fevereiro 2025
Leitura: 8 min.
A foliculite no saco escrotal embora não seja tão comum, é real e pode acometer qualquer homem.
Isso porque a região também possui folículos pilosos que podem inflamar causando foliculite que além de ter uma estética não muito agradável, também pode causar certo desconforto.
Para que você possa entender mais sobre essa condição e quais são as possíveis formas de tratamento, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
O que é a foliculite no saco escrotal?
A foliculite no saco escrotal é uma inflamação que ocorre diretamente no folículo piloso e seguida de uma infecção causada por bactérias.
Ela também é conhecida pelo nome popular de “pelo encravado”, embora esse nome seja uma maneira muito simplória de caracterizar a condição.
Quando a foliculite afeta o saco escrotal ela leva o aparecimento de uma ou várias pequenas bolinhas que podem ser dolorosas, avermelhadas ou amareladas, devida a presença de pus.
Ou seja, causam desconforto e precisam de diagnóstico clínico e também de tratamento adequado.
O que causa a foliculite?
A origem da foliculite ainda não é muito clara, mas sabe-se que a transpiração, fricção, e trauma na região podem facilitar o seu aparecimento.
Por isso, é muito comum que a foliculite aparece logo após a depilação dos pelos pubianos (acima do pênis) com a lâmina de barbear.
A foliculite bacteriana é geralmente causada por Staphylococcus aureus, mas ocasionalmente também pode surgir devido a outros microrganismos.
Os modos mais comuns de contágio da foliculite são compartilhamento de lâminas de barbear, contato direto com pele infectada e uso de banhos públicos (como em banheiras de hidromassagem e spas).
Para evitar a foliculite é preciso evitar também o compartilhamento de toalhas de banho e até mesmo peças íntimas.
Sintomas de foliculite no saco escrotal
A foliculite é uma condição que pode afetar diversas partes do corpo, não apenas o saco escrotal.
- Lesões vermelhas e pustulosas: Primeiramente, as lesões típicas da foliculite bacteriana são pequenas, vermelhas e inflamadas ao redor dos folículos pilosos. Elas podem se parecer com espinhas, pústulas ou furúnculos.
- Pode haver presença de pus: Muitas vezes, essas lesões contêm pus, que pode ser visto como uma substância amarelada ou esbranquiçada.
- Coça e causa irritação: A área afetada pode causar coceira intensa, levando à irritação e desconforto.
- Sensibilidade: A pele ao redor dos folículos pilosos inflamados pode ficar sensível ao toque.
- Dor: Em casos mais graves, a foliculite bacteriana pode causar dor na área afetada.
- Causa crostas sobre a pele: Se você coçar as lesões ou forem irrittadas, podem formar crostas sobre a pele.
- Espalha para outras áreas: Caso você não trate a foliculite bacteriana, ela pode se espalhar para áreas próximas.
Diagnóstico de foliculite
É importante diferenciar a foliculite de outras infecções, pois ela pode ser confundida com alguma doença sexualmente transmissível, por exemplo.
Geralmente essa infecção é indicada por um médico urologista através do exame físico, não sendo necessários demais exames.
Foliculite no saco escrotal como tratar?
O tratamento consiste em realizar a higienização correta do saco escrotal com sabonete antisséptico e então manter a região limpa e seca.

A foliculite tende a durar pelo menos de quatro a dez dias, entretanto se não houver melhoras nesse período deve-se consultar o urologista que pode indicar o uso de pomadas antibióticas
O tratamento consiste no uso de antibióticos tópicos ou orais , compressas mornas e evitar a depilação local por um período.
Caso haja o desenvolvimento de pequenos abscessos, a drenagem é realizada na própria clínica.
É importante ter cuidado durante a aplicação de pomadas anti sépticas para não espalhar as bactérias causando lesões em outras regiões do corpo.
Por isso, aplique a pomada pontualmente com um cotonete e descarte ele logo em seguida para evitar contaminação. Além disso, lave bem as mãos com sabonete anti séptico.
Pode ter relações com foliculite no saco escrotal?
Não recomenda-se ter relações se você estiver passando por um episódio de foliculite, principalmente se houver a presença de pus.
Mais ainda se você não tiver certeza de que as bolinhas ou carocinhos presentes no seu saco escrotal são realmente foliculite.
Consulte com um médico antes de realizar qualquer tipo de relação e tire suas principais dúvidas com o seu médico.
É importante que realize o tratamento conforme o indicado por profissionais para se certificar que você não contaminará a sua parceira.
Além disso, é importante manter os hábitos de higiene, e o uso de preservativo durante a relação é fundamental.
Outras dicas são: não beijar a boca de alguém com lesões, não utilizar objetos íntimos de outras pessoas e não tocar na pele de pacientes com a doença em sua fase ativa.
Agora você já sabe tudo sobre a foliculite no saco escrotal
Através desse conteúdo buscamos apresentar informações relevantes sobre a foliculite no saco escrotal e quais são os cuidados que você deve ter.
Embora a foliculite não seja uma condição exclusivamente do saco escrotal, é importante que você evite contaminação cruzada com outras áreas do corpo durante o tratamento.
Procure um urologista para tratar essa condição, principalmente se ela estiver acompanhada de pus e coceira.
Continue lendo mais
Farmácia online: 10 melhores opções
Bicicleta Ergométrica: 6 melhores de 2024
14 Benefícios do chá de erva cidreira
Remédio para piolho: Como acabar com a infestação?
Crise existencial: O que é e o que fazer?
Remédio para dor de cabeça: De farmácia e caseiros