dezembro 2023
Leitura: 19 min.
A dor no umbigo é um sintoma que pode estar relacionado a diversos tipos de condições de saúde e por isso ela precisa ser investigada.
Normalmente, esse tipo de dor vem acompanhada de outros sintomas que são fundamentais para que você possa compreender a origem da dor.
Nesses casos, também será importante realizar uma visita ao médico para que ele possa solicitar exames, quando necessário e assim fornecer um diagnóstico com base no seu histórico de saúde.
E, para que você possa conhecer sobre as possíveis causas da dor no umbigo e os possíveis sintomas antes da sua consulta, preparamos um conteúdo completo.
Sumário
O que significa dor no umbigo?
Algumas pessoas podem ter dúvidas sobre o que é dor no umbigo e confundi-la com uma simples dor abdominal.
A dor no umbigo é um tipo de dor que geralmente compreende a região ao redor do umbigo e que pode irradiar para outras regiões do abdômen.
É possível descrevê-la de diferentes maneiras como uma dor latejante, aguda, constante, pulsante, cortante ou uma sensação de pressão.
Ela ainda pode apresentar variações de intensidade sendo leve, moderada ou intensa que podem ou não vir acompanhadas de outros sintomas.
Todos esses aspectos são importantes para que você possa avaliar se há a necessidade de procurar por um atendimento médico profissional.
Além disso, também é importante levar em consideração o agravamento, ou não da dor, que pode piorar com certas atividades ou movimentos, ou com o passar do tempo.
Embora apresentemos algumas das principais condições que podem causar esse sintoma, é muito importante buscar atendimento médico para uma avaliação.
O que pode ser dor no umbigo?
Separamos uma lista com as principais causas de dor no umbigo e seus sintomas para que você possa identificar a possível origem da sua dor.
Gravidez
A dor no umbigo pode ser gravidez, principalmente nos primeiros meses do estágio gestacional é relativamente comum sentir dor abaixo do umbigo pelo aumento do tamanho do útero.
Para saber se você está grávida é possível fazer um teste de gravidez de farmácia, que costumam ser bastante confiáveis.
Esse tipo de dor, também não é incomum para gravidez ectópica, que é uma condição onde o feto se desenvolve fora do útero.
Ao contrário do que se observa em gravidez normal, a gravidez ectópica pode não causar sintomas, ou causar sintomas leves.
A dor no umbigo no início da gravidez é bastante comum, mas saiba que em estágios avançados da gravidez ela também pode acontecer.
Principalmente por conta da expansão do abdômen para acompanhar o desenvolvimento do bebê, isso pode fazer a região ficar mais sensível.
Mas se ela vier acompanhada de sintomas como cólicas, enjoos, e sangramentos, é importante ir ao médico.
Hérnia umbilical
A hérnia umbilical é uma condição que pode causar dor no umbigo, e geralmente ocorre quando uma parte de algum órgão abdominal ultrapassa o revestimento do abdômen e se acumula entre os músculos e a pele da região.
Ela também pode ocorrer na etapa final da gestação, pois quando os músculos abdominais separam-se no crescimento do útero não regridem e causam a dor.
Se elas ocorrerem de forma eventual, não há com o que se preocupar, mas é importante se manter atento.
Independentemente da causa, a dor da hérnia umbilical se localiza diretamente no umbigo, e pode surgir ou piorar durante a realização de esforços, tossir ou carregar pesos.
Em alguns casos a hérnia umbilical pode regredir espontaneamente, entretanto ela pode se agravar gerando uma inflamação local.
Há casos em que a cirurgia para tratar a hérnia umbilical é indispensável e deverá ser orientada por um cirurgião geral.
Infecção no sistema urinário
O sistema urinário compreende uma boa parte da região abdominal, e quando algo não vai bem, é bem comum sentir dor no umbigo ao urinar e outros sintomas.
A infecção é um problema bastante comum e está associada ao desenvolvimento de microrganismos patogênicos na região.
Esses microrganismos podem ser fungos, bactérias e até mesmo vírus, podem se desenvolver através de uma queda na imunidade, ou então através da atividade sexual.
Geralmente, essa dor vem acompanhada de uma sensação de peso no fundo da barriga, queimação na urina, febre, sangue na urina e sensação de bexiga cheia constantemente.
Mas pode apresentar os outros sintomas, em caso de suspeita, é importante consultar com um ginecologista ou urologista para uma avaliação.
Prisão de ventre
A prisão de ventre é uma condição que ocorre principalmente por conta dos hábitos alimentares e estilo de vida sedentário, ou de algum problema gastrointestinal.
Ela se caracteriza por a má perda pode vir acompanhada de dor no umbigo do lado esquerdo ou direito, barriga inchada, além de enjoos e excesso de gases.
Por isso, é importante mudar os hábitos alimentares, consumir alimentos ricos em fibras e praticar atividade física regularmente para melhorar o trânsito intestinal.
Além disso, visitar o gastroenterologista para uma avaliação periódica, além de consultas com nutricionistas.
Gases
Na maioria dos casos, a causa por trás dos gases no estômago ou intestino está relacionada com algo que você comeu.
Entretanto, eles também podem estar associados a problemas no intestino como, intolerância a lactose, glúten, gastrite e até mesmo infecções.
O acúmulo de gases pode causar dor no umbigo e enjoo como também outros sintomas, podemos citar a distensão abdominal, barriga inchada ou estufada, dor no peito, falta de ar e pontadas.
Ele também é uma das principais causas de dor no umbigo infantil, uma vez que crianças frequentemente podem ter problemas de gases presos.
Nesses casos, é fundamental entender os motivos que originam os gases, principalmente quando eles se tornam um problema recorrente.
Portanto, marque consulta com um médico especialista em gastroenterologia para fazer uma avaliação completa.
Apendicite
Apendicite é uma condição onde há a inflamação do apêndice, e consequentemente pode causar dor no pé do umbigo.
Ela é uma dor que tende a piorar ao espirrar ou tossir, e pode ser caracterizada como uma dor aguda e forte.
E pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de apetite, enjoos, febre, inchaço abdominal, prisão de ventre, diarreia e dificuldade de eliminar gases.
A apendicite é considerada uma emergência médica e seu tratamento deve ser realizado de forma cirúrgica.
Portanto, é importante que ao constatar sintomas de apendicite a pessoa seja encaminhada imediatamente para o hospital.
Pancreatite
A pancreatite é um tipo de inflamação no pâncreas. Esse órgão é fundamental para a digestão de nutrientes no intestino.
Essa condição pode surgir por conta do tabagismo, da presença de cálculos biliares , consumo de bebidas alcoólicas, distúrbios genéticos do pâncreas e alguns medicamentos.
A dor no umbigo pode ser aguda ou crônica e variar de intensidade, com o passar do tempo a pancreatite pode se agravar e os sintomas se tornarem mais intensos.
Além da dor no umbigo os sintomas são dores nas costas, náuseas, vômito, quadros febris e desconforto abdominal.
Portanto, é fundamental consultar um gastroenterologista para que ele possa avaliar o seu histórico de saúde e fornecer um diagnóstico.
Cálculos renais
Os cálculos renais são massa sólidas que se formam de cálcio ou sais ácidos que podem de aglutinar na concentração da urina.
Esses cálculos causam dor forte no umbigo, no abdominal podendo irradiar para a pelve também é comum sentir náuseas, ter crises de vômitos e ardência ao urinar.
Assim, o tratamento pode incluir o uso de analgésico e também a ingestão de muita água para ajudar a expelir a pedra.
Em alguns casos pode ser necessário procedimentos cirúrgicos para remover ou então quebrar as pedras maiores.
Síndrome do Intestino Irritável
É uma condição que se caracteriza pela alternância do hábito intestinal variando entre episódios de diarreia e prisão de ventre.
Os sintomas comuns são dor abdominal podendo irradiar para o umbigo, acúmulo de gases, diarreia e prisão de ventre.
Caso você seja diagnosticado com com síndrome do intestino irritável, o tratamento pode consistir na mudança de hábitos alimentares e também no uso de medicamentos para auxiliar na redução dos sintomas.
Isquemia intestinal
A isquemia intestinal é uma condição que pode ser causada pela trombose venosa, isquemia aguda ou crônica.
Nela a inflamação pode causar a morte do tecido que recobre o intestino, pela ausência da irrigação de sangue.
Como principal sintoma ocorre o aparecimento de uma dor forte no umbigo que surge abruptamente.
O tratamento para reduzir os sintomas de isquemia intestinal, realizar o controle da alimentação, e também o uso de remédio analgésico.
Pós-operatório
Caso tenha realizado a cirurgia para a remoção de pedra na vesícula, a laparoscopia, saiba que é totalmente comum sentir dor no umbigo após cirurgia de vesícula.
Isso ocorre, pois quando a incisão necessita ter um tamanho maior, o ideal é optar pela região abaixo do umbigo para realizar o procedimento.
Portanto, é muito importante perguntar ao seu médico se você levou algum ponto na região, pois ele precisa ser cuidado assim como os demais.
A região pode ficar sensível por algum tempo mesmo após a cirurgia, é completamente normal.
Entretanto, observe se não há nenhum odor ruim saindo do umbigo, pois isso pode indicar caso de infecção.
Outras cirurgias, também podem usar o umbigo como acesso para um determinado órgão ou região.
Cólicas menstruais
Cólicas menstruais também podem causar dor no umbigo nas mulheres, geralmente é um tipo de dor que se caracteriza por pontadas.
Portanto, sentir dor no umbigo menstruada é normal, principalmente nos primeiros dias do ciclo menstrual.
A intensidade dessa dor pode variar de mulher para mulher, e ainda pode ser mais intensa naquelas mulheres que sofrem de endometriose.
O chá de camomila ajuda a aliviar a dor e o desconforto causado por cólicas menstruais, uma vez que ele promove relaxamento dos músculos.
Além disso, utilizar uma bolsa de água quente pode ajudar a promover o relaxamento muscular, aliviando a dor e o desconforto.
Existem alguns fármacos que contêm paracetamol ou Ibuprofeno e que podem ajudar a aliviar a dor, pois são também remédios para cólica.
Normalmente, as cólicas menstruais tendem a diminuir com o avanço e término do período menstrual.
Remédio para dor no umbigo
Sem saber qual é a principal causa da dor no umbigo é difícil saber qual remédio utilizar, por isso é importante buscar atendimento com um profissional.
Ele poderá incluir no tratamento uma série de medicamentos como antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e remédios para aliviar a flatulência.
Além disso, se a dor no umbigo estiver relacionada a algum problema gastrointestinal pode ser preciso modificar a sua alimentação para garantir o bom funcionamento do intestino.
Por isso é recomendável ingerir alimentos leves, menos gordurosos e que contenham mais fibra, também pode ser necessário.
Cuidado ao realizar massagens na região para aliviar a dor, faça sempre movimentos circulares e no sentido do trânsito intestinal, e em alguns casos, o uso de uma bolsa térmica pode promover alívio momentâneo até você consultar seu médico.
Quando procurar um médico por causa da dor no umbigo?
Como você deve ter percebido, existem diversas condições cuja dor no umbigo é um sintoma, e em alguns casos as condições podem requerer atendimento médico.
Existem alguns sinais de gravidade de dor que podem servir como indicativos para que você procure a avaliação de um médico com urologista, ginecologista ou obstetra ou até mesmo a emergência.
Esses sinais são:
- Dor abdominal intensa,
- Presença de sangue nas fezes ou urina,
- Febre acima de 38,3 °C,
- Em grávidas: contrações uterinas e perda de sangue pela vagina,
- Ejaculação dolorosa, dor nos testículos e pênis.
- Presença de enjoos, náuseas, vômitos;
Agora você já sabe quais são as principais causa da dor no umbigo
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas das principais causas da dor no umbigo para que você possa identificá-las.
Portanto, se você identificar os sintomas, é importante procurar um profissional de saúde especializado para obter o diagnóstico adequado e também o tratamento.
O conteúdo descrito neste artigo é apenas informativo e não deve ser utilizado para fins de automedicação ou autodiagnóstico.
Continue lendo mais
Pompoarismo: O que é e como praticar?
Rins policísticos: Sintomas e tratamentos
Difenidrin para que serve? Quando é indicado?
Hérnia inguinal: Sintomas e tratamentos
ADHD o que é: Significado e sintomas
Manchas de leucemia: 7 causas principais