leves, você pode agendar uma consulta com o gastroenterologista para uma avaliação.
Pancreatite
A pancreatite é um tipo de inflamação que pode causar dor na região abdominal e se estender para o abdome superior, por isso também pode ser confundida com dor na costela direita.
Ela pode vir acompanhada de sintomas como náusea, vômitos e aumento da sensibilidade abdominal.
Caso esteja suspeitando de pancreatite, ou com muita dor, se encaminhe para a emergência para fazer uma avaliação.
Osteoporose
A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda acentuada de cálcio nos ossos que os tornam mais frágeis e susceptíveis a fraturas.
Embora a condição em si não cause dor, quando as costelas estão muito enfraquecidas podem quebrar com ações mais simples como um espirro ou uma tosse, e isso pode causar dor na costela direita.
Em caso de suspeita de osteoporose, o indicado é visitar o ortopedista, para que ele possa indicar o uso de medicamentos adequados e também solicitar um raio X da sua costela.
Gastrite
A gastrite é um tipo de inflamação no estômago, que pode iniciar com uma dor na região superior da barriga e se espalhar para a região das costelas, causando dor nas costelas do lado direito ou esquerdo.
Além da dor, ela também se manifesta por meio de sintomas como náuseas, indigestão, sensação de saciedade, inchaço e arrotos frequentes.
Ela ocorre por conta de uma infecção pela bactéria H. pylori, essa bactéria está presente naturalmente em nosso trato digestivo, quando nossa imunidade reduz, por algum motivo, ela pode se reproduzir descontroladamente.
Além disso, o uso de medicamentos e a ingestão de álcool também podem contribuir para o desenvolvimento de gastrite.
É importante consultar com um gastroenterologista para passar por uma avaliação e que ele possa indicar o uso de medicamentos como antibióticos e antiácidos.
Gravidez
Os sintomas de gravidez também pode causar dor na região da costela direita, pois o aumento do volume uterino exige que todos os órgãos a sua volta se reorganizem em um espaço muito menor.
Isso faz com que o espaço entre as costelas da mulher também seja menor. Isso faz com que certos nervos possam ser comprimidos demais, causando inflamação.
Isso é um processo natural da gravidez, e deve se resolver naturalmente ao longo da gestação, entretanto é recomendável que você consulte com o seu obstetra para se assegurar que o bebê está bem.
Hepatite
A hepatite é um tipo de inflamação no fígado, que pode causar dor na barriga e dor embaixo da costela direita na frente.
Além disso, também podem surgir outros sintomas como fraqueza, cansaço, náuseas, vômitos e diarreia.
A hepatite normalmente é causada por um vírus, mas também pode ser provocada pelo uso de medicamentos.
Para verificar se a causa da sua dor na costela é hepatite, é recomendado consultar com um hepatologista.
Cirrose
A cirrose é um tipo de inflamação crônica que ocorre no fígado, a medida que avança podendo causar sintomas de perda de apetite, náusea, vômitos, fraqueza, cansaço, perda de peso e dor nas costelas do lado direito.
Em caso de suspeita de cirrose é recomendado consultar um hepatologista, para que ele possa verificar e indicar a melhor forma de tratamento.
Fibromialgia
A fibromialgia é um tipo de dor crônica que pode afetar diferentes partes do corpo, podendo assim surgir dor na costela abaixo da mama direita.
Ela pode acometer pessoas de qualquer idade, mas é mais comum a partir dos 30 anos até os 60.
Normalmente a fibromialgia é atribuída quando os exames realizados não conseguem identificar a causa da dor na costela.
O reumatologista é o profissional apto para tratar da fibromialgia, portanto em caso de suspeitas consulte com esse profissional.
Câncer pulmonar
A dor na costela direita abaixo da mama ao respirar pode ser um sinal de câncer no pulmão, entretanto os sintomas são mais intensos, quando você tende a respirar mais fundo.
Outros sintomas que podem surgir são tosse, com sangue, dor nas costas, e também o emagrecimento sem causa aparente.
O câncer de pulmão é uma doença grave e o tratamento deve iniciar o mais rápido possível para que você tenha mais chances de cura, por isso procure um pneumologista.
Metástases ósseas
As metástases ósseas é uma condição que ocorre após o câncer se espalhar para os outros órgãos.
Ela pode causar fraturas ósseas, dores na coluna e também dor na ponta da costela direita. Portanto, se você já teve câncer em alguma etapa da sua vida, faça os exames de rotina.
Consulte com um oncologista para que ele possa solicitar exames, assim verificar a presença de metástases.
Gases
Gases em excesso podem causar dor no peito e sintomas parecidos com infarto, além disso pode incluir falta de ar.
Muitas vezes associados ao infarto, estes sintomas podem ser causados pelo excesso de gases no organismo.
Excesso de gases pode ser causado por alguns problemas gastrointestinais como doença de crohn, intolerância a lactose e etc…
Por isso, consulte um um gastroenterologista para que ele possa realizar uma avaliação completa e posteriormente um diagnóstico.
Agora você já sabe o que pode ser dor na costela direita
Nesse conteúdo, buscando apresentar as principais causas de dor na costela direita para que você possa identificá-la e buscar o tratamento adequado.
Não esqueça de consultar com um profissional de saúde especializado para que ele possa indicar o melhor tratamento para que você possa se livrar da dor e melhorar sua qualidade de vida.
Continue lendo mais
Treino em casa: Confira os 10 melhores exercícios
Herpes zoster: Sintomas e tratamento
Remédio para cólica: 10 soluções para aliviar o desconforto
Dor no umbigo: 12 principais causas
Strap musculação: Saiba o que é e como escolher
Chá matcha: Conheça os benefícios e como fazer