janeiro 2023
Leitura: 13 min.
Preparamos um conteúdo completo e repleto de informações para você saber se Loratamed serve para tosse.
Pois, este medicamento é bastante popular e reconhecido por ser produzido à base de loratadina, um potente e importante anti-histamínico.
Ou seja, Isso quer dizer que ele pode sim auxiliar e combater os principais sintomas de alergia, e proporcionar uma melhor qualidade de vida e saúde para você.
Portanto, quem deseja saber se o Loratamed serve pra tosse precisa conhecer mais informações sobre o que é esse medicamento e como ele pode ser administrado.
Sumário
Para que serve Loratamed?
O Loratamed é antialérgico e um fármaco fabricado pelo grupo Cimed, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil.
Este medicamento é indicado principalmente para tratar os sintomas de alergia como rinite alérgica, ou então as alergias de pele e urticária.
O princípio ativo do Loratamed é a Loratadina, um fármaco que é um antialérgico anti-histamínico.
Ou seja, age reduzindo os efeitos da histamina, uma substância produzida pelo corpo responsável pelos sintomas de alergia.
Portanto, os sinais e sintomas oculares e nasais da rinite alérgica são rapidamente aliviados após a administração oral do produto.
Por isso, é fundamental que quem quiser fazer o uso deste medicamento procure um especialista para avaliar a possibilidade de uso do medicamento para o tratamento.
Principalmente se você estiver enfrentando uma tosse persistente, pois somente o médico especialista poderá avaliar se o loratamed serve para tosse de acordo com o diagnóstico do seu quadro de saúde.
Loratamed serve para tosse seca?
A tosse seca é um sintoma comum em reações alérgicas, e corresponde a expulsão rápida de ar pelos pulmões e garganta, cujo objetivo é limpar as vias respiratórias de microrganismos, poeira e possíveis alérgenos.
Ou seja, uma vez que o Loratamed é antialérgico, e a tosse é um dos sintomas, o loratamed serve para tosse que está relacionada a problemas alérgicos.
Pois, ele irá auxiliar e reduzir esse e outros sintomas decorrentes da alergia. Estamos falando de sintomas como:
- Coceira nasal
- Coriza
- Espirros
- Ardor
- Coceira nos olhos.
- Vermelhidão na pele
A tosse decorrente de sintomas alérgicos é facilmente distinguível da tosse de uma gripe ou resfriado, cujo Loratamed pode não ser eficaz.
O Loratamed serve para tosse seca e persistente, que irrita a garganta várias vezes ao dia, não apresenta muco ou secreção, e pode piorar bastante a noite.
Mas lembre-se que ele é um fármaco que pode ter efeitos colaterais, e por isso, é indicado que você consulte um médico especialista em pulmões (pneumologista) ou em alergias (alergologista).
Loratamed serve para a tosse e dor de garganta?
Já sabemos que o loratamed serve para tosse decorrente de reações alérgicas, entretanto não existe nenhuma indicação de que o Loratamed serve para dor de garganta.
O indicado é procurar um otorrinolaringologista se você quer tratar a tosse e a dor de garganta, pois ele pode receitar expectorantes e também medicamentos anti-inflamatórios.
Assim como a bula também não menciona se loratamed serve para sinusite, devendo o seu uso ser consultado pelo médico.
O que diz Loratamed bula?
Embora a bula não mencione que o Loratamed serve para tosse alérgica, sabe-se que esse sintoma é bastante comum em crises de alergia.
Portanto, ao fazer a administração desse antialérgico é possível eliminar a tosse alérgica, entretanto é preciso avaliação e acompanhamento médico.
A bula do medicamento menciona que ele é um medicamento indicado para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica, como: coceira nasal, nariz
escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos.
E que ele também pode ser indicado para o alívio dos sinais e sintomas da urticária e de outras alergias da pele.
Loratamed dá sono?
Agora que você já sabe que o Loratamed serve para tosse alérgica, é importante conhecer quais são os efeitos colaterais da administração desse fármaco.
Embora, alguns antialérgicos anti-histamínicos, principalmente os medicamentos de primeira classe, possam causar como efeito colateral o sono excessivo, esse não é um dos efeitos mais comuns do Loratamed.
Ao descobrir que loratamed serve para tosse e fazer sua administração conforme o indicado pelo seu médico ou pela bula é possível sentir sintomas como dor de cabeça, cansaço, perturbação estomacal, nervosismo e erupções da pele.
Ainda é possível que o medicamento cause perda de cabelo, reações alérgicas severas, problemas de fígado, taquicardia, palpitações, tontura e convulsão.
Entretanto, a administração do medicamento em doses acima do recomendado pode ter como efeito colateral o sono excessivo.
Loratamed serve para tosse, mas como tomar?
Para saber como tomar loratamed serve para tosse é preciso consultar com um profissional de saúde especializado, o mais indicado.
Ou então, seguir a orientação da bula e do farmacêutico, a bula indica que o uso do loratamed comprimido deve ser feito da seguinte forma:
- Adultos e crianças acima de 12 anos ou com peso corporal acima de 30 Kg: um comprimido de LORATAMED® (10mg) uma vez por dia.
- Não administrar mais de 1 comprimido em 24 horas.
Já a versão Loratamed xarope bula indica que seu uso deve ser feito da seguinte maneira:
- Adultos e crianças acima de 12 anos: 10 mL de LORATAMED® (10 mg) uma vez por dia. Não administrar mais de 10mL em 24 horas.
- Crianças de 2 a 12 anos: Peso corporal abaixo de 30 Kg: 5 mL (5 mg) de LORATAMED® uma vez por dia. Não administrar mais de 5 mL em 24 horas.
- Peso corporal acima de 30 Kg: 10 mL (10 mg) de LORATAMED® uma vez por dia. Não administrar mais de 10 mL em 24 horas
E ainda que o seu médico ou farmacêutico deverá informar quando você deve parar de tomar este medicamento.
Quem não deve usar Loratamed?
Apesar de que Loratamed serve para tosse e ser um potente antialérgico, o medicamento não deve ser usado por pessoas com alergia a medicamentos.
Também não deve ser utilizado por pessoas com alergia a algum dos componentes presentes no medicamento, principalmente a Loradina.
Ou aos excipientes presentes em sua fórmula como: ácido cítrico, ciclamato de sódio, glicerol, metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, sacarina sódica, sorbitol e
água purificada.
E ainda amido de milho, dióxido de silício, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, lactose e celulose microcristalina.
Caso você esteja tendo qualquer tipo de reação alérgica ao uso do medicamento, é fundamental ir para uma emergência.
Pois, a alergia a medicamentos é muito perigosa e pode evoluir muito rapidamente para um choque anafilático.
Esse medicamento também não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Enquanto pacientes com doença no fígado ou insuficiência renal, devem ter a dose reduzida, e por isso precisam consultar um médico.
Loratamed não serve para todos os tipos de tosse
Como você já deve ter percebido, a tosse nem sempre é um sintoma de uma doença, ou até mesmo de alergias.
Ela pode ser apenas uma reação do organismo ao entrar em contato com agentes externos, apesar de você saber que o loratamed serve para tosse, nesses casos ele pode não ajudar.
Portanto, é importante saber identificar qual é a origem da tosse, e muitas vezes apenas o profissional de saúde está apto a fazer esse diagnóstico.
Tirando a tosse alérgica, outras causas comuns para a tosse são:
- Gripes e resfriados
- Inalação da fumaça de cigarro
- Poluição do ambiente
- Clima seco e ressecamento das mucosas
- Problemas cardíacos
- Refluxo gastroenterológico
Em alguns casos, algumas medidas caseiras podem ajudar a aliviar a tosse como a ingestão de chá de hortelã que é um expectorante natural.
O aumento da ingestão de água e também o uso de umidificador de ar para melhorar a qualidade do ar do ambiente.
Purificadores de ar também são bem-vindos para eliminar as impurezas do ambiente.
Mas nenhuma delas substitui a importância de realizar exames clínicos e verificar a causa da sua tosse.
Agora você já sabe que Loratamed serve para a tosse!
Neste conteúdo, buscamos apresentar algumas informações relevantes sobre esse medicamento e o seu uso.
Apesar de não constar na bula se o uso de loratamed serve para a tosse alérgica, sabe-se que ele é um importante anti-alérgico à base de loratadina, e que age diretamente aliviando os principais sintomas de alergias.
Antes de tomar o medicamento, não esqueça de consultar o seu médico e também ler a bula e as informações do laboratório fabricante.
Principalmente, se você estiver enfrentando tosse seca e persistente, consulte com o seu médico para obter o diagnóstico correto e também o tratamento evitando assim os principais perigos da automedicação.
Continue lendo mais
Colírio para conjuntivite infantil: Como escolher?
Cama elástica para exercício: 10 opções
Conheça mais de 18 benefícios do inhame
Dinâmica sobre confiança: Veja 6 opções para todas as idades
Treino para perder barriga e afinar cintura em casa
Curso de unhas de fibra: 8 melhores opções