Ouvido sangrando: O que pode ser?

março 2025

Leitura: 9 min.

Ter o ouvido sangrando pode ser bastante alarmante principalmente quando esse sintoma é acompanhado de uma dor intensa.

Além disso, pode vir acompanhado de outros sintomas como tontura, perda de audição e febre, indicando a necessidade de procurar um médico o mais rápido possível, pois diversos fatores podem estar associados a essa condição. 

Assim é necessário fazer uma avaliação completa para que o médico possa diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

Para que você possa entender todos os detalhes do ouvido sangrando, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.

É normal ter o ouvido sangrando?

Se você notar sangramento no ouvido, saiba que essa condição é conhecida como otorragia, e ela pode acometer tanto a parte externa do ouvido, quanto a parte interna.

Não é normal o ouvido sangrar sem motivo, por isso se você estiver enfrentando esse sintoma cabe um alerta de que provavelmente há algo errado com o seu corpo.

Diferentes condições podem causar ouvido sangrando, mas principalmente quando acompanhado de dor ou outros sintomas, que incluem febre, perda de audição, tontura e dor intensa, é necessário investigar o que está acontecendo.

Além disso, apenas o médico é o profissional apto para solicitar exames e fornecer um tratamento adequado com base no seu diagnóstico.

Caso deseje consultar com um profissional de saúde o mais indicado é procurar um otorrinolaringologista para uma avaliação.

O que pode ser ouvido sangrando?

O ouvido sangrando pode ter origem em diversas causas, por isso separamos algumas das principais: 

Otite média

A otite média é uma  inflamação do ouvido que pode causar uma série de sintomas, como dor, febre, secreção de líquidos, pressão e até mesmo problemas de equilíbrio.

Embora não seja tão comum, ouvido sangrando durante uma crise de otite, pode acontecer durante a secreção de fluídos.

O tratamento para a condição vai depender do agente causador da otite, mas geralmente é feito com analgésicos e anti-inflamatórios e, mas o uso de antibióticos não é incomum.

Uso de cotonetes

Muitas pessoas possuem o costume de limpar o ouvido internamente para remover uma camada de cera.

O que pode acontecer é quando o cotonete é colocado muito profundamente pode acabar danificando o canal auditivo e consequentemente resultar em ouvido sangrando.

Além disso, em pode ser que o cotone irrite a pele, em  alguns causando dor, infecção e perda temporária ou permanente de audição.

Não recomenda-se uso de cotonetes para limpar a cera do ouvido, principalmente na região interna.  O ideal é limpar a parte externa com um pano úmido. 

Perfuração do tímpano

O tímpano é uma membrana localizada entre o ouvido externo do ouvido médio, sendo  fundamental para a audição, pois transmite as ondas sonoras para o ouvido médio.

Pancadas, a introdução de objetos pontiagudos e até mesmo o uso de cotonetes podem perfurar ou danificar a membrana que pode resultar no ouvido sangrando.

A perfuração do tímpano é mais comum em crianças, pois elas tendem a colocar objetos nos orifícios.

Geralmente as perfurações se regeneram dentre algumas semanas, mas é importante consultar um profissional de saúde e passar por uma avaliação para evitar complicações.

Barotrauma

Se você já andou de avião e durante a subida sentiu uma pequena pressão no ouvido, saiba que essa pressão nada mais é do que a diferença de pressão entre o ouvido e o meio externo, que pode ocorrer em altitudes elevadas.

Essas mudanças na pressão podem causar lesões no tímpano e consequentemente resultar no ouvido sangrando. 

Caso o tímpano sofra uma lesão é importante passar por uma avaliação médica para que ele possa indicar o melhor tratamento.

Objetos presos no ouvido

Desde insetos, e até objetos presos no ouvido podem causar uma lesão, irritação e até mesmo inchaço da região, e em alguns casos ouvido sangrando.

Em caso de objetos presos no ouvido é importante evitar removê-los em casa, e buscar atendimento médico para que seja possível removê-lo segurança e sem causar danos. 

Câncer do canal auditivo ou da orelha média

Existem diversos tipos de cânceres que podem acometer tanto o canal auditivo quanto a orelha média, resultando em ouvido sangrando.

O câncer no ouvido pode se desenvolver devido à exposição solar prolongada e infecções crônicas. O que pode ser consequência de diagnóstico, tratamento inadequado ou resistência aos antibióticos.

Caso você sinta o ouvido sangrando sem dor ou note a saída de pus ou sangue e dor intensa no ouvido, é fundamental consultar um otorrinolaringologista.

Traumatismo craniano grave

O traumatismo craniano grave pode acontecer por conta de uma lesão na cabeça, devido a queda, pancada ou um acidente.

Isso pode resultar em ouvido sangrando que também pode ser resultado de um sangramento cerebral.

Por isso, caso sofra uma pancada é importante ficar em alerta e ir diretamente em busca de um atendimento de urgência. Os danos no cérebro podem causar sequelas irreversíveis. 

Quando procurar ajuda médica por conta do ouvido sangrando?

É importante deixar claro que qualquer sangramento no ouvido deve ser avaliado por um profissional, especialmente se houver um trauma grave ou uma degradação na audição. 

A mudança repentina na audição ou também no equilíbrio é um indicativo de que você deve procurar a urgência para investigar a causa.

Na maioria das vezes o ouvido sangrando que é consequência de um trauma, se resolve sozinho dentro de um mês.

Entretanto, pode ser necessária a intervenção médica e também o uso de medicamentos para controlar a hemorragia e evitar possíveis agravamentos no quadro.

Portanto, lembre-se que mesmo se não estiver sentido dor alguma é importante passar por uma avaliação.

Agora você já sabe o que pode ser ouvido sangrando

Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais causas de ouvido sangrando e quando você deve procurar um atendimento médico.

Caso note qualquer sintoma junto com o sangramento não deixe de informar o profissional de saúde, pois ele pode ser uma peça importante para o seu diagnóstico. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link