Lábios ressecados: 12 possíveis causas

outubro 2024

Leitura: 13 min.

Ter os lábios ressecados, ou a boca seca, pode estar relacionado a diversos fatores que nem sempre são considerados um problema de saúde.

Mas caso surjam outros sintomas é importante que você esteja atento, pois pode ser necessário passar por uma avaliação médica profissional.

Para que você possa saber quais são as principais causas dos lábios ressacados, preparamos um artigo completo sobre esse assunto.

Quando devemos tratar lábios ressecados?

Os lábios ressecados, ou a boca ressecada, é um sintoma que pode ter origem desde causas mais simples, como a mudança de temperatura, como para situações menos graves, como algumas doenças.

O fato é que a boca seca pode acabar causando desconforto para a pessoa e em algumas criando rachaduras e até mesmo feridas que dependendo do seu estado de saúde serão mais difíceis de cicatrizar.

Por isso, é importante conhecer as principais causas dos lábios ressecados, bem como buscar um atendimento médico e passar por uma avaliação médica e profissional.

Além disso, os lábios ressecados se tornam uma condição de saúde preocupante quando o indivíduo apresenta os seguintes sintomas:

  • Acompanhado de febre maior do que 38ºC;
  • Dificuldade de deglutição;
  • Apresentar problemas respiratórios ou falta de ar;
  • Dor local
  • Inchaço;

Esses são alguns dos sinais que indicam que você deve procurar um médico sendo ele um dermatologista, um dentista e até mesmo um gastroenterologista.

Esses profissionais estão aptos a solicitar exames, fornecer um diagnóstico e posteriormente um tratamento adequado a sua condição de saúde.

Mulher com boca seca

O que pode ser boca ressecada, ou lábios ressecados?

De uma maneira geral , os lábios ressecados ou a boca seca não costumam representar um problema sério de saúde ou uma ameaça. Geralmente está associado a questões mais simples, como:

Exposição ao ambiente

Os lábios ressecados podem ser um resultado da exposição a fatores ambientais como o clima seco, frio, calor ou a umidade.

Esses fatores podem retirar a umidade natural dos lábios, levando-os ao ressecamento e contribuindo para causar pequenas rachaduras, portanto não é incomum sentir os lábios ressecados e ardendo nessa situação.

Desidratação

Não beber água o suficiente pode causar boca seca ou ressecada e esse ressecamento também pode afetar os lábios.

Adultos devem beber em média 2 litros de água diariamente para repor os líquidos perdidos e evitar a desidratação, essa quantidade pode aumentar caso sofra exposição a luz solar.

Hábitos de vida

Os lábios ressecados podem ter origem em alguns hábitos que podem ser ditos como não saudáveis, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou até mesmo fumar.

O cigarro contém produtos químicos que irritam e causam o ressecamento das mucosas, por isso é normal que fumantes sintam a boca ressecada e ardendo.

Respiração pela boca

O ato de respirar pela, comum em pessoas que têm problemas respiratórios como rinite ou até mesmo quando se está com resfriado, onde o nariz fica entupido com o muco, pode causar lábios ressecados ao acordar.

Utilizar um umidificador de ambientes nessas situações pode contribuir para aliviar o ressecamento.

Uso de medicamentos

O uso de alguns medicamentos pode causar boca seca, como efeito colateral, por isso é sempre importante ler a bula do medicamento e entender se esse é um efeito esperado ou se é uma reação alérgica ao medicamento.

Geralmente remédios como os utilizados para tratamento da acne, além de antidepressivos, diuréticos ou anti-hipertensivos podem deixar os lábios ressecados.

Quando os lábios ressecados são preocupantes?

As causas de lábios ressecados que citamos acima são as menos preocupantes, do que as que a que você vai seguir, pois essas condições podem necessitar de um tratamento médico.

Reações alérgicas

Um dos sintomas de reação alérgica é o ressecamento das mucosas, por isso é bem provável que você note também outros sintomas, como:

  • Coceira;
  • Náuseas;
  • Diarreia;

Caso perceba boca seca, inchaço e dificuldade de respirar é importante que você busque um atendimento de urgência, pois pode ocorrer choque anafilático e colocar a sua vida em risco.

Geralmente pessoas podem apresentar alergias a qualquer tipo de substância, desde produtos ou cosméticos, como batons, alimentos ou medicamentos. 

Doença de Crohn

É uma doença inflamatória crônica oriunda do trato gastrointestinal, que pode causar boca e lábios ressecados.

Além disso, também pode causar fissuras ou inchaço nos cantos da boca, esses inchaços são conhecidos como queilite angular.

Embora não exista cura para a doença de Crohn, é possível tratá-la para amenizar os sintomas.

Por isso, caso apresente sintomas como diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal procure um gastroenterologista.

Diabetes

A diabetes é uma condição que quando não controlada pode levar a desidratação, pois o corpo utiliza a excreção via urina para eliminar a glicose que o organismo não consegue processar.

Isso pode causar boca seca e também lábios ressecados de diabetes, portanto caso suspeite de diabetes é importante consultar com um endocrinologista.

Geralmente a diabetes é caracterizada por sintomas, como:

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Vontade de urinar diversas vezes;

Síndrome de Sjögren

É uma doença autoimune onde as glândulas que produzem lágrimas e saliva são destruídas pelo próprio organismo.

Desse modo, a condição leva a uma diminuição da produção de saliva levando a uma sensação constante de boca e lábios ressecados.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma condição que pode resultar em lábios ressecados, pois o desequilíbrio hormonal costuma afetar a pele e as mucosas.

Embora não tenha cura, o hipotireodismo pode ser tratado com o uso de medicamentos que aliviam a sintomatologia da condição.

Caso vivencie os sintomas de hipotireodismo, como  ganho de peso, cãibras musculares, formigamento das mãos e incapacidade de tolerar frio procure um endocrinologista.

Deficiências vitamínicas

A falta de algumas vitaminas,  como a B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 (piridoxina) e B12, pode levar ao ressecamento dos lábios e a outras alterações na boca.

Essas vitaminas são fundamentais para que o nosso organismo possa se manter em pleno funcionamento.

Por isso, sempre é importante realizar exames de rotina para saber se as vitaminas estão em níveis adequados.

Doenças infecciosas

A candidíase oral é uma infecção que pode causar boca seca e lábios ressecados, pois a levedura responsável pela infecção modifica a microbiota da boca.

A candidíase possui tratamento com antifúngicos que deve ser seguido conforme as orientações médicas. 

O que é bom para lábios ressecados?

Se você quer saber o que fazer com lábios ressecados ou o que é bom para boca ressecada separamos alguns autocuidados diários para minimizar esse sintoma: 

Capriche na hidratação

Uma das principais formas de combater os lábios ressacados e a boca seca é apostar na hidratação.

Beber água é fundamental para que o corpo possa repor o líquido perdido, esse é o melhor remédio caseiro para lábios ressecados. Mas também existem alguns hidratantes labiais que podem contribuir com esse processo. 

Os famosos lip balms que viraram febre entre os mais jovens, muitas vezes contribuem para evitar o ressecamento dos lábios, além disso você pode escolher uma opção que ofereça proteção solar. 

Nívea para lábios ressecados
Hidratante labial

Invista em um umidificador

Se você mora em uma região onde o clima é muito seco, saiba que ter um umidificador de ar em casa pode contribuir para evitar o ressecamento das mucosas. 

Portanto, considere investir em umidificador em casa, a hora é essa: ligue durante o inverno e os momentos de ar seco. 

Umidificador de ar
Umidificador de ar

Não arranque pelinhas da boca

Se você está com lábios ressecados e descascando evite arrancar a pele, pois isso pode irritar a região ainda mais e ocasionar demora na cicatrização.

Lembre-se de aplicar um hidratante labial para melhorar o aspecto da pele e manter os lábios hidratados.

Trate a causa

Considere consultar com um profissional de saúde para saber qual é a causa do seus lábios ressecados. 

Como abordamos, ela pode ter origem em diversas condições, algumas mais graves e outras que são resolvidas facilmente. 

Apenas um médico poderá solicitar exames para um diagnóstico adequado e um tratamento compatível. 

Agora você já sabe o que pode ser lábios ressecados

Através desse conteúdo apresentamos algumas das principais causas de lábios ressecados e também de boca seca.

Portanto, não esqueça de cuidar da sua saúde realizando exames de rotina e mantendo os seus lábios hidratados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap